Memorial de Homenagem às Vítimas pretende “recordar tragédia” que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu”

Memorial de Homenagem às Vítimas pretende “recordar tragédia” que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu”

image_pdfimage_print

 O projeto do Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios já foi apresentado e tem como “objetivo claro” “recordar a maior tragédia que aconteceu” em Oliveira do Hospital, que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu naquela noite”.

Na Sessão Evocativa em Memória das Vítimas dos Incêndios de 15 de outubro de 2017, decorrida na passada segunda-feira, nos Paços do Concelho, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, demonstrou o seu desejo para que “seja um espaço onde as famílias se sintam bem como que esteja lá a presença dos entes queridos e onde coloquem um ramo de flores”.

Ainda sem local definido para a sua construção, é certo que terá de ser “num espaço bonito, onde todos os familiares e queimados se representem”, defendeu o autarca, crente de que a tragédia ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu naquela noite”.

Dominika Van Eenbergen, arquiteta holandesa mas residente em Oliveira do Hospital, foi a vencedora do projeto final do Memorial.

Na cerimónia fez questão de explicar o simbolismo e os detalhes do seu projeto. “Ele é, de facto, feito de pequenas peças, pequenas memórias de cada um de nós”, começou por dizer, reforçando que “a experiência de cada pessoa é completamente diferente e individual”.

Segundo a arquiteta, “o Memorial, para cumprir todas as suas funções, deverá integrar essas memórias e emoções”.

“Quis representar qualquer experiência que cada um pudesse ter tido naquele dia. Quero que seja um espaço confortável, onde se sintam à vontade para ir, para estar e para exprimir emoções”, disse, rematando que, “muito mais do que uma peça de observação exterior, é uma peça que convida a entrar”.

 

A avaliação das nove propostas de projeto do Memorial foi feita por um júri, composto pela arquiteta Sara Figueiredo, pelo artista plástico Sérgio Reis e pelo escritor José Manuel Saraiva. Na sessão, todos os participantes foram contemplados com um diploma.

 

 

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Delegações de Agricultores concentram-se na Assembleia da República para "reclamar políticas capazes"
Next III Trail Colcurinho realiza-se no próximo domingo

Artigos Relacionados

Cultura

Rodrigues Gonçalves apresenta “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria” (com vídeo)

A.J. Rodrigues Gonçalves esteve, hoje, em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova para apresentar o novo livro “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria”.

Informação

Incêndios: Festival de música ajuda Oliveira do Hospital a recuperar dos fogos

Um festival de música eletrónica vai decorrer em São Gião, Oliveira do Hospital, de 21 a 24 de junho, e inclui trabalhos de reflorestação e ajuda financeira à reconstrução de

Última Hora

Estudante natural de Santa Comba Dão morto à facada no Porto

Um estudante universitário, de 20 anos, foi esfaqueado, na madrugada desta quarta-feira, na Baixa do Porto, e era natural de Santa Comba Dão.

Região

Município de Seia promove ação de reflorestação em área ardida

O Município de Seia, através do serviço Municipal de Proteção Civil, e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), enquadrada na iniciativa “Verde Puro”, promovem uma ação

Sociedade

Amanhã há greve na função pública

Os funcionários públicos vão estar em greve na sexta-feira em defesa de aumentos salariais, o que deverá levar ao encerramento de escolas e serviços municipais …

Última Hora

“Muito calor” deixa cinco distritos em alerta laranja

Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão hoje, e até às 21h00 de sábado, sob ‘aviso laranja’ devido ao tempo quente,…

Última Hora

Incêndios: CDS-PP recomenda ao Governo que conclua IC6 para ajudar vítimas e empresas

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 (IC6) do Pinhal Interior Norte, na ligação entre Tábua e Oliveira do Hospital, …

Sociedade

Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoadas,…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre as autárquicas de 1 de outubro

De regresso à Rádio Boa Nova, com o habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira as eleições autárquicas do próximo dia 1 de outubro.

Última Hora

Pedrógão Grande: Marcelo agradece solidariedade e pede resposta rápida

Um mês após os trágico incêndios que vitimaram 64 pessoas e causaram mais de 200 feridos, no Centro do país, o Presidente da República agradece a solidariedade manifestada …

Informação

Acidente no IP3 provocou seis feridos

Seis pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um acidente que ocorreu no IP3, no concelho de Tondela, obrigando ao corte da via nos dois sentidos, disse o Centro Distrital

Última Hora

Mais de 10 oliveirenses internados após o fogo. Quatro são “preocupantes”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou que mais de dez pessoas já tiveram alta hospitalar…