Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

image_pdfimage_print

O Centro de Saúde de Mangualde está novamente com problemas de legionella. Dois anos depois de ter sido detetada a bactéria, o problema voltou a afetar esta unidade de saúde.

As autoridades dizem que não está em causa a saúde pública e que já foram tomadas todas as medidas necessárias.

Segundo avança o Jornal do Centro, a legionella está novamente presente no sistema de água da unidade, com níveis muito elevados. Na deteção anterior conduzida em novembro de 2017, a bactéria encontrava-se apenas na água quente.

De acordo com a mesma fonte, os profissionais de saúde e os restantes trabalhadores do centro de saúde estão assustados, tanto mais que já foram avisados para não usar a água quente e se tiverem de usar a fria, devem usar máscara.

O Jornal do Centro contactou a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, que garantiu que a situação está completamente controlada, sublinhando que a presença da bactéria “implica orientações que estão a ser feitas” e que podem ser reforçadas, recorrendo à “desinfecção química ou o choque térmico”.

Estas medidas só serão tomadas depois de conhecidos os resultados das últimas análises, que devem chegar na próxima semana.

O ACES Dão Lafões realçou ainda que foram tomadas todas as precauções necessárias junto dos funcionários, assegurando que este caso “não tem implicações na saúde pública”, pelo que não há necessidade de encerrar o centro de saúde.

Fonte: Jornal do Centro

Previous Ana Teresa Falcão de Brito é a nova presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos
Next CISE organiza “Caminhada na Neve”

Artigos Relacionados

Região

Leiria: PJ deteve suspeito da prática do crime de Pornografia de Menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação, recolheu elementos de prova que levaram à detenção, no dia de ontem, em flagrante

Informação

Paulo Figueira compreende saída de Conceição porque “o FCOH não lhe dá as condições que o Cesarense lhe dá”

O presidente do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), Paulo Figueira, confirmou hoje à Rádio Boa Nova, que o clube que se sagrou campeão distrital da Associação de Futebol

Região

Estradas da Serra da Estrela foram reabertas

Os acessos ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerrados desde quarta-feira reabriram hoje à tarde ao trânsito.

Região

Trabalhadores de ‘call center’ da EDP de Seia em greve

Os trabalhadores do ‘call center’ da EDP de Seia, distrito da Guarda, estão hoje em greve para reclamar aumentos salariais à empresa de trabalho temporário que os contratou.

Sociedade

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Informação

Tábua espera bater record de visitantes na FACIT que arranca hoje (com áudio)

Está marcada para as 18h00 desta quarta-feira, 27 de junho, a inauguração da 10ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua. O certame decorre até domingo, dia 1

Informação

Região: Militares do GIPS identificaram suspeitos de furtos de combustível

A Unidade de Intervenção, através do Subagrupamento de Montanha do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), que presta serviço na Serra da Estrela, no passado dia 13 de novembro,…

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar político na recandidatura de José Carlos Alexandrino

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a recandidatura de José Carlos Alexandrino.

Última Hora

Outono chegou atrasado e com chuva

Esta quinta-feira parece ter chegado o outono, com uma notória descida da temperatura e o regresso, já anunciado, da chuva.

Última Hora

Chuva e nebulosidade persistem até início da próxima semana

A chuva vai continuar em Portugal continental pelo menos até ao início da próxima semana, devido à posição do anticiclone dos Açores.

Região

João Ataíde e Alexandrino reconduzidos na direção da CIM Região de Coimbra

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, foi reconduzido na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal…

Nacional

Volta a Portugal com o percurso mais longo em cinco anos

Decorreu esta terça-feira a apresentação da 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, …