Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos…

… coabitaram pacificamente nestas terras. Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, o símbolo máximo deste diálogo de culturas ali edificado há 1105 anos (912 d.c.), o evento convida o público a recuar ao século X no fim de semana de 12 e 13 de agosto.

A Feira Moçárabe de Lourosa, que tem sido visitada por milhares de pessoas cativadas pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, conta com um vasto e distintivo programa de animação cultural. Além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento haverá gastronomia de época, música e dança, animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens que prometem interagir com os visitantes.

Ao longo dos dois dias a feira, que tem vindo a crescer de ano para ano, conta também com o sempre tão esperado mercado, espaço onde estarão várias barraquinhas de diversos produtos, entre os quais, o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais de qualidade.

No sábado, 12 de agosto, a Feira Moçárabe de Lourosa abre às 16h00 com uma arruada e abertura das “mercancias e supervisão dos pesos e medidas pelos almotacés” e inauguração oficial do certame pelas entidades promotoras.

Seguir-se-á uma apresentação de tiro ao alvo por um arqueiro de D. Sesnando e às 18h00 acontece o cortejo com os “edis do burgo e convidados de outros reinos. Desfile de cavaleiros e séquito de D. Fernando Magno” para o qual todos os visitantes são convidados a juntar-se. Cerimónia do chá, dança do ventre, presença de comerciantes da banha da cobra e um momento de “Campanologia do burgo de Lourosa” são alguns momentos que irão preencher o primeiro dia do evento que conta ainda com um espetáculo de fogo, pelas 22h30, e encerra pelas 24h00 com a “ronda do aguazil para apaziguamento dos ânimos”.

No dia seguinte, domingo, a reabertura do evento acontece pelas 10h00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que destacamos, entre outros, as danças antigas e a dança do ventre, a trupe de circo moçárabe ou as corridas de vagões que se vão realizar ao longo de todo o dia garantindo várias surpresas aos visitantes e que complementa a oferta do mercado e da gastronomia.

De realçar ainda que, no dia 14 de agosto (segunda-feira), a 79.ª Volta a Portugal Santander Totta irá passar em Lourosa pelas 13h48, junto ao monumento nacional, classificado em 1916, conferindo-lhe destaque na projeção mediática que este evento desportivo tem.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência do concelho, para a promoção, divulgação e projeção do Município de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e do setor turístico. A Feira Moçárabe de Lourosa é uma organização em parceria da Junta de Freguesia de Lourosa, do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous Região: Acidente causou um morto
Next Nélson Évora conquistou medalha de Bronze em Londres

Artigos Relacionados

Informação

Quatro anos de prisão para assaltante de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Coimbra condenou um assaltante de Oliveira do Hospital, com residência em Negrelos, a quatro anos de prisão efetiva, por três furtos em, habitações  e numa empresa.

Região

Idosa de 79 anos atropelada mortalmente em Coimbra

Uma mulher de 79 anos foi ontem atropelada mortalmente, em Coimbra, por um automóvel que subia a avenida Elysio de Moura.

Informação

Jerónimo de Sousa desloca-se domingo à Zona Industrial de Oliveira do Hospital

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa desloca-se no próximo domingo, dia 5, pelas 16h30, à Zona Industrial de Oliveira do Hospital …

Região

Nove concelhos de três distritos em risco máximo de incêndio

Nove concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre e Coimbra apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação publicada na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

65 acidentes e 674 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 21 a 27 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 65 acidentes nas estradas do distrito e 674 infrações.

Última Hora

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias É uma situação que os habitantes da zona norte e mais alta da cidade, tem vindo

Região

Vereadores retiram competências a autarca de Nelas

Foram retiradas 20 das 47 competências atribuídas ao presidente da Câmara Municipal de Nelas. De acordo com o Jornal do Centro, Borges da Silva …

Última Hora

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Educação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital reivindicou IC6 e arranjo das EN 17 e 230 a António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o congénere de Seia, reivindicou ontem ao primeiro ministro António Costa…

Informação

Mau tempo provoca constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A Águas do Vale do Tejo alertou em comunicado para a possibilidade de se verificarem alguns constrangimentos no abastecimento de água em algumas localidades…

Politica

PSD apresenta candidato até ao final do ano. Coligação com o CDS-PP é uma possibilidade

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital remeteu para o final do ano o anúncio do candidato à Câmara Municipal e restantes órgão autárquicos.

Região

Aluno da Eptoliva venceu final do Concurso de Ideias de Negócio com projeto “Quicly Heal”

O projeto Quicly Heal, do aluno Bruno Paulino, da EPTOliva de Tábua, orientado pela professora Honorata Pereira, venceu ontem à tarde, a final da 4.ª edição do Concurso…

Informação

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Informação

Infantis do CCPOH conquistam 3º lugar no VI Torneio Internacional de Ténis de Mesa de Condeixa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) obteve um brilhante 3º lugar na classificação final por equipas, no escalão de infantis, …

Região

“Queijo Serra da Estrela à Chef” é servido dia 26 em Penalva do Castelo

Sete chefs de cozinha, três dos quais com estrelas Michelin, vão no dia 26 preparar um menu que fará brilhar o queijo Serra da Estrela, na Casa da Ínsua, em

Sociedade

PJ deteve incendiário no concelho de Tondela

A Polícia Judiciária deteve, através da diretoria do Centro e em colaboração com a GNR de Campo de Besteiros, um homem, no concelho de Tondela,…

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre 31º aniversário da Rádio Boa Nova

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar para a Rádio Boa Nova e para o 31º aniversário.

Última Hora

Neve coloca cinco distritos sob Aviso Amarelo

Cinco distritos do continente estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de queda de neve acima dos mil metros de altitude.

Cultura

Fábio Oliveira “Fux Acústico” em entrevista na Rádio Boa Nova

Fábio Oliveira inicia agora um novo projecto de música a solo. O rosto principal do filme “Aquele querido mês de agosto” lançado a 21 de agosto de 2008 e com

Desporto

Maratona Clube Vila Chã com boa participação na 5ª Rock in Roll Maratona de Lisboa e Campeonato Nacional de Maratona

No passado dia 15 de Outubro, realizou-se a 5ª Rock in Roll Maratona de Lisboa e Campeonato Nacional de Maratona. O Maratona foi representado pelo atleta Jacinto Correia que se

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Região: GNR identificou seis homens pela prática do crime de incêndio florestal

O Comando Territorial de Viseu, através dos Núcleos de Proteção Ambiental de Viseu, Mangualde e Moimenta da Beira, identificou, nos dias, 21 e 22 de maio, seis homens,…

Informação

22 detenções, 77 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 29 de agosto a 4 de setembro ficou marcada, no distrito de Coimbra, por 22 detenções, 74 acidentes e um morto.