Meios aéreos de combate a incêndios saem de Seia por razões de segurança
4 Junho, 2019 611 Views

Meios aéreos de combate a incêndios saem de Seia por razões de segurança

image_pdfimage_print

A Proteção Civil anunciou que os dois meios aéreos pesados de combate a incêndios florestais sediados em Seia vão ser hoje reposicionados em Castelo Branco por razões de segurança.

“Por razões de segurança, os dois aviões pesados anfíbios sediados no Centro de Meios Aéreos (CMA) de Seia, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), serão reposicionados esta terça-feira no Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco”, precisa a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), numa nota enviada à agência Lusa.

A ANEPC justifica a deslocalização das aeronaves com um conjunto de situações reportadas pelo operador das aeronaves, nomeadamente o abatimento da pista, com claros reflexos na segurança de voo e no trabalho diário das equipas afetas aos meios aéreos.

Segundo a Proteção Civil, a opção de deslocalização para o CMA de Castelo Branco mereceu a concordância do operador e da Câmara Municipal de Castelo Branco.

“Com esta decisão ficam salvaguardadas as condições de segurança de operação dos aviões pesados anfíbios e, simultaneamente, garantida a capacidade de resposta do DECIR 2019”, indica, manifestando-se disponível para reverter esta situação logo que as condições de segurança da operação estejam garantidas.

A Câmara Municipal de Seia já pediu uma reunião com caráter de urgência ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre a retirada dos meios aéreos pesados de combate a incêndios do Aeródromo Municipal da Serra da Estrela “por alegada falta de condições de segurança, denunciadas pelo operador”.

A Câmara de Seia desmente “a existência de quaisquer anomalias” que impeçam a presença dos meios aéreos em Seia.

Previous “Neste 6º lugar acho que está espelhada a qualidade que eu tinha e o trabalho que fizemos ao longo da época” (com vídeo)
Next Região: ExpoAlva realiza-se nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho

Artigos Relacionados

Última Hora

Sonae Arauco promove ação de reflorestação em Oliveira do Hospital

Mais de 180 voluntários das empresas Sonae juntam-se à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para revitalizarem uma das áreas mais afetadas pelos incêndios de 2017.

Sociedade

Temperatura sobe no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com temperaturas acima dos 30 graus em algumas regiões do país e sem precipitação.

Informação

Homem apanhado com droga já era procurado por furto e dano

Um homem de 52 anos foi detido em flagrante delito quando transportava droga que tinha adquirido em Espanha. O Comando Territorial da GNR da Guarda, …

Última Hora

Mulher de 40 anos que desapareceu na Guarda já foi encontrada

Uma mulher de 40 anos que se encontrava desaparecida em Gonçalo, na Guarda, já foi encontrada, confirmou fonte da GNR.

Cultura

Marchas do Sarzedo e de S. Martinho abrilhantaram ruas de Arganil

Arganil esteve em festa na passada sexta-feira, dia 13 de Julho, com a primeira edição das Marchas do Concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil, que levou às ruas

Informação

Homem condenado a 3 anos e 9 meses de prisão por pornografia infantil

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a três anos e nove meses de prisão efetiva um homem com antecedentes por crimes violentos, que tinha na sua posse ficheiros de fotografias

Última Hora

“A Voz” é tema das IV Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 31 de março, às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira, a quarta edição das Jornadas Culturais…

Informação

Município de Penacova e Câmara Municipal de Nova Friburgo (Brasil) estreitam relações

O Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, e o Presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), Alexandre Cruz, assinaram  uma Carta de Intenções que prevê

Cultura

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.

Última Hora

Município de Seia promove “Saúde em Movimento” junto de seniores

Seia tem um projeto de promoção da atividade física direcionado a pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos e reformados, que este ano completa a sua 10ª edição.

Última Hora

Britânicos votaram “sim” à retirada da UE. Cameron anunciou demissão

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a intenção de se demitir em outubro, na sequência do referendo em que os britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Região

Casa do Benfica de Arganil realiza trail Trilhos de Arganil

A Secção Desportiva da Casa do Benfica de Arganil, com a ajuda de vários parceiros, vai realizar no próximo dia 3 de março de 2019, a prova de trail Trilhos