Mira investe em circuito acessível para pessoas com mobilidade reduzida
9 Julho, 2019 357 Views

Mira investe em circuito acessível para pessoas com mobilidade reduzida

image_pdfimage_print

A Câmara de Mira vai criar um “circuito urbano acessível” na Praia de Mira para pessoas com mobilidade reduzida, tendo apresentado uma candidatura de 200 mil euros ao programa Acessível+ da CCDR Centro.

“A nossa intenção é garantir o acesso em condições de igualdade a todas as pessoas que frequentam a Praia de Mira, eliminando barreiras e criando um circuito urbano acessível”, disse à agência Lusa o presidente do município.

Antes mesmo de saber se a candidatura a fundos comunitários será aprovada, a autarquia avançou com algumas medidas no arranque da época balnear, criando rampas e acessos ao areal para pessoas com mobilidade reduzida.

O “circuito urbano acessível” quer ir ainda mais longe, estabelecendo a eliminação de barreiras físicas, rebaixamento de passeios e promovendo “a utilização de meios de transporte amigos do ambiente com a criação de faixas de circulação exclusivas”.

A autarquia pretende ainda construir passeios na área urbana da Praia com um mínimo de um metro e meio de largura, eliminar pontos críticos reduzindo o risco de acidentes e melhorar a circulação pedonal com a eliminação de ressaltos e inclinações acentuadas, degraus e escadas.

“Como única praia no mundo que tem a Bandeira Azul há 33 anos temos a obrigação de zelar pela segurança e bem-estar de quem nos visita”, refere Raul Almeida, lembrando que a autarquia celebrou este ano um protocolo de dez mil euros com os Bombeiros Voluntários de Mira, assegurando a presença em permanência de uma ambulância junto ao areal durante a época balnear.

A autarquia celebrou ainda dois protocolos com a Associação Adamastor – Associação de Nadadores Salvadores de Mira, no valor de 40 mil euros, para assegurar a vigilância na praia mesmo fora da época balnear. Na prática, a Praia de Mira passa a ter vigilância entre 08 de maio e 31 de outubro. Durante a época balnear (15 de junho e 15 de setembro), a vigilância será feita em articulação com os meios habituais do Instituto de Socorro a Náufragos.

A Praia de Mira, que foi também contemplada este ano com a Bandeira Qualidade de Ouro pela associação ambiental Quercus, vai disponibilizar também um inédito sistema de informação para daltónicos, designado ColorAdd.

Os daltónicos passam a poder identificar as cores das bandeiras, que passam a ser representadas também por símbolos gráficos, um sistema criado pelo designer português Miguel Neiva.

Previous Projeto “Anos incríveis” capacita pais na educação dos seus filhos (com vídeo)
Next Sinistralidade: 11 detenções, 433 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Informação

Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia

Depois da bênção dos rebanhos na romaria do São João, que decorreu no passado dia 23 de junho na aldeia da Folgosa da Madalena, …

Desporto

Mundial 2018: Portugal joga hoje frente a Marrocos

O jogo entre Portugal e Marrocos é o primeiro dos três jogos que se vão realizar esta quarta-feira. A partida tem início às 13h00, hora portuguesa, e é a contar

Informação

Mário Patrão no pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid

Depois de ter conquistado, na semana passada, o título de Campeão Nacional TT3 no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão subiu, este fim-de-semana, ao terceiro lugar do pódio da quarta

Destaque

Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos

O Município de Oliveira do Hospital está a apelar aos proprietários de terrenos rústicos, para que “procedam rapidamente ao arranque dos pequenos eucaliptos que, depois do incêndio de 15 de

Última Hora

Vila Cova de Alva promove “Passos do Senhor”

Nos dias 17 e 18 de março, acontece, em Vila Cova de Alva, a cerimónia “Passos do Senhor”, organizada pela Comunidade Interparoquial Serra do Açor e Vale do Alva. No

Última Hora

 GNR apreendeu armas de fogo

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), apreendeu no dia 26 de fevereiro, …

Última Hora

Oliveira do Hospital acolhe a Semana Académica até dia 29 de abril

Oliveira do Hospital acolhe mais uma Semana Académica protagonizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que teve início ontem à noite, com o Enterro

Última Hora

Bebés gémeas sofreram ferimentos ligeiros em atropelamento em Viseu

Duas bebés foram atropeladas, ontem,  em Viseu. De acordo com o Centro Distrital de Operações e Socorro do Distrito de Viseu, (CDOS) as duas crianças foram atropeladas cerca das 19h30

Última Hora

Ministro da Administração Interna diz que IP3 é “uma grande prioridade”

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu ontem, no XVI Congresso da Associação Nacional de Freguesias, que é “uma grande prioridade” resolver o problema do Itinerário Principal (IP) 3,

Programas

Joana Barros é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Joana Barros, que integra o projeto da spin off  Mic Natur, onde trabalha com plantas e

Informação

PJ deteve suspeito de distribuir ilegalmente sinal de TV em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão, disse hoje fonte daquela estrutura policial.

Última Hora

GNR realiza operação “Comércio Seguro” para garantir a segurança dos comerciantes e clientes

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, durante o período de 14 a 24 de dezembro, realiza a operação “Comércio Seguro”,…