Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

O Centro de Saúde de Mangualde está novamente com problemas de legionella. Dois anos depois de ter sido detetada a bactéria, o problema voltou a afetar esta unidade de saúde.

As autoridades dizem que não está em causa a saúde pública e que já foram tomadas todas as medidas necessárias.

Segundo avança o Jornal do Centro, a legionella está novamente presente no sistema de água da unidade, com níveis muito elevados. Na deteção anterior conduzida em novembro de 2017, a bactéria encontrava-se apenas na água quente.

De acordo com a mesma fonte, os profissionais de saúde e os restantes trabalhadores do centro de saúde estão assustados, tanto mais que já foram avisados para não usar a água quente e se tiverem de usar a fria, devem usar máscara.

O Jornal do Centro contactou a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, que garantiu que a situação está completamente controlada, sublinhando que a presença da bactéria “implica orientações que estão a ser feitas” e que podem ser reforçadas, recorrendo à “desinfecção química ou o choque térmico”.

Estas medidas só serão tomadas depois de conhecidos os resultados das últimas análises, que devem chegar na próxima semana.

O ACES Dão Lafões realçou ainda que foram tomadas todas as precauções necessárias junto dos funcionários, assegurando que este caso “não tem implicações na saúde pública”, pelo que não há necessidade de encerrar o centro de saúde.

Fonte: Jornal do Centro

Previous Ana Teresa Falcão de Brito é a nova presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos
Next CISE organiza “Caminhada na Neve”

Artigos Relacionados

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Depois de disputarem o dérbi concelhio, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão prontos para conquistar pontos na 11ª jornada da Série C do

Nacional

Mais de metade dos jovens já sofreram de violência no namoro

Mais de metade dos jovens que namoram ou namoraram dizem já ter sofrido uma qualquer forma de violência por parte do companheiro e 67% acham isso natural, motivo para uma

Destaque

 Suspeito de atear fogo em Oliveira do Hospital ficou em prisão preventiva

  A Polícia Judiciária através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Proteção Civil da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da GNR, deteve um homem pela presumível

Região

Domingo foi um dia negro nas estradas. Duas crianças perderam a vida

Ontem foi um domingo negro nas estradas portuguesas, tendo duas crianças perdido a vida num acidente que envolveu três viaturas ligeiras, em Mira, no distrito de Coimbra.

Última Hora

Suspensos apoios a cinco casas de Pedrógão por suspeitas de irregularidades

O ministro-adjunto e da Economia afirmou, esta quarta-feira, que foram suspensos os apoios a cinco casas apoiadas pelo fundo Revita, em Pedrógão Grande, devido…

Informação

Defesa da coesão do território juntou Turismo do Centro e Secretaria de Estado da Valorização do Interior

O Turismo Centro de Portugal e a nova Secretaria de Estado da Valorização do Interior reuniram-se em Castelo Branco, na passada segunda-feira, num encontro “muito produtivo e em que ficou

Informação

Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja …

Região

Mais de  500 mil árvores já foram plantadas no Pinhal de Leiria

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria

Informação

João Ataíde e Alexandrino reconduzidos na direção da CIM Região de Coimbra

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, foi reconduzido na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal…

Sociedade

Ministros vão “ajudar” nas obras da Estrada Nacional 17

Última Hora: Após reunião urgente do governo sobre o péssimo estado da Estrada Nacional 17, António Costa comunicou ao edil oliveirense Prof.José Carlos Alexandrino e ainda antes das mini férias

Última Hora

Chuva regressa amanhã e ficará, pelo menos, até domingo

A chuva regressa ao território do continente na sexta-feira e prolonga-se pelo menos até domingo, prevendo-se ainda vento forte e queda de neve, segundo a meteorologista Maria João Frada.

Informação

Jornadas Parlamentares do PS trazem deputados a Oliveira do Hospital

Um grupo de deputados do PS na Assembleia da República visita, esta tarde,  o concelho de Oliveira do Hospital e reúne com o executivo municipal e empresários no âmbito das