MAAVIM reclama medidas iguais para todas as populações afetadas pelos incêndios

MAAVIM reclama medidas iguais para todas as populações afetadas pelos incêndios

image_pdfimage_print

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), face às medidas apresentadas hoje pelo Ministério da Agricultura,…

…que prevê a atribuição de cinco milhões de euros para apoiar os agricultores afetados pelo incêndio de Monchique, mostra-se insatisfeito, relembrando que “nos incêndios de outubro houve 15 dias para apresentar os pedidos simples e tudo falhou”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação refere que o método anunciado é de “propaganda do Ministro da Agricultura”.

“Os apoios do 6.2.2. de outubro de 2017 ainda não chegaram a mais de 80% dos agricultores”, refere a MAAVIM.

“As situações são diferentes e anunciar 5 milhões para cerca de 200 agricultores, como o próprio Ministro disse, não é o mesmo que apoiar 20 000 agricultores de outubro com cerca de 40 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

Segundo a MAAVIM, “o Ministério, em vez de ajudar as populações afetadas, ainda lhes cria mais complicações, lançando medidas de apoio ineficazes e sem valores que correspondam à realidade”.

Para a Associação, “todos têm o mesmo direito de ser apoiados” e adianta que “a Assembleia da República deve obrigar urgentemente o governo a abrir o apoio aos mais de 3 000 agricultores que ficaram de fora dos apoios, pela confusão dos procedimentos, de forma a terem acesso aos apoios e alterar as regras do 6.2.2. para que possa ser executado, com tabelas com valores reais”.

Face a este descontentamento, o Movimento vai solicitar uma reunião de carácter urgente ao Presidente da República, “tendo em conta que do Governo não têm existido respostas”.

“Aguardamos passados 10 meses, para que tenhamos as mesmas medidas de apoio que Pedrogão. Para que as populações do Algarve, de Mação e de outros concelhos afetados tenham todas as mesmas medidas e apoios. Esperemos que não continuem a ignorar a tragédia do dia 15 de outubro”, conclui.

Previous Governo abre hoje candidaturas para apoiar aos agricultores de Monchique
Next Sertã: Chuva torrencial causa derrocadas e queda de árvore

Artigos Relacionados

Destaque

Consulta de Saúde Mental acompanha 303 doentes e tem lista de espera de 39

Em Oliveira do Hospital, a consulta de saúde mental comunitária do Pinhal Interior Norte, acompanha 303 doentes. A lista de espera para esta consulta,…

Destaque

Presidente da República vai  passar fim de ano em Oliveira do Hospital e em Vouzela

A presidência da República confirmou, hoje, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, em Oliveira do Hospital, no fim de ano. Marcelo Rebelo de Sousa vai ainda marcar presença…

Informação

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Destaque

Árvore de Natal feita pela comunidade “pretende dar vida à freguesia” de Seixo da Beira

A freguesia de Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta, nesta época natalícia, com uma árvore de natal gigante feita de croché, carregada de simbolismo.

Última Hora

Viseu apresentou-se pela primeira vez na Feira Internacional de Turismo de Madrid

A Câmara de Viseu apresentou-se na quarta-feira (23 de janeiro) na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), em Espanha.

Região

Mulher com cerca de 70 anos morre em incêndio florestal em Seia

Uma mulher com cerca de 70 anos foi ontem encontrada morta em Seia, junto da localidade de Bogueira, onde eclodiu um incêndio florestal.

Última Hora

ASAE doa cerca de 200 artigos de vestuário e calçado em Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai doar cerca de 200 artigos de vestuário e calçado, esta manhã, à Cruz Vermelha Portuguesa e ao Lar Santa Isabel, em

Última Hora

Confira os resultados do desporto de fim de semana

A quatro jornadas do fim do Campeonato de Portugal, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)  e a Associação Desportiva  Nogueirense (ADN), …

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital combatem fogo em Cabeçadas

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital combatem, a esta altura, um incêndio florestal na localidade de cabeçadas, freguesia de Lourosa.

Região

Proteção Civil: Temperatura desce, mas aumenta o risco de incêndio devido ao vento

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avisa hoje a população para o aumento do risco de incêndio, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, …

Última Hora

Coimbra: Homem encontrado sem vida no rio Mondego

Um homem foi hoje encontrado sem vida no rio Mondego, nas imediações do Açude-Ponte, em Coimbra.

Informação

Município de Penacova implementa rede primária de faixas de gestão de combustível

Com o objetivo de promover uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho de Penacova, o Município de Penacova, em parceria com a CIM – Região de Coimbra e