Ministro da Agricultura presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia

Ministro da Agricultura presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, vai estar presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia, no próximo sábado, dia 2 de março, pelas 10h00, no Mercado Municipal de Seia.

Mantendo o figurino dos últimos três anos, a feira decorre entre o próximo sábado e a terça-feira de Carnaval, de 2 a 5 de março, no Mercado Municipal e zona envolvente e renova a ambição de se afirmar no plano cultural, económico e cultural da região.

A feira volta a assumir um papel preponderante na valorização e promoção dos produtos tradicionais, elencando costumes e as produções locais numa mostra diversificada, imbuída em tradição e inovação.

A Feira do Queijo reúne o que de melhor se produz no concelho no setor agroalimentar, onde o Queijo Serra da Estrela é rei, mas de que são indissociáveis produtos como o pão, o vinho do Dão sub-região da Serra da Estrela, os enchidos, o mel Serra da Estrela, complementado com mostras de lã/burel, de artesanato da região e de um rico programa de animação.

O mercado do queijo e dos produtos endógenos voltam a assumir o núcleo central da feira e a área circundante será ocupada pelo artesanato, através de uma mostra da Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

À entrada da feira será novamente recriada a Quinta do Pastor, um espaço de elevada função pedagógica, onde serão apresentados, entre outros animais, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, sendo concebida em parceria com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela e onde decorrerão as demonstrações da ordenha da ovelha.

No local, como habitual, será ainda instalada uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas.

O amigo fiel do pastor, o Cão Serra da Estrela, também terá lugar de destaque, numa mostra proporcionada pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela.

Tendo em vista a promoção da adoção animal responsável, o Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos (Canil/Gatil) Municipal promoverá a habitual campanha de adoção de animais de companhia.

Assumindo cada vez mais o papel de reavivar tradições, a autarquia volta a promover em conjunto com a restauração do concelho momentos de cozinha ao vivo, onde serão confecionadas receitas comumente associadas à atividade da pastorícia. Os sabores tradicionais também poderão ser degustados nas tasquinhas de ‘comes e bebes’, asseguradas pelo associativismo local.

Destacar também o desfile de moda com expositores presentes na feira, com primazia para as capas de burel, acessórios tradicionais e calçado artesanal, assim como o workshop de harmonização de queijos da Serra da Estrela com os Vinhos do Dão – “Casamento Perfeito”, promovido pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria / IPG, com o Chef Paulo Cardoso, da Casa da Ínsua.

Procurando valorizar os produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial, realce para a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira) e para a produção de enchido ao vivo (terça-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho.

No plano da animação musical, a organização desenhou um vasto programa para os quatro dias, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos).

Paralelamente a feira acolhe a XVII Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE, este ano com o tema “Então…e as ovelhas?”, e a exposição “A Ovelha e o Cão Serra da Estrela – 1º Concurso de Artesanato”, organizada pela Associação de Artesãos da Serra da Estrela, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia, esta última patente no Posto do Turismo até ao final do mês de março.

A feira abre todos os dias às 10h00 e encerra às 20h00, à exceção da 3ª-feira de Carnaval, cujo fecho será antecipado para as 17h00.

Previous Arganil e Côja acolhem hoje workshops sobre “A Saúde a que tem Direito”
Next Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

Artigos Relacionados

Região

Linha da Beira Alta novamente interrompida devido a incêndio

A circulação na linha ferroviária da Beira Alta está hoje novamente interrompida, desde cerca das 14h30, entre Carregal do Sal e Mortágua, no distrito de Viseu, disse à agência Lusa

Informação

Estrangeiro que sequestrou pessoas em Viseu foi detido na Alemanha 

A Polícia Judiciária do Centro anunciou hoje a detenção, na Alemanha, de um cidadão estrangeiro suspeito da prática de crimes de sequestro e roubo, …

Última Hora

Leiria: Dois homens e uma mulher detidos por tráfico de droga

O Comando Territorial da GNR de Leiria deteve, no passado sábado, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 44 e os 49 anos, por tráfico de estupefacientes, nos

Região

Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas “não estava embriagado”

O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu hoje a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido “umas cervejas”,

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso laranja devido à queda de neve

Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão hoje sob aviso laranja devido à queda de neve, encontrando-se o resto do país a amarelo devido ao vento forte, chuva

Informação

Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população

Desde a passada segunda feira que o abastecimento público de água, em Oliveira do Hospital, está a ser assegurado pelo bombeiros. O Município oliveirense acusa a EDP de provocar a

Última Hora

Maratona da Europa, Rally de Portugal e o melhor da Beira Baixa apresentados na BTL

O stand do Centro de Portugal foi uma animação constante no primeiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O espaço da região foi o palco de várias apresentações que marcaram

Informação

Presidente da República inaugurou Museu do Azeite na Bobadela (Com vídeo)

No primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, dia 17 de março, o presidente da República inaugurou esta manhã…

Última Hora

Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

A GNR de Mangualde deteve, na passada segunda-feira, três jovens pelo cultivo de canábis, uma operação na qual foram levadas a cabo seis buscas.

Última Hora

Caule comemora Dia Mundial da Árvore

A Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemora hoje, 21 de março,  o Dia Mundial da Árvore com demonstração de controlo de invasoras lenhosas – mimosas –  e plantação

Destaque

Oliveira do Hospital com “redução de 348 desempregados” face a 2015

O concelho de Oliveira do Hospital, nos últimos três anos, assistiu a uma “curva descendente do desemprego”, com uma “redução de 348 desempregados, ou seja, menos 64 por cento de