Lesados pelos incêndios exigem recuperação das habitações
24 Maio, 2018 392 Views

Lesados pelos incêndios exigem recuperação das habitações

Vários lesados pelos incêndios de outubro do ano passado exigiram hoje, em Coimbra, a resolução dos seus problemas de habitação e outros decorrentes da tragédia.

João Dinis, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), referiu que “é indispensável reconstruir as habitações permanentes e não permanentes”, frisando que “muitas famílias não têm capacidade financeira” para recuperar as casas destruídas pelo fogo, nos dias 15 e 16 de outubro.

O dirigente da CNA, uma das organizações que promoveram a concentração, junto à sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), criticou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, por ter afirmado que 1 000 casas destruídas pelos fogos de 2017 já foram reabilitadas.

“Há centenas de habitações que não estão ainda a ser reconstruídas”, referiu, para lamentar também que “muito poucas” casas já tenham sido entregues aos seus donos.

Relativamente às residências secundárias, o Governo e os presidentes das câmaras municipais “deixaram de falar do assunto, para ver se a gente se esquece” do problema, afirmou.

Segundo João Dinis, na maioria dos casos, a habitação não permanente “é a única que pertence” aos proprietários.

Nuno Pereira, porta-voz do Movimento Associativo de Apoio às Vitimas dos Incêndios de Midões, no concelho de Tábua, alertou para os problemas de alojamento que afetam “muitos dos lesados”.

Uma delegação dos manifestantes entregou a um funcionário da CCDRC um caderno reivindicativo, dirigido ao primeiro-ministro e ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

O protesto foi uma organização conjunta da CNA, MAAVIM e Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO).

image_pdfimage_print
Previous Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade
Next “mOHve-te Verão 2018” entra em ação e prolonga-se até julho

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital celebra Dia Internacional da Mulher com aula de AquaZumba

Esta terça-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que é evocada por todo o mundo com o objetivo de promover a igualdade de género. Para

Região

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …

Informação

Góis com praia de Ouro

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em Góis, ostenta novamente o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água.

Última Hora

Acusado de abusar da mãe de 70 anos conhece hoje  sentença em Coimbra

O coletivo de juízes do Tribunal de Coimbra lê, hoje, a sentença ao homem de 53 anos que é acusado de abusar e de coagir a mãe, de 70 anos,

Informação

Sampaense apresenta equipa em jogo com o Illiabum

A equipa de basquetebol de São Paio de Gramaços – o Sampaense Basket – realiza o seu primeiro jogo de apresentação do ano no próximo domingo, dia 2 de outubro,

Destaque

Grande incêndio foi há seis meses. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”

A constituição da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) foi uma reação imediata à tragédia que, no dia 15 de outubro, se abateu …

Nacional

Prepare-se para o frio do fim de semana

As mínimas e máximas vão diminuir significativamente este fim de semana. As temperaturas típicas de verão têm os dias contados.

Nacional

País: Número de casos de sarampo subiu para 66

Foram diagnosticados mais quatro casos de sarampo, elevando para 66 o número de doentes infetados pelo atual surto, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Informação

Homem de 81 anos tentou matar mulher e ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, de 81 anos, suspeito de tentar matar a esposa à facada, em Castanheira de Pêra.

Desporto

Resultados do desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana, o destaque vai para  o empate entre Tourizense e Nogueirense 0-0 em jogo da jornada 13 do campeonato de Portugal Prio, série D.

Informação

Final do Soltem Talentos realiza-se na ExpOH

No próximo dia 25 de julho terá lugar a final do concurso “Soltem Talentos”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Região

Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, no concelho de Tondela, pela presumível prática dos crimes de burla qualificada, …

Última Hora

Oliveira do Hospital participou na caminhada “O que nos Liga”

Esta manhã, os oliveirenses responderam de forma positiva ao repto lançado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro e participaram na Caminha “O que nos Liga”.

Informação

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…

Região

GNR: Assalto a viaturas é “caso pontual” e “não há motivo para alarme”

O Comandante do Destacamento Territorial da GNR da Lousã, de que faz parte o posto de Oliveira do Hospital, disse hoje à Rádio Boa Nova que…

Informação

“É sempre importante vir à terra onde nasci e cresci e ser tão bem recebido”

O vencedor do programa Masterchef 2015 foi um dos chefes que animou as sessões de showcooking da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Natural do concelho oliveirense, Manuel Fernandes

Sociedade

Lourosa assinalou um ano de Unidade Móvel de Saúde na freguesia

A Junta de Freguesia de Lourosa assinalou, no dia 27 de janeiro, um ano desde que a Unidade Móvel de Saúde do Município de Oliveira do Hospital, em parceria com

Sociedade

Desde o início do ano ocorreram cinco incêndios em habitações em Oliveira do Hospital. No distrito foram 120

No período de 1 de janeiro a 26 de março deste ano ocorreram cinco incêndios urbanos no concelho de Oliveira do Hospital, menos três do que em 2015 …

Última Hora

Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza 32º Festival

O Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza amanhã, dia 27 de maio, o 32º Festival de Folclore. O evento tem um “sabor especial” por coincidir…

Sociedade

Exposição de pintura de Ana Afonso na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 21h30, será inaugurada a exposição de pintura “Sem Margem” de Ana Afonso.

Informação

Presépio artesanal anima o Natal em Vila Franca da Beira

A localidade de Vila Franca da Beira conta com um novo atrativo neste Natal. Trata-se de um novo presépio popular e artesanal que pode ser apreciado no largo da Capelo

Destaque

Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, Luís Lagos, disse que até agora, apenas os familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas pela

Informação

PSD quer saber se Alexandrino “honra” palavra de não se recandidatar

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital reage aos “desenvolvimentos políticos assistidos na última Assembleia Municipal” e aproveita para perguntar a José Carlos Alexandrino

Última Hora

Encontro mundial junta mil minis nas praias de Mira e Vagueira

O maior encontro mundial de Minis, o International Mini Meeting (IMM) 2018, realiza-se a partir de amanhã e até domingo, nas praias de Mira e Vagueira.  São esperadas mil viaturas