Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

De visita ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, por ocasião da Festa da Primavera que hoje termina, o Ministro da Educação …

… afirmou que a “esta escola merece ter todas as boas condições”, considerando que a requalificação que contempla a remoção das placas de fibrocimento é um “ verdadeiro presente para quem trabalha todos os dias nesta escola”.

Saudado por alunos, professores, funcionários, direção do Agrupamento e executivo municipal de Oliveira do Hospital, Tiago Brandão Rodrigues disse hoje não ter podido  escolher melhor escola para passar este dia, em que se celebra a árvore, mas também a poesia.

Por cá tomou conhecimento de iniciativas importantes como a Confraria dos Verdes, o Pãorelho, o jornal escolar Mega 5, plantou uma árvore, conheceu o projeto de Aquarofilia, entre outras iniciativas que marcam o dia a dia do Agrupamento escolar. “Estar aqui é um gesto de valorização da escola pública”, referiu o jovem governante no âmbito da visita que, hoje, ficou marcada pela desejada requalificação da escola sede, em particular a remoção e substituição das placas de fibrocimento. A par do processo e louvando o esforço levado a cabo pela anterior Associação de Estudantes da escola que “foi a única ser recebida no Ministério da Educação”, Tiago Brandão Rodrigues apreciou também o “esforço da autarquia” que com o Ministério da Educação vai levar a efeito a desejada requalificação. “Esta escola merece ter todas as boas condições”, afirmou o ministro, considerando que a futura requalificação constitui “um verdadeiro presente” para a comunidade educativa.

“É importante estar aqui num dia em que o agrupamento demonstra a capacidade de se florir depois de um período tão complexo”, afirmou ainda o ministro.

A visita do governante aconteceu no último dia da “Festa da Primavera” que mais não é do que “uma reação positiva” do Agrupamento de Escolas à tragédia do passado dia 15 de outubro. “O que importa é olhar para a natureza de forma diferente. Temos a responsabilidade de envolver todos nesta visão”, referiu o presidente do Agrupamento de Escolas, Carlos Carvalheira, ao mesmo tempo que também destacou a importância de “nós, no interior, termos as mesmas condições e trabalharmos em conjunto com os nossos jovens”. Referia-se Carlos Carvalheira às obras que espera que, “rapidamente”, aconteçam na escola sede para “eliminarmos de uma vez por todas o amianto e termos uma escola digna”. “Quando estas obras terminarem, terei a honra de poder convidar novamente o senhor Ministro para reinaugurar a requalificação”, referiu o responsável.

Em declarações à Rádio Boa Noa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino considerou que o governante “faz bem em conhecer a realidade da escola” e o trabalho que ali tem sido desenvolvido. Adiantou que a obra de requalificação há já oito meses está em condições de ser iniciada, tal não se verificando devido à falta de visto do Tribunal de Contas, motivado por problemas com a titularidade dos terrenos. O autarca disse, porém, que esta é uma situação em fase de resolução, esperando que as obras iniciem neste primeiro semestre de 2018.  “Estas obras têm alguma complexidade”, referiu, notando que há questões de segurança que têm que ser acauteladas, havendo também a pretensão de não prejudicar as aulas, em especial, dos finalistas que disputam vagas nas universidades.

A requalificação da escola sede tem um custo estimado de um milhão de euros financiados em 85 por cento por fundos comunitários, ficando os restantes 15 por cento a cargo do Ministério da Educação e do Município de Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital
Next CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem encontrou cannabis quando apanhava míscaros no concelho de Oliveira do Hospital

Um homem encontrou um porta sacos com mais de dois quilos de cannabis, quando procedia à apanha de míscaros na localidade de Pinheirinho, freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira

Região

Serviço de Emprego de Arganil divulga apoios para a manutenção de postos de trabalho

O Serviço de Emprego de Arganil realiza, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, sessões de divulgação dos apoios…

Região

Município de Arganil vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinou, no dia 4 de maio, no Quartel de Bombeiros de Fornos de Algodres, o protocolo para a constituição de

Informação

Fim-de-semana com previsão de chuva, vento e agitação marítima

O estado do tempo no fim-de-semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima.

Informação

Mais de 100 bombeiros e 7 meios aéreos combatem chamas na Guarda

Mais de 100 bombeiros estão a combater, na tarde desta segunda-feira, um incêndio em Matança, no concelho de Fornos de Algodres, na Guarda.

Região

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Nacional

ICNF cria aplicação para autorização de queimas e queimadas seguras

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou hoje a criação de uma aplicação informática para autorização de queimas e queimadas seguras,…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre as autárquicas de 1 de outubro

De regresso à Rádio Boa Nova, com o habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira as eleições autárquicas do próximo dia 1 de outubro.

Informação

Bruno Amado mantém-se na presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

Bruno Amado continua à frente da presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em resultado do recurso solicitado, a propósito do processo onde previa

Última Hora

Chuva forte, trovoada e fenómenos extremos de vento até sábado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado …

Informação

Município de Tábua avança com saneamento em Sevilha, Vale de Taipa e Babau

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, assinou no dia 4 de agosto, na Associação Recreativa Sevilhense, o Contrato de Adjudicação da Empreitada de …

Informação

Guarda: Detidos por furto de combustível

Dois homens, com 37 e 44 anos, foram detidos pela GNR da Guarda por furto de combustível em Celorico da Beira.

Informação

Colisão na Tocha provoca um morto e um ferido grave

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na sequência de uma colisão entre duas viaturas registada hoje na freguesia da Tocha,…

Informação

Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas

O Município de Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro… 

Região

Idanha-a-Nova: Homem morreu após ser eletrocutado em acidente de trabalho

Um homem de 45 anos morreu, na manhã desta sexta-feira, após ter sido eletrocutado em plena via pública.

Informação

Francisco Campos vence 3ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Venceslau Fernandes mantém a Camisola Amarela

Francisco Campos (Miranda-Mortágua) venceu ao sprint a terceira etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros que ligou, esta sexta-feira, Arganil a Abrantes.

Sociedade

FAAD recorre a “sms” e “emails” para alertas de consultas, exames e cirurgias

O Hospital da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital,  vai privilegiar as novas tecnologias para os alertas de realização de consultas, exames auxiliares de diagnóstico e intervenções

Informação

Fim-de-semana da Páscoa atrai milhares de turistas ao Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal considera que este fim-de-semana de Páscoa vai ser “extremamente positivo para a atividade turística” na região centro do país.

Última Hora

CIM da Região de Coimbra promoveu ação sobre vigilância e controlo de vespa Velutina

Com 80 inscritos e um programa que promoveu a interação entre formadores e participantes, a sessão de formação relativa ao “Plano de ação para a…

Informação

Oliveira do Hospital promove “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus atletas

Região

Muita geada nas estradas da região

A região de Oliveira do Hospital acordou hoje com um grande manto branco de geada criando alguns problemas em algumas estrada do concelho. A Protecção Civil e a GNR estão no

Última Hora

Aveiro: PJ deteve dois homens pelo crime de burla

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve dois homens e ao consequente desmantelamento de um grupo que se dedicava à prática de

Sociedade

Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres …

Informação

Município de Góis assina protoloco com base na valorização da floresta e do aproveitamento dos resíduos florestais

A Câmara Municipal de Góis vai assinar um protocolo com a Associação Florestal do Concelho de Góis e a empresa ALTRI Florestal, no próximo dia 2 de agosto, pelas 15h00,