Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos…

… coabitaram pacificamente nestas terras. Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, o símbolo máximo deste diálogo de culturas ali edificado há 1105 anos (912 d.c.), o evento convida o público a recuar ao século X no fim de semana de 12 e 13 de agosto.

A Feira Moçárabe de Lourosa, que tem sido visitada por milhares de pessoas cativadas pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, conta com um vasto e distintivo programa de animação cultural. Além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento haverá gastronomia de época, música e dança, animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens que prometem interagir com os visitantes.

Ao longo dos dois dias a feira, que tem vindo a crescer de ano para ano, conta também com o sempre tão esperado mercado, espaço onde estarão várias barraquinhas de diversos produtos, entre os quais, o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais de qualidade.

No sábado, 12 de agosto, a Feira Moçárabe de Lourosa abre às 16h00 com uma arruada e abertura das “mercancias e supervisão dos pesos e medidas pelos almotacés” e inauguração oficial do certame pelas entidades promotoras.

Seguir-se-á uma apresentação de tiro ao alvo por um arqueiro de D. Sesnando e às 18h00 acontece o cortejo com os “edis do burgo e convidados de outros reinos. Desfile de cavaleiros e séquito de D. Fernando Magno” para o qual todos os visitantes são convidados a juntar-se. Cerimónia do chá, dança do ventre, presença de comerciantes da banha da cobra e um momento de “Campanologia do burgo de Lourosa” são alguns momentos que irão preencher o primeiro dia do evento que conta ainda com um espetáculo de fogo, pelas 22h30, e encerra pelas 24h00 com a “ronda do aguazil para apaziguamento dos ânimos”.

No dia seguinte, domingo, a reabertura do evento acontece pelas 10h00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que destacamos, entre outros, as danças antigas e a dança do ventre, a trupe de circo moçárabe ou as corridas de vagões que se vão realizar ao longo de todo o dia garantindo várias surpresas aos visitantes e que complementa a oferta do mercado e da gastronomia.

De realçar ainda que, no dia 14 de agosto (segunda-feira), a 79.ª Volta a Portugal Santander Totta irá passar em Lourosa pelas 13h48, junto ao monumento nacional, classificado em 1916, conferindo-lhe destaque na projeção mediática que este evento desportivo tem.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência do concelho, para a promoção, divulgação e projeção do Município de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e do setor turístico. A Feira Moçárabe de Lourosa é uma organização em parceria da Junta de Freguesia de Lourosa, do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous Região: Acidente causou um morto
Next Nélson Évora conquistou medalha de Bronze em Londres

Artigos Relacionados

Informação

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Nelas

Uma mulher de 61 anos foi, ontem, encontrada morta dentro de um poço, na localidade de Vilar Seco, em Nelas, distrito de Viseu.

Desporto

3ª Corrida do Alva realiza-se a 26 de março

O Maratona Clube de Vila Chã, em parceria com o Clube Atlético de Oliveira do Hospital, leva a efeito no dia 26 de Março de 2017 pelas 10h20m a 3ª Corrida do Alva,

Nacional

Acidentes rodoviários aumentaram, mas vítimas mortais diminuíram

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 374 mortos este ano, menos 17 do que em igual período de 2015, mas os desastres aumentaram …

Informação

EXPOH aposta em bilhete geral para atrair mais visitantes

Já é conhecido o cartaz da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que vai decorrer entre 30 julho e 7 de agosto. Este ano, a Câmara Municipal…

Região

Um morto e dois feridos graves em dois acidentes na A1, junto ao nó de Coimbra

A autoestrada A1 está cortada no sentido Sul-Norte, junto ao nó de Coimbra Sul, onde ocorreu um acidente e um atropelamento, pelas 9h00,…

Desporto

Nogueirense apresenta plantel para a próxima época desportiva

A Associação Desportiva Nogueirense apresenta na próxima sexta feira, 22 de julho, pelas 19h30, a equipa com que vai contar na próxima época desportiva, sob o comando de Rui Vale.

Informação

Município de Oliveira do Hospital presta  reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

  O Município de Oliveira do Hospital prestou reconhecimento público a um conjunto de empresas do concelho de Oliveira do Hospital pela sua …

Destaque

Centro Social de Aldeia das Dez e Casa da Obra venceram Festival da Canção IPSS

O Centro Social de Aldeia das Dez venceu esta tarde o 11º Festival Infantil da Canção das IPSS, na valência Jardim de Infância. A “Casa da Obra” – Obra D.

Última Hora

Alexandrino preocupado com oliveirenses alvo de penhoras por incumprimento com operadoras de telecomunicações

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está preocupado com alguns oliveirenses que estão a ser alvo de penhoras no âmbito de contratos de fidelização com as operadoras

Informação

Alexandre Amado reeleito presidente da Associação Académica de Coimbra

Alexandre Amado foi reeleito presidente da Associação Académica de Coimbra, com 59,3% dos votos, numas eleições que registaram uma abstenção de cerca de 60%.

Última Hora

Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão

Numa parceria entre o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital…

Última Hora

Hospitais de Coimbra curaram 307 doentes de Hepatite C desde 2015

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já curou 307 doentes de Hepatite C no último ano e meio no âmbito do programa de erradicação da doença.

Informação

Avaria provoca falhas no abastecimento de água na cidade de Oliveira do Hospital

Uma avaria numa válvula do sistema de abastecimento de água está hoje, desde o início da tarde, a provocar falhas no abastecimento à cidade de Oliveira do Hospital.

Sociedade

ESTGOH tem curso novo e mais vagas

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com uma licenciatura nova: Gestão da Bioindústria e mais vagas: 106.

Região

Nelas substitui coberturas de fibrocimento das escolas secundárias

O presidente da Câmara de Nelas assina amanhã, dia 9 de junho, com a Secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão,…

Sociedade

País: Maioria dos alunos do 9.º ano chumba a Português e Matemática

Mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbaram na 2.ª fase da prova final de Português, assim como a maioria dos estudantes que fez a prova…

Informação

Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Integrada nos objetivos programáticos da disciplina de Tecnologias e Processos, do plano de estudos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

Destaque

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Informação

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas

Maior e mais moderna. Assim vai ser a futura Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, fruto da ligação ao Colégio …

Última Hora

José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”

José Carlos Alexandrino apresenta no próximo domingo, dia 30 de julho, pelas 18h00, a sua candidatura pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Oliveira do Hospital regista meio milhão de prejuízos no turismo. 64 quilómetros de percursos pedestres foram afetados

O incêndio de 15 de outubro afetou fortemente o potencial turístico do concelho de Oliveira do Hospital, com registo de meio milhão de euros de prejuízos.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

Região

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.