Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Mais de 30 concelhos de nove distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).Segundo o IPMA, em risco ‘máximo’ estão mais de 30 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Bragança e Viseu.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco ‘elevado’ e ‘muito elevado’.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Às 06:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil dava conta de nove incêndios [nenhum de grandes dimensões], um em curso, um em resolução e sete em fase de conclusão.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, sendo moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte do quadrante norte com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena descida de temperatura nas regiões do interior e no Algarve.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 26 graus celsius, no Porto entre 13 e 23, em Coimbra entre 12 e 25 e em Oliveira do Hospital entre 10 e 28 graus.

Previous Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira
Next Festas do Concelho animam Seia durante cinco dias

Artigos Relacionados

Última Hora

Apresentação pública do 22º CineEco

Está a chegar mais uma edição do CineEco. A apresentação Pública da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela acontece dia 22 de setembro.

Última Hora

CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) chumbaram a colocação do tapete rolante da Escola da

Educação

Exposição alerta para o problema do lixo marinho em Oliveira do Hospital

Até 8 de maio, encontra-se a decorrer a exposição “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar sem Lixo”, que está instalada…

Região

Incêndio Tabuaço: 229 operacionais apoiados por seis meios aéreos

O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Tabuaço continuava às 06h30 ativo, mas com menos uma frente ativa, numa zona de escarpa.

Destaque

“Farei tudo para representar bem a CIM e prestigiar o concelho de Oliveira do Hospital”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que ontem foi eleito como presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra,…

Sociedade

Oliveira do Hospital “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica”

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável, com o apoio da Rede Social e dos pelouros da Ação Social e do Desporto, vai dinamizar

Última Hora

Iniciados da Académica de Santarém realizaram estágio solidário em Oliveira do Hospital

A equipa de iniciados “A” da Académica de Santarém escolheu Oliveira do Hospital, concelho muito afetado pelos incêndios, para a realização de um estágio solidário, em que o futebol serve

Informação

Incêndios: “Pretendo avançar para os tribunais porque tem que haver justiça” (com vídeo)

Luís Miguel Falcão de Brito, produtor agrícola e florestal de Oliveira do Hospital, registou um prejuízo de mais de um milhão de Euros no grande incêndio,…

Desporto

Sampaense volta a perder na 3ª jornada da LPB Placard – Basquetebol

Final:    Sampaense 77   –   Vitória SC  90 Em partida muito bem disputada, o Sampaense teve sempre muitas dificuldades para superar o Vitória SC. A equipa comandada por

Destaque

60 acidentes e um morto na última semana nas estradas do distrito de Coimbra

A semana de 28 de março a 3 de abril ficou marcada, nas estradas do distrito de Coimbra, pela ocorrência de 60 acidentes que resultaram numa vítima mortal.

Informação

Homem morreu em atropelamento ferroviário em Coimbra

Um homem, com idade na casa dos 50 anos, morreu esta manhã na sequência de um atropelamento ferroviário em Pedrulha, depois da estação de Coimbra B.

Informação

Oito  professores da Roménia procuram novas fórmulas de Educação em Penacova

De 13 a 24 de maio, um grupo de oito professores oriundos de Sibiu, a maior cidade do sul da região histórica da Transilvânia, na Roménia,…