Luís Antero e Tiago Cerveira mostram Beira Serra no Festival Orbits

Luís Antero e Tiago Cerveira mostram Beira Serra no Festival Orbits

O paisagista sonoro Luís Antero e o fotógrafo Tiago Cerveira, ambos naturais de Oliveira do Hospital, foram desafiados pela organização do festival Orbits a mostrar a região através das suas artes. 

O festival, que decorre no Parque de Campismo de S.Gião, de 21 a 24 de Junho, já tem a presença confirmada de público oriundo de 25 países.

Luís Antero e Tiago Cerveira juntam-se, assim, aos artistas internacionais e apresentam nesta edição do Festival Orbits uma cartografia sonora e visual da Beira Serra, pré-incêndios de outubro de 2017.

A partir das fotografias de Tiago Cerveira e das gravações sonoras de Luís Antero, a Beira Serra mostra-se sensitiva e partilhada para com estes “exploradores dos tempos modernos” que vêm de países como Singapura, Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Brasil, Japão, Austrália, e que estarão em Oliveira do Hospital até dia 24 de Junho.

O evento já se mostrou sensível à tragédia dos incêndios que fustigou a quase totalidade  da área florestal do concelho. Desta forma, vão ser desenvolvidas ações que apoiem a reflorestação da zona envolvente ao parque de campismo de São Gião.

O festival, que conta com uma programação musical “direcionada para o ‘techno’ e suas diversas vertentes, abrangerá ainda a eletrónica ambiental e experimental, artes visuais, instalações, performances, cenografia e outras áreas artísticas, numa experiência integrada entre público, comunidade local e natureza”, adianta a organização.

O seu compromisso e responsabilidade ambiental levou o Ministério do Ambiente a atribuir-lhe o Sê-lo Verde.

 

image_pdfimage_print
Previous Marchas Populares proporcionaram “grande noite” em Oliveira do Hospital (com vídeo)
Next Luís Almeida tomou posse na presidência do PSD de Arganil

Artigos Relacionados

Cultura

Nova Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai custar 1,5 milhões de Euros e deverá ficar concluída no próximo ano (Com vídeo)

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, hoje, a adjudicação do projeto de arquitetura da requalificação e ampliação da Casa da Cultura César Oliveira.

Região

Cáritas Coimbra vai reconstruir 40 casas afetadas pelos incêndios

A Cáritas de Coimbra vai reconstruir 40 habitações afetadas pelos incêndios que começaram em junho em Pedrógão Grande e em Góis, foi hoje anunciado.  

Politica

PS conseguiu melhor resultado de sempre nas autárquicas. O PSD o pior.

Ontem, o PS alcançou o melhor resultado de sempre em eleições autárquicas. Já o PSD ficou-se pelo pior resultado de sempre, sem que Pedro Passos Coelho …

Cultura

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8

Última Hora

Carnaval da Beira Serra sai pelas ruas de Lagares da Beira “seja a chover ou a nevar”

Em Lagares da Beira ultimam-se os preparativos  para o Carnaval da Beira Serra. O momento alto está reservado para a tarde de terça-feira, dia 28,…

Região

CIM Região de Coimbra promove “Volta de Apoio ao Emprego”

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, através da rede de Centros de Informação Europe Direct, e em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), promove a

Sociedade

Pelo menos trinta concelhos com risco máximo de incêndio

Trinta concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Porto, Braga, Vila Real e Guarda apresentam hoje risco máximo …

Sociedade

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da XXVI Festa do Queijo Serra

Última Hora

País: GNR reforça vigilância pelo país com mais 457 efetivos

A GNR anunciou, através de um comunicado, que irá reforçar a segurança de todas as regiões do país com 457 novos Guardas Provisórios.

Última Hora

Fim de semana vai ser de temperaturas baixas, mas sem chuva

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas mínimas baixas, céu pouco nublado, mas sem precipitação.

Última Hora

Desporto – Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, série D, o Nogueirense deslocou-se esta tarde ao Recreio de Águeda e perdeu por 3-0. O Tourizense foi ao Pampilhosa perder por 3-2 e é

Informação

Oliveira do Hospital incentiva ao “investimento produtivo no interior”

Oliveira do Hospital promoveu, ontem, uma sessão de apresentação do Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade, com a participação de especialistas no setor.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Destaque

Trabalho de “superação” permitiu reativação da Sonae Arauco seis meses após o grande incêndio

A unidade da Sonae Arauco, em Oliveira do Hospital, reativou a produção de painel aglomerado às três da manhã do passado dia 10 de abril. A empresa que, logo após

Informação

Jornadas Parlamentares do PS trazem deputados a Oliveira do Hospital

Um grupo de deputados do PS na Assembleia da República visita, esta tarde,  o concelho de Oliveira do Hospital e reúne com o executivo municipal e empresários no âmbito das

Informação

Morreu a mulher que foi violada e vítima de agressão no Bairro João Rodrigues Lagos em Oliveira do Hospital

A mulher que, a 7 de maio de 2016, foi violada e vítima de agressão quase até à morte por um vizinho, no Bairro João Rodrigues, morreu ontem. As cerimónias

Informação

Incêndios: Alexandrino critica “governantes que vieram cá e que não perceberam o que se passou”

José Carlos Alexandrino criticou, esta quinta-feira, a demora dos processos na ajuda dos lesados do incêndio 15 de outubro que devastou o concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Região

Viseu investe 700 mil euros na manutenção de estradas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje um investimento municipal superior a 700 mil euros …

Sociedade

ADI entregou prémios de campanha de natal em Oliveira do Hospital

Terminada mais uma campanha natalícia proporcionada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI), que pretende valorizar o comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital,…

Informação

Colisão com quatro veículos condicionou o IC2 em Coimbra

Uma colisão envolvendo quatro veículos, dois ligeiros e dois pesados, no IC2 em Coimbra, fez esta manhã um ferido ligeiro.

Destaque

Motociclista ficou gravemente ferido em colisão na Estrada da Beira

Um homem de 45 anos ficou ontem, ao final da tarde, ferido com gravidade na sequência de uma colisão entre a moto em que seguia e um automóvel.

Região

Autarca de Seia confia na recuperação após a tragédia que causou 14 milhões de prejuízos

Meio ano após os trágicos incêndios que nos dias 15, 16 e 17 de outubro consumiram mais de 18.500 hectares no concelho de Seia e causaram prejuízos materiais na ordem

Região

BV Lagares da Beira, recebeberam equipamento de proteção (EPI)

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações aos jornalistas depois da entrega de novos equipamentos de proteção para incêndios (EPI) aos bombeiros de Lagares da Beira, disse