Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

image_pdfimage_print

A partir desta sexta-feira, as temperaturas vão descer até dez graus em algumas regiões do continente devido a uma “massa de ar muito frio”, disse Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a meteorologista do IPMA, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo no continente que “deverá ficar sob a influência de uma massa de ar muito frio transportada por um forte fluxo de norte, na circulação de um intenso anticiclone localizado a norte dos Açores”.

“A previsão aponta para uma descida gradual das temperaturas mínimas e máximas, sendo mais acentuada no sábado, dia em que se prevê vento forte, especialmente no litoral e nas terras altas. Por causa da intensificação do vento vamos sentir um maior desconforto térmico. Sábado vai ser o dia em que vamos sentir mais frio”, disse Cristina Simões.

O vento, segundo a meteorologista do IPMA, vai soprar moderado a forte de norte, com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral e 90 quilómetros por hora nas terras altas.

“Há também condições para aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, que nas terras altas podem ser de neve”, indicou.

De acordo com o IPMA, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 8 e 15 graus Celsius nas regiões do interior Norte e Centro, prevendo-se valores ainda próximos de 20 graus para a região de Lisboa, Alentejo e Algarve.

A temperatura mínima deverá baixar para valores entre 0 e 10 graus, em todo o território exceto a faixa costeira da região Sul, onde deverá ser ligeiramente superior, com valores entre 10 e 13 graus.

“Para Lisboa prevemos 16 graus no sábado e no domingo 14. No sábado já vamos ter uma mínima de dois graus negativos nas Penhas Douradas”, exemplificou.

No domingo, adiantou Cristina Simões, a temperatura deverá sofrer ainda mais uma pequena descida e o vento vai manter-se com alguma intensidade.

“No início da semana, principalmente de segunda para terça-feira vamos ter uma frente que vai trazer precipitação generalizada a todo o território. Com as informações que temos hoje esta chuva poderá prolongar-se ao longo da semana, mas ainda é cedo para dizer”, referiu.

Previous João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços
Next “Património Material e Imaterial” é o tema das VI Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Pedro Dias assume homicídio de GNR, mas porque levou “murros e pontapés”

Pedro Dias garantiu, esta manhã, que estava com medo e desnorteado na altura em que ocorreram os crimes em Aguiar da Beira.

Informação

De 8 a 17 de março: Semana da Gastronomia de Oliveira do Hospital

No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza nos dias 16 e 17 de março, no Largo Ribeiro do Amaral, é promovida

Última Hora

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Informação

Veículo de mercadorias espalhou pedras no IP3 e obrigou ao corte do trânsito

Um veículo de mercadorias deixou cair a carga no IP3, ao início da noite de quarta-feira, 19 de dezembro, por volta das 21h00, obrigando o corte do trânsito.

Informação

Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 1 600 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 1 600 toneladas de alimentos durante o fim-de-semana, na primeira campanha anual realizada em mais de 2 000 lojas no país.

Destaque

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Desporto

FCOH E AD Lagares enfrentam Vigor Mocidade e Eirense. AD Nogueirense joga com Anadia

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, …

Informação

Região: ExpoAlva realiza-se nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho

A União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego (concelho de Penacova) realiza, de 7 a 10 de junho, mais uma edição …

Nacional

Casimiro Santos, do L’artista, é dos melhores pizzaiolos do mundo

Casimiro Santos, chef da Pizzaria L’artista, em Catraia de São Paio, pertence à Seleção Portuguesa de Pizzaiolos que, no passado dia 7 de setembro, se sagrou campeã mundial de pizzaiolos.

Informação

Apresentador Fernando Mendes volta a apadrinhar Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

O conhecido apresentador de televisão, Fernando Mendes, volta a “dar a cara” pela Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza nos dias 11 e

Informação

Despiste provocou um morto na Covilhã

Um homem de 33 anos morreu, ontem à noite, na sequência do despiste da viatura que conduzia numa das artérias da cidade da Covilhã.  O acidente ocorreu pelas 20h30 horas.

Última Hora

União Europeia aceita petição do MAAVIM a pedir esclarecimentos sobre apoios a lesados

A União Europeia aceitou a petição do Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), que solicita informações sobre a aplicação dos fundos comunitários concedidos a Portugal