MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios
17 Maio, 2018 447 Views

MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vitimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), representado por Fernando Pereira, considera que o Ministro da Agricultura não conhece o terreno afetado pelos incêndios de outubro e que é um “urbano”.

As reações surgem após Capoulas Santos ter referido, numa audição na Comissão da Agriculta e Mar, que “só existem pouco mais de 2 500 agricultores nas regiões afetadas pelos incêndios”.

De acordo com o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação refere que “o Sr. Ministro não sabe que as pessoas afetadas pelos incêndios são mais do que 50 000 pessoas”. Em causa estão as informações avançadas pelo Ministério que dizem que foram apoiadas 25 101 pessoas “que tiveram prejuízos agrícolas e que não são agricultoras de forma alguma”. “As 25 mil pessoas não são agricultores”, acrescenta.

Para a organização, “os verdadeiros agricultores, que fizeram as candidaturas ao PDR2020, até ao momento praticamente nada receberam e dificilmente irão executar os projetos tendo em conta os cortes e as validações efetuadas pelo Ministério”.

“O Sr. Ministro está confundido e baralhado falando em 92 milhões pagos, que não correspondem à verdade. Efetivamente programas lançados não são apoios pagos.

“Milhares de pessoas ficaram de fora por causa da trapalhada no processo de apoio, efetuado pelo Ministério da Agricultura e, por mais que queira passar outra imagem, o território afetado em outubro, não é igual ao de Pedrogão”, lê-se no comunicado.

O Associação defende que o Ministério da Agricultura “deve urgentemente acatar a recomendação do parlamento Português e abrir as candidaturas, com tabelas de referência reais”.

“Foram feitas várias candidaturas acima de 800 000€, informação que desmente a afirmação do Sr. Ministro, mas lembramos que quando o apoio de 50% foi alargado, já os processos de candidaturas tinham encerrado em 22 de Dezembro de 2017”, refere.

Para a MAAVIM, o “corte desenfreado de floresta” é “decorrente da má comunicação do Ministério ao informar a população”, constatando que continuam a “efetuar plantações de eucaliptos sem qualquer ordenamento na região afetada”. Fernando Pereira sugere que “sejam verificados 10 ou 100 casos aleatórios para efetivamente se verificar, no terreno, os cortes realizados e os seus critérios.

Em comunicado, a Associação refere que, neste momento, decorre uma petição online “que pretende abrir todos os apoios aprovados em Assembleia da República”.

“Não se podem continuar a apresentar milhões de ajudas que não chegam efetivamente ao terreno”, consta no comunicado.

A partir do dia 19 de maio, e até a 1 de Junho, a MAAVIM vai abrir o seu estabelecimento para receber todos os lesados que não tiveram ajudas ou não fizeram as suas candidaturas para juntar ao processo jurídico.

image_pdfimage_print
Previous Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas
Next Região: PJ deteve suspeitos da prática de crimes de rapto, casamento forçado e violação

Artigos Relacionados

Informação

Resultados desporto de fim-de-semana

Após mais uma jornada concluída, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua imparável ao ocupar o primeiro lugar no Campeonato da Divisão de Honra…

Região

Governo sugere eventos de empresas no Interior para relançar turismo

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, apelou ontem às empresas para realizarem reuniões e outras iniciativas nos concelhos mais afetados…

Destaque

Alexandrino admite que situação da ETAR da cidade é “insuportável”, mas assegura que o problema vai ser resolvido

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, assegurou à Rádio Boa Nova que está a acompanhar a situação dos maus cheiros da ETAR da cidade,…

Informação

Oliveirenses festejaram o título de “campeões europeus”

À semelhança do que aconteceu por todo o país e em vários cantos do mundo, também os oliveirenses festejaram, ontem à noite, a conquista do campeonato Europeu.

Região

Incêndio de Soure dado como dominado

O incêndio que deflagrou no concelho de Soure, em Coimbra, e que chegou a ter três frentes ativas, já foi dominado, disse o presidente do município.

Sociedade

“O Sol bailou ao meio dia?!” Fátima, Fé e História… 100 anos depois (O video)

“O Sol bailou ao meio dia?!”  Fátima, Fé e História… 100 anos depois Moderação: Vítor Neves Intervenientes: Anselmo Borges, Carlos Esperança, Francisco Claro e Luís Filipe Torgal.   Ficam aqui

Informação

Pousada do Convento do Desagravo vai fechar no próximo verão

A Pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital vai encerrar no dia 23 de julho, data em que termina …

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de março, dia da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A

Região

Universidade da Beira Interior integra programa das Nações Unidas

A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, vai integrar a “United Nations Academic Impact (UNAI)”, programa que reúne academias e instituições de todo o mundo ligadas à investigação.

Última Hora

Oliveira do Hospital cumpriu mais um torneio Inter-Freguesias

No sábado, dia 22 de julho, decorreu a entrega dos prémios da 3.ª edição do Torneio Inter-Freguesias de Futebol 7 promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

19 detenções, 712 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 21 a 27 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Sociedade

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração

Informação

Oliveira do Hospital promove mais uma Pirâmide de Natal Solidário

No próximo fim de semana, dias 12 e 13 de novembro, vai realizar-se mais uma edição da iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada …

Última Hora

Multiópticas abriu em Oliveira do Hospital

O início do novo ano marcou a abertura da loja Multiópticas na cidade de Oliveira do Hospital. Localizada na Rua do Colégio, em pleno centro da cidade, a loja espera

Sociedade

ADIBER com apoios para as explorações agrícolas até 17 de fevereiro

Decorre até ao dia 17 de fevereiro o período de candidaturas para o apoio à diversificação da atividade na exploração agrícola, no âmbito da implementação da Estratégia Local…

Informação

Desporto de fim de semana

Depois das férias de Natal e Fim de Ano, as equipas do concelho e nas diversas modalidades, regressam ao trabalho. No Campeonato Nacional Prio o Nogueirense tem tarefa difícil na

Informação

Homem sofreu amputação de braço em acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital (com audio)

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou na sexta feira de manhã, cerca das 11h00, …

Região

21 detenções, 725 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 19 a 25 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Carnaval menos frio e molhado no Norte e Centro

Uma pequena subida das temperaturas mínimas vai trazer um Carnaval menos frio, mas molhado, sobretudo nas regiões do Norte e Centro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

Jovem de 15 anos sentiu-se mal junto às piscinas de Oliveira do Hospital

Uma jovem de 15 anos desmaiou, esta manhã, cerca das 9h20, junto ao complexo das piscinas municipais de Oliveira do Hospital. A jovem recuperou, mais tarde, …

Informação

Governo estende período crítico de incêndios até 15 de outubro

O Governo decidiu prorrogar o período crítico de incêndios até ao próximo dia 15 de outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, faz saber o Executivo

Informação

Homem apanhado a filmar partes íntimas de mulher em Coimbra

Um homem de 51 anos foi detido, em Coimbra, por ter sido apanhado a filmar uma mulher sem o seu consentimento.

Informação

Associação de Vítimas pondera avançar com ação coletiva contra o Estado

Luís Lagos, presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), anunciou, ontem, a “intenção de colocar uma ação coletiva contra o Estado”…

Região

Homem tentou afogar bebé e espancou grávida e os filhos em Anadia

Um homem tentou afogar um bebé de dez meses, em casa, ontem à tarde, em Arcos, Anadia. O homem agrediu ainda, na cabeça, os meninos de 6 e 7 anos