Mais de mil operacionais combatem fogo na Sertã

Mais de mil operacionais combatem fogo na Sertã

Mais de mil operacionais combatem, hoje de manhã, o incêndio na Sertã, no distrito de Castelo Branco, esperando-se a chegada de dois aviões de Espanha para ajudar no combate, disse à agência Lusa Patrícia Gaspar, da Proteção Civil.

“Hoje de manhã temos ainda ativos os incêndios de Castelo Branco, o de Vale do Coelheiro e o da Sertã, que continua a ser o que concentra maior número de meios. Temos 1.021 operacionais no terreno, com o apoio de 329 veículos. Estamos neste momento a acionar os meios aéreos, para estas ocorrências”, disse Patrícia Gaspar.

De acordo com a adjunta de operações da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), foram solicitados dois meios aéreos a Espanha e foi também acionado o protocolo bilateral com Marrocos, mas ainda não há indicação sobre virá ou não algum reforço.

“Podemos dizer que esta manhã a situação está um pouco mais calma do que ontem [segunda-feira] durante a tarde, mas os dois incêndios mantém-se ativos. Vamos ter também durante o dia de hoje algum vento, sobretudo nas terras altas, com rajadas de 75 quilómetros por hora e um aumento das temperaturas, o que não é muito favorável ao combate”, disse.

Patrícia Gaspar explicou também que não foi entretanto necessário evacuar mais aldeias, nem há estradas cortadas.

“Ontem durante a tarde e início da noite foram sendo feitas evacuações de vários locais por onde o incêndio foi passando sobretudo na zona de Mação e houve de facto várias aldeias onde foi necessário proceder a uma retirada preventiva das pessoas. Estamos a falar das aldeias de Bairrada, Eira, Envendos, Casal Velho, Quebradas, Roda. Estamos a falar de uma área vasta onde existem várias povoações dispersas”, disse.

Segundo Patrícia Gaspar, parte destas pessoas regressaram às suas casas assim que as condições de segurança foram sendo restabelecidas.

“Não é possível saber neste momento o número das pessoas. As retiradas foram temporárias e as pessoas acabaram por regressar às suas habitações.

A adjunta de operações adiantou ainda que hoje de manhã não há estradas principais cortadas devido aos incêndios.

“Ontem [segunda-feira] foi necessário proceder a alguns cortes de vias para atuação dos meios e por segurança, mas neste momento temos indicação de que a A23 e o IC8 [que estiveram cortados na segunda-feira] foram reabertos. Não há indicação, neste momento, de vias principais cortadas”, concluiu.

Segundo a ANPC, por dominar está ainda o incêndio que deflagrou no domingo à tarde na Sertã e alastrou aos concelhos de Mação (distrito de Santarém) e Proença-a-Nova (Castelo Branco) e que 09:00 mantinha três frentes ativas e mobilizava 1.021 operacionais, com o apoio de 329 meios terrestres.

Ainda no distrito de Castelo Branco, continuava em curso o incêndio que começou em Vale do Coelheiro, concelho de Castelo Branco, e estavam a combater as chamas 404 operacionais e 124 veículos.

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital cumpriu mais um torneio Inter-Freguesias
Next Seia: Mil e seiscentos seniores participaram em convívio

Artigos Relacionados

Informação

“Em vez de seis meses parecem seis dias. Foi tudo demasiado rápido e com desafios permanentes…”

Passaram seis meses após o grande incêndio, mas para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino parece que passaram “seis dias”.

Região

Lurdes Castanheira é candidata ao terceiro mandato na Câmara de Góis

A atual presidente da Câmara Municipal de Góis vai avançar com uma recandidatura àquele lugar. Dia 27 de novembro, acontece um almoço de apoio…

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 36.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

A GNR de Mangualde deteve, na passada segunda-feira, três jovens pelo cultivo de canábis, uma operação na qual foram levadas a cabo seis buscas.

Última Hora

Centro Hospitalar de Coimbra com nova técnica cirúrgica

O serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou um novo programa de artroplastias totais da anca através da utilização de uma técnica cirúrgica inovadora, desenvolvida

Última Hora

Presidente da Câmara Municipal partilha palavra de “esperança” em mensagem de Natal e Ano Novo

Na habitual mensagem de Natal e Ano Novo dirigida a todos os oliveirenses, o presidente do Município de Oliveira do Hospital deixa, este ano, “uma palavra de esperança”…

Última Hora

Góis entre as Autarquias + Familiarmente Responsáveis

O Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis considera o município de Góis, pelo segundo ano consecutivo, como uma …

Última Hora

Homem de 67 anos detido por atear fogo na serra da Lousã

A Polícia Judiciária deteve um homem de 67 anos, casado e reformado, por ser o principal suspeito de ter ateado o fogo que está a consumir uma extensa área florestal

Última Hora

Prisão preventiva para suposto homicida de segurança em Coimbra

O suspeito da morte de um segurança de uma discoteca em Coimbra, com nove tiros, ficou, ontem, em silêncio diante da juíza de instrução criminal e foi-lhe aplicada a medida

Informação

Mulher com cerca de 70 anos atropelada mortalmente em Montemor-o-Velho

Uma mulher de cerca de 70 anos morreu hoje atropelada por um veículo ligeiro em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, disse fonte da GNR.

Informação

Páscoa com chuva e queda de neve

O fim de semana da Páscoa vai ser dominado pela chuva, que será mais frequente nas regiões do norte e no centro, e queda de neve, adiantou hoje à agência

Informação

DESPORTO – Resultadodos de fim de semana

Nesta jornada 5 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH deslocou-se aos Açores para defrontar o Sp. Ideal e foi goleado por 4-0. Já o Nogueirense em casa bateu a

Região

Detido em Seia por suspeita de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem, na localidade de Seia, …

Região

Direção Regional de Cultura do Centro participa na Bienal Ibérica do Património Cultural

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) participa na Bienal Ibérica de Património Cultural – AR&PA. A iniciativa decorre de 13 a 15 de outubro, no centro histórico da

Última Hora

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da gastronomia local

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Região

Carlos Bica foi homenageado em Arganil

A Câmara Municipal de Arganil homenageou, no passado dia 10 de março, Carlos Bica, antiga lenda dos ralis e um orgulhoso filho da terra, pelo seu 60.º aniversário.

Informação

Polícia Judiciária deteve grupo de assaltantes violentos

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, presumíveis autores de várias explosões em caixas multibanco, ocorridas entre Agosto e Outubro de 2016 …

Destaque

Ordem de Malta apoia FAAD com equipamento hospitalar

O presidente da Ordem de Malta, Guido Stoeckli, visitou esta manhã a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde comprovou a boa utilização do equipamento hospitalar de que a instituição tem

Sociedade

Estão abertos os concursos ao Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020

A ADIBER, entidade gestora do GAL ADIBER/Beira Serra 14-20 promoveu em Oliveira do Hospital uma sessão de divulgação…

Informação

Mais de 170 homens combatem chamas em Águeda

Mais de 170 homens combatem desde a madrugada de hoje um incêndio em Águeda e, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, terão o apoio de

Informação

Oliveira do Hospital é sede da “Capital dos Frutos Silvestres”

O concelho de Oliveira do Hospital foi o escolhido para servir de sede à Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres que também vai contar com um polo em Mangualde.

Informação

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana o destaque vai para o Sampaense Basket que não tem tarefa fácil na sua deslocação ao Benfica. O jogo é este sábado às 15h00.

Última Hora

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Gouveia

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia detiveram três homens e uma mulher, com idades entre os 21 e os 24 anos, por tráfico de estupefacientes, em Gouveia.

Informação

Câmara de Oliveira lança requalificação da “estrada em piores condições” e da extensão de saúde de Ervedal da Beira (com vídeo)

A estrada que liga a localidade de Lagos à Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser requalificada, num investimento da Câmara Municipal de cerca de 177 mil euros.