Meruge recupera tradição da “Cégada do Entrudo”

Meruge recupera tradição da “Cégada do Entrudo”

Apostada na recuperação cultural das tradições lúdicas do Entrudo, vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC), …

… em pareceria com a Junta de Freguesia e as colectividades locais, vai promover, pelo segundo ano consecutivo, no dia 10 de fevereiro, durante a tarde/noite, a “Cégada do Entrudo”.

Vir para a rua “correr o entrudo”, organizar as características “cégadas”, era uma prática comum a todas as aldeias da beira serra antes dos abrasileiramentos das nossas tradições carnavalescas.

Esta pitoresca manifestação burlesca gira à volta de “ditos” e cantigas em que impera a crítica social e de costumes, a que a cacofonia dos improvisados instrumentos de percussão e o impostor choro das carpideiras viúvas, empresta o ambiente de desmando colectivo e de ruptura. Improvisar rudes máscaras de papelão, transfigurar-se com roupas velhas usadas pelo sexo oposto ou colocar meias de vidro sobre a cabeça, são “disfarces” ao alcance de todos os estratos sociais, que tornam a “cégada” uma manifestação democrática.

O início do período quaresmal, convidava a extroverter os desejos “pagãos”, a dar largas à folia bizarra e à estúrdia social, proibidas que estas práticas iriam ser durante o longo período de “penitência e jejum” impostos pelos cânones religiosos.

É toda essa genuinidade que trazemos à rua no próximo Sábado. Integrar o desfile pelas ruas da freguesia com os trajes a condizer, trazer o funil para berrar umas quadras de sátira social, enriquecer o baile de máscaras, “arrematar” um bolo, uma garrafa, convidar ou ser convidado na “moda da flor”, são tudo atractivos que contribuem para manter viva esta secular tradição e ajudar a causa social da ADSCVC.

A iniciativa culminará com a Queima do Entrudo, no Terreiro do Santo, depois do féretro percorrer as ruas da freguesia, entre apupos, piropos e aplausos. Depois de lida a sentença, sempre drástica e inclemente, o “Entrudo” perecerá na pira purificadora em que será incinerado. A Companhia de Teatro Viv’arte, é  parceira nesta iniciativa.

image_pdfimage_print
Previous Altice inicia em Seia a apresentação do projeto de infraestruturação de fibra ótica na Serra da Estrela
Next Associação de Vítimas confiante no “diálogo” com o governo para alteração de medidas discriminatórias

Artigos Relacionados

Educação

Festival Municipal da Canção realiza-se dia 4 de junho em Oliveira do Hospital

A iniciativa promovida pela  Câmara  de Oliveira do Hospital vai contar com 19 participantes e  14 canções…

Região

Unidade Pastoral promove celebração anual de S. João Paulo II

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promove no próximo domingo, dia 23 de abril, a celebração anual de S. João Paulo II, que em maio do ano passado …

Informação

Fernando Tavares Pereira apresentou candidatura à Câmara Municipal de Tábua

Fernando Tavares Pereira entrou oficialmente na corrida à Câmara Municipal de Tábua. Ao final de tarde sábado apresentou a sua candidatura pelo PSD à autarquia com críticas à atuação do

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 17 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

CIM Região de Coimbra presente no maior evento de promoção de vinhos e produtos em Paris

No ano em que Portugal é o país convidado de honra de um dos maiores eventos de Paris, a CIM Região de Coimbra, em estreita colaboração …

Informação

Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

O Município de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoios à reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro …

Região

Chuva vai continuar até ao início da próxima semana

A chuva vai continuar a afetar o território do continente, com maior incidência e frequência nas regiões do Norte e Centro, pelo menos até ao início da próxima semana.

Informação

MAAVIM vai acompanhar visita de Ministros a Góis para reivindicar falta de apoios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) vai estar presente na visita dos Ministros a Góis, quarta-feira, 2 de maio, a fim de reivindicar a

Sociedade

Oliveira do Hospital é sede da “Capital dos Frutos Silvestres”

O concelho de Oliveira do Hospital foi o escolhido para servir de sede à Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres que também vai contar com um polo em Mangualde.

Informação

Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios

Hoje, no dia em que faz precisamente sete meses que aconteceu o trágico incêndio 15 de outubro, Luís Miguel Falcão de Brito conta que “ainda nada foi feito” e que

Sociedade

Viseu investe 700 mil euros na manutenção de estradas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje um investimento municipal superior a 700 mil euros …

Região

Politécnico da Guarda nas finais do Campeonato Nacional Universitário

A equipa de Basquetebol do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) passou, em segundo lugar, para as finais do Campeonato Nacional Universitário.

Nacional

Mulher ateou fogo para limpeza de mato e recolha de lenha. Foi detida pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, com a colaboração da GNR, identificou e deteve, fora de flagrante delito, a presumível autora de um incêndio florestal ocorrido em Paredes.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

Região

ASAE deteta 23 infrações e apreende mais de 800 artigos de Carnaval

A ASAE instaurou 23 processos de contraordenação e apreendeu cerca de 840 artigos de Carnaval, num valor que rondou os nove mil euros, durante uma operação de fiscalização realizada em

Destaque

Greve causa “constrangimentos” mas não fecha escolas em Oliveira do Hospital

A greve de funcionários não docentes convocada para esta sexta-feira está a causar “alguns constrangimentos” na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, onde cerca de 50 por cento

Região

PJ deteve homem suspeito de matar o pai, depois de uma discussão, numa aldeia do Sabugal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado,…

Última Hora

Homem morre soterrado em Castro Daire

Um homem de 49 anos morreu, esta terça-feira, soterrado numa vala com cerca de cinco metros de profundidade, em Pepim, Castro Daire, distrito de Viseu.

Região

Mais de 500 pessoas morreram nas estradas portuguesas em 2017

Mais de 500 pessoas morreram no ano passado nas estradas portuguesas, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que indicam também um aumento dos acidentes rodoviários e dos

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Informação

Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Integrada nos objetivos programáticos da disciplina de Tecnologias e Processos, do plano de estudos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

Última Hora

Alexandrino garante que amianto vai ser retirado da escola de Oliveira do Hospital

De visita à Escola de Lagares da Beira onde, de forma simbólica, assinalou o arranque do novo ano letivo no concelho de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 21 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 16.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Cinco viaturas assaltadas enquanto decorria velório em Aldeia de Nogueira

Pelo menos quatro viaturas foram assaltadas, no início da tarde da passada sexta-feira, dia 20 de abril, na localidade de Aldeia de Nogueira, numa altura em que a população participava