Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios
15 Maio, 2018 1372 Views

Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios

Hoje, no dia em que faz precisamente sete meses que aconteceu o trágico incêndio 15 de outubro, Luís Miguel Falcão de Brito conta que “ainda nada foi feito” e que está a “vender património para conseguir aguentar o barco”.

Produtor agrícola e florestal do concelho de Oliveira do Hospital, Luís Miguel Falcão de Brito apresenta, em redor da sua habitação, uma exposição de oliveiras, tal e qual “como ficaram depois da passagem do fogo”. A iniciativa surge “para ninguém se esquecer do que aconteceu” e como homenagem às vítimas do incêndio. “É também um tributo às vítimas mortais e a toda a gente que sofreu na região”, contou o produtor, notando que a mostra “não ambiciona ser nenhuma obra de arte”, mas pretende “despertar consciências e para que toda a gente perceba que a situação é dramática”.

O aspeto que mais suscita curiosidade e admiração são as placas que se encontram junto destes “restos” de oliveiras. “Autoria de Constança Urbano de Sousa”, “Conservador Capoulas dos Santos” e “Conservadora Assunção Cristas” é o que se pode ler nessas mesmas placas. “Há relatórios e os relatórios são perfeitamente claros de quem é a culpa do acidente, de toda esta tragédia”, afirmou Luís Falcão de Brito.

“A ex-Ministra da Administração Interna não foi capaz de liderar a sua equipa”, explicou o empresário, referindo que, a seu ver, Constança Urbano de Sousa foi “incompetente, frágil e ridícula”. Os restantes nomes surgem como “pessoas que pretendem manter a situação da mesma forma e que não se faça absolutamente nada”. Na opinião daquele que é um dos maiores produtores de azeite do concelho, o Azeite do Cobral, a presidente do CDS-PP “está apenas preocupada com Pedrogão”, afirmando mesmo que o incêndio que assolou Oliveira do Hospital “foi centenas de vezes maior do que” o que ocorreu em junho do ano passado.

 

Com prejuízos a rondar os 300 mil euros no seu olival e um milhão de euros a nível florestal, Luís Falcão de Brito mostra-se indignado pois as ajudas são “absolutamente nenhumas” e “ainda nada foi feito”. “As candidaturas foram aceites por valores ridículos, portanto não é possível fazermos nada com os valores que nos foram atribuídos”, revelou.

 

Passados sete meses após o fogo, Luís Falcão de Brito encontra-se a “vender património para conseguir aguentar o barco”, afirmando que, somente “daqui a 50 anos” voltará a produzir a quantidade que produzia antes da tragédia.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Treze dos 32 meios aéreos previstos estão disponíveis para combater incêndios
Next Proteção Civil emite aviso devido ao aumento do perigo de incêndio

Artigos Relacionados

Última Hora

Rio de Mel eleita como “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação INATEL

Rio de Mel (freguesia de S. Gião), no concelho de Oliveira do Hospital, foi eleita como “Aldeia dos Sonhos”, uma iniciativa organizada pela Fundação INATEL …

Última Hora

António Costa inaugurou o BLC3 e garantiu reunir condições para construção do IC6

O Primeiro Ministro cumpriu, no sábado, a visita ao concelho de Oliveira do Hospital onde se deslocou com o propósito de inaugurar a BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação,…

Nacional

Portugueses consomem álcool e açúcar a mais e comem pouca fruta

Vão ser hoje apresentados os resultados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), liderado pela Universidade do Porto e que avaliou mais de 6500 pessoas, com idade até

Informação

Ervedal da Beira recupera tradição perdida há mais de 70 anos. Solene Procissão do Senhor dos Passos acontece domingo à tarde

No próximo domingo, dia 13, realiza-se em Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, a Solene Procissão do Senhor dos Passos. Própria deste período quaresmal, a iniciativa acontece

Sociedade

Criança colhida mortalmente por comboio na Guarda

Uma criança foi hoje colhida mortalmente por um comboio no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Informação

Em Oliveira do Hospital, arrombamento com assalto, agressão e suspeita de tentativa de violação a mulher que vivia sozinha no Bairro João Rodrigues Lagos.

Foi encontrada hoje de manhã em casa, caída no chão, sozinha, ensanguentada, segundo testemunhas que a encontraram, muito mal tratada, uma mulher de 56 anos, após vizinhos se terem apercebido de situação

Última Hora

Desporto – Resultados

No Distrital de Honra da AFC, o FCOH dividiu pontos ao empatar com o Sourense 0-0. Quem beneficiou foi o Condeixa que venceu o Ançã por 2-0, assumindo o 1º

Informação

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.

Informação

Sindicato de Todos os Professores preocupado com presença de amianto no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) iniciou, esta manhã, uma campanha de defesa pela escola pública. No arranque, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a atenção recaiu

Última Hora

Oliveira do Hospital celebra Dia Mundial da Água e anuncia construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais.

O Município de Oliveira do Hospital comemora o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, com a abertura de uma exposição intitulada “O Valor da Água”,

Informação

Sinistralidade: 71 acidentes e 458 infrações no distrito de Coimbra

A semana de 14 a 20 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra, pela ocorrência de 71 acidentes que resultaram em 28 feridos leves e um morto.

Região

“Rapada” lança nova cerveja e aposta no formato 33 cl

“Lager” é a mais recente aposta da “Rapada”, a cerveja de produção artesanal criada em 2014 por três jovens do concelho de Oliveira do Hospital. Depois da “preta” e da

Destaque

52 Casas reconstruídas. “Não há casas a serem investigadas pelo Ministério Público porque houve um grande rigor” (com vídeo)

Cinquenta e duas casas reconstruídas em Oliveira do Hospital é o balanço que faz José Carlos Alexandrino, presidente do Município, um ano após a tragédia que assolou o concelho.

Informação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Rafael Gomes foi o 3º melhor português no Triatlo XTerra da Golegã

No caminho para o Challenge de Roth (distância Ironman), Rafael Gomes foi o terceiro melhor português no triatlo Xterra da Golegã,…

Sociedade

Cooperativa Beira Central quer prestar mais apoio aos agricultores

Luís Vaz Pato foi reconduzido na direção da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, conhecida no concelho de Oliveira do Hospital e na região pelo seu supermercado e lojas agrícolas.

Última Hora

Queimada provocou incêndio em Santa Ovaia

Vinte e seis bombeiros e sete viaturas combateram hoje um incêndio rural que deflagrou cerca das 11h35, na Quinta da Cal, Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Município de Seia teve prejuízos superiores a 10 milhões de euros

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de outubro no concelho de Seia, no distrito da Guarda, …

Informação

Oliveira do Hospital disponibiliza “Atividades de Verão” para crianças do pré-escolar

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está, novamente, a dinamizar as “Atividades de Verão” um programa lúdico/pedagógico de ocupação de tempos livres…

Destaque

ASAE apreende mais de nove toneladas de produtos cárneos e pescado em Oliveira do Hospital e Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou três processos de contraordenação a entrepostos frigoríficos, …

Informação

Oliveira do Hospital vai ter um local de abrigo contra ondas de calor

Cinco concelhos do Interior do distrito de Coimbra vão ter locais de abrigo contra ondas de calor. Os abrigos terão capacidade para receber cerca de 2 mil pessoas em situações

Última Hora

Acidente com trator faz uma vítima mortal em São Pedro do Sul

Um despiste de um trator agrícola em Póvoa das Leiras, no concelho de S. Pedro do Sul, causou, esta manhã, a morte a um homem com cerca de 37 anos.

Última Hora

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Sociedade

Pirâmide de Natal Solidário angariou 2.150 kg de bens alimentares em Oliveira do Hospital

Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro, mais uma recolha de bens alimentares, “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração…