Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe
9 Agosto, 2018 2138 Views

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe

image_pdfimage_print

Lourosa volta a ser palco, este fim-de-semana, 10, 11 e 12 de agosto, de mais uma edição da Feira Moçárabe – um evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos coabitaram pacificamente nestas terras.

A Feira Moçárabe de Lourosa, organizada pela Junta de Freguesia de Lourosa, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, é já um dos eventos mais aguardados no mês de agosto, ao qual o público acorre cativado pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, e pelo distintivo programa de animação cultural. Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, o evento convida o público a recuar ao século X.

Segundo a nota enviada à Rádio Boa Nova, além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento, haverá gastronomia da época, música e dança, jogos infantis e animais de falcoaria, assim como animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens, através de vários grupos convidados e grupo de teatro local, que prometem interagir com os visitantes.

O certame tem vindo a crescer ano após ano assumindo-se também nesta edição em particular como um momento do renascimento daquela freguesia, do concelho e de toda a região, após o trágico incêndio de 15 outubro de 2017.

A noite de sexta-feira (dia 10) abre portas para um fim-de-semana de época muito intenso através de uma “Rábula à volta de uma Queimada Galega com esconjuros e diabruras das bruxas”. No dia seguinte, a Feira Moçárabe abre portas a partir das 10h00 com vários momentos de animação de rua, danças e músicas, ou o passeio das ovelhas “Transumância do passado ao presente”, estando a inauguração oficial pelas entidades promotoras agendada para as 17h00.

Até depois da meia-noite não faltam pontos de interesse no programa, dos quais se destaca a “Chegada de D. Sancho, D. Alberta e do Emir da taifa de Évora”, dramatização pelo grupo de teatro local; folguedos da corte com danças medievais e do ventre, demonstrações de armas com duelos; manjares e beberes; julgamento da bruxa: torneio e justa e um espetáculo de fogo noturno.

No domingo, dia 12, a reabertura do evento acontece pelas 10h00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que se destacam as danças do ventre e medievais, um concerto de música medieval e as dramatizações pelo grupo de teatro local – “Troca de oferendas entre reis cristãos e o Emir da taifa de Évora” e a “Homenagem do rei D. Sancho a alguns notáveis do burgo”.

Torneio e justa, animação de rua, ritual templário entre outras surpresas complementam a oferta das mercancias e dos manjares e beberes, culminando com um espetáculo final de fogo.

Também em simultâneo com a Feira Moçárabe de Lourosa, decorre ainda um conjunto de iniciativas que integram a Grande Rota da Transumância – um  projeto transversal da Agência de Desenvolvimento Gardunha, enquadrado na EEC PROVERE iNature, e que é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Neste âmbito, assumirá particular destaque no evento, o passeio interpretativo com os rebanhos pelos campos da aldeia e as recriações  agrícolas  e pastoris.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência para a promoção, divulgação e projeção da freguesia de Lourosa e do concelho de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e no setor turístico.

Previous Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço
Next Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

Artigos Relacionados

Informação

Última Assembleia Municipal antes das Autárquicas 2017. Nuno Vilafanha deputado do PSD, assumiu o apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino que lidera o concelho há oito anos e é candidato a um terceiro mandato. A

Região

Incêndios de outubro: Mais de metade das causas foram intencionais ou negligentes

Segundo o relatório da Comissão Técnica Independente entregue ontem no parlamento, “em termos de grandes grupos de causas (…) 40% tiveram origem em reacendimentos, 40% em causas intencionais e 20%

Informação

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova abordam temática da “Igualdade”

Na Semana Municipal para a Igualdade, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Nacional

Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra aceitou uma providência cautelar interposta pelo Movimento de Escolas com Ensino Público Contratualizado (MEPEC), que …

Informação

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.

Região

Detidos na Guarda oito suspeitos de integrarem rede de tráfico de droga

Ao longo da última semana, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda em colaboração com outros elementos,…

Região

Vila Nova de Poiares: Detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Coimbra, deteve, no passado dia 10 de julho, um indivíduo de 38 anos por tráfico de estupefacientes, em Vila Nova

Última Hora

Eurodeputado Álvaro Amaro constituído arguido na operação “Rota Final”

O antigo presidente da Câmara  Municipal da Guarda e recém-eleito eurodeputado pelo PSD é um dos cinco arguidos no âmbito da operação “Rota Final”, adiantou fonte policial.

Informação

Gafanha da Nazaré: Apreendidos 506 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu 30 quilos de raia curva, Raja undulata, e 476 quilos de biqueirão, engraulis encrasicolus, ontem e hoje, na

Informação

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

A 28ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou derrotas para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense.

Última Hora

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) venceu ontem o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) por 1-0, em jogo da 27ª jornada do Campeonato de Portugal, Série C.

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa veio a Oliveira do Hospital notar “o quão extraordinário” é o concelho “a criar riqueza”

Momento alto da 25ª Festa do Queijo de Oliveira do Hospital foi a visita do presidente da República eleito. Depois de recebido no Salão Nobre do Município, repleto de gente,