Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

A Lage Grande e o Terreiro do Santo, em Meruge, freguesia de Oliveira do Hospital, acolhe este domingo, 11 de novembro, a 16ª Feira do Porco e do Enchido.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a organização afirma que este certame, que promove artesanato e sabores únicos da gastronomia local, é a mais genuína e expressiva mostra lúdico-gastronómica da região das beiras, um espaço singular de gastronomia ancestral, de multifacetada e permanente animação de rua, de valorização dos produtos do mundo rural, de aposta na música e na cultura populares.

A Feira, que surgiu de modo a evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres, tem vindo a afirmar-se nestes 16 anos com o mais atrativo cartaz lúdico e gastronómico da Beira-Serra.

No evento não faltarão as especialidades gastronómicas que dão nome à Feira: as chouriças de carne e de bofes, as morcelas, farinheiras, os paios e presuntos Curados, assim como os pratos “Arroz de Suã”, “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, “Torresmos à Moda de Meruge” e “Feijoada à Moda de Nogueirinha”. A Feira disponibiliza ainda fogueiras e caçoilas para que os visitantes possam confecionar no Forno Comunitário.

O Grupo de Teatro e Animação de Rua “Vivarte” volta a marcar presença para as habituais recriações de época. Este ano, o tema do Grupo incide na Teatralização de alguns episódios vividos pelos soldados portugueses na 1ª Grande Guerra e a evocação do Armistício assinado a 17 de Novembro de 1918, com singela homenagem aos heróis da freguesia e do concelho que participaram nas trincheiras da Flandres.

Para a edição deste ano, a organização aguarda mais de uma centena de artesãos para expor e vender a diversidade colorida dos seus produtos.

A música ouvida na Feira do Porco e do Enchido é outra marca de qualidade do evento. Grupos consagrados da música popular como os “Galandum Galundaina” ou os insuperáveis “FanfarraKaústica” animarão todo o dia o espaço da Feira. A primeira “arruada” será feita com o Grupo de Bombos “Os Grifos”, seguidos pelo “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho: “Amigos do Borguinha”, com a Adília, de Arouca, ícone nacional das “cantadeiras” e o Grupo de Gaitas de Foles da Associação “Lérias”, de Miranda do Douro

As crianças terão mais uma vez um programa específico recheado de surpresas como os “Passeios de Burro”, a “Tenda das Mil Histórias” e “Tokajogar – Jogos Tradicionais e Populares”, da Guarda.

Previous Pastores de Loriga mantêm tradição secular das chocalhadas de São Martinho
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Informação

Alexandrino preocupado com oliveirenses alvo de penhoras por incumprimento com operadoras de telecomunicações

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está preocupado com alguns oliveirenses que estão a ser alvo de penhoras no âmbito de contratos de fidelização com as operadoras

Última Hora

Politécnico de Coimbra entrega Bolsas de Estudo por Mérito

O Politécnico de Coimbra (IPC) entrega aos seus alunos as Bolsas de Estudo por Mérito referentes ao ano letivo de 2012/2013, numa cerimónia …

Última Hora

Incêndios: Associação de Vítimas diz que extensão de medidas não altera desigualdades

A extensão das medidas de apoio às vítimas dos incêndios de junho ao território devastado pelos fogos de outubro “não altera as desigualdades”, …

Informação

Procura Turística do Centro de Portugal cresce três vezes mais que a média nacional

O mês de julho voltou a ser “extremamente positivo” para a atividade turística no Centro de Portugal. De acordo com os resultados preliminares, …

Destaque

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 35.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.