Meruge foi a Coimbra convidar a região para a 17ª Feira do Porco e do Enchido (com vídeo)

Meruge foi a Coimbra convidar a região para a 17ª Feira do Porco e do Enchido (com vídeo)

image_pdfimage_print

A caminho da 17ª edição da Feira do Porco e do Enchido que se realiza no próximo domingo, dia 10, a organização do certame…

… que conta com o apoio co Município de Oliveira do Hospital, rede das Aldeias do Xisto, entre outros, rumou a Coimbra, para apresentar o evento e convidar a região a marcar presença.

As instalações do Fado ao Centro, em Coimbra, fizeram as honras da casa, onde se degustaram alguns dos muitos sabores que marcam cada edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital.

Em causa estão sabores de sempre na freguesia de Meruge, mas que “com o advento das grandes superfícies comerciais” se tornou obrigatório preservar. Assim explicou, João Abreu, representante da Junta de Freguesia de Meruge e da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC), lembrando que Meruge foi sempre conhecida como “terra de porqueiros”, porém, pelo motivo que identificou assistiu-se a um declínio da atividade. Em resposta a Junta e a ADSVC criaram uma escola oficina e mais tarde uma empresa de inserção profissional, que passou também a produzir e vender enchidos, salgados e compotas.

“Surgiu a necessidade de expandir a atividade e dá-la a conhecer e torná-la num produto turístico”, referiu João Abreu, explicando que, por isso, avançaram para a Feira do Porco e do Enchido que vai já na 17ª edição. “Em boa hora o fizemos. Hoje a freguesia é muito conhecida pela feira e pela qualidade dos enchidos”, referiu o responsável, verificando também que a produção de enchidos também possibilitou a criação de postos de trabalho.

Às portas de mais um certame, João Abreu adianta que “o programa é diversificado, de animação de rua permanente, com grande panóplia de expositores no cenário do terreiro do Santo e Laje grande, um monumento megalítico que impressiona pela sua dimensão”. “Todos os anos são milhares de pessoas que nos visitam”, referiu satisfeito, notando que tal também se deve à gastronomia, de que são exemplo o arroz de suã, os torresmos em caçoilas de barro ou a feijoada de Nogueirinha. “Meruge é um povo que sabe receber e recebe bem. Quem nos visita, volta sempre”, afirmou confiante, João Abreu.


Também o vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador do Turismo, convidou a região a visitar Oliveira do Hospital, as suas aldeias do xisto e a desfrutar de Meruge. “Queremos que a região experimente a vida na aldeia”, referiu o responsável, desafiando os visitantes a se deslocarem mais cedo para o concelho, fazendo reservas nas unidades hoteleiras. Destacou também o facto de, tal como Meruge se deslocou até Coimbra “é justo levar a alma Coimbrã a Meruge”, pelo que o Fado ao Centro vai marcar presença na abertura da 17ª Feira do Porco e Enchido de Meruge.

Rui Simão, da Rede das Aldeias do Xisto sublinhou o “contentamento muito grande” pela boa parceria” estabelecida em torno da 17 ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge.

Previous Operação Stonehenge: 40 buscas no Centro do país por fraude fiscal
Next Jorge Ramos recebeu Luís Alves no espaço “Voz dos Autores”

Artigos Relacionados

Educação

Programa + Superior atribui mais bolsas no próximo ano letivo em Oliveira do Hospital

O Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior aumentou para 1 605 as bolsas disponíveis, através do Programa + Superior,…

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Fundação Inatel distinguiu 38 equipas de 11 concelhos na Gala do Desporto

A Fundação INATEL realizou uma Gala do Desporto que contou com a presença de clubes de todo o distrito, que participaram nos seus campeonatos ao longo dos últimos nove meses.

Informação

Final do concurso Municipal de Ideias de Negócio em Tábua

Vai decorrer no próximo dia 16 de março, pelas 20h30, no Centro Cultural de Tábua, a Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio – Expo Empresas, fruto de uma

Região

Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus/ Noite nos Museus que se comemora, anualmente, a 18 de maio.

Região

Incêndio em aldeia de Miranda do Corvo provoca três desalojados

Um incêndio destruiu, ontem, por completo uma habitação no concelho de Miranda do Corvo e provocou três desalojados.

Última Hora

Guarda: Detido por rapto e abuso sexual

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem, de 26 anos, pela presumível prática de um crime de rapto de menor…

Última Hora

Oliveira do Hospital quer enviar bens para povo de Moçambique

Em consequência da tragédia que assolou Moçambique na passada quinta-feira, o Município de Oliveira do Hospital quer “fazer chegar alguns bens” que foram doados à população oliveirense após o grande

Última Hora

Centros de Saúde vão ter consulta aberta na passagem de ano

Os centros de saúde da região Centro vão reforçar o atendimento na Passagem de Ano, mantendo-se em funcionamento nos dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Informação

Começa hoje a XXIII Concentração Internacional de Motos em Góis

São esperados milhares de motociclistas e muitos outros que vão sempre assistir aos muitos concertos e eventos que acontecem neste dias. Segundo a organização, “esta edição terá a entrada principal

Informação

CCPOH: Secção de Motores promove Passeio de Clássicos “Rota do Vinho do Dão – Mangualde”

A Secção de Motores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realiza no próximo domingo, 29 de setembro,

Desporto

Oliveira do Hospital recebeu final nacional da Liga Empresarial

Oliveira do Hospital recebeu a final nacional da Liga Empresarial. Na variante de futebol 7, o conjunto portuense …