Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe

Lourosa volta a ser palco, este fim-de-semana, 10, 11 e 12 de agosto, de mais uma edição da Feira Moçárabe – um evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos coabitaram pacificamente nestas terras.

A Feira Moçárabe de Lourosa, organizada pela Junta de Freguesia de Lourosa, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, é já um dos eventos mais aguardados no mês de agosto, ao qual o público acorre cativado pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, e pelo distintivo programa de animação cultural. Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, o evento convida o público a recuar ao século X.

Segundo a nota enviada à Rádio Boa Nova, além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento, haverá gastronomia da época, música e dança, jogos infantis e animais de falcoaria, assim como animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens, através de vários grupos convidados e grupo de teatro local, que prometem interagir com os visitantes.

O certame tem vindo a crescer ano após ano assumindo-se também nesta edição em particular como um momento do renascimento daquela freguesia, do concelho e de toda a região, após o trágico incêndio de 15 outubro de 2017.

A noite de sexta-feira (dia 10) abre portas para um fim-de-semana de época muito intenso através de uma “Rábula à volta de uma Queimada Galega com esconjuros e diabruras das bruxas”. No dia seguinte, a Feira Moçárabe abre portas a partir das 10h00 com vários momentos de animação de rua, danças e músicas, ou o passeio das ovelhas “Transumância do passado ao presente”, estando a inauguração oficial pelas entidades promotoras agendada para as 17h00.

Até depois da meia-noite não faltam pontos de interesse no programa, dos quais se destaca a “Chegada de D. Sancho, D. Alberta e do Emir da taifa de Évora”, dramatização pelo grupo de teatro local; folguedos da corte com danças medievais e do ventre, demonstrações de armas com duelos; manjares e beberes; julgamento da bruxa: torneio e justa e um espetáculo de fogo noturno.

No domingo, dia 12, a reabertura do evento acontece pelas 10h00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que se destacam as danças do ventre e medievais, um concerto de música medieval e as dramatizações pelo grupo de teatro local – “Troca de oferendas entre reis cristãos e o Emir da taifa de Évora” e a “Homenagem do rei D. Sancho a alguns notáveis do burgo”.

Torneio e justa, animação de rua, ritual templário entre outras surpresas complementam a oferta das mercancias e dos manjares e beberes, culminando com um espetáculo final de fogo.

Também em simultâneo com a Feira Moçárabe de Lourosa, decorre ainda um conjunto de iniciativas que integram a Grande Rota da Transumância – um  projeto transversal da Agência de Desenvolvimento Gardunha, enquadrado na EEC PROVERE iNature, e que é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Neste âmbito, assumirá particular destaque no evento, o passeio interpretativo com os rebanhos pelos campos da aldeia e as recriações  agrícolas  e pastoris.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência para a promoção, divulgação e projeção da freguesia de Lourosa e do concelho de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e no setor turístico.

image_pdfimage_print
Previous Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço
Next Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

Artigos Relacionados

Informação

Fagulhas em chaminé deram alerta para fogo em habitação de Nogueira do Cravo

Um alerta para fogo numa chaminé de uma habitação em Nogueira do Cravo, mobilizou, ao final da tarde de ontem, dez homens dos Bombeiros de Oliveira do Hospital,…

Informação

25 de abril: Alexandrino quer aproximar comemorações aos oliveirenses

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou, ontem, a vontade de aproximar as comemorações do 25 de abril à população do concelho. José Carlos Alexandrino sugeriu que,

Cultura

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas dia 28 de maio

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro que decorrerá de 28 de maio a 1 de junho no Largo Ribeiro do Amaral (entre

Destaque

Semana Académica promove a cidade e a ESTGOH ate 30 de Abril

O espírito académico vai tomar conta da cidade de Oliveira do Hospital a partir de hoje, 24 de abril, e até domingo, dia 30. A iniciativa pretende promover a cidade

Informação

Secretário de Estado do Ambiente inaugura a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é inaugurada amanhã, dia 30 de julho, às 19h00, no Parque do Mandanelho, pelo presidente …

Nacional

Chuva e nebulosidade persistem até início da próxima semana

A chuva vai continuar em Portugal continental pelo menos até ao início da próxima semana, devido à posição do anticiclone dos Açores.

Região

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Destaque

Tondela consegue a chave certa para manutenção na Primeira Liga.

Não era só a vitória frente à Académica por 2-0, o suficiente para a manutenção. Mas da Madeira veio o resultado que ajudaria a que isso fosse possível. O União

Sociedade

Educação Ambiental: A qualidade da Água

A qualidade da água é tema em destaque no conjunto de programas de Educação Ambiental promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e a Rádio Boa Nova.

Região

Pedrógão Grande: Bombeiro internado “vai ser retirado do coma induzido”

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse hoje à agência Lusa que um dos bombeiros internados em Lisboa poderá, em breve, …

Informação

Grupo Céus Limpos organiza palestra com terapeuta Benjamim Levy

O Grupo Céus Limpos vai realizar, no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, uma palestra conduzida pelo terapeuta Benjamim Levy, intitulada

Sociedade

Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte assinala Dia do Empregador

O Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte , em colaboração com o Município da Pampilhosa da Serra, vai dinamizar uma sessão no âmbito do dia do empregador, …

Informação

José Manuel Silva apresentou candidatura à Câmara Municipal de Coimbra

O ex-bastonário dos médicos José Manuel Silva é candidato à Câmara Municipal de Coimbra e disse que o que distingue o seu projeto é a independência, a liberdade de pensamento

Informação

Câmara de Seia amplia incentivo de natalidade e adoção à vacinação infantil

A Câmara Municipal decidiu ampliar o apoio estipulado no Regulamento de Incentivo à Natalidade e Adoção do Município de Seia, criado em 2015, adequando os apoios às necessidades presentes, por

Região

Distrito de Coimbra terá 289 bombeiros e 62 veículos na fase crítica de incêndios florestais

O distrito de Coimbra vai contar com 289 bombeiros, 62 veículos e 125 sapadores florestais para a fase ‘Charlie’, de julho a setembro, num dispositivo idêntico ao de 2016.

Última Hora

Associação de vítimas dos incêndios não pede desculpa ao ministro da Agricultura

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) recusa-se a pedir desculpa ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que ontem desmentiu…

Desporto

Cláudio Figueiredo, técnico do Sampaense Basket em entrevista

O técnico do Sampaense Basket Cláudio Figueiredo, falou em entrevista no regresso do programa desportivo “Minuto 91″ às segundas feiras, do seu regresso ao Sampaense, das expectativas do regresso ao

Última Hora

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas no domingo

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro entre os dias 27 e 30 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral, entre as 10h00

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de

Região

Região: PJ deteve homem que matou o pai e estava desaparecido

Um homem foi detido, em Albergaria-a-Velha, Aveiro, por ser o principal suspeito da morte do próprio pai.

Região

Acesso à Serra da Estrela cortado devido à queda de neve

Os troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerrados ao trânsito devido à queda de neve. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Informação

FCOH continua firme ao vencer o Marialvas. AD Lagares empata em Pampilhosa. ADN empata em casa frente ao Águeda

  O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua a somar pontos ao vencer em casa por 2-0…

Região

11 detenções, 591 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a