Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota foi o grande vencedor da 8ª edição do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD), decorrida no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de junho,…

…e marcada por ajustes de percursos devido ao mau tempo que se fez sentir, impossibilitando a subida à Torre, na Serra da Estrela. 

A dificuldade e espetacularidade associados ao OMD voltou a atrair a Seia mais de meio milhar de participantes dos quatro cantos do planeta para percorrerem as quatro distâncias (160km, 100km, 50km e 20km), mas também para conquistar o galardão de viriato (200km), a novidade introduzida este ano. A proeza de terminar os 160km e aventurar-se em mais 40km viria a ser alcançada pelos atletas Pedro Marques (33h53m) e José Simões, da equipa O Mundo da Corrida (42h17m).

Contudo, o mais rápido das 100 milhas da serra da Estrela e tão ambicionado primeiro lugar do pódio viria a pertencer, uma vez mais, a Luís Mota, do Clube do Benfica de Abrantes, uma marca na história do trail running nacional. O totalista do OMD alcançou o seu 6º título na prova, depois de cumprir os 160km em 22 horas e 23 minutos. A conquista das 100 milhas foi partilhada com a única finalista da prova na categoria feminina, a atleta de Barcelos Mariana Ballester (31h42m).

O pódio masculino dos 160km ficou completo com Cees Van der Land (Tyne Bridge Harriers) na segunda posição, apenas com uma diferença de quatro minutos do vencedor Luís Mota, e o trio de atletas Artur Costa (Desnível Positivo), Joaquim Freitas (Grupo Desportivo de Retorta) e Pedro Marques a ocuparem o terceiro lugar, todos com um tempo de 25 horas e 17 minutos.

Nos 100km destacou-se o atleta Edgar Faria (OZXTREME/ ADCR Pereira), na primeira posição (9h54m), seguindo-se Luís Oliveira (Runnersdodemo, 10h46m), e Fernando Fernandez Blanco, (ANB-Batu Wear, 11h20m). Na prova feminina, as espanholas da equipa Ativa Sport Club não deram tréguas às adversárias e ocuparam as duas primeiras posições do pódio, com Ana Belén Rubio Álvarez no primeiro lugar, com um tempo de 14 horas e 19 minutos, seguida da compatriota Elena Dominguez González, com apenas um segundo de diferença. Já a terceira posição foi preenchida por Ana Isabel Silva Sousa, da Mrs (19h46m).

Na prova dos 50km, o grande vencedor foi o atleta do Clube Desportivo e Cultural de Nave, André Duarte, seguido de Luís Fernandes, do Clube de Praças da Armada. Os portugueses cortaram a meta com apenas um minuto de intervalo, completando a prova às 4h49m e 4h50m, respetivamente. Pedro Bastos (OZXTREME/ ADCR Pereira) terminou a prova com 4 horas e 55 minutos, obtendo o terceiro lugar da classificação final. Ao pódio feminino subiram Mariana Alves, do Turres Trail Team (6h49m), Ivone Saramago Ferreira, do Trilho Perdido Eventos /Imporlux (07h04m), e Carla Santos, da Speedrunners (07h34).

Finalmente no trail dos 20km, Cristiano Reis, do ATR – Algarve Trail Running foi o primeiro classificado, com o tempo de 02h18m. Valdemar Cardoso, da Vertical Navis, ocupou o segundo lugar (2h26m), e André Filipe Oliveira Almeida, do Factor X / S4L / Medense FC, terminou na terceira posição com uma diferença de apenas 12 segundos. Inês Moreira, do Adamarante, foi a primeira atleta a terminar nesta competição, com 2h47m, seguida de Patrícia Madeira, do Vertical Navis (2h49m), e Cristiana Ferreira (2h51), na terceira posição.

Associado oficial do RUN THE WORLD e ITRA – International Trail Running Association, o OMD 2018 é organizado pela empresa Horizontes, tendo como promotores o Município de Seia e da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Previous Jovem de 15 anos sentiu-se mal junto às piscinas de Oliveira do Hospital
Next I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

Artigos Relacionados

Última Hora

Pelo menos trinta concelhos com risco máximo de incêndio

Trinta concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Porto, Braga, Vila Real e Guarda apresentam hoje risco máximo …

Região

PJ deteve homem que tentou matar companheira em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da G.N.R. de Tábua, identificou e deteve um homem, …

Última Hora

ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Com a chegada de novos alunos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital apela aos proprietários de quartos, apartamentos ou estúdios para que integrem a “Bolsa

Região

Aveiro: Jovem de 23 anos morre após colisão contra árvore

Um jovem de 23 anos morreu na madrugada de hoje em Aveiro, na sequência do despiste de uma viatura ligeira.

Informação

Voluntários já recolheram mais de 100 toneladas de resíduos em Oliveira do Hospital

Esta manhã um grupo de mais de 70 voluntários eliminou um “ponto negro” na freguesia da Bobadela. A ação junta-se a outras…

Última Hora

“Máscaras do Mundo” em exposição em Oliveira do Hospital

“Máscaras do Mundo” é o tema da exposição de fotografia patente, até ao final do mês de fevereiro, em vários equipamentos municipais de Oliveira do Hospital.

Cultura

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Informação

Pedrógão Grande: Coimas por falta de limpeza levam à venda de terrenos

Proprietários de terrenos na zona atingida pelo incêndio de Pedrógão Grande começaram a contactar imobiliárias para pôr terrenos à venda com medo das coimas por falta de limpeza.

Última Hora

Idoso morre em atropelamento ferroviário em Carregal do Sal

Um idoso de 84 anos morreu esta manhã depois de ter sido atropelado por um comboio, na localidade de Papízios, no concelho de Carregal do Sal.

Politica

PSD quer saber se Alexandrino “honra” palavra de não se recandidatar

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital reage aos “desenvolvimentos políticos assistidos na última Assembleia Municipal” e aproveita para perguntar a José Carlos Alexandrino

Sociedade

Um morto em colisão de ciclomotor com camião em Cantanhede

Um trabalhador de uma empresa municipal de Cantanhede morreu, hoje, quando o ciclomotor que conduzia colidiu com “um camião em manobras”, disse uma fonte dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Informação

Adolescente encontrado sem vida na barragem da Aguieira

Um jovem de 17 anos, que tinha sido dado como desaparecido este domingo, na barragem da Aguieira, foi encontrado sem vida algumas horas depois.