Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro
4 Maio, 2018 778 Views

Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

image_pdfimage_print

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as suas necessidades e os receber.

A ideia surgiu após os incêndios de outubro do ano passado para ajudar quem perdeu os seus bens.

Chama-se a REDE e define-se como um marketplace solidário. A ideia surgiu numa parceria do Metropolitano de Lisboa e a Create IT, em outubro de 2017, na sequência dos incêndios que assolaram a região centro do País. Nasceu com um desafio lançado ao Município de Oliveira do Hospital, para que a autarquia ajudasse a sinalizar os casos mais problemáticos.

Neste momento, o Metro quer alargar esta sua rede e pede, por isso, ajuda a trabalhadores, clientes e a todos os que queiram participar.

O acrónimo REDE significa Renascer, Erguer, Dedicar, Envolver e trata-se de um mercado solidário que pretende ligar, de forma digital, os doadores e as entidades beneficiárias. As entidades registam na plataforma os bens e serviços necessários à população que auxiliam, permitindo o cruzamento da informação das necessidades sentidas, de bens e de serviços, com as potenciais doações, livres a todos.

A plataforma surgiu apenas no contexto de apoio à reconstrução das áreas atingidas pelos incêndios mas pretende-se agora que mais concelhos entrem na REDE, registando as suas necessidades, através endereço eletrónico [email protected].

O Metro explica que o aumento de entidades beneficiárias e doadoras traz uma ambição de crescimento da plataforma para uma dimensão nacional, como uma ferramenta “quer nos cenários de pós-catástrofe, quer no quotidiano”.

Os artigos têm de estar funcionais e ter uma qualidade mínima.

Previous Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital
Next Comando do Exército e Município de Gouveia promovem concerto solidário

Artigos Relacionados

Última Hora

Carnaval com frio e chuva

A Chuva, o vento e o frio vão continuar continuar presentes nas festividades carnavalescas. Nesta segunda-feira de Carnaval, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva e descida de

Última Hora

PJ  deteve um homem suspeito dos crimes de pornografia de menores e  tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um programador informático, com 43 anos de idade, …

Última Hora

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Última Hora

Morreu o empresário Américo Amorim

O empresário Américo Amorim morreu, esta quinta-feira, na sequência de complicações de saúde que o afetavam há algum tempo.

Informação

Idoso morre em incêndio no Sabugal

Um homem foi hoje encontrado morto na zona onde deflagrou um incêndio florestal, na área da freguesia de Santo Estevão e Moita, no concelho do Sabugal, disseram à agência Lusa fontes da proteção civil e da GNR.

Região

11 detenções, 681 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 26 de junho a 2 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Informação

Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos

O Município de Tábua inaugura na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, pelas 16h30, o novo recinto de Feiras e Eventos, com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de

Informação

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota

Região

Adolescente e um adulto detidos por suspeita de tentarem matar um homem de 29 anos

A Polícia Judiciária deteve um homem de 31 anos e de um jovem de 15 anos suspeitos de tentativa de homicídio, em Lamego, na madrugada de 19 de agosto.

Informação

Região de Coimbra com ações de fogo controlado

As ações de fogo controlado começaram, na passada sexta-feira, na Região de Coimbra, na sequência da candidatura apresentada pela CIM Região de Coimbra…

Informação

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Região

PJ está investigar incêndio em lar de idosos em Arganil

  A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio que esta madrugada deflagrou no lar da Misericórdia em Arganil e que provocou 16 de feridos.