Memorial de Homenagem às Vítimas pretende “recordar tragédia” que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu”

Memorial de Homenagem às Vítimas pretende “recordar tragédia” que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu”

 O projeto do Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios já foi apresentado e tem como “objetivo claro” “recordar a maior tragédia que aconteceu” em Oliveira do Hospital, que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu naquela noite”.

Na Sessão Evocativa em Memória das Vítimas dos Incêndios de 15 de outubro de 2017, decorrida na passada segunda-feira, nos Paços do Concelho, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, demonstrou o seu desejo para que “seja um espaço onde as famílias se sintam bem como que esteja lá a presença dos entes queridos e onde coloquem um ramo de flores”.

Ainda sem local definido para a sua construção, é certo que terá de ser “num espaço bonito, onde todos os familiares e queimados se representem”, defendeu o autarca, crente de que a tragédia ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu naquela noite”.

Dominika Van Eenbergen, arquiteta holandesa mas residente em Oliveira do Hospital, foi a vencedora do projeto final do Memorial.

Na cerimónia fez questão de explicar o simbolismo e os detalhes do seu projeto. “Ele é, de facto, feito de pequenas peças, pequenas memórias de cada um de nós”, começou por dizer, reforçando que “a experiência de cada pessoa é completamente diferente e individual”.

Segundo a arquiteta, “o Memorial, para cumprir todas as suas funções, deverá integrar essas memórias e emoções”.

“Quis representar qualquer experiência que cada um pudesse ter tido naquele dia. Quero que seja um espaço confortável, onde se sintam à vontade para ir, para estar e para exprimir emoções”, disse, rematando que, “muito mais do que uma peça de observação exterior, é uma peça que convida a entrar”.

 

A avaliação das nove propostas de projeto do Memorial foi feita por um júri, composto pela arquiteta Sara Figueiredo, pelo artista plástico Sérgio Reis e pelo escritor José Manuel Saraiva. Na sessão, todos os participantes foram contemplados com um diploma.

 

 

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Delegações de Agricultores concentram-se na Assembleia da República para "reclamar políticas capazes"
Next III Trail Colcurinho realiza-se no próximo domingo

Artigos Relacionados

Informação

Arganil: Voluntários vão plantar três mil árvores

Cerca de 3 mil árvores vão ser plantadas no sábado na aldeia de xisto de Vila Cova de Alva, em Arganil, numa ação de reflorestação promovida pela Quercus e a

Informação

Ana Abrunhosa começa a ser julgada por alegada difamação do seu antecessor

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, começa a ser julgada na quinta-feira (10 de janeiro) num processo em que é acusada de

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital já “controlou” 90 ninhos de vespa asiática

O Município de Oliveira do Hospital, até ao momento, “controlou” 90 ninhos da vespa velutina, também conhecida como vespa asiática.

Última Hora

Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal é formalmente constituída amanhã

Amanhã, dia 3 de Novembro, pelas 12h00, no Palácio da Justiça de Oliveira do Hospital, decorre cerimónia de constituição formal …

Informação

Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vai passar a dispor de uma cadeira anfíbia. O novo equipamento vai estar disponível a partir de… 

Informação

Nogueirense joga em Águeda na 5ª jornada do Campeonato de Portugal e FCOH vai a Poiares para o Distrital.

A Associação Desportiva Nogueirense, de Nogueira do Cravo, desloca-se  no próximo domingo, dia 2 de outubro, a Águeda em jogo da 5ª jornada. O Tourizense desloca-se ao reduto do Pampilhosa.

Nacional

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Informação

GNR felicita a Rádio Boa Nova no Dia Mundial da Rádio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) felicita a Rádio Boa Nova, hoje, no dia em que se assinada o Dia Mundial da Rádio.

Informação

Comandante Nacional da Proteção Civil demitiu-se

Menos de meio ano após ter tomado posse, o Comandante Nacional da Proteção Civil, António Paixão, bate com a porta, em colisão com a estratégia do Governo. Duarte da Costa

Última Hora

Ministro Pedro Marques vem a Oliveira do Hospital adjudicar requalificação da Estrada da Beira

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, desloca-se amanhã, 6 de janeiro, a Oliveira do Hospital para a adjudicar a obra de requalificação da Estrada da Beira…

Sociedade

Última hora: António Guterres aclamado como secretário-geral da ONU

Actualização:  António Guterres foi esta tarde indicado por aclamação, como secretário-geral das Nações Unidas, após a votação do Conselho de Segurança da ONU. Agora só falta a votação final da Assembleia-Geral da

Última Hora

“Profissionalismo e humanismo” na base do sucesso da Eptoliva

O presidente da Adeptoliva, associação que gere o ensino profissional ministrado pela Eptoliva regozijou-se por a escola ser a melhor escola do distrito de Coimbra e a terceira melhor do