Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda (BE) tem, junto com a população de Mangualde, registado a poluição da Ribeira da Lavandeira e de toda a zona envolvente da ETAR que está a provocar a poluição de toda a região,…

…tendo mesmo enviado uma exposição à Agência Portuguesa do Ambiente e ao SEPNA-GNR. 

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o partido refere que a ETAR da Lavandeira “não está a funcionar, sendo unicamente uma fossa com depósitos dos efluentes de uso doméstico da zona sul da cidade de Mangualde, estando toda a área envolvente transformada num pântano de esgotos”.

Segundo o BE, os esgotos estão também a ser “canalizados para a ribeira que ali passa, ficando o caudal do curso de água com uma cor branca acinzentada, o cheiro nauseabundo e percetível por qualquer automobilista que passe na EN234, perto da Zona Industrial Poente de Mangualde”.

“O Bloco de Esquerda tem conhecimento do plano de investimentos em curso para a construção de várias ETARs no concelho, no entanto não pode deixar de condenar o arrastamento desta situação ao longo dos anos”, lê-se no comunicado, onde o partido afirma ainda que “é necessário garantir que os equipamentos tenham a devida e cuidada manutenção, de forma a garantir a situação não se volte a repetir”.

“Toda a zona da ETAR da Lavandeira e da ribeira próxima têm que ser alvo de limpeza e requalificação, para que haja uma recuperação dos ecossistemas e para que a contaminação das águas não se prolongue no tempo”, defendem.

Previous 11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura
Next Ladrão reincidente apanhado a assaltar café em Aveiro

Artigos Relacionados

Informação

Piódão distinguido com prémio “Portugal Cinco Estrelas 2018”

A Aldeia Histórica do Piódão foi uma das grandes protagonistas dos prémios Portugal Cinco Estrelas, ao conquistar o galardão na categoria de Aldeias e Vilas.

Politica

Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital

O Presidente da Comissão Política Concelhia Nacional do PSD, Rui Rio, desloca-se esta sexta-feira ao concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

ARS do Centro pede à população para evitar urgências na vaga de frio

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje à população para evitar as urgências, “sempre que possível”, e recorrer ao centro de saúde…

Região

Carregal do Sal: Mulher identificada por furto em interior de residência

O Comando Territorial de Viseu, através de militares do Posto Territorial de Carregal do Sal, identificou, no passado dia 8 de fevereiro, uma mulher, com 36 anos, pela prática do

Sociedade

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Nacional

Petit deixa o Tondela contra a vontade do presidente

Petit deixa o comando técnico do Tondela, decisão tomada após a derrotada caseira (1-2) frente ao Arouca. O treinador decidiu deixar a equipa, …

Educação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 5 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nacional

Nélson Évora conquistou medalha de Bronze em Londres

O português Nélson Évora conquistou, ontem, a medalha de bronze no triplo salto dos Mundiais de Atletismo, que estão a decorrer em Londres, repetindo o resultado de Pequim 2015, onde

Última Hora

Um morto e dois feridos graves em dois acidentes na A1, junto ao nó de Coimbra

A autoestrada A1 está cortada no sentido Sul-Norte, junto ao nó de Coimbra Sul, onde ocorreu um acidente e um atropelamento, pelas 9h00,…

Informação

Região: GNR apreendeu 400 quilos de folha de tabaco

A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra, preendeu 400 quilos de folha de tabaco, na autoestrada A1, perto da Mealhada.

Educação

 “Férias + Solidárias” ocupa jovens em Oliveira do Hospital

Estão a decorrer, até 22 de junho, as candidaturas à edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” preconizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH).

Cultura

Município de Góis apresenta autores Goienses

A Câmara Municipal de Góis associa-se às comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, que se celebra em 2018 por iniciativa da Comissão Europeia.