Luís Lagos quer “dar voz” às vítimas do incêndio e nega aproveitamento político

Luís Lagos quer “dar voz” às vítimas do incêndio e nega aproveitamento político

Luís Lagos, porta voz da Associação de Apoio às Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal afirmou, hoje, na Rádio Boa Nova que…

… diante da tragédia resultante dos incêndios de 15 de outubro, se impunha a criação de uma associação que dê “voz”  e não deixe esquecidas as populações afetadas pelo fogo.

A pedir “respeito” pelas 45 vítimas mortais do fogo – só no concelho de Oliveira do Hospital, de onde é natural, morreram 12 pessoas – Luís Lagos assegura que enquanto porta voz da associação não se irá calar. O objetivo é o de conseguir os apoios que “são justos” para todos quantos perderam os seus bens por ocasião do trágico incêndio.

Também vítima do incêndio, depois de a empresa de construção a que está familiarmente ligado ter sido fortemente atingida pelo fogo, Luís Lagos não deixa de particularizar o concelho de Oliveira do Hospital que se encontra em situação de “emergência municipal”. Reunir com o presidente da República a quem já solicitou uma audiência é uma das primeiras iniciativas da Associação, que está ao lado das populações, mas também dos empresários e dos agricultores. Não se conforma, por isso, com comparticipações de 85 por cento para as empresas e de apenas 50 por cento para os agricultores.

Diante de uma tragédia incomparável à de Pedrogão, no que à devastação de território diz respeito, Luís Lagos recusa-se a aceitar que o governo ative a portaria 254/2017, que “condena” as empresas que a esta altura estejam impossibilitadas de prosseguir a atividade, e que deita por terra o que resultou do Conselho de Ministros Extraordinário e que passava por o governo assegurar salários de pelo menos três meses.

Situações que Luís Lagos, através da Associação que reúne vítimas de toda a região afetada, espera ver acautelados. Não esperava o conhecido oliveirense que, quer o próprio, quer os demais envolvidos na Associação fossem objeto de contestação e acusados de aproveitamento político. Na Rádio Boa Nova, Lagos lembra que na hora em que assumiu liderar a Associação decidiu entregar o cartão de militante do CDS-PP e deixar de liderar cargos políticos como é o caso da Distrital do partido. Ontem, e na sequência de publicações nas redes sociais, o dirigente viu-se forçado a um esclarecimento para assegurar que não será candidato à Câmara, nem a deputado nas próximas eleições.

Neste processo, Luís Lagos tem a registar a “grande dimensão” do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com quem já reuniu. O dirigente esclarece que a Associação não pretende questionar a liderança no concelho, que cabe ao autarca, nem nos restantes concelhos da região.

(Audio indisponível temporariamente)

image_pdfimage_print
Previous Ministro da Saúde desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital
Next Jovens lançam corrente de positivismo em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Bombeiros da Figueira da Foz procuram homem perdido na Mata de Quiaios

Os bombeiros municipais da Figueira da Foz estão a proceder a buscas para encontrar um homem que se perdeu na Mata Nacional de Quiaios, mancha florestal situada no norte do

Última Hora

Médicos começaram hoje greve nacional de três dias

Os médicos iniciaram hoje às 00:00 três dias de greve nacional, uma paralisação que os sindicatos consideram ser pela “defesa do Serviço Nacional de Saúde”.

Última Hora

Tábua acolhe conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”

Vai realizar-se no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30m, no Centro Cultural de Tábua, a Conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”,…

Última Hora

Despiste provoca um ferido grave em Mangualde

Um despiste de um veículo ligeiro, esta manhã, na Estrada Nacional 16 em São Cosmado, Mangualde, provocou um ferido grave.

Última Hora

ADIBER agradece entusiasmo na candidatura da Mesa da Beira Serra às “7 Maravilhas à Mesa”

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, na qualidade de Entidade Promotora da candidatura da Mesa da Beira Serra ao concurso 7 Maravilhas à Mesa, agradece a

Sociedade

Nelas apoia construção do lar de Santar com 250 mil Euros

A Câmara Municipal de Nelas aprovou o apoio financeiro de 250 mil Euros para a construção do Lar e do Centro de Dia de Santar, em obra desde Maio passado

Informação

Figueira da Foz: homem acusado de matar mulher detido preventivamente em hospital prisão

O homem acusado de matar a mulher a tiro, na última semana, em Quiaios, na Figueira da Foz, vai aguardar julgamento com a medida de coação mais gravosa num hospital

Cultura

Meruge recria “Ciclo do Pão”

Pelo 9º ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Meruge e a ADSCVC, vão realizar a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, …

Informação

Feira do Porco e do Enchido atraiu ainda mais visitantes a Meruge

Está cumprida a 14ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge. O certame revelou-se ainda mais atrativo, considerando a Junta de Freguesia que foi batido o “recorde em número

Informação

Meruge promove 15º Torneio Nacional de Damas

O Salão de Festas da Associação dos Amigos de Meruge acolhe, amanhã, dia 14 de julho, a partir das 14h00, o 15º Torneio Nacional de Damas, aberto à participação individual

Informação

CIM Região de Coimbra presente na BTL com programa “ambicioso”

A CIM Região de Coimbra, que tem vindo a apostar no turismo através da promoção da cultura, do património cultural e natural, preparou para a apresentação no Stand da Turismo

Última Hora

Simulacro testou meios de combate aos incêndios florestais em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

No arranque da fase Bravo, a segunda mais crítica em matéria de incêndios florestais, o município de Oliveira do Hospital testou os meios de combate aos fogos com a realização

Última Hora

Bandeira Praia Acessível vai ser hasteada em Avô e S. Sebastião da Feira

Depois de assinalar, no dia 1 de julho, o arranque da época balnear em Alvôco de Várzeas onde foram as hasteadas as bandeiras Azul e de Praia Acessível, …

Região

Unidade de Missão apresenta Programa de Revitalização do Pinhal Interior

A Unidade de Missão para a Valorização do Interior apresentou, ontem, o Programa de Revitalização do Pinhal Interior, …

Informação

Atropelamento no IP3 fez dois feridos

Um atropelamento ocorrido no IP3, ontem, na zona de Cunhedo, Penacova, fez dois feridos, um deles grave, confirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Destaque

Provedoria da Justiça abre procedimento sobre encerramento do SAP em Oliveira do Hospital

A provedoria da justiça deu abertura ao procedimento relativo ao encerramento do SAP de Oliveira do Hospital, na sequência de queixa apresentada pela…

Região

Seia com minorações da taxa de IMI em 20 freguesias

A Câmara Municipal viu aprovada, na Assembleia Municipal do dia 23 de setembro, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2017,…

Última Hora

Ministro da Agricultura e Ministro-Adjunto em Góis para apresentação de medidas no âmbito do PRPI

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, vão deslocar-se, quarta-feira, 2 de maio, a Góis, a fim de participarem na

Desporto

“Cada vez se pratica mais e melhor desporto em Oliveira do Hospital”

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Prova disso foi o sucesso de mais um mOHve-te no Verão que, nas últimas sete semanas, …

Educação

Oliveira do Hospital abre candidaturas para atribuição de bolsas de estudo no Ensino Superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai atribuir bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas e de bolsas de estudo por mérito excecional.

Última Hora

Oliveira do Hospital: 1,12 hectares de área ardida em 2018

Terminada a época de incêndios, é altura fazer o balanço. Este ano, no concelho de Oliveira do Hospital, a área total ardida registada é de 1,12 hectares.

Última Hora

Domingo foi um dia negro nas estradas. Duas crianças perderam a vida

Ontem foi um domingo negro nas estradas portuguesas, tendo duas crianças perdido a vida num acidente que envolveu três viaturas ligeiras, em Mira, no distrito de Coimbra.

Última Hora

Neve no Norte e agitação marítima na costa põem país sob aviso amarelo

A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, …