Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”
5 Julho, 2018 1529 Views

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8 de julho,…

…o Festival “Músicas do Bosque”, uma proposta para a fruição da música em comunhão com a natureza da Serra da Estrela.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, na terceira edição do festival, a organização (União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, Município de Seia e Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha) apresenta mais uma vez projetos musicais criativos e inovadores.

Os projetos regionais como o “G Project”, a Orquestra da Escola Profissional da Serra da Estrela e Luís Portugal atuam no primeiro dia do Festival (6 de julho). No segundo dia, a música parisiense sobe ao palco, com “Viviane canta PIAF”, seguindo-se os lisboetas “PAUS”. Os criativos “Pedro e os Lobos” e o projeto impactante dos cinco amigos que compõem os “Capitão Fausto” encerram o Festival.

O conceito de Festival mantém-se, assumindo-se como não sendo um evento de “massas”, mas sim de harmonia perfeita entre a música, a beleza natural da montanha e a pacatez da aldeia. Com a experiência das últimas edições, e com a entrada de novos parceiros, foi possível melhorar o conceito da responsabilidade ambiental, que este ano obriga à utilização de materiais biodegradáveis ou reutilizáveis, acabando de vez com o plástico no recinto.

De destacar também o envolvimento do Movimento de Cidadãos por uma Estrela Viva, que vai marcar presença no evento com ações de apadrinhamento de árvores, sessões de contos entre outras atividades, com a sua participação dirigida para a preservação da floresta autóctone.

No domingo, com o apoio da Fundação Vodafone, por cada entrada no Festival será plantada, na próxima época de reflorestação, uma árvore no Parque Natural da Serra da Estrela, intervindo assim numa área florestal onde decorreram ações de estabilização de encostas e proteção contra a erosão.

O Festival integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha e está enquadrando na EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Previous Seia: Prática da Transumância contou com uma centena de participantes
Next Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios

Artigos Relacionados

Região

Região: Ex-bancária confessa em tribunal ter desviado 655 mil euros

Uma ex-bancária do BCP, em Vila Nova de Poiares, confessou ter desviado 655 mil euros de contas de clientes tal como é relatado pelo Ministério Público.

Informação

Penalva de Alva promove as habituais Festas de Verão

As habituais Festas de Verão em Penalva de Alva, concelho de Oliveira do Hospital, estão de regresso nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto.

Região

Suspeito de homicídio na Figueira da Foz já foi capturado

O homem suspeito de ter matado a mulher na Figueira da Foz foi capturado pelas autoridades esta quarta-feira de manhã. O homem estava na casa que era dos pais e onde

Região

Fogo no concelho de Nelas está em fase de resolução

O incêndio na localidade de Lapa do Lobo, concelho de Nelas, distrito de Viseu, estava às 06h30, em fase de resolução, segundo a Proteção Civil,…

Região

Festival Municipal da Canção realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove, amanhã, a edição do “Festival Municipal da Canção”. O evento decorrerá no Parque do Mandanelho com início às 21h00.

Destaque

José Carlos Alexandrino “completamente desiludido” com falta de apoio aos agricultores

Em jeito de balanço daquilo que tem chegado aos lesados do grande incêndio de 15 de outubro, José Carlos Alexandrino sente-se “completamente desiludido” com o Governo que não apoia a

Última Hora

“Uma mão cheia de empresas” repôs trator que ardeu em Penalva de Alva

A União de Freguesias (UF) de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira recebeu, no sábado, um trator com equipamento de limpa bermas que é resultado da solidariedade de

Educação

Adeptoliva quer escola profissional “virada para a comunidade”

A Adeptoliva integrou 25 novos sócios na sua Assembleia Geral. São empresas e outras entidades, cujo contributo, permite “melhorar o desempenho” da Eptoliva que, no próximo dia 11 de novembro,

Informação

Vinte e seis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Região

Habitação ardeu parcialmente no concelho de Tabuaço

Uma casa ardeu parcialmente esta quinta-feira, 17 de janeiro, e três pessoas foram transportadas ao hospital por inalação de fumos, na localidade de Santa Leocádia, concelho de Tabuaço.

Sociedade

Governo admite dar mais tempo e dinheiro a autarcas para limpar a floresta

O Governo ameaçou cortar as verbas aos municípios que não garantam a criação de faixas de segurança até ao final de maio, mas o secretário de Estado das Autarquias Locais

Informação

Mais de 10 oliveirenses internados após o fogo. Quatro são “preocupantes”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou que mais de dez pessoas já tiveram alta hospitalar…