Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

image_pdfimage_print

A Lage Grande e o Terreiro do Santo, em Meruge, freguesia de Oliveira do Hospital, acolhe este domingo, 11 de novembro, a 16ª Feira do Porco e do Enchido.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a organização afirma que este certame, que promove artesanato e sabores únicos da gastronomia local, é a mais genuína e expressiva mostra lúdico-gastronómica da região das beiras, um espaço singular de gastronomia ancestral, de multifacetada e permanente animação de rua, de valorização dos produtos do mundo rural, de aposta na música e na cultura populares.

A Feira, que surgiu de modo a evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres, tem vindo a afirmar-se nestes 16 anos com o mais atrativo cartaz lúdico e gastronómico da Beira-Serra.

No evento não faltarão as especialidades gastronómicas que dão nome à Feira: as chouriças de carne e de bofes, as morcelas, farinheiras, os paios e presuntos Curados, assim como os pratos “Arroz de Suã”, “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, “Torresmos à Moda de Meruge” e “Feijoada à Moda de Nogueirinha”. A Feira disponibiliza ainda fogueiras e caçoilas para que os visitantes possam confecionar no Forno Comunitário.

O Grupo de Teatro e Animação de Rua “Vivarte” volta a marcar presença para as habituais recriações de época. Este ano, o tema do Grupo incide na Teatralização de alguns episódios vividos pelos soldados portugueses na 1ª Grande Guerra e a evocação do Armistício assinado a 17 de Novembro de 1918, com singela homenagem aos heróis da freguesia e do concelho que participaram nas trincheiras da Flandres.

Para a edição deste ano, a organização aguarda mais de uma centena de artesãos para expor e vender a diversidade colorida dos seus produtos.

A música ouvida na Feira do Porco e do Enchido é outra marca de qualidade do evento. Grupos consagrados da música popular como os “Galandum Galundaina” ou os insuperáveis “FanfarraKaústica” animarão todo o dia o espaço da Feira. A primeira “arruada” será feita com o Grupo de Bombos “Os Grifos”, seguidos pelo “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho: “Amigos do Borguinha”, com a Adília, de Arouca, ícone nacional das “cantadeiras” e o Grupo de Gaitas de Foles da Associação “Lérias”, de Miranda do Douro

As crianças terão mais uma vez um programa específico recheado de surpresas como os “Passeios de Burro”, a “Tenda das Mil Histórias” e “Tokajogar – Jogos Tradicionais e Populares”, da Guarda.

Previous Pastores de Loriga mantêm tradição secular das chocalhadas de São Martinho
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Informação

GNR promoveu operação “Internet Mais Segura” – Resultados

A Guarda Nacional Republicana (GNR) promoveu, entre os dias 5 e 8 de fevereiro, em todo o país várias ações de sensibilização com o objetivo de prevenir comportamentos de risco

Última Hora

Município de Tábua  assinala os 150 Anos do nascimento de Camilo Pessanha

O Município de Tábua irá assinalar os 150 anos do nascimento do poeta com raízes tabuenses, Camilo Pessanha, no próximo dia 9 de setembro, …

Informação

11 detenções, 846 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 27 de fevereiro a 5 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Sociedade

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Cultura

Lugar Sonoro – Um programa de Luís Antero

Todos os lugares são sonoros. A cidade, a vila e a aldeia. A quelha, a rua e o largo. Os vales e os rios. A serra. O som faz parte

Desporto

FCOH: “Estamos a um passo de cumprir o objetivo da época”

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está a “um passo” de se sagrar campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) e de subir

Informação

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova à descoberta do “Festival das Sopas”

Aproveitando a realização do “Festival das Sopas” em Santa Ovaia, as crianças voltaram a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital

Última Hora

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

Na 18ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, disputada ontem, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital conquistou um ponto na sua caminhada após um empate sem golos frente

Última Hora

Dez concelhos em risco máximo de incêndio com temperaturas acima dos 35ºC

Dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Associação pede rapidez para que indemnizações “não demorem uma eternidade”

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal considerou hoje que “é preciso trabalhar rápido”…

Destaque

Mais de 10 oliveirenses internados após o fogo. Quatro são “preocupantes”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou que mais de dez pessoas já tiveram alta hospitalar…

Última Hora

Região: Homem encontrado morto numa piscina

Um homem foi encontrado morto numa piscina, esta quarta-feira, em S. Martinho das Chãs, no concelho de Armamar.