Mais de 2 300 operacionais combateram fogos ontem. BVOH prestaram ajuda em Condeixa

Mais de 2 300 operacionais combateram fogos ontem. BVOH prestaram ajuda em Condeixa

image_pdfimage_print

Mais de 2 300 operacionais e 24 meios aéreos estiveram, ontem à tarde, envolvidos no combate aos incêndios no país, sendo os mais preocupantes os fogos que deflagraram nos distritos de Viseu e do Porto, segundo a Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava, às 17h50 de ontem, um total de 63 incêndios que lavravam sobretudo no Centro e Norte do país, mobilizando um total de 2 367 operacionais, 674 viaturas e 24 meios aéreos.

No distrito de Coimbra, o fogo que começou na madrugada de domingo, em Condeixa-a-Nova, na localidade de Casal dos Balaus, cerca das 11h00 de domingo encontrava-se dominado e em fase de resolução. No combate ao incêndio estavam pelas 10h30 de ontem mais de 160 operacionais e 49 viaturas, incluindo meios e elementos dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH).

Das ocorrências importantes, a Proteção Civil destaca os dois incêndios que lavraram no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu, que chegaram a ser combatidos por 512 operacionais, apoiados por 142 viaturas e nove meios aéreos mas, a esta altura, já estão dominados.

O incêndio em Cinfães, no distrito de Viseu, também foi dominado nesta madrugada.

Dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indica que, entre 1 de janeiro e ontem, ocorreram 9 186 incêndios que queimaram 31 328 hectares.

A propósito, o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram, na sexta-feira, o despacho que prolonga a Declaração de Situação de Alerta até às 23h59 do dia 10 de setembro de 2019.

O prolongamento da Declaração de Situação de Alerta resulta das informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera sobre o agravamento das condições meteorológicas para a globalidade do território do Continente; do índice meteorológico de risco de incêndio florestal e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura, em especial da máxima e no litoral Norte e Centro, com uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 10ºC (Bragança) e os 19ºC (Faro) e as máximas entre os 20ºC (Aveiro) e os 33ºC (Évora).

Em Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 11 e os 24 graus.

Previous FCOH disputa 1ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Condeixa
Next Oliveira do Hospital: Detidos na posse de 200 doses de estupefacientes

Artigos Relacionados

Informação

Festival de Sopas com a maior participação de sempre em Santa Ovaia

As tradicionais e saborosas sopas são o centro das atenções da 7.ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital, …

Informação

Pepa é o novo treinador no Tondela

Pepa é o técnico que substitui Petit no comando técnico do clube de Tondela. Começa a trabalhar esta quarta-feira.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital entregou mais 13 casas recuperadas após o grande incêndio

O vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo anunciou, hoje, que esta semana, a autarquia procedeu à entrega de 13 casas recuperadas …

Informação

Têxtil fecha em aldeia da Guarda e deixa 20 trabalhadores no desemprego

Uma fábrica do setor têxtil fechou as portas na aldeia de Trinta, na Guarda, e lançou cerca de duas dezenas de trabalhadores para o desemprego,…

Última Hora

Menino de cinco anos atropelado em Celorico da Beira

Um menino de cinco anos foi, este domingo, atropelado por uma viatura ligeira, na localidade de Maçal do Chão, Celorico da Beira, …

Última Hora

“Sob Pressão” venceu concurso “Soltem Talentos” em Oliveira do Hospital

A banda “Sob Pressão” venceu a 6.ª edição do concurso “Soltem Talentos” realizada na noite de 25 de julho na EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Região: Homem foi detido por homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração da GNR, deteve, na passada quinta-feira, …

Informação

Região: Homem morreu ao escorregar para um poço

Um homem de 73 anos morreu, esta manhã de terça-feira, afogado dentro de um poço, em Quintela da Lapa, Sernancelhe.

Destaque

Oliveira do Hospital acolheu debate sobre a floresta “num momento de viragem” após os incêndios

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje palco de um debate sobre a floresta portuguesa, agora que o concelho atravessa um “momento de viragem”, após

Região

Presidente da CCDR esteve em Arganil para fazer ponto de situação da reabilitação de habitações

Realizou-se na Câmara Municipal de Arganil, na passada quinta-feira, 26 de abril, uma reunião de trabalho no âmbito da reconstrução das habitações permanentes afetadas pelos incêndios de outubro de 2017.

Informação

Última semana ficou marcada por 77 acidentes e um morto no distrito de Coimbra

A semana de 16 a 22 de julho ficou marcada, no distrito de Coimbra, pela ocorrência de 77 acidentes de que resultaram um morto, um ferido grave e 24 feridos