Mais de mil fogos com origem em queimadas e três mortos neste ano

Mais de mil fogos com origem em queimadas e três mortos neste ano

image_pdfimage_print

A Guarda Nacional Republicana investigou, este ano, 1.067 incêndios florestais com origem em queimas e queimadas, que provocaram três vítimas mortais.

De acordo com a GNR entre 1 de janeiro e 24 de março, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) daquela força de segurança investigou 1.067 incêndios com origem em queimas e queimadas.

A GNR sublinha também que, no mesmo período, registou três vítimas mortais devido à realização de queimas de sobrantes.

Os dados mais recentes indicam que Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, entre 01 de janeiro e 17 de março, 1.344 incêndios, que provocaram 1.608 hectares de área ardida.

O Governo proibiu a realização de queimadas em todo o território nacional entre hoje e domingo, dia 31 de março, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para um “agravamento do risco de incêndio florestal” no país.

Os ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram na terça-feira o despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta.

O despacho proíbe a “realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível com recurso à utilização de fogo”, refere um comunicado divulgado pelos dois ministérios. Esta situação de alerta abrange todos os distritos do continente entre as 00:00 de hoje e as 23:59.

O comandante operacional da ANPC, Duarte Costa, alertou as pessoas “para não terem comportamentos de risco, não fazerem queimadas, não propiciarem com os seus comportamentos nada que possa provocar incêndios” devido às condições meteorológicas”.

com:lusa.pt

Previous Sonae Arauco promove ação de reflorestação em Oliveira do Hospital
Next Incêndio em Leiria mobiliza 150 elementos e quatro meios aéreos

Artigos Relacionados

Destaque

Oliveira do Hospital junta-se a Seia e Gouveia na gestão de água e saneamento

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a constituição de uma empresa intermunicipal com os vizinhos municípios de Seia e Gouveia, para a gestão …

Destaque

FCOH apresentou equipa e garante lutar pela manutenção no Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) apresentou-se, ontem, aos sócios e simpatizantes. Direção e treinador garantem que o objetivo desta época desportiva é a manutenção.

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Última Hora

Leiria quer ser Capital da Cultura e transformar o futuro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, afirmou hoje que objetivo principal da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 é …

Informação

Principais provas do ciclismo nacional passam por Oliveira do Hospital

A 79ª Volta a Portugal em Bicicleta tem passagem assegurada pelo concelho de Oliveira do Hospital no dia 14 de agosto. Antes, no dia 29 de junho, …

Educação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Desporto

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Destaque

Alexandrino considera que o FCOH é “a melhor equipa” e vai vencer o campeonato e subir de divisão

José Carlos Alexandrino acredita que o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) “vai conseguir os seus objetivos” de vencer o campeonato da Divisão de Honra da …

Informação

Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”

O Município de Oliveira do Hospital vai receber na Biblioteca Municipal a exposição “Livros Miniatura”, um projeto de João Lizardo. A exposição será inaugurada no próximo dia 14 de Maio,…

Informação

Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

A mulher de 68 anos que estava desaparecida desde esta quarta-feira de manhã foi encontrada sem vida na localidade de Rebordosa.

Região

Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  lidera classificação geral do Rally de Portugal com 1:03:26.7

Segunda passagem pelos troços de Lousã, Góis e Arganil deixam  Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  em primeiro na classificação geral com 1:00:50.1 Em Lousada, a tendência manteve-se com Tänak

Informação

Candidato da CDU acusa PS de “violar” a lei com colocação de outdoor em Ervedal da Beira

O candidato da CDU à União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira acusa o PS de “violar” a lei. Em causa está a colocação de