Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos…

… coabitaram pacificamente nestas terras. Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, o símbolo máximo deste diálogo de culturas ali edificado há 1105 anos (912 d.c.), o evento convida o público a recuar ao século X no fim de semana de 12 e 13 de agosto.

A Feira Moçárabe de Lourosa, que tem sido visitada por milhares de pessoas cativadas pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, conta com um vasto e distintivo programa de animação cultural. Além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento haverá gastronomia de época, música e dança, animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens que prometem interagir com os visitantes.

Ao longo dos dois dias a feira, que tem vindo a crescer de ano para ano, conta também com o sempre tão esperado mercado, espaço onde estarão várias barraquinhas de diversos produtos, entre os quais, o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais de qualidade.

No sábado, 12 de agosto, a Feira Moçárabe de Lourosa abre às 16h00 com uma arruada e abertura das “mercancias e supervisão dos pesos e medidas pelos almotacés” e inauguração oficial do certame pelas entidades promotoras.

Seguir-se-á uma apresentação de tiro ao alvo por um arqueiro de D. Sesnando e às 18h00 acontece o cortejo com os “edis do burgo e convidados de outros reinos. Desfile de cavaleiros e séquito de D. Fernando Magno” para o qual todos os visitantes são convidados a juntar-se. Cerimónia do chá, dança do ventre, presença de comerciantes da banha da cobra e um momento de “Campanologia do burgo de Lourosa” são alguns momentos que irão preencher o primeiro dia do evento que conta ainda com um espetáculo de fogo, pelas 22h30, e encerra pelas 24h00 com a “ronda do aguazil para apaziguamento dos ânimos”.

No dia seguinte, domingo, a reabertura do evento acontece pelas 10h00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que destacamos, entre outros, as danças antigas e a dança do ventre, a trupe de circo moçárabe ou as corridas de vagões que se vão realizar ao longo de todo o dia garantindo várias surpresas aos visitantes e que complementa a oferta do mercado e da gastronomia.

De realçar ainda que, no dia 14 de agosto (segunda-feira), a 79.ª Volta a Portugal Santander Totta irá passar em Lourosa pelas 13h48, junto ao monumento nacional, classificado em 1916, conferindo-lhe destaque na projeção mediática que este evento desportivo tem.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência do concelho, para a promoção, divulgação e projeção do Município de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e do setor turístico. A Feira Moçárabe de Lourosa é uma organização em parceria da Junta de Freguesia de Lourosa, do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous Região: Acidente causou um morto
Next Nélson Évora conquistou medalha de Bronze em Londres

Artigos Relacionados

Informação

Virgílio Ribeiro & Costa “ganha força” com nova e moderna exposição de mobiliário

A empresa Virgílio Ribeiro & Costa, de Oliveira do Hospital, inaugura no próximo sábado, 18 de junho, o renovado espaço de venda ao público, apostando numa ampla…

Sociedade

Empresários são hoje julgados por crimes de auxílio à imigração ilegal

Três empresários ligados à restauração de Coimbra começam hoje a ser julgados por 34 crimes de auxílio à imigração ilegal, sendo acusados de…

Desporto

Começa hoje a XXIII Concentração Internacional de Motos em Góis

São esperados milhares de motociclistas e muitos outros que vão sempre assistir aos muitos concertos e eventos que acontecem neste dias. Segundo a organização, “esta edição terá a entrada principal

Informação

Luís Lagos considera fundamental que “determinadas pessoas que ocupam o centro-direita se afastem de vez”

Luís Lagos foi um dos vencedores da noite eleitoral em Oliveira do Hospital, ao conseguir a sua reeleição e a eleição de um segundo deputado do CDS-PP, por via da

Destaque

ESTGOH com mais cursos e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com três cursos novos e um total de 132 vagas.

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota hoje orçamento para 2017

Está marcada para as 14h45 desta sexta-feira, 30 de dezembro, a reunião da Assembleia Municipal destinada à discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de

Informação

Pelotão cumpre quinta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Um dia após ter conquistado o seu segundo triunfo nesta edição, no alto da Senhora da Graça, Raul Alarcón enfrenta hoje  uma jornada mais tranquila, na ligação de 179,6 quilómetros

Última Hora

Sampaense com primeira derrota no Campeonato

  O Sampaense Basket perdeu, ontem, frente ao Esgueira por 70-52.

Destaque

Incêndios: Oliveira do Hospital é o concelho com mais projetos aprovados para recuperação de empresas

À data de 21 de dezembro de 2017 o concelho de Oliveira do Hospital era o que contava com mais projetos aprovados para a recuperação de empresas afetadas pelos incêndios

Informação

Há mais praias acessíveis no concelho de Oliveira do Hospital

A época balnear que arrancou no dia 1 de julho fica marcada, no concelho de Oliveira do Hospital pela classificação de mais uma praia fluvial já considerada “Praia Acessível”.

Última Hora

Mais de 1500 figurantes dão vida ao Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 11h00, o Desfile de Carnaval 2017, participado por alunos de todas as

Última Hora

Papa recebido pelas três mais altas entidades do Estado português

O papa Francisco foi hoje recebido pelas três mais altas entidades do Estado português, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, …

Desporto

Desporto de fim de semana

Um fim de semana com muito desporto e partida que podem clarificar classificações para subida ou descida de divisão. No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção o Nogueirense recebe

Informação

 Suspeito de atear fogo em Oliveira do Hospital ficou em prisão preventiva

  A Polícia Judiciária através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Proteção Civil da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da GNR, deteve um homem pela presumível

Informação

Juventude Popular lamenta “posicionamento impávido” da Câmara e apela a que “tome parte” no problema da Fundação D. Maria Emília Vasconcelos Cabral

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Concelhia de Oliveira do Hospital da Juventude Popular lamenta “o posicionamento impávido e sereno do executivo camarário oliveirense quanto ao funcionamento deficitário

Região

Corte nos contratos de associação representa poupança de um milhão só em Coimbra

O Estado vai poupar perto de um milhão de euros em contratos de associação para turmas de início de ciclo, só na cidade de Coimbra, onde existem 15 escolas públicas…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo vai ser comemorado pelo Município de Oliveira do Hospital na próxima terça-feira, dia 27 de setembro com a iniciativa…

Informação

Tribunal de Seia vai ter serviços e competências reforçadas

O Presidente da Câmara Municipal anunciou hoje, após ter reunido em Seia com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, no âmbito de uma visita à Comarca

Última Hora

Município de Tábua premeia Desporto em Gala emotiva

O Município de Tábua premiou, no dia 19, atletas, dirigentes, equipas e associações desportivas na anual Gala do Desporto, que decorreu no Centro Cultural de Tábua.

Última Hora

Homem morre soterrado em Castro Daire

Um homem de 49 anos morreu, esta terça-feira, soterrado numa vala com cerca de cinco metros de profundidade, em Pepim, Castro Daire, distrito de Viseu.

Cultura

Espetáculos marcam fim de semana de “Reis” em Oliveira do Hospital

No próximo fim de semana, a Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe três espetáculos musicais, programados ainda sob a égide da quadra natalícia. 

Última Hora

António Costa quer saber por que estrada 236-1 não foi fechada

Despacho assinado pelo primeiro-ministro faz várias perguntas ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a GNR. Primeiro-ministro quer respostas urgentes.

Última Hora

Fogos consumiram quase 210 mil hectares este ano

Os incêndios florestais consumiram este ano quase 210 mil hectares, o valor mais elevado dos últimos dez anos.

Destaque

ADIBER apresenta incentivos a investidores de Oliveira do Hospital

A ADIBER, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, apresenta hoje em Oliveira do Hospital o conjunto de incentivos ao investimento e ao emprego em vigor. Para a