Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários
16 Maio, 2017 2378 Views

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

… o apoio à criação, modernização e expansão de micro e pequenas empresas e criação de postos de trabalho. A sessão, que teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal, foi participada por dezenas de potenciais empreendedores e investidores que tiveram oportunidade para esclarecer as suas dúvidas sobre a abertura dos novos avisos de concurso.

EMPRESAS2Coube às entidades gestoras, a ADIBER, enquanto gestora do GAL ADIBER/Beira Serra 14-20 e a CIM Região de Coimbra apresentar as especificidades deste instrumento financeiro e à forma como poderão submeter as candidaturas para os investimentos a concretizar,  com o objetivo de estimular e incentivar a apresentação de candidaturas por parte dos empreendedores locais, aumentando a competitividade do tecido económico local.

Refira-se que para a região estão reservados perto de 566 mil euros para apoio ao investimento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e de 902 mil euros para apoio ao emprego através do Fundo Social Europeu (FSE).

Na abertura da sessão, o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino manifestou a disponibilidade da Câmara Municipal para dar apoio aos interessados e no seu encaminhamento junto das entidades gestoras, “para atingir os objetivos e fazer com que esta região seja mais empreendedoras e para que apareçam mais negócios”. “Da parte da Câmara Municipal, o objetivo é claro: apoiar quem quer empreender, quem quer transformar o negócio e transformá-lo em mais valia. Estão aqui muitos empresários, empreendedores de várias áreas de negócio e também de IPSS e esta apresentação é para vos ajudar a perceber a que ajudas financeiras podem recorrer”, acrescentou o presidente José Carlos Alexandrino.

Frisando que “é importante pormos este dinheiro do quadro comunitário ao serviço das micro e pequenas empresas”, o autarca lembrou também que na região de Coimbra foi possível articular a implementação do SI2E entre as entidades, ficando a ADIBER gestora de candidaturas de projetos 100 mil euros e a CIM Região de Coimbra para investimentos com montantes entre os 100 e os 235 mil euros, “complementando-se no trabalho de apoio aos potenciais investidores”. “Quanto mais dinheiro trouxermos para o nosso território melhor porque precisamos de o desenvolver”, concluiu.

Miguel Ventura, presidente da ADIBER e Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra, apresentaram depois as especificidades do SI2E, que contempla três fases de candidatura ao longo do ano, sugerindo a todos os promotores que tenham os seus “projetos maturados, os apresentem o mais rápido possível”. Refira-se que estas ajudas comunitárias podem ir até aos 60% de despesas elegíveis e são a fundo perdido.

Todos os interessados podem solicitar ou obter mais informações através da ADIBER (http://adiber.pt) e da CIM Região de Coimbra (http://cim-regiaodecoimbra.pt/) bem como junto dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital que procederão ao encaminhamento respetivo.

Previous Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis
Next CDU contactou com população e trabalhadores de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a “transparência”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves aplaude performance de Oliveira do Hospital no Índice de Transparência.

Região

Altice Portugal anuncia investimentos na região Centro

A Altice Portugal iniciou, esta manhã, na Lousã, o périplo pela região Centro, onde anunciou o reforço de investimento em infraestruturação de fibra ótica.

Desporto

FCOH recebe principal adversário este domingo

A 22ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra fica marcada, este domingo, pela disputa do primeiro lugar do campeonato entre os atuais líderes,

Região

Câmara de Arganil atribui Medalha de Altruísmo a Antonino Carvalho Bicho

A sessão solene comemorativa do Feriado Municipal de Arganil, realizada a 7 de setembro, ficou marcada pela entrega da Medalha de Altruísmo do Concelho, no grau de Prata Dourada, a

Região

GNR atropelado por condutor que desrespeitou ordens em Albergaria-a-Velha

Um militar da GNR foi, hoje, atropelado por um veículo cujo condutor desobedeceu a ordens que impediam o seu acesso a uma das zonas…

Informação

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Última Hora

Região: Colisão entre bicicleta e viatura ligeira causou um morto

Uma colisão entre uma bicicleta e uma viatura ligeira provocou, ontem, um morto em Alfafar, concelho de Penela, distrito de Coimbra, afirmou à Lusa fonte da GNR.

Sociedade

Empresas: A Ópticas Lince chegou a Oliveira do Hospital

A Ópticas Lince abriu hoje, dia 15 de novembro, uma nova loja. A aposta recaiu na cidade de Oliveira do Hospital, na rua do Hotel, numa loja moderna, com uma

Cultura

“Ciclo do Pão” em Meruge recria “descasca, malha e rota dos milheirais”

A freguesia de Meruge promove, no próximo dia 21 de setembro, a 10ª edição do Ciclo do Pão que pretende recriar a “descasca, malha e rota dos milheirais”.

Região

ASAE apreende 17,5 toneladas de alimentos no norte e centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Regional do Norte e da Unidade Regional do Centro, realizou no dia de ontem, uma ação de fiscalização direcionada a dois

Última Hora

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

Informação

MAAVIM vai acompanhar visita de Ministros a Góis para reivindicar falta de apoios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) vai estar presente na visita dos Ministros a Góis, quarta-feira, 2 de maio, a fim de reivindicar a