MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra
23 Maio, 2018 293 Views

MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), em conjunto com a Comissão Nacional de Agricultores e a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra,…

…vai manifestar-se junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), amanhã, 24 de maio, pelas 11h00, na Rua Miguel Torga, em Coimbra.

O propósito da manifestação prende-se com o desejo que a Associação tem em ser recebida em audiência pelo Ministro do Planeamento para apresentar o caderno reivindicativo a lamentar a falta de apoio verificada no terreno.

Segundo o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, em causa está o facto de “o Ministro do Planeamento e da Infraestruturas insistir em dizer que há habitações prontas e pagas pelo seu ministério”, sendo que “ainda não as veio inaugurar”.

Segundo a Associação, a CCDR-C “continua sem resolver os problemas das habitações e chumbou centenas de habitações permanentes, por motivos que até os proprietários desconhecem”.

“Registam-se grandes e inadmissíveis atrasos na recuperação das habitações ardidas. Se não houver ajudas públicas para a respetiva recuperação, muitas delas não vão ser reconstruídas”, lê-se no comunicado.

Na indústria, refere a MAAVIM, “o Ministério do Planeamento pagou, até ao momento, pouco mais de 10% e as empresas precisam de se reerguer, urgentemente, sob pena de serem extintas, como já algumas foram com a tragédia dos incêndios”.

A listagem de agricultores apoiados pelo Governo, publicada na passada sexta-feira, “mais uma vez prova que os valores anunciados na Assembleia da República pelo Ministro não estão corretos”.

A Associação defende que o Ministro “deve urgentemente acatar a recomendação do Parlamento Português e reabrir as candidaturas simplificadas para os lesados dos incêndios que ainda não se candidataram”.

“O Senhor Ministro da Agricultura não pára de falar nos apoios para a revitalização das áreas ardidas no Pinhal Interior, mas o que é facto é que os concelhos afetados pelos incêndios de outubro ficam praticamente de fora de apoios reais”, defende a MAAVIM.

image_pdfimage_print
Previous CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua
Next Dois homens identificados por pesca ilegal no rio Ceira

Artigos Relacionados

Última Hora

Polícia Judiciária deteve homem por crimes de homicídio e de incêndio em Santa Comba Dão

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada e de um crime de

Informação

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Última Hora

Operação Carnaval terminou com 821 acidentes e sem mortos

A Operação Carnaval 2017, que começou na sexta-feira, terminou às 24 horas de terça-feira com o registo de 821 acidentes e 14 feridos graves, mas sem vítimas mortais, segundo dados

Última Hora

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Informação

País: Banco Alimentar recolheu 1.921 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1.921 toneladas de géneros alimentares durante o fim de semana, numa campanha que envolveu 2.015 superfícies comerciais…

Destaque

Jovem de Avô encontrado morto na última madrugada

Um jovem de 30 anos foi encontrado sem vida por um familiar em Avô, que alertou os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital cerca da 01h22 da madrugada.

Informação

MAAVIM vai acompanhar visita de Ministros a Góis para reivindicar falta de apoios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) vai estar presente na visita dos Ministros a Góis, quarta-feira, 2 de maio, a fim de reivindicar a

Destaque

Alice Espingarda não baixa os braços após o 15 de outubro “impossível de esquecer”

Os incêndios de 15 de outubro deixaram rastos e muitos relatos para contar. Passadas três semanas da tragédia, Alice Espingarda relembra a fatídica noite em que, …

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 14 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 15.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

ASAE apreende cinco mil litros de leite por falta de rastreabilidade

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de cinco mil litros de leite de cabra congelado, num valor total que ronda os 3 200 euros, numa unidade

Informação

Governo vai criar financiamento de 10 milhões para segundas habitações

O Governo está a “diligenciar” um mecanismo de financiamento de cerca de dez milhões de euros para as autarquias apoiarem a recuperação de segundas habitações afetadas pelos incêndios.

Informação

PJ deteve incendiário florestal em Penacova

A Polícia Judiciária deteve um homem solteiro e madeireiro, com 48 anos, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal em terreno povoado …

Região

Duas crianças entre os feridos de acidente com quatro carros

Duas crianças sofreram ferimentos na sequência de um acidente que envolveu quatro viaturas, esta quarta-feira de manhã, na via rápida do Taveiro, em Coimbra.

Última Hora

Agrupamento de Escolas ajuda alunos a fazer “escolhas conscientes”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) recebeu, esta manhã, a Feira das Universidades e do Ensino Secundário, iniciativa que conta com palestras, workshops,…

Última Hora

Farmacêutica de Coimbra vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o Brasil

O grupo farmacêutico Bluepharma, sediado em Coimbra, vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o mercado brasileiro, o que deverá acontecer dentro de dois anos.

Informação

Eptoradio na Rádio Boa Nova

No 6º programa Eptoradio apresentamos, na primeira parte, o Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional EPTOLIVA,…

Informação

Nacional: Deco desaconselha compra de hambúrgueres já picados nos talhos

A Deco Proteste apelou hoje aos consumidores para que não comprem hambúrgueres já picados nos talhos, onde encontrou bactérias nocivas e aditivos alergénicos …

Região

IP5 cortado em Viseu desde as 8h00 devido a incêndio

O Itinerário Principal 5 (IP5), que liga Aveiro a Vilar Formoso, está cortado desde as 08h00 de hoje, nos dois sentidos em Viseu, devido a um incêndio…

Informação

Serviço de Emprego de Arganil divulga apoios para a manutenção de postos de trabalho

O Serviço de Emprego de Arganil realiza, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, sessões de divulgação dos apoios…

Cultura

Penacova acolhe fase intermunicipal do concurso nacional de leitura

O Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o Concurso

Informação

Empresas afetadas pelos incêndios podem concorrer a apoios já a partir de hoje

As empresas que foram afetadas pelos incêndios podem concorrer, a partir de hoje, ao programa que o executivo de António Costa criou para que estas estruturas possam adquirir novos equipamentos.

Última Hora

Opinião Vítor Neves: “É impossível passar ao lado do que aconteceu”

Com o fim do ano de 2017 à porta impõem-se os balanços. Em Oliveira do Hospital faz-se o pior dos balanços, aquele que resulta do fogo e que ninguém quereria

Informação

Campanha da FPF já reconstrói as sete primeiras casas, uma delas em Oliveira do Hospital

O dinheiro recolhido pela Federação Portuguesa de Futebol na campanha “Tudo por Portugal” está já a ser aplicado na reconstrução de sete casas de primeira habitação nas zonas mais afetadas

Informação

A “Barbearia Moderna” é já uma barbearia de sucesso em Oliveira do Hospital

A Barbearia Moderna, aberta por Rui Gonçalves, conta apenas com sete meses de existência em Oliveira do Hospital, mas com muito sucesso. Ciente da falta de oferta deste tipo de