Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Nesta quadra natalícia, as atenções voltam a centrar-se na localidade de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, onde pelo terceiro ano consecutivo está instalado um Mega Presépio.

No palco natural localizado à beira da estrada principal que serve a localidade, mais de seis dezenas de peças de madeira dão vida a um presépio de dimensão considerável que, este ano, surge enriquecido com novas peças em fibra, em tamanho real, e que recriam o nascimento do menino Jesus.

A iniciativa é da Associação Desportiva de Gramaços que, desde há três anos, tem conferido novo fôlego ao presépio, que em anos anteriores já vinha sendo feito na localidade, ainda que numa dimensão mais reduzida. Em mais uma realização, Telmo Costa presidente da coletividade explicou à Rádio Boa Nova que o presépio visa “alimentar a época natalícia” na localidade, destacando o “cariz educativo e cultural” associado à iniciativa que ”engrandece” e puxa” pelo nome da aldeia. O Mega Presépio está instalado num terreno da família Vaz Patto e que constitui um palco natural que a ninguém deixa indiferente e que, por isso, “tem outra beleza”.


Em cada ano, a Associação Desportiva de Gramaços tem procurado conferir maior dimensão ao presépio que conta com mais de seis dezenas de peças. Este ano, a novidade recai nas peças em tamanho real em fibra, porém o objetivo é de manter a “nossa marca, das nossas imagens feitas por nós”.

Natal após Natal, o Mega Presépio de Gramaços constitui um atrativo no concelho, beneficiando este ano de uma pagarem do Comboio de Natal que, até 31 de dezembro, percorre as ruas da cidade e arredores. Fazer de Gramaços uma aldeia Natal é objetivo da Associação Desportiva. Porém, Telmo Costa, nota que para que isso aconteça “são precisos muitos apoios”.

Nesta quadra o desafio é de que os oliveirenses e gentes da região visitem Gramaços e apreciem a beleza do Mega Presépio que ganha mais vida à noite com a iluminação. Nesta iniciativa, a Associação Desportiva de Gramaços conta com o apoio da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e do Município de Oliveira do Hospital.

Previous Natal vai ser frio, mas sem chuva
Next Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

Artigos Relacionados

Informação

Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro de Portugal

Um sismo de 4,6 de magnitude foi registado no mar ao largo de Peniche, esta terça-feira pelas 07h12, e sentido particularmente no Norte e Centro do país.

Última Hora

Sindicato aponta irregularidades no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

O Centro Hospitalar Tondela – Viseu vive uma “situação lamentável e irregular”, tal como defendeu hoje a delegação Centro do Sindicato Independente dos Médicos,…

Informação

Meruge recupera tradição da “Cégada do Entrudo”

Apostada na recuperação cultural das tradições lúdicas do Entrudo, vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC), …

Última Hora

Derrocada Serra da Estrela: EN338 reaberta mas com circulação condicionada

O mau tempo levou à queda de pedras de grande porte para a estrada nacional 338, na Serra da Estrela, causando vários estragos na via.

Última Hora

Incêndio em Seia mobiliza nove meios aéreos e mais de 100 bombeiros

Um incêndio que deflagrou esta tarde, em Fontão, Loriga –  Seia, está a ser combatido por mais de uma centena de bombeiros, auxiliados por 24 viaturas e nove meios aéreos.

Desporto

Oliveira do Hospital faz o teste ao monte de Colcurinho na Volta a Portugal do Futuro

O concelho de Oliveira do Hospital é, hoje, palco da 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Destaque

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00 Em direto os resultados do concelho e da região.

Última Hora

Município de Penacova aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas

 A Assembleia Municipal de Penacova aprovou o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município de Penacova do ano económico de 2017, que espelha os grandes eixos de investimento

Região

Arganil promove esclarecimento sobre a Estratégia para a Floresta e o Território

No âmbito da Estratégia para a Floresta e para o Território, que se encontra a ser desenvolvida pelo Município de Arganil, terão lugar três sessões de esclarecimento, …

Informação

Figueira da Foz: Homem detido com 57 doses de cocaína

Um homem de 27 anos foi detido, esta terça-feira, na zona de Tavarede, na Figueira da Foz, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Desporto

Ténis de Mesa: Jovens do CCPOH brilham no III Circuito Municipal de Tábua

No último sábado, 22 de outubro, a jovem equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho concelho de Tábua,

Desporto

Município de Tábua promoveu V Gala do Desporto

O Centro Cultural de Tábua recebeu, no dia 20 de janeiro, a V Gala do Desporto do Município de Tábua, que premiou as modalidades, os atletas e as associações do