Meruge: “Apesar do mau tempo ainda superámos expectativas e juntámos muita gente” (com áudios)

Meruge: “Apesar do mau tempo ainda superámos expectativas e juntámos muita gente” (com áudios)

image_pdfimage_print

Em Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriu-se, ontem, a 17ª Feira do Porco e do Enchido. Pese embora o mau tempo, que marcou o fim de semana, o certame conseguiu juntar “muita gente”.

“Foi mais uma realização com algum sucesso apesar do tempo não estar bom. Esteve a chover a maior parte do dia”, comentou com a Rádio Boa Nova o presidente da Junta de Freguesia, Aníbal Correia, que apreciou o facto de muitos dos expositores não arredarem pé do certame, assim como os visitantes que não deixaram de marcar presença. Razão para dizer que, “apesar do tempo, ainda superámos as expectativas e juntámos muita gente”. Segundo o autarca, também acorreram ao certame cinco autocarros vindos de outros pontos do país, situação que prova que a Feira é “um evento reconhecido e atrai gente ao concelho”.

À Rádio Boa Nova, Aníbal Correia, lembrou que no ano passado as condições do tempo foram ainda piores. Para contornar as condicionantes climatéricas, “há quem pense que a feira deve ser mudada (no calendário).

Mas, achamos que a feira deve ser feita nesta altura. Há quem defenda que deve ser feita em agosto. Há 17 anos tem-se conseguido realizar sempre este evento…”, contou o autarca.

Também no que respeita ao local, o autarca entende que o Terreiro do Santo e Laje Grande constituem o “local característico” para este tipo de evento. “Se o mudarmos, vamos-lhe retirar a notoriedade que ele tem”, refere à Rádio Boa Nova, observando que a preocupação deve ser a de tentar “cobrir a maior área possível “ para que em situações climatéricas adversas, o evento “se possa realizar”.

Realizadas 17 edições do certame, Aníbal Correia, lembra que o evento foi pensado para “reabilitar uma tradição que se estava a perder” devido “às exigências da CEE e aumento das grandes superfícies comerciais”. “Criámos a Escola-Oficina que deu sequência à empresa de inserção que está ligada à IPSS (Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral) que ainda hoje fabrica enchidos de maneira tradicional”, explicou o autarca, notando que desde a criação da Feira se assistiu ao aumento de fumeiros no concelho “se calhar porque viram aqui uma oportunidade de negócio”.

Na organização da Feira do Porco e do Enchido, a Junta de Freguesia e ADSCVC contam com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, entre outros parceiros.

Previous Região: GNR detém homem de 20 anos por violência doméstica
Next Abertas as inscrições para o Mercadinho de Natal em Seia

Artigos Relacionados

Informação

AGRADECIMENTO

A família de Prudêncio Miguel Nobais Franco Vitorino, na impossibilidade de agradecer individualmente às centenas de pessoas, que de diversas formas…

Região

Arganil avança com estabilização do muro de suporte na EN 342, em Vila Cova de Alva

O Município de Arganil procedeu à adjudicação da empreitada de estabilização do muro de suporte na Estrada Nacional 342 (kms 110+465 a 110+700), em Vila Cova de Alva.

Informação

Incêndio destruiu anexo de habitação em Coimbra

Um incêndio destruiu ontem à tarde um anexo de uma habitação na Rua da Baldeira, na Póvoa de S. Martinho do Bispo, em Coimbra.

Região

Antigos mineiros em vigília devido a alegada contaminação de casas na Urgeiriça

Antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU) que vivem na Urgeiriça, no concelho de Nelas, realizam na terça-feira à noite …

Informação

GNR deteve quatro homens por posse de armas, explosivos e estupefacientes

A GNR deteve quatro homens, com idades entre 17 e 66 anos, nos concelhos de Guarda e de Pinhel, pela alegada prática dos crimes de posse de armas, explosivos e

Região

Filme “Wildlings” conquistou prémio no festival Art & Tur

O filme “Wildlings” conquistou  prémio Best Webdoc  International, no Art & Tur  – International Turism Film Festival.

Destaque

“Deram-me uma oportunidade e este ano tinha que dar continuidade à aposta que fizeram em mim”

Miguel Valença vai continuar a comandar a equipa sénior do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) na próxima época.

Sociedade

Papa anunciou que vem a Fátima em 2017

O papa Francisco anunciou que prevê viajar, em 2017, a Fátima (Portugal), Índia, ao Bangladesh e a África.

Região

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Nelas

Uma mulher de 61 anos foi, ontem, encontrada morta dentro de um poço, na localidade de Vilar Seco, em Nelas, distrito de Viseu.

Região

Aveiro: Casal detido por tráfico de estupefacientes. Tinham mais de 2 mil doses de cannabis

Um homem e uma mulher de 22 e 23 anos, respetivamente, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana por serem suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes, em Vagos, distrito de Aveiro.

Informação

Coimbra: Três homens detidos por posse de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Coimbra, deteve ontem, dia 27 de novembro, três homens, com idades entre os 34 e 47 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, na localidade de

Nacional

GNR detém 117 pessoas e apreende 55 toneladas de azeitona

A GNR deteve 117 pessoas e apreendeu 55,53 toneladas de azeitona, numa operação de patrulhamento nas explorações agrícolas, que começou dia 01 de novembro de 2016.