Mira investe em circuito acessível para pessoas com mobilidade reduzida
9 Julho, 2019 473 Views

Mira investe em circuito acessível para pessoas com mobilidade reduzida

image_pdfimage_print

A Câmara de Mira vai criar um “circuito urbano acessível” na Praia de Mira para pessoas com mobilidade reduzida, tendo apresentado uma candidatura de 200 mil euros ao programa Acessível+ da CCDR Centro.

“A nossa intenção é garantir o acesso em condições de igualdade a todas as pessoas que frequentam a Praia de Mira, eliminando barreiras e criando um circuito urbano acessível”, disse à agência Lusa o presidente do município.

Antes mesmo de saber se a candidatura a fundos comunitários será aprovada, a autarquia avançou com algumas medidas no arranque da época balnear, criando rampas e acessos ao areal para pessoas com mobilidade reduzida.

O “circuito urbano acessível” quer ir ainda mais longe, estabelecendo a eliminação de barreiras físicas, rebaixamento de passeios e promovendo “a utilização de meios de transporte amigos do ambiente com a criação de faixas de circulação exclusivas”.

A autarquia pretende ainda construir passeios na área urbana da Praia com um mínimo de um metro e meio de largura, eliminar pontos críticos reduzindo o risco de acidentes e melhorar a circulação pedonal com a eliminação de ressaltos e inclinações acentuadas, degraus e escadas.

“Como única praia no mundo que tem a Bandeira Azul há 33 anos temos a obrigação de zelar pela segurança e bem-estar de quem nos visita”, refere Raul Almeida, lembrando que a autarquia celebrou este ano um protocolo de dez mil euros com os Bombeiros Voluntários de Mira, assegurando a presença em permanência de uma ambulância junto ao areal durante a época balnear.

A autarquia celebrou ainda dois protocolos com a Associação Adamastor – Associação de Nadadores Salvadores de Mira, no valor de 40 mil euros, para assegurar a vigilância na praia mesmo fora da época balnear. Na prática, a Praia de Mira passa a ter vigilância entre 08 de maio e 31 de outubro. Durante a época balnear (15 de junho e 15 de setembro), a vigilância será feita em articulação com os meios habituais do Instituto de Socorro a Náufragos.

A Praia de Mira, que foi também contemplada este ano com a Bandeira Qualidade de Ouro pela associação ambiental Quercus, vai disponibilizar também um inédito sistema de informação para daltónicos, designado ColorAdd.

Os daltónicos passam a poder identificar as cores das bandeiras, que passam a ser representadas também por símbolos gráficos, um sistema criado pelo designer português Miguel Neiva.

Previous Projeto “Anos incríveis” capacita pais na educação dos seus filhos (com vídeo)
Next Sinistralidade: 11 detenções, 433 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

António Costa visita Oliveira do Hospital no dia 22 de maio

O Primeiro- Ministro de Portugal, António Costa, confirmou a visita ao concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 22 de maio.

Última Hora

Incêndio em aldeia de Miranda do Corvo provoca três desalojados

Um incêndio destruiu, ontem, por completo uma habitação no concelho de Miranda do Corvo e provocou três desalojados.

Informação

GNR deteve 46 pessoas por tráfico de estupefacientes no Boom Festival

A GNR deteve 46 pessoas por tráfico de estupefacientes durante o Boom Festival, que terminou no domingo, e levantou 85 autos de contraordenação por consumo de drogas.

Região

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela foram hoje de manhã encerradas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

Informação

Incêndios: MAAVIM continua a lutar pelos apoios prometidos

Após 10 meses dos grandes incêndios de 15 de outubro, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM),…

Informação

Gala Social na ExpOH envolveu todas as entidades da Rede Social

A terceira noite da ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital foi dedicada à Gala Social e constituiu um momento de reconhecimento público…

Informação

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Informação

Temperaturas começam a subir e podem ultrapassar os 30 graus

As temperaturas vão começar a subir, em especial a máxima, a partir de quarta-feira, podendo ser superiores a 30 graus em alguns locais do Alentejo, do interior centro e do

Informação

Câmara Municipal e Randstad assinam protocolo para arranque do novo “Call Center” da Altice em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal e a empresa Randstad vão assinar no Dia do Município, 7 de outubro, o protocolo para a instalação do novo centro de apoio telefónico da Altice …

Região

Projeto para Ecovia do Mondego avança

O projeto para a criação da Ecovia do Mondego deu, na passada segunda-feira, em Mortágua, um passo decisivo com a primeira reunião do grupo de trabalho,…

Última Hora

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este domingo, 14 de abril, disputa-se a 30ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, pelas 16h00.

Informação

Turismo do Centro assinou acordo com projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal (TCP) assinou hoje um Acordo de Cooperação com o projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” (NSCCP).