Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

OIPMA colocou também vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou 13 distritos do continente sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente até às 22h00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do meio da manhã, de sul para norte.

Estão também previstas condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no final do dia no litoral da região Centro.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado nas terras altas até ao início da manhã, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas até meio da manhã, rodando gradualmente para o quadrante oeste a partir do meio da tarde.

O instituto prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus celsius (em Leiria) e os 22 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus 8em Faro) e os 38 (em Bragança).

Por Oliveira do Hospital, os termómetros variam hoje entre os 18 e os 24 graus.

Previous Filarmónica de Arganil comemora 166 anos com um conjunto de iniciativas
Next Município de Oliveira do Hospital promove noites culturais nos meses de verão

Artigos Relacionados

Informação

Região: PJ deteve suspeito de atear fogo à própria casa

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem, de 24 anos, suspeito de no dia de ontem, pelas 06h00, ter ateado fogo…

Região

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital

A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital foi, mais uma vez, o palco dos festejos do Tetra pelos benfiquistas.

Última Hora

“Fico feliz porque Oliveira do Hospital não se esquece de um filho adotivo”

Hoje, a partir das 19h00, a Rádio Boa Nova repõe a entrevista a António Sala, realizada em dia de aniversário desta estação. A conhecida voz da rádio foi o convidado

Programas

“Centro TV” em destaque no “Espaço BLC3”

Em mais um “Espaço BLC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Paulo Leitão, promotor do projeto “Centro TV”. A Centro TV é um projeto inovador

Última Hora

Viseu: Edifícios históricos vão ser fotografados para caracterização do património

Cerca de 500 edifícios do centro histórico de Viseu vão estar, no sábado, na mira das objetivas fotográficas de 180 profissionais e estudantes de todo o país, …

Última Hora

Eptoliva incentiva novos alunos para o ensino profissional

Contando com 27 anos de experiência e 114 cursos ministrados de oferta profissional e diferenciada, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil,…

Informação

Manuel Marques considera “muito mau e muito grave” que o vereador do PSD não conheça o trabalho da ANCOSE

O presidente da direção da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE)  reagiu hoje às declarações do vereador do PSD na Câmara Municipal de Oliveira do

Informação

Recuperação das minas de urânio de Ázere prevista para 2017

A recuperação ambiental das minas de urânio de Ázere, no concelho de Tábua, foi programada pelo Governo para 2017, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Região

Idosa encontrada sem vida num poço na Tocha

Uma idosa de 91 anos foi encontrada morta num poço, ontem, na freguesia da Tocha, concelho de Cantanhede.

Última Hora

Cabazes de Natal da Cáritas de Coimbra chegaram a 645 pessoas

A Cáritas de Coimbra proporcionou uma época natalícia “mais digna” a 205 famílias, num total de 645 pessoas, que receberam um cabaz, destacando-se as 260 crianças às quais foi oferecido

Informação

Abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo de Seia

Depois do sucesso das edições anteriores, o Orçamento Participativo de Seia está de regresso, sendo a verba alocada para o efeito a mesma do ano passado, 125 mil euros. 

Última Hora

Colisão causa um morto e dois feridos graves em Vila Nova de Paiva

Um homem, de 71 anos, morreu e duas pessoas, com 45 e 21 anos, ficaram feridas com gravidade na sequência de um acidente rodoviário que ocorreu esta manhã de sexta-feira,