Ministro da Economia na inauguração da  Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital
9 Março, 2017 1197 Views

Ministro da Economia na inauguração da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

 

A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que abre portas este sábado, 11 de março, será inaugurada pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres. Após este momento inaugural agendado para as 11h00, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e demais convidados, entre os quais o conhecido ator e apresentador Fernando Mendes, padrinho desta edição, farão uma visita à feira.

Com mais de 300 expositores de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, entre outros artigos, o certame tem como rei da festa, o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo.

Ao longo dos dois dias serão várias as iniciativas que os milhares de visitantes esperados vão encontrar pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade) e que se estende a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.

De relevo é também a aposta na promoção do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho de Oliveira do Hospital que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, farão demonstrações ao vivo das suas artes.

O evento inicia, dia 11 de março, às 9h00, com a transmissão em direto do prestigiado programa Terra-a-Terra, da TSF. Já na tarde de domingo, as atenções estarão centradas na emissão do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 12h30 e as 20h00, irá mostrar a maior Festa do Queijo Serra da Estrela nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro. Durante os dois dias também a emissora local, Radio Boa Nova fará transmissão especial em direto do certame.

A animação cultural e musical será uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão atuar pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados – Palco Queijo Serra da Estrela (tenda principal), Palco Oliveira Mano (jardim) e Palco Serra da Estrela (zona de restauração).

A Tenda de Eventos onde serão dinamizadas diversas iniciativas, ao longo dos dois dias, que complementam a venda de produtos endógenos de qualidade e o artesanato, é um dos locais de visita obrigatória. Aí os visitantes poderão assistir aos shows cooking – sempre tendo como base aquela que é uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o Queijo Serra da Estrela – com a presença de vários chefes de cozinha como Cristina Manso Preto que também fará uma oficina “Cozinha para Crianças”, Pedro Sousa e Manuel André; e dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Estará também presente a campeã mundial, Seleção Portuguesa de Pizzaiolos com apresentação da premiada Pizza com Queijo Serra da Estrela DOP.

Para os mais pequenos, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo com a execução de várias atividades centradas no Queijo Serra da Estrela e toda a atividade ligada à pastorícia. Uma oficina de sabonetes com soro de leite de ovelha Bordaleira Serra da Estrela, apresentação e demonstração da fralda para bebé com lã de ovelha Bordaleira; uma prova de vinhos do Dão; e outras atividades no âmbito do ciclo da lã e do ciclo do queijo e requeijão complementam a programação neste espaço.

Destaque ainda para o tão aguardado concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” que decorrerá no sábado, na tenda de eventos, com a apreciação das iguarias concorrentes e divulgação dos vencedores, bem como do concurso “A Maior Abóbora”.

A confeção do “Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo” que será degustado com o não menos famoso, “Doce de Abóbora” voltam a centrar as atenções na edição de 2017 do certame sendo que, este ano, serão também apresentados,  na tarde de domingo, o “Maior Iogurte de Ovelha Serra da Estrela” e o “Maior Queijo Fresco de Ovelha Serra da Estrela”. A confeção e degustação da Mega Pizza por um dos pizzaiolos da seleção nacional, o fabrico artesanal de Queijo Serra da Estrela DOP; a degustação do queijo convidado, o Queijo de Azeitão; uma venda solidária da “Pizza Solidária Serra da Estrela”; e a entrega dos prémios do “Concurso de Ovinos Serra da Estrela” são outros momentos que animarão a dinâmica do evento.

Uma vez mais, as “Rotas da Pastorícia” complementam a programação da 26.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital sendo dinamizados vários percursos temáticos nos dias 11 e 12 de março, desde passeios de automóveis antigos e clássicos a passeios equestres, sem esquecer uma Maratona BTT Lazer, entre outros.

De referir que em vários equipamentos municipais estão patentes distintas exposições relacionadas com o mundo rural e pastorícia e em simultâneo está a decorrer a Semana Gastronómica nos restaurantes aderentes. Destaque para o facto de que no primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital acontecerá o XXVIII Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, momento durante o qual serão entronizados novos confrades.

Nesta 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela, o conhecido ator e apresentador Fernando Mendes assumiu um papel de destaque na promoção deste grande certame. Um dos rostos bem conhecidos do grande público assumiu-se como o “Padrinho” desta edição e aceitou o convite para ser o protagonista do vídeo promocional da maior festa do queijo em Portugal, tendo estado presente numa conferência de imprensa de pré-lançamento do evento. Esta participação do conhecido ator do público português em ações promocionais da Festa do Queijo da Serra da Estrela, insere-se numa estratégia de marketing da Câmara Municipal, que visa dar ainda mais notoriedade à marca “Festa do Queijo Serra da Estrela”, fortalecendo em simultâneo a imagem de Oliveira do Hospital. Nesse sentido foram também dinamizadas ações promocionais do certame, nomeadamente em Lisboa, Coimbra  e Viseu.

 

image_pdfimage_print
Previous Detidos dois homens na Guarda e apreendidas duas mil doses de haxixe
Next Incêndio em edifício desabitado provocou um morto

Artigos Relacionados

Informação

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Última Hora

“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

Este sábado, dia 17 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram nascimento do “Santiago” a caminho da maternidade

Dois bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram na última madrugada, cerca das 5h30, o nascimento de um bebé, Santiago,…

Região

GNR capturou foragido e apreendeu várias armas de fogo

A GNR deteve um homem de 38 anos em cumprimento de um mandado de detenção para cumprimento de pena, tendo ainda apreendido várias armas de fogo nos distritos de Aveiro

Última Hora

Concerto de homenagem ao escritor holandês Gerrit Komrij

No próximo fim de semana, Vila da Pouca da Beira acolhe uma homenagem ao famoso escritor holandês Gerrit Komrij que ali viveu durante várias décadas.

Informação

Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital

A multinacional francesa Altice tem em curso, através da empresa Randstad, a fase de recrutamento, com vista à instalação de uma unidade “Call Center” em Oliveira do Hospital.

Cultura

No domingo, dia 10 de abril, o Município de Tábua celebrou o Feriado Municipal

A sessão Solene contou com as intervenções do secretário da Assembleia Municipal de Tábua, Pedro Cardoso e do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, que deu o mote

Sociedade

BLC3 passa a “Campus de Tecnologia e Inovação”  e aposta em nova Imagem Institucional

A Associação BLC3, a operar em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital apostou em nova imagem institucional, que se tornará visível a partir de hoje, 31 de

Última Hora

Uma centena de pessoas dá vida a personagens infantis no Dia da Criança em Seia

Um dia diferente, repleto de alegria e muita magia, marcado pela viagem ao mundo encantado que será recriado no Parque Municipal da cidade de Seia,…

Informação

Turismo Centro de Portugal quer atrair produções de cinema à região

O Turismo Centro de Portugal apresenta no dia 16 de outubro, pelas 12h00 no Seminário Maior de Coimbra, o “Centro Portugal Film Commission”,…

Destaque

ADIBER apresenta incentivos a investidores de Oliveira do Hospital

A ADIBER, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, apresenta hoje em Oliveira do Hospital o conjunto de incentivos ao investimento e ao emprego em vigor. Para a

Informação

Onda de calor em outubro colocou Norte e Sul em situação de seca fraca

As regiões do Norte e Sul encontravam-se no final de outubro em situação de seca fraca, segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sociedade

GNR deteve duas mulheres por furto em interior de residência

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede detiveram duas mulheres, de 31 e 69 anos, pelo crime de furto em interior de residência, numa operação realizada entre os dias

Última Hora

Ex-bancário julgado por retirar 600 mil euros a clientes em Viseu

O Ministério Público pediu, ontem, uma pena próxima a quatro anos de prisão efetiva, em cúmulo jurídico, para o ex-bancário, Alberto Vieira, …

Destaque

Presidente do IPC considera que “fase mais negativa da ESTGOH foi ultrapassada”

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, afirmou que “a fase mais negativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) foi ultrapassada”, …

Última Hora

Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

A GNR de Mangualde deteve, na passada segunda-feira, três jovens pelo cultivo de canábis, uma operação na qual foram levadas a cabo seis buscas.

Região

Assunção Cristas defendeu unidade de missão para reconstrução na visita a empresas devastadas pelo fogo em Oliveira do Hospital

Depois de visitar a corporação de bombeiros na cidade de Oliveira do Hospital, Assunção Cristas testemunhou, esta manhã,..

Região

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…

Sociedade

Festival de Tunas Académicas em Oliveira do Hospital

A Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, promove no dia 29 de abril, pelas 21h30, “VI fesTA.coh – Festival de Tunas Académicas cidade Oliveira

Região

Fogo em Góis lavra com grande intensidade

Fogo de grandes proporções está a lavrar floresta e mato no concelho de Góis (Colmeal e Cadafaz). Na última nota feita pela proteção civil, estão no terreno pelas 16h10, 342

Destaque

Xanana Gusmão trouxe solidariedade e prometeu ajudar Oliveira do Hospital

O ex presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, visitou hoje Oliveira do Hospital num gesto de solidariedade depois do…

Última Hora

“Chama da Solidariedade” passou por Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebeu esta terça-feira, 27 de setembro, a “Chama da Solidariedade”, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social…

Informação

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” no mercado de Oliveira do Hospital

Amanhã, 12 de março, realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”, no Mercado