Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

image_pdfimage_print

A partir desta sexta-feira, as temperaturas vão descer até dez graus em algumas regiões do continente devido a uma “massa de ar muito frio”, disse Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a meteorologista do IPMA, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo no continente que “deverá ficar sob a influência de uma massa de ar muito frio transportada por um forte fluxo de norte, na circulação de um intenso anticiclone localizado a norte dos Açores”.

“A previsão aponta para uma descida gradual das temperaturas mínimas e máximas, sendo mais acentuada no sábado, dia em que se prevê vento forte, especialmente no litoral e nas terras altas. Por causa da intensificação do vento vamos sentir um maior desconforto térmico. Sábado vai ser o dia em que vamos sentir mais frio”, disse Cristina Simões.

O vento, segundo a meteorologista do IPMA, vai soprar moderado a forte de norte, com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral e 90 quilómetros por hora nas terras altas.

“Há também condições para aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, que nas terras altas podem ser de neve”, indicou.

De acordo com o IPMA, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 8 e 15 graus Celsius nas regiões do interior Norte e Centro, prevendo-se valores ainda próximos de 20 graus para a região de Lisboa, Alentejo e Algarve.

A temperatura mínima deverá baixar para valores entre 0 e 10 graus, em todo o território exceto a faixa costeira da região Sul, onde deverá ser ligeiramente superior, com valores entre 10 e 13 graus.

“Para Lisboa prevemos 16 graus no sábado e no domingo 14. No sábado já vamos ter uma mínima de dois graus negativos nas Penhas Douradas”, exemplificou.

No domingo, adiantou Cristina Simões, a temperatura deverá sofrer ainda mais uma pequena descida e o vento vai manter-se com alguma intensidade.

“No início da semana, principalmente de segunda para terça-feira vamos ter uma frente que vai trazer precipitação generalizada a todo o território. Com as informações que temos hoje esta chuva poderá prolongar-se ao longo da semana, mas ainda é cedo para dizer”, referiu.

Previous João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços
Next “Património Material e Imaterial” é o tema das VI Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Sociedade

Marchas de Oliveira do Hospital prometem a “melhor noite de sempre” no Mandanelho (Com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara mais uma edição das Marchas Populares. Na noite de sábado, 17 de junho, às três marchas infantis e seis seniores, …

Destaque

Casa da Obra vai ser convertida em Casa da Memória em Aldeia das Dez

O Solar Pina Ferraz, também conhecido por “Casa da Obra”, localizado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser convertido em Casa da Memória.

Informação

Vice-presidente e diretores de unidades orgânicas do IPG tomaram posse

No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decorreu dia 15 de Janeiro a cerimónia de tomada de posse do novo vice-presidente, da diretora da Unidade de Investigação…

Última Hora

Fogos de outubro revelaram dificuldades dos municípios no socorro

Os grandes fogos de outubro revelaram as dificuldades que os municípios têm para liderar procedimentos relacionados com a emergência e o socorro, designadamente em resultado dos incêndios rurais.

Informação

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Última Hora

Polícia Judiciária deteve grupo de assaltantes violentos

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, presumíveis autores de várias explosões em caixas multibanco, ocorridas entre Agosto e Outubro de 2016 …

Informação

Rádio Boa Nova entrevista candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A Rádio Boa Nova inicia hoje, dia 17 de maio, a primeira série de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nas eleições já marcada para o

Destaque

Casimiro Santos alcança 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos com pizza de requeijão e doce de abóbora

O pizzaiolo Casimiro Santos, do restaurante L’Artista de Oliveira do hospital, conseguiu ontem o 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos, que decorreu no Cais de Gaia,…

Última Hora

Sinistralidade: 17 detenções, 754 infrações e 70 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 14 a 20 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

Incendio destruiu parte do teto de habitação de bombeiro em Lagares da Beira

O teto de uma habitação em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital ficou, ontem, parcialmente destruído por um incêndio que terá sido provocado pela chaminé de um

Sociedade

“O concelho de Oliveira do Hospital não seria o mesmo sem a Rádio Boa Nova”

Ontem dia 19 de março, a Rádio Boa Nova comemorou o seu 31º aniversário com uma emissão especial e de porta aberta. Como no ano de 1986 Glen Miller marcou

Informação

Joana Barros é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Joana Barros, que integra o projeto da spin off  Mic Natur, onde trabalha com plantas e