Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

image_pdfimage_print

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda (BE) tem, junto com a população de Mangualde, registado a poluição da Ribeira da Lavandeira e de toda a zona envolvente da ETAR que está a provocar a poluição de toda a região,…

…tendo mesmo enviado uma exposição à Agência Portuguesa do Ambiente e ao SEPNA-GNR. 

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o partido refere que a ETAR da Lavandeira “não está a funcionar, sendo unicamente uma fossa com depósitos dos efluentes de uso doméstico da zona sul da cidade de Mangualde, estando toda a área envolvente transformada num pântano de esgotos”.

Segundo o BE, os esgotos estão também a ser “canalizados para a ribeira que ali passa, ficando o caudal do curso de água com uma cor branca acinzentada, o cheiro nauseabundo e percetível por qualquer automobilista que passe na EN234, perto da Zona Industrial Poente de Mangualde”.

“O Bloco de Esquerda tem conhecimento do plano de investimentos em curso para a construção de várias ETARs no concelho, no entanto não pode deixar de condenar o arrastamento desta situação ao longo dos anos”, lê-se no comunicado, onde o partido afirma ainda que “é necessário garantir que os equipamentos tenham a devida e cuidada manutenção, de forma a garantir a situação não se volte a repetir”.

“Toda a zona da ETAR da Lavandeira e da ribeira próxima têm que ser alvo de limpeza e requalificação, para que haja uma recuperação dos ecossistemas e para que a contaminação das águas não se prolongue no tempo”, defendem.

Previous 11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura
Next Ladrão reincidente apanhado a assaltar café em Aveiro

Artigos Relacionados

Região

Câmara de Seia contrai empréstimo de 37,3 milhões para liquidar dívida

A Câmara Municipal de Seia contraiu um empréstimo para liquidar uma dívida de 37,3 milhões de euros, referente ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e ao Plano de

Última Hora

Região: Apanhados com 264 doses de droga em parque de estacionamento

A GNR deteve, este domingo, três homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, no concelho de Sernancelhe, em Viseu.

Cultura

Festival Municipal da Canção proporcionou noite de talentos em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital dinamizou no passado sábado, 3 de junho, a segunda edição do Festival Municipal da Canção subordinado ao tema “Canções em Português”.

Informação

Dez concelhos em risco máximo de incêndio com temperaturas acima dos 35ºC

Dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Grandes incêndios responsáveis por quase 90% do total da área ardida

Os grandes incêndios foram responsáveis este ano por quase 90% do total da área ardida, destruindo mais de 192 mil hectares de espaços florestais, … … segundo o mais recente

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECO XXI

O Município de Oliveira do Hospital obteve, na edição de 2017, uma pontuação de 71 por cento, no concurso ECOXXI, tendo vindo a melhorar os resultados de edição para edição,

Última Hora

Proteção Civil apresenta Dispositivo Conjunto de Proteção e Socorro na Serra da Estrela

A Autoridade Nacional Proteção Civil (ANPC) assinala hoje a ativação do Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela com a realização de uma cerimónia, pelas 14h30, na Torre, na

Última Hora

Mulher com cerca de 70 anos atropelada mortalmente em Montemor-o-Velho

Uma mulher de cerca de 70 anos morreu hoje atropelada por um veículo ligeiro em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, disse fonte da GNR.

Região

Município de Tábua promove Gala do Desporto

A Gala do Desporto do Município de Tábua, referente à época desportiva 2017/2018, realiza-se a 20 de janeiro de 2018, no Centro Cultural de Tábua, a partir das 21h00.

Informação

Região: PJ deteve suspeitos da prática de crimes de rapto, casamento forçado e violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, procedeu à realização de uma operação policial, tendo identificado e detido seis pessoas, no âmbito de inquérito que tem como objeto

Informação

Chuva está de regresso e as temperaturas descem até oito graus

A chuva regressa a partir de hoje e prevê-se também uma descida entre cinco e oito graus da temperatura máxima.