Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

image_pdfimage_print

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.

vinho1O mote são as Vindimas, não fosse também Lagares da Beira terra de bom vinho. Com o abandono das terras, esta é porém uma atividade em declínio na freguesia, motivo que levou o Rancho Folclórico, liderado por Alexandre Pinto, a recriar aquela tradição. Na “Manhã Informativa” da Rádio Boa Nova, o responsável contou que, há sete anos, começou tudo numa brincadeira. Mas, agora “está-se a tornar muito sério”.

Na Festa das Vindimas, os visitantes são convidados a participar na festa vindimas2vindima e a acompanhar todo o processo da feitura do vinho e do bagaço. É, por isso, um evento aberto a toda a comunidade e muito apreciado pelos mais novos. A vindima é feita numa vinha que está a cargo do Rancho Folclórico e Cultural e, acontece, de modo simbólico também na vinha que de véspera é instalada no Largo da Feira e, cujo corte das uvas, vindimasquase sempre por utentes de instituições da freguesia, constitui momento alto do certame.

A este “evento que é muito aguardado” e que engrandece a freguesia de Lagares da Beira e o concelho de Oliveira do Hospital, Alexandre Pinto espera que acorram muitos visitantes, à semelhança do que sucedeu em edições anteriores. Convida, por isso, toda a população a marcar presença, na certezade que todos “serão recebidos da melhor forma”. “Lagares da Beira tem a característica ser uma vila hospitaleira”, lembrou Alexandre Pinto.

A Festa das Vindimas não se esgota no corte das uvas e feitura do vinho e do bagaço. Destaque ainda para as barraquinhas de produtos regionais, queijos, enchidos, vinhos, mel, rendas e bordados, artesanato e os doces típicos de Lagares. O evento é enriquecido com toda uma programação cultural e de animação musical. Na organização, o rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira conta com a colaboração do Município de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Lagares da Beira, ADI, Ludoteca e Grupo de Jovens.

Previous Centro 2020 aprovou mais 200 projetos para empresas da região
Next 22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

Artigos Relacionados

Informação

Penacova promove iniciativa “A minha floresta é melhor que a tua”

A Biblioteca Municipal de Penacova em conjunto com o Gabinete Técnico Florestal do Município de Penacova estão a implementar um novo projeto intitulado “A minha floresta é melhor do que

Última Hora

Pastor detido por suspeita de tentar matar octogenário em Paranhos da Beira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de um crime de homicídio qualificado…

Cultura

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo

Última Hora

Leiria: Casal encontrado morto com ferimentos de bala

Um homem e uma mulher, que se presume serem marido e mulher, foram encontrados sem vida em casa, em Monte Real, em Leiria.

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário na quadra da Páscoa

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que

Última Hora

João Paulo Albuquerque encara derrota “com uma certa mágoa”

O candidato derrotado nas eleições em Oliveira do Hospital admitiu ontem à noite que é “com uma certa mágoa” que olha para o desfecho das autárquicas no concelho,…

Última Hora

CIM da Região de Coimbra e Proteção Civil apresentam dispositivo de combate a incêndios

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino e o Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil vão apresentar, …

Região

Ansião: Jovem de 20 anos morre durante corte de árvore

Um jovem de 20 anos morreu esta sexta-feira, quando a árvore que estava a cortar caiu sobre ele, em Outeiro da Lagarteira, em Ansião.

Última Hora

Incêndio urbano casou um ferido grave e dois ligeiros em Santa Comba Dão

Um incêndio urbano, na madrugada desta segunda-feira, em Santa Comba Dão, fez um ferido grave e dois ligeiros.

Região

Região: Colisão na EN2 faz uma vítima mortal

Uma pessoa morreu e três pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, numa colisão ocorrida ao início de manhã de hoje, entre dois veículos ligeiros e um pesado, …

Informação

15 detenções, 684 infrações e 88 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a um conjunto de operações no distrito, na semana de 14 a 20 de novembro,…

Região

PJ deteve suspeito de atear incêndio na Figueira da Foz

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Polícia de Segurança Pública da Figueira da Foz,…