MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra
23 Maio, 2018 723 Views

MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra

image_pdfimage_print

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), em conjunto com a Comissão Nacional de Agricultores e a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra,…

…vai manifestar-se junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), amanhã, 24 de maio, pelas 11h00, na Rua Miguel Torga, em Coimbra.

O propósito da manifestação prende-se com o desejo que a Associação tem em ser recebida em audiência pelo Ministro do Planeamento para apresentar o caderno reivindicativo a lamentar a falta de apoio verificada no terreno.

Segundo o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, em causa está o facto de “o Ministro do Planeamento e da Infraestruturas insistir em dizer que há habitações prontas e pagas pelo seu ministério”, sendo que “ainda não as veio inaugurar”.

Segundo a Associação, a CCDR-C “continua sem resolver os problemas das habitações e chumbou centenas de habitações permanentes, por motivos que até os proprietários desconhecem”.

“Registam-se grandes e inadmissíveis atrasos na recuperação das habitações ardidas. Se não houver ajudas públicas para a respetiva recuperação, muitas delas não vão ser reconstruídas”, lê-se no comunicado.

Na indústria, refere a MAAVIM, “o Ministério do Planeamento pagou, até ao momento, pouco mais de 10% e as empresas precisam de se reerguer, urgentemente, sob pena de serem extintas, como já algumas foram com a tragédia dos incêndios”.

A listagem de agricultores apoiados pelo Governo, publicada na passada sexta-feira, “mais uma vez prova que os valores anunciados na Assembleia da República pelo Ministro não estão corretos”.

A Associação defende que o Ministro “deve urgentemente acatar a recomendação do Parlamento Português e reabrir as candidaturas simplificadas para os lesados dos incêndios que ainda não se candidataram”.

“O Senhor Ministro da Agricultura não pára de falar nos apoios para a revitalização das áreas ardidas no Pinhal Interior, mas o que é facto é que os concelhos afetados pelos incêndios de outubro ficam praticamente de fora de apoios reais”, defende a MAAVIM.

Previous CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua
Next Dois homens identificados por pesca ilegal no rio Ceira

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Seia acolhe Noite das Caçoilas e Festa da Castanha

O Município de Seia acolhe, no próximo fim-de-semana, a tradicional Noite das Caçoilas, no Sabugueiro, e a Festa da Castanha, na Lapa dos Dinheiros.

Última Hora

Município de Góis aposta em ações de sensibilização na prevenção de incêndios e limpeza da floresta

O Município de Góis tem em curso a limpeza de todos os espaços sob sua administração, inseridos em áreas de faixas de gestão de combustíveis dos aglomerados populacionais bem como

Informação

Suspeito de incêndio em Penacova confessa o crime em tribunal

Um homem de 56 anos acusado de ser o autor de um incêndio em agosto de 2015 que consumiu cerca de 140 hectares de floresta …

Informação

Taça Hugo dos Santos – Meias finais jogam-se este sábado

Estão encontradas as equipas apuradas para os jogos das meias finais da Taça Hugo dos Santos.. O Benfica que venceu o Sampaense, joga o primeiro jogo às 15:30 com o Galitos Barreiro que

Informação

Plano Municipal para a Igualdade cumprido com sucesso em Oliveira do Hospital

As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se desenrolaram entre 18 e 24 de junho em Oliveira do Hospital, terminaram com uma mesa redonda…

Última Hora

GAL ADIBER aprovou 1,4 milhões de Euros em novos incentivos para as micro e pequenas empresas

O Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra 14- 20 reunido, ontem, em Oliveira do Hospital, aprovou os termos do Aviso de Concurso às medidas do DLBC Rural

Última Hora

António Costa visita Oliveira do Hospital no dia 22 de maio

O Primeiro- Ministro de Portugal, António Costa, confirmou a visita ao concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 22 de maio.

Informação

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo

Região

Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Aldeia das Sonhos”

Informação

Município de Penacova requalifica Parque Municipal

A Câmara Municipal de Penacova, com base na ação de regeneração urbana, está a executar a Requalificação do Parque Municipal, situado no centro urbano da Vila de Penacova.

Última Hora

Figueira da Foz: PJ deteve autores de roubo com sequestro

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens pela presumível autoria da prática de um crime de roubo com sequestro de um homem de

Informação

Câmara Municipal e Turismo Centro de Portugal reúnem com empresários do setor turístico em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acolhe amanhã, dia 16 de novembro, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Município,…