Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios
15 Maio, 2018 1007 Views

Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios

Hoje, no dia em que faz precisamente sete meses que aconteceu o trágico incêndio 15 de outubro, Luís Miguel Falcão de Brito conta que “ainda nada foi feito” e que está a “vender património para conseguir aguentar o barco”.

Produtor agrícola e florestal do concelho de Oliveira do Hospital, Luís Miguel Falcão de Brito apresenta, em redor da sua habitação, uma exposição de oliveiras, tal e qual “como ficaram depois da passagem do fogo”. A iniciativa surge “para ninguém se esquecer do que aconteceu” e como homenagem às vítimas do incêndio. “É também um tributo às vítimas mortais e a toda a gente que sofreu na região”, contou o produtor, notando que a mostra “não ambiciona ser nenhuma obra de arte”, mas pretende “despertar consciências e para que toda a gente perceba que a situação é dramática”.

O aspeto que mais suscita curiosidade e admiração são as placas que se encontram junto destes “restos” de oliveiras. “Autoria de Constança Urbano de Sousa”, “Conservador Capoulas dos Santos” e “Conservadora Assunção Cristas” é o que se pode ler nessas mesmas placas. “Há relatórios e os relatórios são perfeitamente claros de quem é a culpa do acidente, de toda esta tragédia”, afirmou Luís Falcão de Brito.

“A ex-Ministra da Administração Interna não foi capaz de liderar a sua equipa”, explicou o empresário, referindo que, a seu ver, Constança Urbano de Sousa foi “incompetente, frágil e ridícula”. Os restantes nomes surgem como “pessoas que pretendem manter a situação da mesma forma e que não se faça absolutamente nada”. Na opinião daquele que é um dos maiores produtores de azeite do concelho, o Azeite do Cobral, a presidente do CDS-PP “está apenas preocupada com Pedrogão”, afirmando mesmo que o incêndio que assolou Oliveira do Hospital “foi centenas de vezes maior do que” o que ocorreu em junho do ano passado.

 

Com prejuízos a rondar os 300 mil euros no seu olival e um milhão de euros a nível florestal, Luís Falcão de Brito mostra-se indignado pois as ajudas são “absolutamente nenhumas” e “ainda nada foi feito”. “As candidaturas foram aceites por valores ridículos, portanto não é possível fazermos nada com os valores que nos foram atribuídos”, revelou.

 

Passados sete meses após o fogo, Luís Falcão de Brito encontra-se a “vender património para conseguir aguentar o barco”, afirmando que, somente “daqui a 50 anos” voltará a produzir a quantidade que produzia antes da tragédia.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Treze dos 32 meios aéreos previstos estão disponíveis para combater incêndios
Next Proteção Civil emite aviso devido ao aumento do perigo de incêndio

Artigos Relacionados

Politica

Líder do PS Arganil nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura

O presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Arganil, Fernando Vale foi nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura. Fernando Vale é engenheiro florestal e, à data da

Destaque

Oliveira do Hospital distingue Dulce Pássaro e Carlos Martins com medalhas de Ouro

Já são conhecidas as personalidades e empresa que no próximo dia 7 de outubro vão ser distinguidas pelo Município de Oliveira do Hospital.

Região

Atropelamento ferroviário faz uma vítima mortal em Alfarelos

Um atropelamento ferroviário em Alfarelos, Soure, no distrito de Coimbra, causou uma vítima mortal do sexo masculino, esta manhã.

Informação

Doente internado com legionella morreu em Coimbra

Um doente com diagnóstico inicial de legionella morreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado, informou ontem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Informação

“A lida do Campo” é tema de Marcha dos Santos Populares em Loriga

O Centro de Assistência Paroquial de Loriga realiza no próximo fim de semana, 24 e 25 de junho, mais uma Marcha dos Santos Populares, este ano com o tema “A

Informação

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

Última Hora

Confirmada 112.ª vítima dos incêndios de 2017

O número de vítimas dos incêndios do ano passado em Portugal sobe para 112. O Instituto de Medicina Legal (IML) comparou as amostras de ADN cedidas pela família do cidadão

Última Hora

CineECo vai chegar aos concelhos da CIM das Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) está a implementar um pacote de programação designada “Cultura em rede das Beiras e Serra da Estrela” através de uma candidatura

Última Hora

 PSD realizou “pontal das beiras” com críticas ao PS e determinado a mudar o rumo do concelho

O PSD de Oliveira do Hospital realizou, ontem, o tradicional convívio nas Caldas de S. Paulo. No encontro conhecido por “Pontal das Beiras”, fizeram eco as críticas…

Última Hora

Eptoradio na Boa Nova

Esta sexta, a partir das 14h00, o  EPTORADIO será um programa musical. No decorrer do programa serão apresentadas as principais notícias, sobre as várias atividades que se desenvolvem na Escola

Informação

Município de Arganil vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinou, no dia 4 de maio, no Quartel de Bombeiros de Fornos de Algodres, o protocolo para a constituição de

Sociedade

Grupo IG vai investir em Tábua

O Grupo IG, de Oliveira do Hospital, prepara-se para avançar com investimento no vizinho concelho de Tábua A aposta deverá recair na abertura de uma superfície comercial na vila de

Informação

Governo continua a proibir a caça nas zonas afetadas pelos incêndios até 2019

O Governo decidiu manter até 2019 a proibição de caçar nas zonas florestais mais afetadas pelos incêndios de junho e outubro do ano passado. A proibição entra em vigor a

Última Hora

Rali de Portugal arranca esta quinta-feira

O Rali de Portugal começou a mexer esta manhã com a afinação das máquinas, com o tradicional “shakedown”, entre Paredes e Baltar.

Informação

Britânicos votaram “sim” à retirada da UE. Cameron anunciou demissão

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a intenção de se demitir em outubro, na sequência do referendo em que os britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Última Hora

Igreja Moçárabe de Lourosa é monumento nacional há 100 anos

Hoje assinala-se o centenário da classificação da Igreja Moçárabe de Lourosa como Monumento Nacional. A efeméride fica marcada com o anúncio da requalificação do espaço envolvente num investimento de 400 mil

Informação

Desporto de fim de semana – Resultados

O Nogueirense venceu este domingo em casa o Águeda por 1-0. Também o Tourizense em casa, venceu o Pampilhosa por 2-0. Jogos da jornada 14 do Campeonato de Portugal Prio.

Última Hora

Lugar Sonoro – Um programa de Luís Antero

Todos os lugares são sonoros. A cidade, a vila e a aldeia. A quelha, a rua e o largo. Os vales e os rios. A serra. O som faz parte

Região

Faleceu Alexandre de Brito Gouveia

Faleceu esta tarde nos Hospitais da Universidade de Coimbra, Alexandre de Brito Gouveia, um dos pioneiros da indústria de confecções em Oliveira do Hospital. Recorde no video “série CARÁCTER”  O

Última Hora

Oliveira do Hospital registou cerca de 34 hectares de área ardida até 15 de setembro

De 1 de janeiro até 15 de setembro arderam cerca de 34 hectares de área florestal no concelho de Oliveira do Hospital.  Cerca de 29 hectares arderam até 30 julho.

Destaque

Oliveira do Hospital apresentou 150 candidaturas para recuperação de casas afetadas pelo incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que foram encaminhadas para a Comissão de Coordenação e…

Informação

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Última Hora

Rádio Boa Nova entrevista os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Candidato do PSD recusa participar

A Rádio Boa Nova inicia amanhã, dia 19 de setembro, o conjunto de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital …

Última Hora

Agrupamento de Escolas ajuda alunos a fazer “escolhas conscientes”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) recebeu, esta manhã, a Feira das Universidades e do Ensino Secundário, iniciativa que conta com palestras, workshops,…