Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.

O grande desfile acontece na tarde de carnaval (dia 13), mas amanhã, dia 9, um carro alegórico que reproduz o cavaleiro, principal ícone do concelho, vai marcar presença no desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas, na cidade de Oliveira do Hospital.

Neste ano contam-se já 41 realizações ininterruptas do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, mas naquela freguesia as tradições carnavalescas remontam à década de 50 do século passado. A comemoração do carnaval é por isso de realização obrigatória em Lagares da Beira. A iniciativa parte, em cada ano, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Lagares da Beira que, neste ano, tem a registar a perda de um elemento da direção e principal mentor do Carnaval, Luís Alberto Cruz. Entenderam os restantes elementos da direção dar seguimento ao trabalho feito e, até, engrandecer o Carnaval em jeito de homenagem ao amigo “Beto”.

Na contagem decrescente para o arranque do Carnaval, Telmo Esteves assegura que está “tudo a postos e no bom caminho”. “Esperamos bom tempo para que possam desfilar com alegria e para que, quem venha, fique satisfeito”, afirmou o vice-presidente da AHBV de Lagares da Beira em entrevista à Rádio Boa Nova.

Em causa está “uma manifestação de grande dinâmica no concelho” que resulta do empenho de dirigentes, populares dos bairros envolvidos, instituições e escolas. Aos habituais bairros e grupos participantes, junta-se este ano um grupo de Vila do Mato, no concelho de Tábua. “É importante a consolidação do Carnaval da Beira Serra”, defende Telmo Esteves.

À semelhança de anos anteriores, o Carnaval da Beira Serra mantém a entrada livre. A direção estima que o número de visitantes seja na ordem dos 10 mil. “As expectativas são boas e de grande confiança”, refere Telmo Esteves.

O Carnaval da Beira Serra tem início na segunda-feira, dia 12, com o Baile do Chapéu. No dia 13, acontece o Cortejo Carnavalesco pelas ruas da vila de Lagares da Beira, a partir das 14h30. À noite, tem lugar o Baile de Entrudo. Na quarta-feira, dia 14, decorre, a parir das 22h00, o enterro do entrudo com leitura das Tradicionais Deixas, sendo este um dos momentos altos do programa de Carnaval.

Na organização do Carnaval, com orçamento a rondar os 12.500 Euros, a AHBV conta com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Lagares da Beira, o Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital e o patrocínio de cerca de seis dezenas de empresas. “Agradecemos a todos os intervenientes o empenho nesta iniciativa”, refere Telmo Esteves.

image_pdfimage_print
Previous Marcelo Rebelo de Sousa preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital
Next Carnaval menos frio e molhado no Norte e Centro

Artigos Relacionados

Informação

Região: ASAE apreende meia tonelada de leitão abatido clandestinamente

A ASAE apreendeu cerca de meia tonelada de carne de leitão, durante o último período festivo e deteve três pessoas em flagrante delito.

Desporto

Estádio Municipal de Seia acolhe campanha de colheita de sangue e jogo solidário   

  A propósito da 14ª edição do FootPáscoa, realiza-se hoje, às 19h, no Estádio Municipal de Seia um Jogo de Futebol Solidário entre pais, encarregados de educação dos participantes, …

Sociedade

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Informação

Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Em apresentação que decorreu, ontem, na Bobadela, a coligação “Construir o Futuro”, liderada pelo CDS e que integra o MPT e o PPM, apresentou o seu candidato à freguesia da

Informação

GNR deteve dois homens por incêndio florestal em Castelo Branco e Guarda

A GNR deteve em flagrante dois homens, de 55 e 77 anos, e identificou um terceiro, de 86 anos, pelo crime de incêndio florestal, em Casegas (Covilhã), Soito (Sabugal) e

Sociedade

Estrada da Beira vai ser requalificada. IC6 ainda sem data de construção…

Oliveira do Hospital assistiu hoje a um “primeiro passo” na melhoria das acessibilidades. A requalificação da Estrada da Beira (EN 17)  foi adjudicada e a obra deverá ficar concluída no

Região

Faleceu o Dr. Francisco Correia das Neves

Francisco Correia das Neves nasceu em Oliveira do Hospital a 3 de setembro de 1929. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, titular de um vasto currículo na sua área

Última Hora

Empresa “R6 Living” entregou donativo à Rádio Boa Nova

A empresa R6 Living, especializada em engenharia e construção com madeiras e derivados, atribuiu à Rádio Boa Nova um donativo de dois mil Euros. A medida decorre …

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nacional

Morreu o empresário Américo Amorim

O empresário Américo Amorim morreu, esta quinta-feira, na sequência de complicações de saúde que o afetavam há algum tempo.

Última Hora

Oliveira do Hospital apresentou 150 candidaturas para recuperação de casas afetadas pelo incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que foram encaminhadas para a Comissão de Coordenação e…

Nacional

Alfama voltou a vencer o concurso de Marchas Populares de Lisboa

Alfama repetiu a proeza do ano passado. Ontem à noite, com o tema “Não toquem na minha Alfama” voltou a ser considerada a melhor marcha …

Região

ADIBER assinou protocolo que beneficia a Beira Serra em mais de 2,1 milhões de Euros

A ADIBER  assinou, em Mangualde, o Protocolo de Articulação Funcional com a Autoridade de Gestão do PDR2020, que permite à região da Beira Serra …

Última Hora

Luís Marinho e Jorge Brito reconduzidos na Assembleia Intermunicipal da CIM da Região de Coimbra

A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por maioria a proposta apresentada pelo deputado Ferreira da Silva, …

Última Hora

Universidade de Coimbra visitada por mais de 300 mil turistas em 2015

A Universidade de Coimbra (UC) foi visitada em 2015 por 300 mil turistas, 90 por cento dos quais estrangeiros, disse hoje o reitor da instituição, João Gabriel Silva.

Última Hora

Dez detenções e 67 acidentes no distrito de Coimbra na última semana

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 7 a 13 de fevereiro, procedeu a 10 detenções e registo 67 acidentes, no âmbito de um conjunto…

Região

Homem morreu em despiste de trator

O despiste de um trator na localidade de Nogueira, em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, distrito de Leiria, provocou a morte do condutor.

Informação

Um morto em colisão de ciclomotor com camião em Cantanhede

Um trabalhador de uma empresa municipal de Cantanhede morreu, hoje, quando o ciclomotor que conduzia colidiu com “um camião em manobras”, disse uma fonte dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Região

Exibição do documentário “Guia de Portugal – Oliveira do Hospital”

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Oliveira do Hospital, vai ser hoje exibido o documentário…

Informação

Oliveira do Hospital distingue Dulce Pássaro e Carlos Martins com medalhas de Ouro

Já são conhecidas as personalidades e empresa que no próximo dia 7 de outubro vão ser distinguidas pelo Município de Oliveira do Hospital.

Destaque

Floresta, prevenção de incêndios e proteção civil marcaram “Prós e Contras” em Oliveira do Hospital

Autarcas, elementos do governo, dirigentes associativos e população foram os protagonistas do programa debate da RTP “Prós e Contras”, realizado a partir de Oliveira do Hospital e conduzido pela jornalista

Última Hora

Atropelamento provoca uma vítima mortal em Idanha-a-Nova

Uma mulher morreu hoje na sequência de um atropelamento por um veículo ligeiro na localidade de Relva, freguesia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

Informação

Mulher de Montemor-o-Velho está desaparecida desde quinta-feira

Uma mulher de 36 anos, do concelho de Montemor-o-Velho, está desaparecida desde quinta-feira, sem que existam linhas de investigação quanto ao seu paradeiro. De acordo com fonte do Comando da

Última Hora

ASAE vai fiscalizar produtos tradicionais nas áreas afetadas pelos fogos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) inicia em março uma operação de fiscalização…