Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe
9 Agosto, 2018 1841 Views

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe

image_pdfimage_print

Lourosa volta a ser palco, este fim-de-semana, 10, 11 e 12 de agosto, de mais uma edição da Feira Moçárabe – um evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos coabitaram pacificamente nestas terras.

A Feira Moçárabe de Lourosa, organizada pela Junta de Freguesia de Lourosa, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, é já um dos eventos mais aguardados no mês de agosto, ao qual o público acorre cativado pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, e pelo distintivo programa de animação cultural. Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, o evento convida o público a recuar ao século X.

Segundo a nota enviada à Rádio Boa Nova, além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento, haverá gastronomia da época, música e dança, jogos infantis e animais de falcoaria, assim como animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens, através de vários grupos convidados e grupo de teatro local, que prometem interagir com os visitantes.

O certame tem vindo a crescer ano após ano assumindo-se também nesta edição em particular como um momento do renascimento daquela freguesia, do concelho e de toda a região, após o trágico incêndio de 15 outubro de 2017.

A noite de sexta-feira (dia 10) abre portas para um fim-de-semana de época muito intenso através de uma “Rábula à volta de uma Queimada Galega com esconjuros e diabruras das bruxas”. No dia seguinte, a Feira Moçárabe abre portas a partir das 10h00 com vários momentos de animação de rua, danças e músicas, ou o passeio das ovelhas “Transumância do passado ao presente”, estando a inauguração oficial pelas entidades promotoras agendada para as 17h00.

Até depois da meia-noite não faltam pontos de interesse no programa, dos quais se destaca a “Chegada de D. Sancho, D. Alberta e do Emir da taifa de Évora”, dramatização pelo grupo de teatro local; folguedos da corte com danças medievais e do ventre, demonstrações de armas com duelos; manjares e beberes; julgamento da bruxa: torneio e justa e um espetáculo de fogo noturno.

No domingo, dia 12, a reabertura do evento acontece pelas 10h00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que se destacam as danças do ventre e medievais, um concerto de música medieval e as dramatizações pelo grupo de teatro local – “Troca de oferendas entre reis cristãos e o Emir da taifa de Évora” e a “Homenagem do rei D. Sancho a alguns notáveis do burgo”.

Torneio e justa, animação de rua, ritual templário entre outras surpresas complementam a oferta das mercancias e dos manjares e beberes, culminando com um espetáculo final de fogo.

Também em simultâneo com a Feira Moçárabe de Lourosa, decorre ainda um conjunto de iniciativas que integram a Grande Rota da Transumância – um  projeto transversal da Agência de Desenvolvimento Gardunha, enquadrado na EEC PROVERE iNature, e que é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Neste âmbito, assumirá particular destaque no evento, o passeio interpretativo com os rebanhos pelos campos da aldeia e as recriações  agrícolas  e pastoris.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência para a promoção, divulgação e projeção da freguesia de Lourosa e do concelho de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e no setor turístico.

Previous Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço
Next Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

Artigos Relacionados

Educação

“Eptoliva em Ação” resultou na oferta de uma centena de pijamas a Centro de Acolhimento Temporário

No âmbito do 25º Aniversário da Eptoliva, realizou-se a primeira das 25 ações do Projeto “Eptoliva em Ação”.

Informação

Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital

O Presidente da Comissão Política Concelhia Nacional do PSD, Rui Rio, desloca-se esta sexta-feira ao concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Relíquia de São João Paulo II visita as paróquias de Oliveira do Hospital

No passado dia 22 de Maio de 2016, em cerimónia onde foi declarado solenemente São João Paulo II como padroeiro do Concelho/Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, foi enviada …

Programas

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620

Última Hora

Presidente da CCDRC considera projeto da BLC3 “algo extraordinário”

A presença da BLC3 nos prémios Regio Stars decorre da importância do projeto Centro Bio e boa utilização dos fundos comunitários, …

Região

Associação vai reconstruir voluntariamente infantário em Midões – Tábua

O infantário de Midões, em Tábua, distrito de Coimbra, vai ser reconstruído voluntariamente pela Associação Portuguesa de Promotores e Investidores …

Desporto

Maratona Clube Vila Chã classificado no Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça

No passado dia 19 de agosto, o Maratona Clube Vila Chã participou no 3º Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça.

Informação

Costinha na Académica assume-se treinador “caloiro”

José Costinha foi apresentado, esta terça-feira, como novo treinador da Académica da Coimbra, onde se assumiu como um “caloiro com muita vontade” de …

Sociedade

Mau tempo coloca Coimbra entre os distritos com aviso amarelo

Os distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e os grupos ocidental (São Miguel e Santa Maria) e central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico) dos Açores estão, hoje,…

Última Hora

Bispo de Coimbra abençoa Capela de Nª Srª da Visitação em Galizes

Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, é esperado amanhã à tarde, pelas 15h00, em Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, para presidir à cerimónia…

Região

Leiria: Colisão entre veículo ligeiro e motociclo provoca um morto

Um homem morreu, hoje, na sequência da colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo no IC2, em Leiria.

Informação

Mário Patrão lidera Morocco Desert Challenge 

Mário Patrão foi, ontem, de novo o mais rápido no segundo dia do Morocco Desert Challenge, depois de ter disputado um setor seletivo de 470 quilómetros…