Ministro da Agricultura desloca-se hoje a Oliveira do Hospital

Ministro da Agricultura desloca-se hoje a Oliveira do Hospital

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, desloca-se esta quinta-feira, 9 de novembro, às 16h00, a  Oliveira do Hospital, …

… para participar numa reunião, com o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, sobre os apoios aos agricultores afetados pelos incêndios de 15 outubro.

O ministro da Agricultura anunciou ontem que os processos para apoio aos agricultores afetados pelos incêndios florestais serão iniciados “ainda esta semana”, com medidas para prejuízos de pequena dimensão e outras até 400.000 euros.

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, explicou que estarão disponíveis dois tipos de medidas, uma com “um processo muito simples” para os “muito pequenos agricultores”.

Para os agricultores que não estão registados nesta atividade económica existirá um apoio para “prejuízos até 1.053 euros”, que será aberto com um prazo de candidatura “de duas a três semanas”, para danos com equipamento, máquinas, pequenas construções, animais ou “culturas permanentes”, como vinha, olival e pomares.

Os “agricultores mais profissionais” terão ao dispor medidas de apoio entre os 1.053 euros e os 5.000 euros, a 100%, e outro escalão entre 5.000 e 50.000 euros, que será apoiado em 85% dos custos, explicou Capoulas Santos.

Os apoios entre 50.000 e até um teto de 400.000 serão financiados “na ordem dos 50%” e o período de candidaturas para estes agricultores mais profissionais “irá estar aberto durante cerca de um mês”.

Os apoios no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 serão abrangidos na operação de Restabelecimento do Potencial Produtivo, destinada à “reconstituição ou reposição das condições de produção das explorações agrícolas afetadas por calamidades naturais, acidentes climáticos adversos ou eventos catastróficos”.

O governante acrescentou que, inserido no apoio à alimentação animal, vai também promover esta semana um apoio aos apicultores.

Previous Rádio Boa Nova recupera serviços de internet e telefone
Next Mais 500 mil litros de água diários deverão chegar na próxima semana a Viseu através de comboio

Artigos Relacionados

Informação

Aveiro: Detidos por andarem à caça junto a instalações industriais

Dois homens, de 39 e 42 anos, foram detidos pelo Comando Territorial da GNR de Aveiro pelo crime de caça ilegal.

Informação

Bebé Martim encontrado com vida

Martim foi encontrado depois de ter passado 24 horas desaparecido. O bebé desaparecido esta segunda-feira em Ourém foi encontrado com vida esta manhã,…

Cultura

Pedrógão Grande: Livro sobre o concelho é dedicado às vítimas do incêndio

Um livro de divulgação dos valores culturais e naturais de Pedrógão Grande, que os autores dedicam às vítimas do incêndio de 17 de junho de 2017, é apresentado nesta vila

Informação

Cláudio Figueiredo, técnico do Sampaense Basket em entrevista

O técnico do Sampaense Basket Cláudio Figueiredo, falou em entrevista no regresso do programa desportivo “Minuto 91″ às segundas feiras, do seu regresso ao Sampaense, das expectativas do regresso ao

Última Hora

Empreitada de requalificação do IP3 lançada na próxima semana

A Empreitada de Requalificação do Troço do Itinerário Principal (IP) 3 vai ser lançada na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, pelas 10h20.

Informação

“Sem pasto e sem alimento seco não há leite. Se não há leite, não há queijo”, alerta a Confraria do Queijo Serra da Estrela

O incêndio de 15 de outubro provocou a perda de 50 por cento dos ovinos Serra da Estrela no concelho de Oliveira do Hospital,…

Informação

Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

A Prova do Clube Automóvel do Centro, a disputar a 27 e 28 de abril, e que abre o “apetite” ao Rali de Portugal, foi apresentada enriquecendo o Campeonato de

Última Hora

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Atropelamento ferroviário faz um morto em Aveiro

Ao início da manhã desta hoje, um atropelamento ferroviário na linha de comboios do Norte, na estação de Vera Cruz, em Aveiro, causou uma vítima mortal.

Última Hora

ADIBER acolhe 16 propostas de investimento na Beira Serra  

No âmbito do concurso ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) em vigor na região da Beira Serra, a Adiber registou na, primeira fase,…

Informação

Distrito da Guarda conta com mais elementos no combate a incêndios

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito da Guarda inclui, este ano, mais elementos devido à constituição de nove Equipas de Intervenção Permanente.

Última Hora

Associação de Vila Nova da Rainha continua fechada um mês após incêndio

Um mês após o trágico incêndio na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela, esta encontra-se ainda fechada …