Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

A Lage Grande e o Terreiro do Santo, em Meruge, freguesia de Oliveira do Hospital, acolhe este domingo, 11 de novembro, a 16ª Feira do Porco e do Enchido.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a organização afirma que este certame, que promove artesanato e sabores únicos da gastronomia local, é a mais genuína e expressiva mostra lúdico-gastronómica da região das beiras, um espaço singular de gastronomia ancestral, de multifacetada e permanente animação de rua, de valorização dos produtos do mundo rural, de aposta na música e na cultura populares.

A Feira, que surgiu de modo a evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres, tem vindo a afirmar-se nestes 16 anos com o mais atrativo cartaz lúdico e gastronómico da Beira-Serra.

No evento não faltarão as especialidades gastronómicas que dão nome à Feira: as chouriças de carne e de bofes, as morcelas, farinheiras, os paios e presuntos Curados, assim como os pratos “Arroz de Suã”, “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, “Torresmos à Moda de Meruge” e “Feijoada à Moda de Nogueirinha”. A Feira disponibiliza ainda fogueiras e caçoilas para que os visitantes possam confecionar no Forno Comunitário.

O Grupo de Teatro e Animação de Rua “Vivarte” volta a marcar presença para as habituais recriações de época. Este ano, o tema do Grupo incide na Teatralização de alguns episódios vividos pelos soldados portugueses na 1ª Grande Guerra e a evocação do Armistício assinado a 17 de Novembro de 1918, com singela homenagem aos heróis da freguesia e do concelho que participaram nas trincheiras da Flandres.

Para a edição deste ano, a organização aguarda mais de uma centena de artesãos para expor e vender a diversidade colorida dos seus produtos.

A música ouvida na Feira do Porco e do Enchido é outra marca de qualidade do evento. Grupos consagrados da música popular como os “Galandum Galundaina” ou os insuperáveis “FanfarraKaústica” animarão todo o dia o espaço da Feira. A primeira “arruada” será feita com o Grupo de Bombos “Os Grifos”, seguidos pelo “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho: “Amigos do Borguinha”, com a Adília, de Arouca, ícone nacional das “cantadeiras” e o Grupo de Gaitas de Foles da Associação “Lérias”, de Miranda do Douro

As crianças terão mais uma vez um programa específico recheado de surpresas como os “Passeios de Burro”, a “Tenda das Mil Histórias” e “Tokajogar – Jogos Tradicionais e Populares”, da Guarda.

Previous Pastores de Loriga mantêm tradição secular das chocalhadas de São Martinho
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Região

Município de Viseu manda limpar IP5 e remete fatura à Infraestruturas de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse hoje à agência Lusa que “nos próximos dias” vai mandar limpar as entradas da cidade junto ao IP5 e à EN229, “já

Informação

CCDRC lança formulário para denúncias de eventuais fraudes na recuperação de casas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou um formulário eletrónico para a submissão de denúncias de suspeitas de irregularidades…

Última Hora

O oliveirense Rafael Delaunay Gomes obteve o 31º lugar no Campeonato da Europa de triatlo todo-o-terreno realizado este mês de agosto.

Depois de algum tempo parado devido a uma pequena cirurgia, Rafael em declarações à imprensa, refere, “ não estar na melhor performance, tendo ainda que melhorar muito”, explicando ainda que

Sociedade

Rodrigues Gonçalves lança livro sobre os 150 anos da Filarmónica de Avô

O Avoense A. Rodrigues Gonçalves apresenta amanhã, 13 de agosto, a obra escrita alusiva à história a Filarmónica de Avô que se encontra a celebrar o 150º aniversário.

Sociedade

“Situação ainda é preocupante”, adianta a proteção civil

Na mais recente avaliação à situação dos fogos que estão a afetar o centro do país, o Comandante Operacional da Proteção Civil, Elísio Oliveira, …

Região

Homem detido em Celorico da Beira por vender droga junto a escolas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal, deteve, esta quinta-feira, um homem de 54 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes e de posse ilegal de

Informação

Jantar das Mulheres foi “um sucesso” e reverteu para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

No último sábado, 12 de março, cumpriu-se em Oliveira do Hospital o já tradicional Jantar das Mulheres. Cerca de 265 mulheres participaram na 31ª edição, que reverteu a favor da

Região

PJ deteve grupo suspeito de assaltos a caixas multibanco

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um grupo de cinco homens suspeitos de em 2016 assaltarem caixas multibanco, fazendo-as explodir, em vários concelhos da região Oeste.

Informação

CIM da REgião de Coimbra promove Expo | Empresas, Artes e Ofícios em Condeixa-a-Nova

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, dia 26 de maio, a Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova.

Destaque

Governo estende apoios de Pedrógão a municípios afetados em outubro

O Conselho de Ministros aprovou hoje que as medidas de apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande sejam estendidas aos municípios afetados pelos fogos de 15 e 16 de

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou, ontem, o Ançã Futebol Clube por cinco bolas a zero, em partida realizada em casa a contar para a 16ª jornada.

Região

65 acidentes e 674 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 21 a 27 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 65 acidentes nas estradas do distrito e 674 infrações.