Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos…

… coabitaram pacificamente nestas terras. Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, o símbolo máximo deste diálogo de culturas ali edificado há 1105 anos (912 d.c.), o evento convida o público a recuar ao século X no fim de semana de 12 e 13 de agosto.

A Feira Moçárabe de Lourosa, que tem sido visitada por milhares de pessoas cativadas pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, conta com um vasto e distintivo programa de animação cultural. Além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento haverá gastronomia de época, música e dança, animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens que prometem interagir com os visitantes.

Ao longo dos dois dias a feira, que tem vindo a crescer de ano para ano, conta também com o sempre tão esperado mercado, espaço onde estarão várias barraquinhas de diversos produtos, entre os quais, o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais de qualidade.

No sábado, 12 de agosto, a Feira Moçárabe de Lourosa abre às 16h00 com uma arruada e abertura das “mercancias e supervisão dos pesos e medidas pelos almotacés” e inauguração oficial do certame pelas entidades promotoras.

Seguir-se-á uma apresentação de tiro ao alvo por um arqueiro de D. Sesnando e às 18h00 acontece o cortejo com os “edis do burgo e convidados de outros reinos. Desfile de cavaleiros e séquito de D. Fernando Magno” para o qual todos os visitantes são convidados a juntar-se. Cerimónia do chá, dança do ventre, presença de comerciantes da banha da cobra e um momento de “Campanologia do burgo de Lourosa” são alguns momentos que irão preencher o primeiro dia do evento que conta ainda com um espetáculo de fogo, pelas 22h30, e encerra pelas 24h00 com a “ronda do aguazil para apaziguamento dos ânimos”.

No dia seguinte, domingo, a reabertura do evento acontece pelas 10h00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que destacamos, entre outros, as danças antigas e a dança do ventre, a trupe de circo moçárabe ou as corridas de vagões que se vão realizar ao longo de todo o dia garantindo várias surpresas aos visitantes e que complementa a oferta do mercado e da gastronomia.

De realçar ainda que, no dia 14 de agosto (segunda-feira), a 79.ª Volta a Portugal Santander Totta irá passar em Lourosa pelas 13h48, junto ao monumento nacional, classificado em 1916, conferindo-lhe destaque na projeção mediática que este evento desportivo tem.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência do concelho, para a promoção, divulgação e projeção do Município de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e do setor turístico. A Feira Moçárabe de Lourosa é uma organização em parceria da Junta de Freguesia de Lourosa, do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous Região: Acidente causou um morto
Next Nélson Évora conquistou medalha de Bronze em Londres

Artigos Relacionados

Cultura

Igreja Moçárabe de Lourosa comemora 100 anos de classificação como Monumento Nacional

No próximo dia 14 de junho comemoram-se em Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, os 100 anos de classificação da Igreja Moçárabe…

Última Hora

Oliveira do Hospital está “bem servida” e “com mais locais de qualidade onde dormir”

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Turismo, é positivo o balanço em torno do setor turístico no concelho de Oliveira do Hospital. Em 2016, o concelho assistiu …

Região

Homem esfaqueou os pais em Viseu e entregou-se às autoridades

Um homem de 25 anos esfaqueou pai e mãe, esta terça-feira à noite, em Moimenta da Beira, Viseu. O suspeito entregou-se às autoridades depois de ter cometido o crime.

Última Hora

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Região

Tábua é município “Amigo do Desporto”

O Município de Tábua foi distinguido, no dia 17 de novembro, com o galardão “Município amigo do Desporto 2016” na Gala do XVII Congresso da …

Destaque

Rádio Boa Nova comemora 31º aniversário com emissão especial

É já no próximo domingo, 19 de março, que a Rádio Boa Nova comemora o 31º aniversário. A efeméride vai ser assinalada com uma emissão especial.

Cultura

“Origens” une artistas e passa da fotografia para a tela

Alguns dos elementos que Tiago Cerveira, jovem de Oliveira do Hospital, captou através da objetiva que todos os dias o acompanha, estão agora reproduzidos em tela,…

Sociedade

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

Amanhã, 11 de fevereiro realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”.

Última Hora

Programa “Escola Feliz” preparou alunos para o regresso às aulas

Terminou com apreciação positiva mais uma edição do programa “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas …

Última Hora

ADSC do Vale do Cobral presta serviço social há 15 anos na freguesia de Meruge

A Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, responsável pela prestação de serviço social na freguesia de Meruge, foi criada …

Informação

Humberto Oliveira recandidata-se à Câmara de Penacova

A Concelhia do PS de Penacova aprovou, por unanimidade, a recandidatura de Humberto Oliveira ao Município de Penacova, no distrito de Coimbra.

Informação

Falta de médicos traz Bastonário a Oliveira do Hospital

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, desloca-se no próximo dia 11 de abril em visita oficial ao concelho de Oliveira do Hospital. A convite do presidente da

Informação

Dois detidos em Cantanhede por posse de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede detiveram dois homens de 27 e de 28 anos, por posse ilegal de produtos estupefacientes, em Cantanhede – Coimbra.

Informação

Fim de semana com chuva intensa e vento forte no centro e sul

O fim de semana vai ser marcado por chuva intensa e persistente, em especial a sul do sistema Montejunto/Estrela e que pode causar inundações, e vento forte.

Cultura

Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital comemorou hoje o Dia Internacional dos Museus brindando duas centenas de utentes de IPSS do concelho com uma peça de teatro e uma visita ao Museu Municipal

Informação

GNR deteve mulher em Gouveia por crime de extorsão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Gouveia, de uma mulher de 37 anos, pela alegada prática de um crime de extorsão.

Informação

CDU insiste na resolução de problemas em Ervedal e Vila Franca da Beira

Num novo boletim distribuído pela população, os eleitos pela CDU na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira elencam um conjunto de problemas para resolver naquele território.

Destaque

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Informação

IP5 já reabriu ao trânsito

O Itinerário Principal 5 (IP5), que estava cortado desde as 8h na zona de Viseu, nos dois sentidos, devido a um incêndio florestal, reabriu ao trânsito às 13h00.

Última Hora

CCPOH em 3º lugar no campeonato distrital de sub-21 da ATM Coimbra

Oito anos passados sobre a última participação nos campeonatos distritais dos escalões jovens da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra (ATMC), o Clube de Caça e Pesca de Oliveira

Sociedade

Ciência ao Rubro na BLC3

Nos dias 27 e 29 de junho, a BLC3 assinalou o términus do ano letivo e da atividade “Ciência sobre Rodas” que decorreu durante o ano, nos Jardins de Infância

Região

Caule comemora Dia da Árvore e alerta para a necessidade de maior aposta na prevenção de incêndios florestais

Foi com um grupo de alunos da Escola Básica do Vale do Alva que a Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemorou o Dia Mundial da Árvore no concelho

Cultura

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.  

Sociedade

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para “um agravamento significativo” do risco de incêndio no continente, a partir de quinta-feira, com previsão de índice muito elevado e