Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de junho na região Centro e de reforço da prevenção e combate foi publicada…

… esta quinta em Diário da República, entrando em vigor hoje.

As medidas abrangem as vítimas dos incêndios florestais ocorridos entre 17 e 24 de junho nos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Arganil, Góis, Penela, Pampilhosa da Serra, Oleiros e Sertã.

Consideram-se vítimas dos incêndios “as pessoas singulares direta ou indiretamente afetadas na sua saúde, física ou mental, nos seus rendimentos ou no seu património”, segundo o levantamento e validação feita pelos serviços competentes, “sem prejuízo do apoio previsto para pessoas coletivas”.

Segundo a legislação, as vítimas serão apoiadas em matéria de saúde, habitação, acesso a prestações e apoios sociais de caráter excecional, proteção e segurança e reposição do potencial produtivo.

São também criados “mecanismos céleres de identificação das perdas e de indemnização às vítimas dos incêndios, assegurando a adequada articulação entre as entidades e as instituições envolvidas”, adianta.

O acompanhamento gratuito das vítimas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), com a duração mínima de um ano, a dispensa gratuita de medicamentos, apoio psicossocial, alojamento temporário e apoio à reconstrução ou recuperação das casas e uma prestação única de caráter imediato e excecional para as famílias que perderam as suas fontes de rendimento são algumas das medidas previstas na lei.

No âmbito da Proteção e segurança das populações, a legislação determina que as forças e serviços de segurança devem proceder à identificação das medidas necessárias para proteger os residentes nestes concelhos, designadamente o reforço do patrulhamento.

O restabelecimento do potencial produtivo no setor agroflorestal é outra medida presente no diploma e destina-se aos proprietários ou titulares de explorações agrícolas e pecuárias, visando “investimentos ao nível do capital fixo da exploração, incluindo a reposição de efetivos animais ou a compra de máquinas e equipamentos agrícolas”.

Visa ainda investimentos ao nível do capital fundiário da exploração, incluindo plantações plurianuais, estufas e outras infraestruturas dentro da exploração.

De acordo com a lei, os níveis de apoio devem prever a totalidade da despesa total elegível no caso de os proprietários ou titulares das explorações terem tido, no ano de 2015, um rendimento para efeitos de regime de pagamento base inferior a 5.000 euros, quando tal seja compatível com as normas comunitárias.

O Estado assume ainda a determinação e o pagamento das indemnizações por perdas e danos patrimoniais e não patrimoniais às vítimas dos incêndios.

O Governo ressalva no diploma que estas medidas “não prejudicam as já tomadas”, nem a adoção de outras que “se revelem adequadas e necessárias ao apoio às vítimas dos incêndios e à prevenção e combate aos incêndios, nem excluem a responsabilidade decorrente de contratos de seguro”.

Sublinha ainda que, “em situações devidamente fundamentadas”, pode alargar a aplicação das medidas previstas a outros concelhos afetados por incêndios florestais.

lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Candidatura do Geopark Estrela entregue na UNESCO
Next Turismo do Centro quer mudar ideia de que destino foi todo atingido

Artigos Relacionados

Informação

BLC3 destacada como projeto de investimento pela União Europeia

A BLC3- Campus de Tecnologia e inovação, foi destacada entre os sete mais importantes exemplos de projetos de investimento em Portugal pela União Europeia, no âmbito do InvestEU.

Destaque

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Exposição coletiva “Coroas de Natal” em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura, está a promover a realização de uma exposição temática coletiva dedicada ao tema ‘Coroas de Natal’.

Região

PJ deteve suspeitos de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, com recurso a armas de fogo,…

Última Hora

Governo garante que não há ovos contaminados à venda em Portugal

O Ministério de Agricultura garantiu hoje que não há ovos contaminados com pesticida tóxico à venda em Portugal e que o caso reportado às autoridades europeias refere-se a um português

Última Hora

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Destaque

“Largo Encantado” anima quadra natalícia em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Até dia 24 de dezembro, o “Largo Encantando” proporciona a “magia do Natal” às crianças e suas famílias na cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa é do município de

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por unanimidade, a proposta a dirigir ao governo com vista à reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas…

Informação

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…

Região

Tábua quer “continuar a crescer e a atrair gente”. Hoje assinala-se o Dia do Município

Na primeira comemoração do Dia do Município de Tábua após o grande incêndio, Mário Loureiro destaca a determinação da autarquia no processo de recuperação. Em entrevista à Rádio Boa Nova,

Sociedade

Percurso interpretativo de montanha assinala Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital vai comemorar o Dia Mundial do Turismo com a dinamização de um passeio interpretativo de montanha. A iniciativa terá lugar amanhã, 27 de setembro,

Sociedade

Intermarché proporcionou formação a estudantes de Cozinha e Pastelaria

A loja Intermarché proporcionou uma aula diferente aos alunos do curso profissional de Cozinha e Pastelaria, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que tiveram oportunidade de aprender mais

Informação

Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

O arranque da época balnear está a ser marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela falta de condições para banhos na conhecida praia fluvial de Avô,…

Região

Idosa morre em incêndio em habitação na cidade de Mêda

Uma mulher com mais de 90 anos morreu hoje na sequência de um incêndio na sua habitação na cidade de Mêda.

Desporto

Taça Hugo dos Santos disputa-se novamente em Oliveira do Hospital e com novo figurino

Oliveira do Hospital volta a ser, em 2017, a capital do basquetebol ao receber a Taça Hugo dos Santos, que se realizará entre os dias 2 e 5 de fevereiro

Região

Incêndio destruiu novo setor da fábrica da Roca em Cantanhede

Um incêndio que deflagrou ontem, cerca das 19h12, destruiu o setor mais recente da fábrica de torneiras da Roca, localizada na Zona Industrial de Cantanhede.

Última Hora

Ludoteca Municipal de Seia com novos cenários inspirados no Universo

O dia do Pai, que se comemorou no sábado passado (dia 19), foi a data eleita para a apresentação dos novos cenários da Ludoteca Municipal de Seia, espaço dedicado aos

Informação

EPTORADIO na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 21 de abril, o EPTORADIO será um programa musical. No decorrer do programa serão apresentadas as principais notícias…

Região

Acidente com trator agrícola provoca um morto na Figueira da Foz

Um homem com cerca de 80 anos morreu esta segunda-feira na Figueira da Foz vítima de um acidente com um trator agrícola.

Região

Estrangeiro que sequestrou pessoas em Viseu foi detido na Alemanha 

A Polícia Judiciária do Centro anunciou hoje a detenção, na Alemanha, de um cidadão estrangeiro suspeito da prática de crimes de sequestro e roubo, …

Região

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…

Sociedade

“Situação ainda é preocupante”, adianta a proteção civil

Na mais recente avaliação à situação dos fogos que estão a afetar o centro do país, o Comandante Operacional da Proteção Civil, Elísio Oliveira, …

Desporto

FCOH, AD Lagares, Sampaense e FCOH Hóquei Patins somam vitórias. ADN derrotada.

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) conquistou os três pontos frente ao Penelense, com golos de Fred e David Lopes. A partida da 12ª jornada, realizada ontem, permitiu

Última Hora

“The Black Mamba” animou a sexta noite da EXPOH

O grupo “The Black Mamba” subiu ontem ao palco principal do parque do Mandanelho naquela que foi a sexta noite da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.