Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1.700 operacionais estavam, ao início da tarde de hoje, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal…

… os bombeiros continuam a tentar apagar os vários focos de incêndio.

A Madeira foi assolada por vários incêndios desde segunda-feira em várias zonas da região, que provocaram três mortos no Funchal, centenas de desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados danos materiais.

Cerca de 135 efetivos, 115 oriundos de Lisboa e outros 30 dos Açores, foram enviados para a região para reforçar as equipas no combate aos incêndios.

No continente, a Autoridade de Proteção Civil (ANPC) considerava como “ocorrências importantes” na sua página às 12:30 sete incêndios rurais nos concelhos de Águeda, Gondomar, Arouca, com dois fogos ativos, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Sabugal, Barcelos, Castelo de Paiva, Anadia, Santa Maria da Feira e Penafiel.

O incêndio que mais meios mobiliza está a decorrer no concelho de Águeda, no distrito de Aveiro. O fogo que já tinha sido dado como dominado teve um reacendimento e no local, numa zona florestal, encontram-se 304 operacionais e 90 veículos a combater as chamas.

Em Águeda, o incêndio está mesmo descontrolado, foram pedidos meios aéreos com urgência, disse fonte dos Bombeiros.

Carlos Mouro, comandante dos Bombeiros de Ílhavo referiu que o incêndio continua desfavorável, adiantando que as chamas avançam em quatro frentes, duas das quais com uma extensão de alguns quilómetros.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, fala numa “situação de catástrofe”, afirmando que “há povoações cercadas pelas chamas e muitas estradas cortadas”.

Apesar de ainda não ter uma estimativa da área ardida, o autarca não tem dúvidas de que este será o maior incêndio de sempre em Águeda.

Um morto e duas viaturas destruídas em incêndio em Ferreira do Zêzere

Um incêndio rural na zona de Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, provocou um morto e destruiu duas viaturas dos sapadores, disse hoje à Lusa uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

De acordo com a mesma fonte, a ocorrência foi registada às 03:37 de hoje, tendo a ignição ocorrido junto à estalagem do Vale da Ursa, alastrando-se a uma zona de mato, atingindo uma caravana, provocando a morte do seu único ocupante.

A vítima, do sexo masculino, com idade entre os 40 e 50 anos, era o vigilante do parque dos sapadores de Dornes, tendo o incêndio destruído duas viaturas dos sapadores, do distrito de Santarém.

No local estiveram três corporações de bombeiros, a GNR e a Polícia Judiciária.

image_pdfimage_print
Previous Despiste de camião provoca um morto
Next Cerca de 200 escuteiros vão apoiar populações e bombeiros

Artigos Relacionados

Informação

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00 Em direto os resultados do concelho e da região.

Informação

PJ deteve seis pessoas em operação de combate ao tráfico em bairro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na manhã de hoje seis pessoas numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro do Ingote, em Coimbra.

Região

Pizzaiolo Casimiro Santos comemora 50 anos com amigos e clientes

Casimiro Santos, o conhecido pizzaiolo que integrou a seleção nacional vencedora do campeonato do mundo de Pizzaiolos em Nápoles comemora hoje, dia 12 de junho, 50 anos.

Região

PSD candidata Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil

A Comissão Política de Secção do Partido Social Democrata de Arganil anunciou o nome do candidato à Câmara Municipal. Trata-se de Luís Paulo Costa, atual vice-presidente da autarquia liderada por

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital contra medida do governo que obriga à limpeza da floresta em três meses (com áudio)

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou-se contra a proposta do governo, que obriga as autarquias à limpeza da floresta até final do mês de março, …

Destaque

EN 17 considerada “vergonha nacional”

“Vergonha Nacional” é assim que está a ser considerada a Estrada Nacional 17, no troço que atravessa Oliveira do Hospital. A mensagem circula nas redes sociais.

Última Hora

Hoje arranca campanha para combater violência contra mulheres

O Governo lança hoje uma nova campanha de sensibilização contra a violência contra as mulheres, que arranca em Lisboa e percorre o país, em conjunto com o Ministério Público e

Desporto

Estádio Municipal de Seia acolhe campanha de colheita de sangue e jogo solidário   

  A propósito da 14ª edição do FootPáscoa, realiza-se hoje, às 19h, no Estádio Municipal de Seia um Jogo de Futebol Solidário entre pais, encarregados de educação dos participantes, …

Informação

Oliveira do Hospital acolhe sessão da Portugal Inovação Social

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta feira, uma sessão de trabalho dinamizada no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social no âmbito do programa de financiamento Portugal 2020.

Informação

“Há décadas que há trabalho que devia ter sido feito e não foi”, diz presidente ANMP

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, esteve hoje reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, para discutir as medidas a

Informação

Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

A GNR de Mangualde deteve, na passada segunda-feira, três jovens pelo cultivo de canábis, uma operação na qual foram levadas a cabo seis buscas.

Região

Proteção Civil acredita que incêndio de Pedrógão Grande pode ser extinto até ao final da manhã

No primeiro balanço desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que os trabalhos de combate ao incêndio em Pedrógrão Grande…

Região

AGRADECIMENTO

A família de Prudêncio Miguel Nobais Franco Vitorino, na impossibilidade de agradecer individualmente às centenas de pessoas, que de diversas formas…

Informação

Universidade Senior de Nelas estreia web rádio

O dia 30 de junho vai ficar na história da Universidade Sénior de Nelas com o início de emissão da Web Rádio deste projecto educativo e social…

Última Hora

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Última Hora

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que

Informação

Desporto de fim de semana

Um fim de semana com muito desporto e partida que podem clarificar classificações para subida ou descida de divisão. No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção o Nogueirense recebe

Última Hora

“Dent Hi Tech” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Jorge Fernandes e Rita Lagos, promotores do projeto Dent Hi Tech, na área das

Informação

Inscrições abertas para Festival de Artes de Seia

Decorre, até ao próximo dia 4 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, …

Região

Ricardo Pereira Alves é cabeça de lista à Assembleia Municipal de Arganil pelo PSD

A candidatura Confiança no Futuro, pelo PSD, à Câmara Municipal de Arganil confirma o nome de Ricardo Pereira Alves, atual presidente do Município, como cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Informação

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Última Hora

Falta de camas no hospital de Viseu pode levar a cancelar cirurgias

O Centro Hospitalar Tondela Viseu alertou, hoje, que as cirurgias de rotina poderão ser canceladas durante o plano de contingência que ficará em vigor…

Destaque

Hora da Criança estreou hoje na Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova estreou, esta tarde, um novo programa dedicado às crianças. Trata-se do espaço “Hora da Criança” conduzido por Zé Conde, numa parceria com a Obra D. Josefina

Informação

Jovens desaparecidas encontradas mortas em Montemor-o-Velho

As duas adolescentes que estavam desaparecidas desde quarta-feira em Montemor-o-Velho foram encontradas sem vida esta sexta-feira, aparentemente, colhidas por um comboio. A informação foi confirmada por fonte da GNR de