MAAVIM vai acompanhar visita de Ministros a Góis para reivindicar falta de apoios

MAAVIM vai acompanhar visita de Ministros a Góis para reivindicar falta de apoios

image_pdfimage_print

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) vai estar presente na visita dos Ministros a Góis, quarta-feira, 2 de maio, a fim de reivindicar a falta de apoios agrícolas, florestais e habitacionais.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação refere que foram “muitos os que não submeteram as propostas por diversos motivos” e que ficaram “retidos” na primeira plataforma, sem qualquer culpa. Em causa está a aprovação da Assembleia para a reabertura das mesmas que, até ao momento, não aconteceu.

“Sem o adiantamento dos 30%, poucos serão os que têm capacidade financeira para executar os projetos, mesmo com verbas atribuídas, que não são efetivamente as dos valores reais de mercado”, lê-se no comunicado.

Para a MAAVIM, “nenhum jovem agricultor deve ser penalizado por efetuar um projeto dos incêndios e muito menos deve ser penalizado por um erro de conceção do Ministério da Agricultura, em considerar os concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital como planícies”.

O grupo de apoio a lesados afirma que muitos são os programas lançados, porém “com datas impossíveis de concretizar qualquer projeto”.

“As habitações agrícolas ou de 2ª habitação continuam sem regulamentação e as próprias infraestruturas não foram até ao momento, na sua maioria, melhoradas após os Incêndios.

No caso das primeiras habitações, nenhuma foi ainda construída, e no caso de quem perdeu a sua habitação, existem ainda pessoas a viver em roulottes, garagens, casas emprestadas e de familiares, sem qualquer ajuda. Informamos que também muitos são os casos de rejeição à construção das habitações e outros os que não foram aceites como primeira habitação”, diz a Associação, referindo que “os Srs. Ministros já receberam provas desses casos por diversas vezes”.

“É necessária a agilização de processos para que tudo seja revisto, principalmente os Planos Diretores Municipais”, afirma a MAAVIM.

Previous Município de Oliveira do Hospital investe 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior
Next Ministro da Agricultura e Ministro-Adjunto em Góis para apresentação de medidas no âmbito do PRPI

Artigos Relacionados

Informação

Concerto de Reis em Oliveira do Hospital

No próximo domingo, 6 de janeiro, o Município de Oliveira do Hospital promove mais um Concerto de Reis, na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, pelas 16h00. O concerto que

Desporto

Conheça o calendário desportivo de fim de semana

No próximo domingo, dia 10 de fevereiro, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) desloca-se a Alverca. A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) recebe a ARC Oleiros.

Região

Tondela: Homem detido por cultivar cannabis

Um homem, de 46 anos, foi detido pela GNR em Tondela, por cultivar plantas de cannabis.

Informação

Bispo de Coimbra ordenou três sacerdotes e um diácono

O bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, presidiu, no domingo , à ordenação de três sacerdotes e um diácono, momento que disse ser um “novo alento” para a diocese, …

Sociedade

EXPOH com mais de 50 mil visitantes deve melhorar em 2019

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, chegou ao fim contou com um número de visitantes entre os 50 e os 60 mil.

Última Hora

Detido por tráfico de droga em Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã detiveram, em Arganil, um indivíduo de 26 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Informação

PCP apresenta projeto de requalificação do IP3 na Assembleia da República

O Partido Comunista Português (PCP) apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que “Recomenda a requalificação do IP3, a sua manutenção sem portagens e em condições de segurança”.

Informação

Proteção Civil emite aviso às populações por perigo de incêndio rural

Face à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê altas temperaturas para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para o

Informação

Acidente em Oliveira do Hospital provocou uma vítima mortal

Um acidente na Estrada Nacional 17, em Chamusca da Beira, Oliveira do Hospital, provocou, ao início desta tarde, uma vítima mortal.

Última Hora

Vítor Neves volta a assinar  “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

Vítor Neves deu hoje início a uma nova temporada de “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, com um olhar sobre o “grande dia”…

Última Hora

Acidente no Poço do Gato provoca ferido em estado grave

Um acidente na Estrada Nacional 17, na conhecida zona do Poço do Gato provocou, ontem à noite, um ferido em estado grave.

Informação

Intervenção na rede de abastecimento de água condiciona trânsito em Arganil

A instalação de novas condutas da rede pública de abastecimento de água em Arganil vai obrigar ao condicionamento do trânsito a partir do dia 19 de Fevereiro.