Lesados pelos incêndios exigem recuperação das habitações
24 Maio, 2018 466 Views

Lesados pelos incêndios exigem recuperação das habitações

Vários lesados pelos incêndios de outubro do ano passado exigiram hoje, em Coimbra, a resolução dos seus problemas de habitação e outros decorrentes da tragédia.

João Dinis, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), referiu que “é indispensável reconstruir as habitações permanentes e não permanentes”, frisando que “muitas famílias não têm capacidade financeira” para recuperar as casas destruídas pelo fogo, nos dias 15 e 16 de outubro.

O dirigente da CNA, uma das organizações que promoveram a concentração, junto à sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), criticou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, por ter afirmado que 1 000 casas destruídas pelos fogos de 2017 já foram reabilitadas.

“Há centenas de habitações que não estão ainda a ser reconstruídas”, referiu, para lamentar também que “muito poucas” casas já tenham sido entregues aos seus donos.

Relativamente às residências secundárias, o Governo e os presidentes das câmaras municipais “deixaram de falar do assunto, para ver se a gente se esquece” do problema, afirmou.

Segundo João Dinis, na maioria dos casos, a habitação não permanente “é a única que pertence” aos proprietários.

Nuno Pereira, porta-voz do Movimento Associativo de Apoio às Vitimas dos Incêndios de Midões, no concelho de Tábua, alertou para os problemas de alojamento que afetam “muitos dos lesados”.

Uma delegação dos manifestantes entregou a um funcionário da CCDRC um caderno reivindicativo, dirigido ao primeiro-ministro e ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

O protesto foi uma organização conjunta da CNA, MAAVIM e Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO).

image_pdfimage_print
Previous Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade
Next “mOHve-te Verão 2018” entra em ação e prolonga-se até julho

Artigos Relacionados

Última Hora

PJ fez quatro detenções por sequestro e escravidão em Gouveia

A Pj deteve quatro homens e uma mulher, suspeitos dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro e de escravidão, ocorridos no concelho de Gouveia e também em várias localidades de

Destaque

Feira do livro promove hábitos de leitura e autores do concelho até 1 de junho

Em Oliveira do Hospital decorre, até 1 de junho, a 11ª edição da Feira do Livro. O certame que visa a promoção de hábitos de leitura e dos autores do

Região

I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, pelas 14h00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de

Última Hora

Presidente da Assembleia de Góis renunciou ao cargo

O presidente da Assembleia Municipal (AM) de Góis, José António Carvalho, renunciou ao cargo alegando razões políticas e de saúde, disse o próprio à agência Lusa.

Última Hora

Sampaense Basket vai disputar a próxima época na Liga Portuguesa de Basquetebol num regresso aos grandes da modalidade.

Saiu hoje em comunicado, no site da FPB, a confirmação de que o Sampaense Basket vai participar na Liga Portuguesa de Basquetebol na época 2016-2017. Cláudio Figueiredo (um homem da

Última Hora

Dão apresenta “primores” de 2016

O Dão realiza esta segunda-feira, dia 22 de maio,  um balanço da última vindima. “Dão Primores – Declaração de Vindima 2016” realiza-se no Solar do Vinho do Dão, em Viseu,

Informação

Presidente da República vai  passar fim de ano em Oliveira do Hospital e em Vouzela

A presidência da República confirmou, hoje, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, em Oliveira do Hospital, no fim de ano. Marcelo Rebelo de Sousa vai ainda marcar presença…

Informação

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Região

Região: Homem identificado por furto de combustível

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede, constituiu arguido, ontem, 19 de julho, um indivíduo de 39 anos, pela prática de vários crimes de

Última Hora

Candidatura liderada pelo CDS quer respostas sobre processo de remoção de amianto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A Coligação Construir o Futuro (CDS-PP / MPT / PPM), em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, manifesta a sua “preocupação e apreensão com o desenrolar do processo de substituição

Informação

 Eptoliva selecionada com quatro projetos na 14ª edição Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho    

No âmbito da candidatura à 14.ª edição do PROJETO “CIÊNCIA NA ESCOLA” – Fundação Ilídio Pinho, cujo tema se insere em “Ciência e Tecnologia ao Serviço de um Mundo Melhor”,…

Última Hora

Voluntários recolhem lixo deixado durante o inverno na Serra da Estrela

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se, no dia 28, no ponto mais alto da Serra da Estrela, para recolher o lixo ali deixado durante o inverno.

Última Hora

Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital

O Presidente da Comissão Política Concelhia Nacional do PSD, Rui Rio, desloca-se esta sexta-feira ao concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Despiste de mota provoca um morto em Viseu

Um homem morreu ao início da noite desta segunda-feira na sequência do despiste de uma mota em Gumirães, na cidade de Viseu.

Região

Sampaense promete “dar o máximo” em jogo com o Benfica

O jogo dos quartos de final entre o Sampaense Basket e o SL Benfica assinala hoje, dia 2 de fevereiro, pelas 19h00,o arranque da Taça Hugo dos Santos, …

Informação

Aldeia das Dez prestou homenagem a Viriato Gouveia

O tecelão e poeta popular, Viriato Gouveia, com 87 anos, foi ontem homenageado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Governo pagou despesas extraordinárias dos incêndios aos bombeiros voluntários

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que já procedeu ao pagamento às associações humanitárias de bombeiros voluntários de todas as despesas extraordinárias, …

Última Hora

Incêndios no distrito de Viseu mobilizaram mais de uma centena de bombeiros

Mais de uma centena de bombeiros combateram, ontem, dois incêndios florestais que deflagraram em Couto de Baixo e Mangualde, no distrito de Viseu.

Nacional

Páscoa com chuva, vento e queda de neve

O período da Páscoa vai ser marcado pela ocorrência de chuva, vento forte, queda de neve e temperaturas abaixo do valor normal para a época.

Informação

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Cultura

CineECo vai chegar aos concelhos da CIM das Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) está a implementar um pacote de programação designada “Cultura em rede das Beiras e Serra da Estrela” através de uma candidatura

Informação

Equipa de Petizes do Futebol Clube Oliveira do Hospital é vice-campeã distrital

A equipa de petizes do Futebol Clube de Oliveira do Hospital depois de ter derrotado  a Académica de Coimbra na meia-final por 2-1, chegou à tão desejada final,…

Sociedade

“Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os processos de Família e Menores vão passar a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital, que passa a ser designado Juízo de Competência Genérica, informou hoje o Ministério

Informação

Sete meios aéreos combatem incêndio em Castelo Branco

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde, numa zona de mato no distrito de Castelo Branco, está a ser combatido por sete meios aéreos e mais de 100 bombeiros.