Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.

O grande desfile acontece na tarde de carnaval (dia 13), mas amanhã, dia 9, um carro alegórico que reproduz o cavaleiro, principal ícone do concelho, vai marcar presença no desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas, na cidade de Oliveira do Hospital.

Neste ano contam-se já 41 realizações ininterruptas do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, mas naquela freguesia as tradições carnavalescas remontam à década de 50 do século passado. A comemoração do carnaval é por isso de realização obrigatória em Lagares da Beira. A iniciativa parte, em cada ano, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Lagares da Beira que, neste ano, tem a registar a perda de um elemento da direção e principal mentor do Carnaval, Luís Alberto Cruz. Entenderam os restantes elementos da direção dar seguimento ao trabalho feito e, até, engrandecer o Carnaval em jeito de homenagem ao amigo “Beto”.

Na contagem decrescente para o arranque do Carnaval, Telmo Esteves assegura que está “tudo a postos e no bom caminho”. “Esperamos bom tempo para que possam desfilar com alegria e para que, quem venha, fique satisfeito”, afirmou o vice-presidente da AHBV de Lagares da Beira em entrevista à Rádio Boa Nova.

Em causa está “uma manifestação de grande dinâmica no concelho” que resulta do empenho de dirigentes, populares dos bairros envolvidos, instituições e escolas. Aos habituais bairros e grupos participantes, junta-se este ano um grupo de Vila do Mato, no concelho de Tábua. “É importante a consolidação do Carnaval da Beira Serra”, defende Telmo Esteves.

À semelhança de anos anteriores, o Carnaval da Beira Serra mantém a entrada livre. A direção estima que o número de visitantes seja na ordem dos 10 mil. “As expectativas são boas e de grande confiança”, refere Telmo Esteves.

O Carnaval da Beira Serra tem início na segunda-feira, dia 12, com o Baile do Chapéu. No dia 13, acontece o Cortejo Carnavalesco pelas ruas da vila de Lagares da Beira, a partir das 14h30. À noite, tem lugar o Baile de Entrudo. Na quarta-feira, dia 14, decorre, a parir das 22h00, o enterro do entrudo com leitura das Tradicionais Deixas, sendo este um dos momentos altos do programa de Carnaval.

Na organização do Carnaval, com orçamento a rondar os 12.500 Euros, a AHBV conta com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Lagares da Beira, o Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital e o patrocínio de cerca de seis dezenas de empresas. “Agradecemos a todos os intervenientes o empenho nesta iniciativa”, refere Telmo Esteves.

Previous Marcelo Rebelo de Sousa preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital
Next Carnaval menos frio e molhado no Norte e Centro

Artigos Relacionados

Última Hora

Coral de Sant’Ana comemora 37º aniversário com Encontro Internacional de Coros

No âmbito das comemorações do seu 37º Aniversário, o Coral de Sant’Ana está a organizar o Encontro Internacional de Coros, a realizar …

Última Hora

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Região

Idosa desaparecida em Penacova. Buscas decorrem em terra e no rio

Uma mulher de 78 anos está desaparecida desde a manhã desta quarta-feira, na localidade de Rebordosa, em Penacova. 

Última Hora

Sinistralidade: 15 detenções, 955 infrações e 89 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 18 a 25 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Última Hora

Centro de Portugal foi a região de turismo que mais cresceu em setembro

O Turismo do Centro de Portugal aumentou significativamente durante o mês de setembro. A região centro foi a que mais cresceu na procura turística, …

Informação

Carnaval: GNR na estrada com detenções por álcool, drogas e armas

O fim-de-semana de Carnaval levou a um conjunto de operações excecionais da Guarda Nacional Republicana, para lá da atividade diária, que resultaram em diversas detenções, apreensões e multas de trânsito. Durante