Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Nesta quadra natalícia, as atenções voltam a centrar-se na localidade de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, onde pelo terceiro ano consecutivo está instalado um Mega Presépio.

No palco natural localizado à beira da estrada principal que serve a localidade, mais de seis dezenas de peças de madeira dão vida a um presépio de dimensão considerável que, este ano, surge enriquecido com novas peças em fibra, em tamanho real, e que recriam o nascimento do menino Jesus.

A iniciativa é da Associação Desportiva de Gramaços que, desde há três anos, tem conferido novo fôlego ao presépio, que em anos anteriores já vinha sendo feito na localidade, ainda que numa dimensão mais reduzida. Em mais uma realização, Telmo Costa presidente da coletividade explicou à Rádio Boa Nova que o presépio visa “alimentar a época natalícia” na localidade, destacando o “cariz educativo e cultural” associado à iniciativa que ”engrandece” e puxa” pelo nome da aldeia. O Mega Presépio está instalado num terreno da família Vaz Patto e que constitui um palco natural que a ninguém deixa indiferente e que, por isso, “tem outra beleza”.


Em cada ano, a Associação Desportiva de Gramaços tem procurado conferir maior dimensão ao presépio que conta com mais de seis dezenas de peças. Este ano, a novidade recai nas peças em tamanho real em fibra, porém o objetivo é de manter a “nossa marca, das nossas imagens feitas por nós”.

Natal após Natal, o Mega Presépio de Gramaços constitui um atrativo no concelho, beneficiando este ano de uma pagarem do Comboio de Natal que, até 31 de dezembro, percorre as ruas da cidade e arredores. Fazer de Gramaços uma aldeia Natal é objetivo da Associação Desportiva. Porém, Telmo Costa, nota que para que isso aconteça “são precisos muitos apoios”.

Nesta quadra o desafio é de que os oliveirenses e gentes da região visitem Gramaços e apreciem a beleza do Mega Presépio que ganha mais vida à noite com a iluminação. Nesta iniciativa, a Associação Desportiva de Gramaços conta com o apoio da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e do Município de Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous Natal vai ser frio, mas sem chuva
Next Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

Artigos Relacionados

Desporto

Começa hoje a XXIII Concentração Internacional de Motos em Góis

São esperados milhares de motociclistas e muitos outros que vão sempre assistir aos muitos concertos e eventos que acontecem neste dias. Segundo a organização, “esta edição terá a entrada principal

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança concurso “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança, uma vez mais, o desafio aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital para a elaboração do “Postal de Natal Digital”,…

Região

PJ deteve suspeito de esfaquear três pessoas em Coimbra, tendo uma acabado por morrer

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção do homem de 44 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas, uma delas até à morte.

Informação

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Informação

EXPOH é “montra da vitalidade e dinâmica do concelho” até 30 de julho

Foi sob o cunho do que melhor se faz e existe no concelho de Oliveira do Hospital que, ao final da tarde de hoje, foi dado o arranque da EXPOH

Região

Banda de Loriga comemora 110º aniversário

A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, de Loriga, no concelho de Seia comemora nos dias 1 e 2 de julho, o 110º aniversário.

Cultura

“Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital” em exposição

“Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital” é o mote da exposição coletiva programada para o mês de julho pelo Município de Oliveira do Hospital. A mostra pode ser visitada,

Informação

Municípios assinam protocolos para recuperação de casas ardidas  até final do ano

O município de Tondela assinou, ontem, o protocolo para a recuperação das 219 casas afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro,…

Última Hora

EN 17 e IC6 dominam discussão política na Assembleia Municipal (Atualizada)

A falta de intervenção na EN17 e o impasse em torno do IC6 volta a dominar a discussão na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne com António Costa em janeiro

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP)deverá reunir com o primeiro Ministro no próximo mês de janeiro. A garantia foi dada, ontem, por António Costa…

Destaque

Incêndios: Alexandrino critica “governantes que vieram cá e que não perceberam o que se passou”

José Carlos Alexandrino criticou, esta quinta-feira, a demora dos processos na ajuda dos lesados do incêndio 15 de outubro que devastou o concelho de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Hoje entra em vigor a carta por pontos

A carta por pontos entra esta quarta-feira, 1 de junho, em vigor. A  partir de  hoje só depende do condutor  somar ou subtrair pontos aos 12, que lhe foram atribuídos automaticamente.

Última Hora

Velas e badaladas em homenagem às 12 vítimas mortais dos incêndios em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro, promove hoje pelas 19h00 …

Região

Desporto de fim de semana – Resultados

No regresso do CNS fase de manutenção, o Nogueirense, agora comandado por João Pires, num regresso a uma casa que conhece bem,não foi além de um empate 0-0 frente ao

Região

Septuagenário detido em Viseu por posse ilegal de armas

  O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas, procedeu ontem …

Politica

CDU candidata Luís Almeida à Câmara e João Dinis à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Luís Martins Almeida é o cabeça de lista, pela CDU, à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, nas autárquicas de 1 de outubro. João Dinis é o candidato à Assembleia

Destaque

Incêndios: Câmara de Oliveira do Hospital não faturou 40 mil Euros de água gasta em outubro

O Município de Oliveira do Hospital não faturou perto de 40 mil Euros de água gasta no mês do trágico incêndio que devastou o concelho.

Informação

António Costa visita Oliveira do Hospital no dia 22 de maio

O Primeiro- Ministro de Portugal, António Costa, confirmou a visita ao concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 22 de maio.

Região

Incêndio na prisão de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros

Um incêndio que, ontem à noite, deflagrou no Estabelecimento Prisional de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros, que foram transportados para o hospital.

Informação

Jovens desaparecidas encontradas mortas em Montemor-o-Velho

As duas adolescentes que estavam desaparecidas desde quarta-feira em Montemor-o-Velho foram encontradas sem vida esta sexta-feira, aparentemente, colhidas por um comboio. A informação foi confirmada por fonte da GNR de

Informação

Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO promoveu a “4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela”

No passado dia 10 de maio realizou-se, no Museu Natural da Eletricidade, em Seia, a 4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela, sob o tema “Turismo: Desafios e Oportunidades”.

Desporto

Nogueirense e FCOH vencem partidas e sobem nas respectivas tabelas classificativas

Campeonato de Portugal Prio  –  Série C – Fase de manutenção  – Jornada 3 AD Nogueirense 1 Pampilhosa 0 Vitória sofrida do Nogueirense com um golo marcado ao minuto 75

Última Hora

“Há festa” alerta para requalificação da Zona Histórica num evento de “cariz único e especial”

A Zona Histórica de Oliveira do Hospital está de novo em festa. A partir de hoje e até domingo, 26 de junho, acontece ali mais uma edição do “Há Festa …”

Última Hora

Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram, esta manhã, galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, como reconhecimento público do trabalho…