Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

De visita ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, por ocasião da Festa da Primavera que hoje termina, o Ministro da Educação …

… afirmou que a “esta escola merece ter todas as boas condições”, considerando que a requalificação que contempla a remoção das placas de fibrocimento é um “ verdadeiro presente para quem trabalha todos os dias nesta escola”.

Saudado por alunos, professores, funcionários, direção do Agrupamento e executivo municipal de Oliveira do Hospital, Tiago Brandão Rodrigues disse hoje não ter podido  escolher melhor escola para passar este dia, em que se celebra a árvore, mas também a poesia.

Por cá tomou conhecimento de iniciativas importantes como a Confraria dos Verdes, o Pãorelho, o jornal escolar Mega 5, plantou uma árvore, conheceu o projeto de Aquarofilia, entre outras iniciativas que marcam o dia a dia do Agrupamento escolar. “Estar aqui é um gesto de valorização da escola pública”, referiu o jovem governante no âmbito da visita que, hoje, ficou marcada pela desejada requalificação da escola sede, em particular a remoção e substituição das placas de fibrocimento. A par do processo e louvando o esforço levado a cabo pela anterior Associação de Estudantes da escola que “foi a única ser recebida no Ministério da Educação”, Tiago Brandão Rodrigues apreciou também o “esforço da autarquia” que com o Ministério da Educação vai levar a efeito a desejada requalificação. “Esta escola merece ter todas as boas condições”, afirmou o ministro, considerando que a futura requalificação constitui “um verdadeiro presente” para a comunidade educativa.

“É importante estar aqui num dia em que o agrupamento demonstra a capacidade de se florir depois de um período tão complexo”, afirmou ainda o ministro.

A visita do governante aconteceu no último dia da “Festa da Primavera” que mais não é do que “uma reação positiva” do Agrupamento de Escolas à tragédia do passado dia 15 de outubro. “O que importa é olhar para a natureza de forma diferente. Temos a responsabilidade de envolver todos nesta visão”, referiu o presidente do Agrupamento de Escolas, Carlos Carvalheira, ao mesmo tempo que também destacou a importância de “nós, no interior, termos as mesmas condições e trabalharmos em conjunto com os nossos jovens”. Referia-se Carlos Carvalheira às obras que espera que, “rapidamente”, aconteçam na escola sede para “eliminarmos de uma vez por todas o amianto e termos uma escola digna”. “Quando estas obras terminarem, terei a honra de poder convidar novamente o senhor Ministro para reinaugurar a requalificação”, referiu o responsável.

Em declarações à Rádio Boa Noa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino considerou que o governante “faz bem em conhecer a realidade da escola” e o trabalho que ali tem sido desenvolvido. Adiantou que a obra de requalificação há já oito meses está em condições de ser iniciada, tal não se verificando devido à falta de visto do Tribunal de Contas, motivado por problemas com a titularidade dos terrenos. O autarca disse, porém, que esta é uma situação em fase de resolução, esperando que as obras iniciem neste primeiro semestre de 2018.  “Estas obras têm alguma complexidade”, referiu, notando que há questões de segurança que têm que ser acauteladas, havendo também a pretensão de não prejudicar as aulas, em especial, dos finalistas que disputam vagas nas universidades.

A requalificação da escola sede tem um custo estimado de um milhão de euros financiados em 85 por cento por fundos comunitários, ficando os restantes 15 por cento a cargo do Ministério da Educação e do Município de Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital
Next CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

Artigos Relacionados

Região

Utentes e trabalhadoras livres de perigo após incêndio em lar

Todos os 14 idosos e duas trabalhadoras de um lar da Misericórdia de Arganil afetados por um incêndio na madrugada de hoje estão “livres de perigo”.

Última Hora

Tábua comemora Feriado Municipal com atribuição de distinções honoríficas

O Município de Tábua comemora, dia 10 de abril, o seu Feriado Municipal, assinalando a efeméride com uma série de iniciativas ao longo de todo o dia.

Última Hora

Feliciano da Silva lança livro “O meu lindo jardim florido”

No próximo domingo, 16 de julho, decorrerá o lançamento do novo livro de Feliciano da Silva, “O meu lindo jardim florido”.

Região

Cinco distritos em aviso amarelo por causa de trovoada na sexta-feira

Os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, por causa da possibilidade de trovoadas, …

Informação

Empresário oliveirense é uma das vítimas mortais do acidente na A1

Rui Nunes Figueiredo, de 42 anos, empresário natural de Santo António do Alva, no concelho de Oliveira do Hospital, foi uma das vítimas mortais do acidente que ocorreu, na tarde

Última Hora

Bruno Magalhães preparado para o Rali da República Checa

A dupla vice-campeã europeia de ralis, Bruno e Hugo Magalhães, enfrenta no próximo fim-de-semana, de 24 a 26 de agosto, a sexta prova do Campeonato da Europa de Ralis,…

Destaque

Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), com sede em Oliveira do Hospital, acusa o Governo de não responder aos seus pedidos para ser ouvida.

Informação

Formandos do IEFP comemoraram o “Dia do PI” com alunos da EB1 de Arganil

Um grupo de formandos da área de Sapador Florestal do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Pinhal interior Norte – Arganil comemorou o Dia do PI, que hoje se

Última Hora

7 de outubro – Feriado Municipal de Oliveira do Hospital

  7 de Outubro – Feriado Municipal (em actualização) No início das cerimónias, a Boa Nova falou com o convidado Eduardo Cabrita, Ministro Adjunto e alguns homenageados  sobre este dia

Última Hora

Oliveira do Hospital já investiu 236 mil euros no Incentivo à Natalidade

O Município de Oliveira do Hospital investiu, até 31 de dezembro de 2015, 236 mil euros no incentivo à natalidade beneficiando 213 crianças de 213 famílias. Os números constam do

Sociedade

GNR deteve quatro homens por posse de armas, explosivos e estupefacientes

A GNR deteve quatro homens, com idades entre 17 e 66 anos, nos concelhos de Guarda e de Pinhel, pela alegada prática dos crimes de posse de armas, explosivos e

Sociedade

Calema trouxeram “boa energia e esperança” a Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os Calema asseguraram animação e boa disposição na segunda noite da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

“O Valor da Água” em exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe durante os próximos dias a exposição “O Valor da Água”, que pode ser visitada até ao dia 4 de Maio.

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. A não perder este sábado

Este sábado, dia de 17 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

“Apesar de tanta desgraça, estamos todos aqui a comemorar os 96 anos desta Associação”

A realização de um minuto de silêncio pelas vítimas mortais da tragédia de outubro marcou, ontem, a comemoração do 96º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira Hospital

Informação

Casal de radialistas homenageado em noite de Gala da Rádio Boa Nova

Zé Conde e Natália Novais, o conhecido casal de radialistas que, desde há quatro anos, asseguram as tardes da Rádio Boa Nova, em Oliveira do Hospital, foram distinguidos na Gala

Última Hora

Dois detidos por furto de combustível em Gouveia

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial da Guarda, no passado dia 4 de junho, deteve dois homens de 40 e 50 anos, por furto de combustível, na

Destaque

Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

O jovem oliveirense Tiago Cerveira acaba de surpreender com a produção de mais um filme documentário. Habituado a homenagear o “Meio e a Gente” no âmbito do projeto com aquele

Última Hora

António Lopes assume candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O destituído presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, assumiu na última reunião daquele órgão que vai ser candidato à Câmara Municipal oliveirense com vista a corrigir

Última Hora

CIM da Região de Coimbra promove Fórum das Centrais de Compras

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, 17 de abril de 2018, o  Fórum das Centrais de Compras das Comunidades Intermunicipais, …

Última Hora

Depois de celebrar Missa Nova em Nogueira do Cravo, novo sacerdote assume paróquias do alto concelho de Arganil (com áudio)

O jovem Daniel Rodrigues partilhou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, o “misto de alegria e de apreensão” que sentiu quando, no dia 25 de junho, …

Última Hora

Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse

O Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Na cerimónia esteve presente o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde.

Destaque

Alexandrino acusa governo de atrasar requalificação do Agrupamento de Escolas e faz ultimato

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, ontem, que só dá “mais uma semana” ao Ministério da Educação para disponibilizar o documento em falta…

Região

Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem

O Conselho Municipal da Juventude de Tábua participou nos dias 4 e 5 de maio, em Lugo, Espanha, no primeiro encontro do projeto “Young Lab”.