Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota foi o grande vencedor da 8ª edição do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD), decorrida no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de junho,…

…e marcada por ajustes de percursos devido ao mau tempo que se fez sentir, impossibilitando a subida à Torre, na Serra da Estrela. 

A dificuldade e espetacularidade associados ao OMD voltou a atrair a Seia mais de meio milhar de participantes dos quatro cantos do planeta para percorrerem as quatro distâncias (160km, 100km, 50km e 20km), mas também para conquistar o galardão de viriato (200km), a novidade introduzida este ano. A proeza de terminar os 160km e aventurar-se em mais 40km viria a ser alcançada pelos atletas Pedro Marques (33h53m) e José Simões, da equipa O Mundo da Corrida (42h17m).

Contudo, o mais rápido das 100 milhas da serra da Estrela e tão ambicionado primeiro lugar do pódio viria a pertencer, uma vez mais, a Luís Mota, do Clube do Benfica de Abrantes, uma marca na história do trail running nacional. O totalista do OMD alcançou o seu 6º título na prova, depois de cumprir os 160km em 22 horas e 23 minutos. A conquista das 100 milhas foi partilhada com a única finalista da prova na categoria feminina, a atleta de Barcelos Mariana Ballester (31h42m).

O pódio masculino dos 160km ficou completo com Cees Van der Land (Tyne Bridge Harriers) na segunda posição, apenas com uma diferença de quatro minutos do vencedor Luís Mota, e o trio de atletas Artur Costa (Desnível Positivo), Joaquim Freitas (Grupo Desportivo de Retorta) e Pedro Marques a ocuparem o terceiro lugar, todos com um tempo de 25 horas e 17 minutos.

Nos 100km destacou-se o atleta Edgar Faria (OZXTREME/ ADCR Pereira), na primeira posição (9h54m), seguindo-se Luís Oliveira (Runnersdodemo, 10h46m), e Fernando Fernandez Blanco, (ANB-Batu Wear, 11h20m). Na prova feminina, as espanholas da equipa Ativa Sport Club não deram tréguas às adversárias e ocuparam as duas primeiras posições do pódio, com Ana Belén Rubio Álvarez no primeiro lugar, com um tempo de 14 horas e 19 minutos, seguida da compatriota Elena Dominguez González, com apenas um segundo de diferença. Já a terceira posição foi preenchida por Ana Isabel Silva Sousa, da Mrs (19h46m).

Na prova dos 50km, o grande vencedor foi o atleta do Clube Desportivo e Cultural de Nave, André Duarte, seguido de Luís Fernandes, do Clube de Praças da Armada. Os portugueses cortaram a meta com apenas um minuto de intervalo, completando a prova às 4h49m e 4h50m, respetivamente. Pedro Bastos (OZXTREME/ ADCR Pereira) terminou a prova com 4 horas e 55 minutos, obtendo o terceiro lugar da classificação final. Ao pódio feminino subiram Mariana Alves, do Turres Trail Team (6h49m), Ivone Saramago Ferreira, do Trilho Perdido Eventos /Imporlux (07h04m), e Carla Santos, da Speedrunners (07h34).

Finalmente no trail dos 20km, Cristiano Reis, do ATR – Algarve Trail Running foi o primeiro classificado, com o tempo de 02h18m. Valdemar Cardoso, da Vertical Navis, ocupou o segundo lugar (2h26m), e André Filipe Oliveira Almeida, do Factor X / S4L / Medense FC, terminou na terceira posição com uma diferença de apenas 12 segundos. Inês Moreira, do Adamarante, foi a primeira atleta a terminar nesta competição, com 2h47m, seguida de Patrícia Madeira, do Vertical Navis (2h49m), e Cristiana Ferreira (2h51), na terceira posição.

Associado oficial do RUN THE WORLD e ITRA – International Trail Running Association, o OMD 2018 é organizado pela empresa Horizontes, tendo como promotores o Município de Seia e da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

image_pdfimage_print
Previous Jovem de 15 anos sentiu-se mal junto às piscinas de Oliveira do Hospital
Next I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

Artigos Relacionados

Última Hora

Ministro da Agricultura desloca-se hoje a Oliveira do Hospital

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, desloca-se esta quinta-feira, 9 de novembro, às 16h00, a  Oliveira do Hospital, …

Informação

Morreu Nicolau Breyner

Morreu Nicolau Breyner. Ator e realizador tinha 75 anos de idade e faleceu, esta segunda-feira, após um ataque cardíaco, avança a TVI 24. João Nicolau de Melo Breyner Lopes, de

Informação

Incêndio em Nelas mobiliza 161 operacionais

Um incêndio que deflagrou cerca das 14h57 na freguesia de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, mobiliza 161 operacionais, apoiados por 48 viaturas e um meio aéreo.

Região

Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve no dia 19 setembro, na localidade…

Informação

Proteção Civil alerta para perigo de incêndios florestais nos próximos três dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou ontem para o perigo de incêndios florestais nos próximos três dias, especialmente nas regiões norte e centro, e lembrou que a lei

Última Hora

Alexandrino acusa alguns médicos de “boicote” ao SAP “numa tentativa de ele fechar”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital teceu hoje duras críticas a “alguns médicos” do Centro de Saúde que se recusam a fazer …

Última Hora

Cerca de 200 crianças vão recriar “Terço Humano” em Oliveira do Hospital

A Catequese de Oliveira do Hospital realiza, na próxima sexta-feira, 25 de maio, pelas 21h30, o “Terço Humano”. A iniciativa, que vai contar com o envolvimento de cerca de 200

Informação

É já esta sexta feira o Festival Infantil da Canção

É já amanhã, 1 de abril, que se realiza mais um Festival Infantil da Canção organizado pelas Instituições Particularidades de Solidariedade Social (IPSS) de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece,

Última Hora

Penacova: casas ardidas isentas de IMI durante três anos

As habitações de Penacova consumidas pelas chamas nos incêndios de outubro vão estar isentas do IMI durante três anos.

Informação

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) somou pontos após vitória sobre o Marialvas por duas bolas a zero. Com este resultado, a equipa oliveirense continua a liderar o

Nacional

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Sociedade

Oliveira do Hospital formou Laço Azul Humano contra os maus tratos na infância

Cerca de 600 pessoas, a maioria crianças, deram hoje forma a um gigantesco Laço Azul Humano, numa iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Hospital no mês da prevenção dos

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai disputar a 17ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra, da Associação de Futebol de Coimbra, frente ao União Clube Eirense.

Região

Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

A Autoestrada A1 esteve cortada, esta manhã, entre os nós de Pombal e Condeixa, no sentido Sul-Norte, junto à saída para Soure, devido a um acidente registado ao quilómetro 169.

Destaque

Estudantes ameaçam fechar escola de Oliveira do Hospital devido a amianto

Sem ver resolvido o problema de amianto na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, a Associação de Estudantes fez um ultimato ao Governo,…

Última Hora

Carnaval do Agrupamento de Escolas encheu de alegria e cor a cidade de Oliveira do Hospital

Resultou em mais um sucesso o Carnaval do Agrupamento de Escolas que, esta manhã, se realizou na cidade de Oliveira do Hospital. Mais de 1500 figurantes deram vida…

Região

Presidente da Câmara de Góis arguida por difamação a um vereador

A presidente da Câmara de Góis, a socialista Lurdes Castanheira, foi constituída arguida num processo por difamação movido por um vereador do seu partido.

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Informação

Região: Detido homem que disparou contra residência

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e procedeu à detenção de um homem que, na passada segunda feira …

Cultura

No domingo, dia 10 de abril, o Município de Tábua celebrou o Feriado Municipal

A sessão Solene contou com as intervenções do secretário da Assembleia Municipal de Tábua, Pedro Cardoso e do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, que deu o mote

Última Hora

Região de Coimbra lança programa de 19 milhões para emprego e apoio a empresas

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e oito grupos de ação local apresentaram o Sistema de Incentivos ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E) no valor global de cerca de

Informação

Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente…

Última Hora

McDonald’s: “Sentimos que era nosso dever ajudar” (com vídeo)

A McDonald’s Portugal surpreendeu, hoje, o concelho de Oliveira do Hospital, com a oferta de 6200 árvores de fruto e 39 motocultivadores. Esta foi a resposta dada…

Última Hora

“Oliveira do Hospital merecia este título e esta alegria depois do que passou com os incêndios” (Vídeo)

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital sagrou-se, ontem, campeão distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) ao vencer o Carapinheirense por 2-0.