Luís Antero e Tiago Cerveira mostram Beira Serra no Festival Orbits
18 Junho, 2018 1405 Views

Luís Antero e Tiago Cerveira mostram Beira Serra no Festival Orbits

O paisagista sonoro Luís Antero e o fotógrafo Tiago Cerveira, ambos naturais de Oliveira do Hospital, foram desafiados pela organização do festival Orbits a mostrar a região através das suas artes. 

O festival, que decorre no Parque de Campismo de S.Gião, de 21 a 24 de Junho, já tem a presença confirmada de público oriundo de 25 países.

Luís Antero e Tiago Cerveira juntam-se, assim, aos artistas internacionais e apresentam nesta edição do Festival Orbits uma cartografia sonora e visual da Beira Serra, pré-incêndios de outubro de 2017.

A partir das fotografias de Tiago Cerveira e das gravações sonoras de Luís Antero, a Beira Serra mostra-se sensitiva e partilhada para com estes “exploradores dos tempos modernos” que vêm de países como Singapura, Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Brasil, Japão, Austrália, e que estarão em Oliveira do Hospital até dia 24 de Junho.

O evento já se mostrou sensível à tragédia dos incêndios que fustigou a quase totalidade  da área florestal do concelho. Desta forma, vão ser desenvolvidas ações que apoiem a reflorestação da zona envolvente ao parque de campismo de São Gião.

O festival, que conta com uma programação musical “direcionada para o ‘techno’ e suas diversas vertentes, abrangerá ainda a eletrónica ambiental e experimental, artes visuais, instalações, performances, cenografia e outras áreas artísticas, numa experiência integrada entre público, comunidade local e natureza”, adianta a organização.

O seu compromisso e responsabilidade ambiental levou o Ministério do Ambiente a atribuir-lhe o Sê-lo Verde.

 

image_pdfimage_print
Previous Marchas Populares proporcionaram “grande noite” em Oliveira do Hospital (com vídeo)
Next Luís Almeida tomou posse na presidência do PSD de Arganil

Artigos Relacionados

Informação

PJ deteve suspeito de crime de incêndio florestal em Vouzela            

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração dos Serviços de Proteção da Natureza da GNR, …

Destaque

Suspeito de violar e quase matar uma mulher em Oliveira do Hospital foi vizinho da vítima

O homem de 32 anos que foi detido pela Policia Judiciária, na passada quinta feira, por suspeita de violar e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital era conhecido

Região

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …

Região

Projeto para Ecovia do Mondego avança

O projeto para a criação da Ecovia do Mondego deu, na passada segunda-feira, em Mortágua, um passo decisivo com a primeira reunião do grupo de trabalho,…

Informação

Pedrógão Grande: 157 habitações reconstruídas após um ano da catástrofe

A maioria das casas destruídas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande há um ano já foi reconstruída.

Cultura

Jorge Ramos apresenta novo livro “Volto Já…”

“Volto já…” é o título do novo livro de Jorge Manuel Ramos, com sessão de lançamento agendada para amanhã, dia 29, pelas 21h00, na Feira do Livro de Oliveira do

Última Hora

Homem detido por crime de incêndio em habitação em Aveiro

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem de 48 anos pela prática do crime de incêndio em habitação.

Informação

Beiras e Serra da Estrela instalam videovigilância para detetar incêndios

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) anunciou hoje que deu início à instalação de um sistema de videovigilância para deteção de incêndios rurais.

Sociedade

CCDRC premiou 82 “empresas gazela”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) premiou, na passada sexta-feira, na 4ª Gala das Empresas Gazela 2017, em Viseu, 82 “empresas gazela”,…

Última Hora

Fogo que começou na sexta-feira na Pampilhosa da Serra já foi dominado

O incêndio que deflagrou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, foi considerado dominado hoje pouco depois das 11h00,…

Última Hora

Acidente com dois feridos corta trânsito em Viseu

A Estrada Nacional (EN) 229, no distrito de Viseu, está cortada ao trânsito devido a um acidente em Cavernães, que causou dois feridos, segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Sociedade

Um morto em colisão de ciclomotor com camião em Cantanhede

Um trabalhador de uma empresa municipal de Cantanhede morreu, hoje, quando o ciclomotor que conduzia colidiu com “um camião em manobras”, disse uma fonte dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Nacional

Chuva, vento, neve e agitação marítima a partir de hoje no continente

A chuva e o vento forte, queda de neve e agitação marítima vão afetar as regiões de Portugal continental a partir de hoje devido a depressões que estão no oceano

Informação

Alunos do Centro Escolar de Nogueira participaram no simulacro  “A Terra Treme”

  O Município de Oliveira do Hospital promoveu hoje, 13 de outubro, junto dos alunos do 1.º CEB do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, o exercício público de cidadania…

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a construção do IC6, tal como hoje foi anunciado pela Infraestrturas de Portugal, …

Região

ASAE apreende mais de nove toneladas de produtos cárneos e pescado em Oliveira do Hospital e Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou três processos de contraordenação a entrepostos frigoríficos, …

Região

Câmara de Viseu autua infraestruturas de Portugal por falta de limpeza de vias

A Câmara de Viseu abriu um processo de contraordenação à Infraestruturas de Portugal por falta de limpeza das estradas no concelho.

Região

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com a Lei de Defesa das Florestas

O Conselho Intermunicipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada no Município da Pampilhosa da Serra, uma tomada de posição sobre a Lei da Defesa da Floresta…

Sociedade

Santuário de Nossa Senhora das Preces convida para secular romaria (com vídeo)

É já no próximo fim de semana, 30 de junho e 1 de julho, que se realiza a secular romaria de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, no

Informação

Arganil candidata 10 aldeias às “7 Maravilhas”

Já está em marcha mais uma edição do projecto 7 Maravilhas de Portugal. O ano de 2017 tem como foco as aldeias e a fase de candidatura já arrancou, estando

Região

Loriga recria tradições Lusitanas e apresenta Festival FOLK

Inspirado na identidade Lusitana, no lendário Viriato e em todos os heróis das batalhas contra os invasores Romanos, a vila de Loriga recebe, este fim-de-semana, de 13 a 15 de

Sociedade

Câmara Municipal atribui cheques “+Educação OHP” para aquisição de manuais escolares

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou pela atribuição do cheque “+Educação OHP” aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) …

Sociedade

Candidato do PSD e Tiago Cerveira num olhar de “Ca$h Resto Z€ro”

No “Ca$h Resto Z€ro” desta sexta-feira, Vítor Neves convida a um olhar sobre as pessoas: João Paulo Pombo Albuquerque e Tiago Cerveira.

Informação

Oliveira do Hospital agradece “esforço de renascimento” em almoço com mil pessoas na Festa do Queijo

A Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que se realiza nos próximos dias 10 e 11 de março, foi hoje apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa,…