Ministro da Economia na inauguração da  Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital
9 Março, 2017 1364 Views

Ministro da Economia na inauguração da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

 

A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que abre portas este sábado, 11 de março, será inaugurada pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres. Após este momento inaugural agendado para as 11h00, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e demais convidados, entre os quais o conhecido ator e apresentador Fernando Mendes, padrinho desta edição, farão uma visita à feira.

Com mais de 300 expositores de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, entre outros artigos, o certame tem como rei da festa, o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo.

Ao longo dos dois dias serão várias as iniciativas que os milhares de visitantes esperados vão encontrar pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade) e que se estende a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.

De relevo é também a aposta na promoção do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho de Oliveira do Hospital que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, farão demonstrações ao vivo das suas artes.

O evento inicia, dia 11 de março, às 9h00, com a transmissão em direto do prestigiado programa Terra-a-Terra, da TSF. Já na tarde de domingo, as atenções estarão centradas na emissão do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 12h30 e as 20h00, irá mostrar a maior Festa do Queijo Serra da Estrela nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro. Durante os dois dias também a emissora local, Radio Boa Nova fará transmissão especial em direto do certame.

A animação cultural e musical será uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão atuar pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados – Palco Queijo Serra da Estrela (tenda principal), Palco Oliveira Mano (jardim) e Palco Serra da Estrela (zona de restauração).

A Tenda de Eventos onde serão dinamizadas diversas iniciativas, ao longo dos dois dias, que complementam a venda de produtos endógenos de qualidade e o artesanato, é um dos locais de visita obrigatória. Aí os visitantes poderão assistir aos shows cooking – sempre tendo como base aquela que é uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o Queijo Serra da Estrela – com a presença de vários chefes de cozinha como Cristina Manso Preto que também fará uma oficina “Cozinha para Crianças”, Pedro Sousa e Manuel André; e dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Estará também presente a campeã mundial, Seleção Portuguesa de Pizzaiolos com apresentação da premiada Pizza com Queijo Serra da Estrela DOP.

Para os mais pequenos, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo com a execução de várias atividades centradas no Queijo Serra da Estrela e toda a atividade ligada à pastorícia. Uma oficina de sabonetes com soro de leite de ovelha Bordaleira Serra da Estrela, apresentação e demonstração da fralda para bebé com lã de ovelha Bordaleira; uma prova de vinhos do Dão; e outras atividades no âmbito do ciclo da lã e do ciclo do queijo e requeijão complementam a programação neste espaço.

Destaque ainda para o tão aguardado concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” que decorrerá no sábado, na tenda de eventos, com a apreciação das iguarias concorrentes e divulgação dos vencedores, bem como do concurso “A Maior Abóbora”.

A confeção do “Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo” que será degustado com o não menos famoso, “Doce de Abóbora” voltam a centrar as atenções na edição de 2017 do certame sendo que, este ano, serão também apresentados,  na tarde de domingo, o “Maior Iogurte de Ovelha Serra da Estrela” e o “Maior Queijo Fresco de Ovelha Serra da Estrela”. A confeção e degustação da Mega Pizza por um dos pizzaiolos da seleção nacional, o fabrico artesanal de Queijo Serra da Estrela DOP; a degustação do queijo convidado, o Queijo de Azeitão; uma venda solidária da “Pizza Solidária Serra da Estrela”; e a entrega dos prémios do “Concurso de Ovinos Serra da Estrela” são outros momentos que animarão a dinâmica do evento.

Uma vez mais, as “Rotas da Pastorícia” complementam a programação da 26.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital sendo dinamizados vários percursos temáticos nos dias 11 e 12 de março, desde passeios de automóveis antigos e clássicos a passeios equestres, sem esquecer uma Maratona BTT Lazer, entre outros.

De referir que em vários equipamentos municipais estão patentes distintas exposições relacionadas com o mundo rural e pastorícia e em simultâneo está a decorrer a Semana Gastronómica nos restaurantes aderentes. Destaque para o facto de que no primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital acontecerá o XXVIII Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, momento durante o qual serão entronizados novos confrades.

Nesta 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela, o conhecido ator e apresentador Fernando Mendes assumiu um papel de destaque na promoção deste grande certame. Um dos rostos bem conhecidos do grande público assumiu-se como o “Padrinho” desta edição e aceitou o convite para ser o protagonista do vídeo promocional da maior festa do queijo em Portugal, tendo estado presente numa conferência de imprensa de pré-lançamento do evento. Esta participação do conhecido ator do público português em ações promocionais da Festa do Queijo da Serra da Estrela, insere-se numa estratégia de marketing da Câmara Municipal, que visa dar ainda mais notoriedade à marca “Festa do Queijo Serra da Estrela”, fortalecendo em simultâneo a imagem de Oliveira do Hospital. Nesse sentido foram também dinamizadas ações promocionais do certame, nomeadamente em Lisboa, Coimbra  e Viseu.

 

image_pdfimage_print
Previous Detidos dois homens na Guarda e apreendidas duas mil doses de haxixe
Next Incêndio em edifício desabitado provocou um morto

Artigos Relacionados

Região

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.

Região

Presidente da Assembleia de Góis renunciou ao cargo

O presidente da Assembleia Municipal (AM) de Góis, José António Carvalho, renunciou ao cargo alegando razões políticas e de saúde, disse o próprio à agência Lusa.

Última Hora

Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas “não estava embriagado”

O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu hoje a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido “umas cervejas”,

Última Hora

Alvôco de Várzeas quer hastear bandeira de “Ouro” na praia fluvial

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou os galardões de bandeira “Azul” e “Praia Acessível”. O hastear das bandeiras …

Politica

Ministros vão “ajudar” nas obras da Estrada Nacional 17

Última Hora: Após reunião urgente do governo sobre o péssimo estado da Estrada Nacional 17, António Costa comunicou ao edil oliveirense Prof.José Carlos Alexandrino e ainda antes das mini férias

Informação

Pastor detido por suspeita de tentar matar octogenário em Paranhos da Beira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de um crime de homicídio qualificado…

Destaque

Oliveira do Hospital aprova orçamento de 27,6 milhões de Euros para 2017

O Município de Oliveira do Hospital aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2017 no valor de 27,6 milhões de Euros.

Informação

Vereador do PSD comparado ao BES: “Há o João Brito Bom e há o João Brito Mau” (com vídeo)

O vereador do PSD na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje acusado de “bipolaridade política”.

Região

Autarca de Oliveira do Hospital reivindicou IC6 e arranjo das EN 17 e 230 a António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o congénere de Seia, reivindicou ontem ao primeiro ministro António Costa…

Última Hora

Estradas da Serra da Estrela foram reabertas

Os acessos ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerrados desde quarta-feira reabriram hoje à tarde ao trânsito.

Informação

Câmara de Oliveira lança requalificação da “estrada em piores condições” e da extensão de saúde de Ervedal da Beira (com vídeo)

A estrada que liga a localidade de Lagos à Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser requalificada, num investimento da Câmara Municipal de cerca de 177 mil euros.

Informação

Um detido por posse ilegal de armas em Mangualde

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, um homem com 55 anos, por posse de ilegal de armas, em Mangualde.

Informação

Pastores da Serra da Estrela sem camisa para quebrar padrões de beleza

Um calendário que junta os 12 “pastores mais belos da Serra da Estrela”, uma iniciativa do jornal “Notícias de Gouveia” para valorizar…

Informação

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo vai ser comemorado pelo Município de Oliveira do Hospital na próxima terça-feira, dia 27 de setembro com a iniciativa…

Região

Um morto e dois feridos graves em dois acidentes na A1, junto ao nó de Coimbra

A autoestrada A1 está cortada no sentido Sul-Norte, junto ao nó de Coimbra Sul, onde ocorreu um acidente e um atropelamento, pelas 9h00,…

Informação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital promove Feira das Universidades e do Ensino Secundário

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital recebe amanhã, dia 12 de abril, das 10 às 13h30 horas, a Feira das Universidades e do Ensino Secundário.

Informação

Associação de vítimas dos incêndios não pede desculpa ao ministro da Agricultura

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) recusa-se a pedir desculpa ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que ontem desmentiu…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente com ação junto do Comércio Local

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, na próxima segunda-feira, 5 de junho, com uma ação de sensibilização…

Sociedade

O (Não) Acontecimento do Ano: o fogo

Uma desgraça não é um acontecimento, é uma desgraça. Ponto. Até a ironia é desgraçada: por uma vez, o que marcou o ano no país foi o que queimou a vida

Nacional

Mulher ateou fogo para limpeza de mato e recolha de lenha. Foi detida pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, com a colaboração da GNR, identificou e deteve, fora de flagrante delito, a presumível autora de um incêndio florestal ocorrido em Paredes.

Última Hora

I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, pelas 14h00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de

Última Hora

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova à descoberta do “Festival das Sopas”

Aproveitando a realização do “Festival das Sopas” em Santa Ovaia, as crianças voltaram a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital

Informação

Vítimas exigem demissão de ministro da Agricultura e de direção da CCDR Centro

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) exigiu este sábado que o ministro da Agricultura e que a direção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 23 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do