Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

image_pdfimage_print

O Centro de Saúde de Mangualde está novamente com problemas de legionella. Dois anos depois de ter sido detetada a bactéria, o problema voltou a afetar esta unidade de saúde.

As autoridades dizem que não está em causa a saúde pública e que já foram tomadas todas as medidas necessárias.

Segundo avança o Jornal do Centro, a legionella está novamente presente no sistema de água da unidade, com níveis muito elevados. Na deteção anterior conduzida em novembro de 2017, a bactéria encontrava-se apenas na água quente.

De acordo com a mesma fonte, os profissionais de saúde e os restantes trabalhadores do centro de saúde estão assustados, tanto mais que já foram avisados para não usar a água quente e se tiverem de usar a fria, devem usar máscara.

O Jornal do Centro contactou a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, que garantiu que a situação está completamente controlada, sublinhando que a presença da bactéria “implica orientações que estão a ser feitas” e que podem ser reforçadas, recorrendo à “desinfecção química ou o choque térmico”.

Estas medidas só serão tomadas depois de conhecidos os resultados das últimas análises, que devem chegar na próxima semana.

O ACES Dão Lafões realçou ainda que foram tomadas todas as precauções necessárias junto dos funcionários, assegurando que este caso “não tem implicações na saúde pública”, pelo que não há necessidade de encerrar o centro de saúde.

Fonte: Jornal do Centro

Previous Ana Teresa Falcão de Brito é a nova presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos
Next CISE organiza “Caminhada na Neve”

Artigos Relacionados

Última Hora

Falta de camas no hospital de Viseu pode levar a cancelar cirurgias

O Centro Hospitalar Tondela Viseu alertou, hoje, que as cirurgias de rotina poderão ser canceladas durante o plano de contingência que ficará em vigor…

Desporto

Pepa é o novo treinador no Tondela

Pepa é o técnico que substitui Petit no comando técnico do clube de Tondela. Começa a trabalhar esta quarta-feira.

Informação

Aldeia das Dez prepara a XV Festa da Castanha

Aldeia das Dez prepara-se para a XV Festa da Castanha que se realiza no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de outubro, …

Região

Região: Homem foi detido por conduzir com taxa de álcool de 4,11 g/l

Um homem de 55 anos foi detido pela PSP, na segunda-feira à tarde, por conduzir com uma taxa de álcool…

Última Hora

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

Última Hora

ASAE apreendeu cerca de 80 Kg de alimentos e 69 peças de vestuário em operação nacional

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 80 quilos de géneros alimentícios e 69 peças de vestuário contrafeito, …

Última Hora

Maria Edite Abrantes é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Maria Edite Abrantes , coordenadora do programa LAB-i-Duca.

Região

Município de Penacova requalifica Parque Municipal

A Câmara Municipal de Penacova, com base na ação de regeneração urbana, está a executar a Requalificação do Parque Municipal, situado no centro urbano da Vila de Penacova.

Informação

Morreu a cantora Dina. Tinha 62 anos e lutava contra uma fibrose pulmonar

Morreu esta quinta-feira à noite, a cantora Dina, autora de vários sucessos, incluindo ‘Há sempre música entre nós’ e ‘Amor de Água Fresca’.

Última Hora

Assalto a escola de Arganil organizado pela empresa que vendeu o material

A empresa da Covilhã CRP Pavimentos arrancou, no passado dia 22 de dezembro, o piso sintético vendido por si à CIP Construções e instalado, no último ano, no parque infantil

Informação

Altice inaugura novo contact center em Viseu

A Altice inaugura esta sexta-feira (22 de junho) o seu novo contact center em Viseu, uma estrutura que resulta de uma parceria com a Randstad e que irá criar cerca

Informação

Ca$h Resto Z€ro: “João Paulo Albuquerque não pode, não deve faltar ao debate”

No habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se esta sexta-feira nas eleições autárquicas e, em particular, na anunciada ausência…