Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

image_pdfimage_print

Nesta quadra natalícia, as atenções voltam a centrar-se na localidade de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, onde pelo terceiro ano consecutivo está instalado um Mega Presépio.

No palco natural localizado à beira da estrada principal que serve a localidade, mais de seis dezenas de peças de madeira dão vida a um presépio de dimensão considerável que, este ano, surge enriquecido com novas peças em fibra, em tamanho real, e que recriam o nascimento do menino Jesus.

A iniciativa é da Associação Desportiva de Gramaços que, desde há três anos, tem conferido novo fôlego ao presépio, que em anos anteriores já vinha sendo feito na localidade, ainda que numa dimensão mais reduzida. Em mais uma realização, Telmo Costa presidente da coletividade explicou à Rádio Boa Nova que o presépio visa “alimentar a época natalícia” na localidade, destacando o “cariz educativo e cultural” associado à iniciativa que ”engrandece” e puxa” pelo nome da aldeia. O Mega Presépio está instalado num terreno da família Vaz Patto e que constitui um palco natural que a ninguém deixa indiferente e que, por isso, “tem outra beleza”.


Em cada ano, a Associação Desportiva de Gramaços tem procurado conferir maior dimensão ao presépio que conta com mais de seis dezenas de peças. Este ano, a novidade recai nas peças em tamanho real em fibra, porém o objetivo é de manter a “nossa marca, das nossas imagens feitas por nós”.

Natal após Natal, o Mega Presépio de Gramaços constitui um atrativo no concelho, beneficiando este ano de uma pagarem do Comboio de Natal que, até 31 de dezembro, percorre as ruas da cidade e arredores. Fazer de Gramaços uma aldeia Natal é objetivo da Associação Desportiva. Porém, Telmo Costa, nota que para que isso aconteça “são precisos muitos apoios”.

Nesta quadra o desafio é de que os oliveirenses e gentes da região visitem Gramaços e apreciem a beleza do Mega Presépio que ganha mais vida à noite com a iluminação. Nesta iniciativa, a Associação Desportiva de Gramaços conta com o apoio da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e do Município de Oliveira do Hospital.

Previous Natal vai ser frio, mas sem chuva
Next Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

Artigos Relacionados

Região

Município de Seia divulga oferta turística na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Seia volta a marcar presença em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se inicia amanhã e decorre até 4 de março,

Região

Acidente com trator agrícola provoca um morto na Figueira da Foz

Um homem com cerca de 80 anos morreu esta segunda-feira na Figueira da Foz vítima de um acidente com um trator agrícola.

Informação

Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões contam com Programa Seleção

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) apresentaram hoje, quinta-feira 24 de março, em Viseu, o

Informação

Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

O Município de Penacova participou, no passado fim-de-semana, na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França.

Informação

Incêndios: Um quinto dos agricultores afetados apresentou pedidos de pagamento. Outros admitem desistir

Passados sete meses do término das candidaturas para o apoio aos incêndios de 15 de outubro de 2017, cerca de um quinto dos agricultores (19%) com prejuízos acima dos cinco

Cultura

MenatJazz Ensemble na Casa da Cultura César Oliveira

O quinteto MenatJazz Ensemble é esperado amanhã, dia 19 de novembro, pelas 21h30 na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital. 

Última Hora

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Última Hora

Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

O Município de Oliveira do Hospital assinou um Contrato do Fundo Ambiental, designado “Educação Ambiental + Sustentável”, a fim de promover uma nova cultura cívica territorial.

Informação

Carro de jovem de Seia desaparecida em França encontrado com corpo no interior

Foi encontrado em França o carro conduzido por Ana Lopes, a portuguesa de 25 anos, natural de Seia, a viver no Luxemburgo, que estava desaparecida desde a madrugada de segunda-feira.

Informação

CCPOH em 8º lugar no campeonato nacional

Na sexta jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu…

Última Hora

Expoempresas, Artes e Ofícios foi um êxito em Condeixa-a-Nova

Mais de 550 alunos participaram, no sábado, na Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova, numa iniciativa da CIM Região de Coimbra, com o apoio

Informação

Google deu 100 mil para equipamentos de Teleassistência em concelhos afetados pelos fogos

A Google.org, o projeto de filantropia da Google doou 100 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa para a compra e instalação de equipamentos de teleassistências nos concelhos de Oliveira do