Mais de duas centenas de participantes na 3ª edição do Trail do Colcurinho

Mais de duas centenas de participantes na 3ª edição do Trail do Colcurinho

image_pdfimage_print

Mais de duas centenas de participantes oriundos dos mais diversos pontos do país marcaram presença ontem, dia 21 de outubro, na 3.ª edição do Trail Colcurinho,…

…uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Rede de Aldeias do Xisto, com a parceria do Clube Atlético de Oliveira do Hospital e organização técnica da We Run.

Luís Miguel Cunha, da equipa “Coimbra Trail Running” sagrou-se vencedor da geral no Trail Longo K 25 +, enquanto que no primeiro lugar do pódio do Trail Kurto K 12, ficou Filipe Coelho, da “Tartarugas Runners”.

Tendo Paulo Guerra como padrinho da prova – um atleta internacional que já foi considerado como o rei português dos europeus de corta-mato –, o III Trail do Colcurinho integra a Taça de Portugal – Sky 2018, no âmbito da atividade skyrunning, que consiste em corrida pedestre essencialmente de montanha, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e faz parte do Circuito Distrital Longo da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.

Composto por três provas – Trail K25+, Trail K12 e caminhada de 12 quilómetros – o III Trail do Colcurinho realiza-se habitualmente no fim-de-semana em que a freguesia de Aldeia das Dez é palco da Festa da Castanha e desafia os participantes a subirem ao monte do Colcurinho, a 1 232 metros de altitude.

Com a partida e a chegada instaladas no mítico Santuário de Nossa Senhora das Preces, Vale Macieira, na freguesia de Aldeia das Dez, os participantes foram unânimes em elogiar a beleza única e a dureza dos percursos deste trail.

O III Trail do Colcurinho, que desenrola com uma vista privilegiada para a Serra da Estrela, visa a promoção e divulgação turística e ambiental da região e da promoção do desporto em meio natural, nomeadamente deste território das Aldeias do Xisto, marcado por paisagens únicas.

Ano após ano – o Trail do Colcurinho não se realizou em 2017, em consequência do trágico incêndio de 15 de outubro – esta prova tem vindo a afirmar-se como um dos maiores eventos do género na região.

Com a promoção do Trail do Colcurinho, o Município de Oliveira do Hospital visa incentivar a política de desporto para todos e, simultaneamente, promover o turismo de natureza através do valiosíssimo património natural e paisagístico dos territórios de montanha.

Nesse sentido, está também agendado para o próximo dia 18 de novembro a “Subida Épica do Colcurinho”. São 18 km de constante subida da Ponte das Três Entradas, onde os rios Alva e Alvôco se unem, até aos 1 230 metros do Alto do Colcurinho, numa das Subidas Épicas do nosso país.

Consulte a classificação em https://werun.pt/resultados/iii-trail-colcurinho

Previous Dez detidos por tráfico de estupefacientes em Seia e Manteigas
Next IP3 cortado em Tondela devido a acidente

Artigos Relacionados

Última Hora

Incêndio destruiu anexo de habitação em Coimbra

Um incêndio destruiu ontem à tarde um anexo de uma habitação na Rua da Baldeira, na Póvoa de S. Martinho do Bispo, em Coimbra.

Informação

CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral

O Turismo de Portugal acolheu positivamente a proposta de execução do percurso da Ecopista, nos Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, …

Informação

Bombeiros do distrito de Coimbra denunciam dívida de dois milhões de Euros por parte do CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deve cerca de dois milhões de Euros às várias Associações Humanitárias de bombeiros do distrito. A denúncia foi feita ontem pelo presidente

Informação

Tensão entre presidente de Junta e presidente da Associação de Vítimas agudiza-se nas redes sociais 

O mal-estar entre o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, Nuno Oliveira, e o presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio

Última Hora

Evacuada escola primária na Guarda devido a incêndio

Um incêndio deflagrou na Escola Primária Vila Fernando, na Guarda, ao final desta tarde.

Última Hora

PJ deteve duas mulheres que queriam introduzir droga na prisão de Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretora do Centro, deteve duas mulheres que se preparavam para introduzir 200 doses de haxixe, esteroides anabolizantes injetáveis e seringas, no Estabelecimento Prisional de Coimbra,

Destaque

Rede das Aldeias do Xisto validou estratégia de 4,6 milhões de Euros em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital foi o concelho escolhido pela ADXTUR para a realização da Assembleia Geral destinada à validação da estratégia…

Informação

Município de Seia associa-se a ações contra o Tráfico de Seres Humanos

Parceiro da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos desde 2013, o Município de Seia associa-se agora à organização não-governamental “Saúde em

Última Hora

Tiago Cerveira leva “o Meio e a Gente” à urbanidade de Coimbra

As imagens com que, diariamente, o jovem Tiago Ceveira nos tem habituado e que refletem o “Meio e Gente” desta região da Beira Serra e da Serra da Estrela estão

Informação

Maratona Clube da Vila Chã disputou campeonato em Vila Nova de Famalicão

No passado dia 27 de fevereiro, realizou-se o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto em Vila Nova de Famalicão. O Maratona foi representado por duas equipas, seniores e veteranos, que coletivamente

Informação

Fogo em Monchique atingiu 74 casas, 30 de primeira habitação

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, quantifica em 30 o número de primeiras habitações danificadas pelo incêndio que lavrou durante uma semana no concelho, num universo de 74

Informação

Município de Góis aposta em ações de sensibilização na prevenção de incêndios e limpeza da floresta

O Município de Góis tem em curso a limpeza de todos os espaços sob sua administração, inseridos em áreas de faixas de gestão de combustíveis dos aglomerados populacionais bem como