Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios
15 Maio, 2018 1174 Views

Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios

Hoje, no dia em que faz precisamente sete meses que aconteceu o trágico incêndio 15 de outubro, Luís Miguel Falcão de Brito conta que “ainda nada foi feito” e que está a “vender património para conseguir aguentar o barco”.

Produtor agrícola e florestal do concelho de Oliveira do Hospital, Luís Miguel Falcão de Brito apresenta, em redor da sua habitação, uma exposição de oliveiras, tal e qual “como ficaram depois da passagem do fogo”. A iniciativa surge “para ninguém se esquecer do que aconteceu” e como homenagem às vítimas do incêndio. “É também um tributo às vítimas mortais e a toda a gente que sofreu na região”, contou o produtor, notando que a mostra “não ambiciona ser nenhuma obra de arte”, mas pretende “despertar consciências e para que toda a gente perceba que a situação é dramática”.

O aspeto que mais suscita curiosidade e admiração são as placas que se encontram junto destes “restos” de oliveiras. “Autoria de Constança Urbano de Sousa”, “Conservador Capoulas dos Santos” e “Conservadora Assunção Cristas” é o que se pode ler nessas mesmas placas. “Há relatórios e os relatórios são perfeitamente claros de quem é a culpa do acidente, de toda esta tragédia”, afirmou Luís Falcão de Brito.

“A ex-Ministra da Administração Interna não foi capaz de liderar a sua equipa”, explicou o empresário, referindo que, a seu ver, Constança Urbano de Sousa foi “incompetente, frágil e ridícula”. Os restantes nomes surgem como “pessoas que pretendem manter a situação da mesma forma e que não se faça absolutamente nada”. Na opinião daquele que é um dos maiores produtores de azeite do concelho, o Azeite do Cobral, a presidente do CDS-PP “está apenas preocupada com Pedrogão”, afirmando mesmo que o incêndio que assolou Oliveira do Hospital “foi centenas de vezes maior do que” o que ocorreu em junho do ano passado.

 

Com prejuízos a rondar os 300 mil euros no seu olival e um milhão de euros a nível florestal, Luís Falcão de Brito mostra-se indignado pois as ajudas são “absolutamente nenhumas” e “ainda nada foi feito”. “As candidaturas foram aceites por valores ridículos, portanto não é possível fazermos nada com os valores que nos foram atribuídos”, revelou.

 

Passados sete meses após o fogo, Luís Falcão de Brito encontra-se a “vender património para conseguir aguentar o barco”, afirmando que, somente “daqui a 50 anos” voltará a produzir a quantidade que produzia antes da tragédia.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Treze dos 32 meios aéreos previstos estão disponíveis para combater incêndios
Next Proteção Civil emite aviso devido ao aumento do perigo de incêndio

Artigos Relacionados

Destaque

Assembleia Municipal aprovou voto de pesar pelos 12 mortos no incêndio de outubro

Deputados e presidentes de junta de freguesia foram unânimes, na hora de aprovar um voto de pesar pelas 12 vítimas mortais no incêndio de outubro, no concelho de Oliveira do

Última Hora

Fim de semana com sol, chuva regressa na próxima semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo com temperaturas máximas a chegar aos 26 graus Celsius, mas a chuva regressa na próxima semana, disse à agência Lusa

Sociedade

Nogueirense e FCOH vencem partidas e sobem nas respectivas tabelas classificativas

Campeonato de Portugal Prio  –  Série C – Fase de manutenção  – Jornada 3 AD Nogueirense 1 Pampilhosa 0 Vitória sofrida do Nogueirense com um golo marcado ao minuto 75

Última Hora

Concerto de Orquestras de Guitarra em Oliveira do Hospital

A Casa da Cultura César Oliveira será palco de um concerto de Orquestras de Guitarra no próximo sábado, 8 de abril, resultante da parceria do…

Última Hora

Jovem suspeito de tráfico ficou com termo de identidade e residência

A GNR de Castelo Branco, através do Núcleo de Investigação Criminal do Fundão, deteve no dia 7 de fevereiro, um homem de 18 anos, por tráfico de estupefacientes, em Paúl

Região

Coimbra: Acidente no IC2 provoca dois feridos graves

Um carro despistou-se, ao início desta tarde, no IC2 no sentido sul-norte antes da saída para o Hospital dos Covões, em Coimbra.

Destaque

Deputados do PS apoiam conclusão do IC6

O deputado socialista Pedro Coimbra defendeu, ontem, a conclusão do IC6,  para servir Oliveira do Hospital e outros municípios vizinhos. Na ocasião, o presidente da Câmara disse que em janeiro

Informação

Seia adere ao Dia Europeu sem carros

A Câmara Municipal de Seia volta a associar-se, no dia 22 de setembro, ao Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia…

Última Hora

“Mesa da Beira Serra” é pré-finalista das 7 Maravilhas de Portugal

A candidatura da “Mesa da Beira Serra” ao Concurso 7 Maravilhas à Mesa, promovida pela ADIBER foi eleita pelo júri como uma das 49 pré-finalistas desta iniciativa que, agora, entrará

Informação

“Estendal dos Direitos” sensibiliza para os direitos das crianças e jovens em Oliveira do Hospital

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital está a dinamizar a iniciativa “Estendal dos Direitos” junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira

Última Hora

Após oito anos Oliveira do Hospital volta a acolher Downtown Cidade D’ Oliveira

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe, este sábado, dia 9 de junho, a quinta edição Downtown Cidade D’ Oliveira.

Região

Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de junho na região Centro e de reforço da prevenção e combate foi publicada…

Destaque

BV Lagares da Beira, recebeberam equipamento de proteção (EPI)

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações aos jornalistas depois da entrega de novos equipamentos de proteção para incêndios (EPI) aos bombeiros de Lagares da Beira, disse

Informação

Estirpe da gripe é “particularmente perigosa”. DGS apela à vacinação

A diretora geral da Saúde disse hoje que a estirpe da gripe deste ano é particularmente perigosa e apelou à vacinação.

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 36.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital cancelam desfile de fanfarras

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital cancelou o 8º encontro e desfile de fanfarras agendado para sábado, 24 de junho.

Destaque

Incêndios: António Costa assina despacho para iniciar pagamento das indemnizações

O primeiro-ministro assinou hoje um despacho determinando que se proceda ao pagamento das primeiras indemnizações aos familiares, herdeiros e demais titulares do direito de indemnização…

Informação

Nelas lança concurso de ideias para monumentos aos bombeiros e combatentes

A Câmara Municipal de Nelas pretende prestar “um merecido tributo ao trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e Ex-Combatentes.

Cultura

Exposição Coletiva “Pintura Solidária” reverte a favor das vítimas dos incêndios

Vai ser hoje inaugurada, pelas 17h30m, a Exposição Coletiva “Pintura Solidária”, na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, em Tábua.

Região

I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, pelas 14h00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de

Região

Vila Galé anuncia construção de nova unidade hoteleira em Manteigas

O Vila Galé espera abrir cinco novos hotéis em Portugal e um no Brasil em 2018, num investimento de 78 milhões de euros, disse hoje o presidente do grupo, Jorge

Nacional

Governo adia fim do período crítico de incêndios para 15 de outubro

O Governo adiou, hoje, o fim do período crítico de incêndios para 15 de outubro, devido às condições meteorológicas, permanecendo a proibição,…

Última Hora

Ex-ciclista Cândido Barbosa participa na “Volta a Oliveira do Hospital”

O ex-ciclista português Cândido Barbosa, com uma carreira invejável e uma referência do ciclismo nacional, marca presença nesta “Volta a Oliveira do Hospital”, a acontecer no próximo dia 4 de

Informação

Festa da Castanha e Ultra Trail animam Aldeia das Dez no próximo fim de semana

A freguesia de Aldeia das Dez volta a realizar a Festa da Castanha no emblemático Santuário de Nossa Senhora das Preces. O evento acontece…