Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

De visita ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, por ocasião da Festa da Primavera que hoje termina, o Ministro da Educação …

… afirmou que a “esta escola merece ter todas as boas condições”, considerando que a requalificação que contempla a remoção das placas de fibrocimento é um “ verdadeiro presente para quem trabalha todos os dias nesta escola”.

Saudado por alunos, professores, funcionários, direção do Agrupamento e executivo municipal de Oliveira do Hospital, Tiago Brandão Rodrigues disse hoje não ter podido  escolher melhor escola para passar este dia, em que se celebra a árvore, mas também a poesia.

Por cá tomou conhecimento de iniciativas importantes como a Confraria dos Verdes, o Pãorelho, o jornal escolar Mega 5, plantou uma árvore, conheceu o projeto de Aquarofilia, entre outras iniciativas que marcam o dia a dia do Agrupamento escolar. “Estar aqui é um gesto de valorização da escola pública”, referiu o jovem governante no âmbito da visita que, hoje, ficou marcada pela desejada requalificação da escola sede, em particular a remoção e substituição das placas de fibrocimento. A par do processo e louvando o esforço levado a cabo pela anterior Associação de Estudantes da escola que “foi a única ser recebida no Ministério da Educação”, Tiago Brandão Rodrigues apreciou também o “esforço da autarquia” que com o Ministério da Educação vai levar a efeito a desejada requalificação. “Esta escola merece ter todas as boas condições”, afirmou o ministro, considerando que a futura requalificação constitui “um verdadeiro presente” para a comunidade educativa.

“É importante estar aqui num dia em que o agrupamento demonstra a capacidade de se florir depois de um período tão complexo”, afirmou ainda o ministro.

A visita do governante aconteceu no último dia da “Festa da Primavera” que mais não é do que “uma reação positiva” do Agrupamento de Escolas à tragédia do passado dia 15 de outubro. “O que importa é olhar para a natureza de forma diferente. Temos a responsabilidade de envolver todos nesta visão”, referiu o presidente do Agrupamento de Escolas, Carlos Carvalheira, ao mesmo tempo que também destacou a importância de “nós, no interior, termos as mesmas condições e trabalharmos em conjunto com os nossos jovens”. Referia-se Carlos Carvalheira às obras que espera que, “rapidamente”, aconteçam na escola sede para “eliminarmos de uma vez por todas o amianto e termos uma escola digna”. “Quando estas obras terminarem, terei a honra de poder convidar novamente o senhor Ministro para reinaugurar a requalificação”, referiu o responsável.

Em declarações à Rádio Boa Noa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino considerou que o governante “faz bem em conhecer a realidade da escola” e o trabalho que ali tem sido desenvolvido. Adiantou que a obra de requalificação há já oito meses está em condições de ser iniciada, tal não se verificando devido à falta de visto do Tribunal de Contas, motivado por problemas com a titularidade dos terrenos. O autarca disse, porém, que esta é uma situação em fase de resolução, esperando que as obras iniciem neste primeiro semestre de 2018.  “Estas obras têm alguma complexidade”, referiu, notando que há questões de segurança que têm que ser acauteladas, havendo também a pretensão de não prejudicar as aulas, em especial, dos finalistas que disputam vagas nas universidades.

A requalificação da escola sede tem um custo estimado de um milhão de euros financiados em 85 por cento por fundos comunitários, ficando os restantes 15 por cento a cargo do Ministério da Educação e do Município de Oliveira do Hospital.

Previous EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital
Next CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

Artigos Relacionados

Última Hora

PJ detém homem por alegado abuso sexual de criança

Um homem de 31 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) da Guarda por crime de abuso sexual de crianças, cometido de “forma continuada” e num contexto de “habitual convivência”

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai inspecionar associações  para evitar o que aconteceu em Vila Nova da Rainha

Os edifícios das associações do concelho de Oliveira do Hospital vão ser inspecionados por uma comissão. O objetivo é evitar que aconteça uma situação semelhante…

Última Hora

Meruge recria “Ciclo do Pão” no dia 23 de setembro

A Junta de Freguesia de Meruge e a ADSC Vale do Cobral realizam, no próximo dia 23 de setembro, pelas 15h00, na eira singular da Lage Grande, em Meruge, a

Informação

Jovem morreu em acidente de moto em Oliveira do Hospital

Rafael Marques, com 21 anos, morreu esta tarde na sequência do despiste da moto em que seguia, no sentido Ervedal da Beira- Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do

Última Hora

Oliveira do Hospital é sede da “Capital dos Frutos Silvestres”

O concelho de Oliveira do Hospital foi o escolhido para servir de sede à Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres que também vai contar com um polo em Mangualde.

Nacional

Hoje assinala-se o dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica

Portugal está, esta quinta-feira, 7 de março, de luto pelas vítimas de violência doméstica. Número de mulheres assassinadas neste contexto voltou a subir.

Última Hora

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Última Hora

Município de Nelas aposta no Turismo de Natureza através da implementação de Percursos Pedestres e de um Centro de BTT

No âmbito da candidatura efetuada pelo Município de Nelas, através da CIMVDL – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, referente à Sinalização Turística – Produtos Turísticos Integrados e Património Natural e

Região

GAL ADIBER aprovou 1,4 milhões de Euros em novos incentivos para as micro e pequenas empresas

O Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra 14- 20 reunido, ontem, em Oliveira do Hospital, aprovou os termos do Aviso de Concurso às medidas do DLBC Rural

Última Hora

Artur Abreu toma posse na presidência da Arcial

Está marcada para amanhã, dia 12 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Arcial. Artur Abreu sucede a Maria José Falcão de Brito na

Região

Região: Detidos três indivíduos que se dedicavam a traficar de pessoas para exploração sexual

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível prática do crime de tráfico de seres humanos, na vertente de exploração sexual e também

Região

Penacova isenta famílias do pagamento de água usada no combate aos fogos

As famílias do concelho de Penacova atingidas pelo incêndio de 15 de outubro não pagarão a água da rede pública consumida nesse mês.