Ministro da Agricultura presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia

Ministro da Agricultura presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia

image_pdfimage_print

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, vai estar presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia, no próximo sábado, dia 2 de março, pelas 10h00, no Mercado Municipal de Seia.

Mantendo o figurino dos últimos três anos, a feira decorre entre o próximo sábado e a terça-feira de Carnaval, de 2 a 5 de março, no Mercado Municipal e zona envolvente e renova a ambição de se afirmar no plano cultural, económico e cultural da região.

A feira volta a assumir um papel preponderante na valorização e promoção dos produtos tradicionais, elencando costumes e as produções locais numa mostra diversificada, imbuída em tradição e inovação.

A Feira do Queijo reúne o que de melhor se produz no concelho no setor agroalimentar, onde o Queijo Serra da Estrela é rei, mas de que são indissociáveis produtos como o pão, o vinho do Dão sub-região da Serra da Estrela, os enchidos, o mel Serra da Estrela, complementado com mostras de lã/burel, de artesanato da região e de um rico programa de animação.

O mercado do queijo e dos produtos endógenos voltam a assumir o núcleo central da feira e a área circundante será ocupada pelo artesanato, através de uma mostra da Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

À entrada da feira será novamente recriada a Quinta do Pastor, um espaço de elevada função pedagógica, onde serão apresentados, entre outros animais, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, sendo concebida em parceria com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela e onde decorrerão as demonstrações da ordenha da ovelha.

No local, como habitual, será ainda instalada uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas.

O amigo fiel do pastor, o Cão Serra da Estrela, também terá lugar de destaque, numa mostra proporcionada pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela.

Tendo em vista a promoção da adoção animal responsável, o Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos (Canil/Gatil) Municipal promoverá a habitual campanha de adoção de animais de companhia.

Assumindo cada vez mais o papel de reavivar tradições, a autarquia volta a promover em conjunto com a restauração do concelho momentos de cozinha ao vivo, onde serão confecionadas receitas comumente associadas à atividade da pastorícia. Os sabores tradicionais também poderão ser degustados nas tasquinhas de ‘comes e bebes’, asseguradas pelo associativismo local.

Destacar também o desfile de moda com expositores presentes na feira, com primazia para as capas de burel, acessórios tradicionais e calçado artesanal, assim como o workshop de harmonização de queijos da Serra da Estrela com os Vinhos do Dão – “Casamento Perfeito”, promovido pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria / IPG, com o Chef Paulo Cardoso, da Casa da Ínsua.

Procurando valorizar os produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial, realce para a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira) e para a produção de enchido ao vivo (terça-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho.

No plano da animação musical, a organização desenhou um vasto programa para os quatro dias, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos).

Paralelamente a feira acolhe a XVII Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE, este ano com o tema “Então…e as ovelhas?”, e a exposição “A Ovelha e o Cão Serra da Estrela – 1º Concurso de Artesanato”, organizada pela Associação de Artesãos da Serra da Estrela, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia, esta última patente no Posto do Turismo até ao final do mês de março.

A feira abre todos os dias às 10h00 e encerra às 20h00, à exceção da 3ª-feira de Carnaval, cujo fecho será antecipado para as 17h00.

Previous Arganil e Côja acolhem hoje workshops sobre “A Saúde a que tem Direito”
Next Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

Artigos Relacionados

Informação

Município de Arganil garante que equipamentos de escola dados como furtados estavam pagos

Equipamentos de uma escola de Arganil que haviam sido dados como furtados no final de dezembro, foram afinal retirados por uma empresa, por alegada falta de pagamento da responsável da

Informação

Três detidos e 750 doses de cocaína apreendidas em Leiria

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal, apreendeu no domingo mais de 750 doses de cocaína e deteve três pessoas suspeitas de tráfico de

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Região: Vinte pessoas, incluindo duas crianças, assistidas após fogo em garagem

Vinte pessoas tiveram, hoje, de ser assistidas no hospital de Viseu devido à inalação de fumos resultantes de um incêndio numa viatura que estava numa garagem,

Sociedade

Tribunal de Contas concedeu visto para reabilitação de habitações em Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas concedeu, esta quinta-feira, o visto para a reabilitação de habitações destruídas pelo grande incêndio em Oliveira do Hospital.

Informação

Extinto incêndio em fábrica de artigos religiosos perto de Fátima

Um incêndio que deflagrou hoje de manhã numa fábrica de artigos religiosos perto de Fátima foi extinto às 09h10 e não causou vítimas, disse à Lusa uma fonte do Comando

Informação

Câmara de Góis vai construir Parque Municipal

A Câmara de Góis vai avançar com a construção do Parque Municipal de Góis. A autarquia já assinou o Auto de Consignação com a empresa QT Civil – Engenharia e

Última Hora

Mais de metade dos jovens já sofreram de violência no namoro

Mais de metade dos jovens que namoram ou namoraram dizem já ter sofrido uma qualquer forma de violência por parte do companheiro e 67% acham isso natural, motivo para uma

Última Hora

Município de Arganil participa em Seminário sobre Gestão Pós-Fogo e Mitigação da Erosão do Solo

A Câmara Municipal de Arganil deu a conhecer as suas experiências e boas práticas no processo de estabilização do solo pós-incêndio, no Seminário sobre “Gestão Pós-Fogo e Mitigação da Erosão

Última Hora

INEM renova Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital assinaram …

Última Hora

“São Silvestre” à espera de mobilizar perto de meio milhar de participantes em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já no próximo sábado que acontece a Caminhada/ Corrida São Silvestre, a partir das 16 horas no Largo Ribeiro Amaral, na cidade de Oliveira do Hospital.

Informação

Vários concelhos do país em risco muito elevado de incêndio

Sete concelhos dos distritos de Faro, Guarda e Bragança apresentam hoje risco muito elevado de incêndio.   De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio…