Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.

O grande desfile acontece na tarde de carnaval (dia 13), mas amanhã, dia 9, um carro alegórico que reproduz o cavaleiro, principal ícone do concelho, vai marcar presença no desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas, na cidade de Oliveira do Hospital.

Neste ano contam-se já 41 realizações ininterruptas do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, mas naquela freguesia as tradições carnavalescas remontam à década de 50 do século passado. A comemoração do carnaval é por isso de realização obrigatória em Lagares da Beira. A iniciativa parte, em cada ano, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Lagares da Beira que, neste ano, tem a registar a perda de um elemento da direção e principal mentor do Carnaval, Luís Alberto Cruz. Entenderam os restantes elementos da direção dar seguimento ao trabalho feito e, até, engrandecer o Carnaval em jeito de homenagem ao amigo “Beto”.

Na contagem decrescente para o arranque do Carnaval, Telmo Esteves assegura que está “tudo a postos e no bom caminho”. “Esperamos bom tempo para que possam desfilar com alegria e para que, quem venha, fique satisfeito”, afirmou o vice-presidente da AHBV de Lagares da Beira em entrevista à Rádio Boa Nova.

Em causa está “uma manifestação de grande dinâmica no concelho” que resulta do empenho de dirigentes, populares dos bairros envolvidos, instituições e escolas. Aos habituais bairros e grupos participantes, junta-se este ano um grupo de Vila do Mato, no concelho de Tábua. “É importante a consolidação do Carnaval da Beira Serra”, defende Telmo Esteves.

À semelhança de anos anteriores, o Carnaval da Beira Serra mantém a entrada livre. A direção estima que o número de visitantes seja na ordem dos 10 mil. “As expectativas são boas e de grande confiança”, refere Telmo Esteves.

O Carnaval da Beira Serra tem início na segunda-feira, dia 12, com o Baile do Chapéu. No dia 13, acontece o Cortejo Carnavalesco pelas ruas da vila de Lagares da Beira, a partir das 14h30. À noite, tem lugar o Baile de Entrudo. Na quarta-feira, dia 14, decorre, a parir das 22h00, o enterro do entrudo com leitura das Tradicionais Deixas, sendo este um dos momentos altos do programa de Carnaval.

Na organização do Carnaval, com orçamento a rondar os 12.500 Euros, a AHBV conta com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Lagares da Beira, o Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital e o patrocínio de cerca de seis dezenas de empresas. “Agradecemos a todos os intervenientes o empenho nesta iniciativa”, refere Telmo Esteves.

image_pdfimage_print
Previous Marcelo Rebelo de Sousa preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital
Next Carnaval menos frio e molhado no Norte e Centro

Artigos Relacionados

Última Hora

Incêndio destruiu anexo de habitação em Coimbra

Um incêndio destruiu ontem à tarde um anexo de uma habitação na Rua da Baldeira, na Póvoa de S. Martinho do Bispo, em Coimbra.

Região

Senhora das Preces recebe festa do arciprestado com a presença do Bispo de Coimbra

O Santuário de Nossa Senhora das Preces vai acolher a Festa de Encerramento da Visita Pastoral de D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, ao Arciprestado do Nordeste.

Última Hora

ADIBER recebe Medalha de Mérito do Município de Góis

Numa sessão presidida pelo Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, o Município de Góis distinguiu a ADIBER com a atribuição da Medalha de Mérito como reconhecimento do trabalho…

Informação

IC6: “Vamos ser sérios. Uma coisa é não haver nada. Outra coisa é haver um plano de intenções”

A visita do Primeiro Ministro ao concelho e o IC6 marcaram hoje o debate político na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospita. O presidente da Câmara …

Sociedade

Linha da Beira Alta novamente interrompida devido a incêndio

A circulação na linha ferroviária da Beira Alta está hoje novamente interrompida, desde cerca das 14h30, entre Carregal do Sal e Mortágua, no distrito de Viseu, disse à agência Lusa

Última Hora

País: Dois feridos em incêndio na nova fábrica da “Kayaks Nelo”

Um incêndio nas futuras instalações da empresa Nelo, na EN13, na freguesia de Fajozes, em Vila do Conde, esta sexta-feira de manhã, causou dois feridos ligeiros.

Sociedade

Sopas reinaram em mais um Festival em Santa Ovaia

O Festival das Sopas voltou a animar Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital. No sábado, foram várias as sopas a concurso num festival onde reinaram os sabores da

Última Hora

FCOH vai jogar à Tocha. AD Lagares defronta o União FC. ADN joga com Sertanense. Sampaense Basket recebe Beira-Mar

A competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai defrontar a União Desportiva da Tocha…

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Alvôco de Várzeas quer hastear bandeira de “Ouro” na praia fluvial

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou os galardões de bandeira “Azul” e “Praia Acessível”. O hastear das bandeiras …

Destaque

Multiópticas abriu em Oliveira do Hospital

O início do novo ano marcou a abertura da loja Multiópticas na cidade de Oliveira do Hospital. Localizada na Rua do Colégio, em pleno centro da cidade, a loja espera

Última Hora

População exige respostas à administração da MEO sobre indisponibilidade dos serviços

Passado mais de um mês desde o grande incêndio de 15 de outubro são muitos os oliveirenses que se mantêm privados dos serviços de comunicações contratualizados…

Última Hora

EXPOH “superou objetivos”, mas certame deve melhorar (com áudio)

Ao fim de nove dias de EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, o balanço é muito positivo. Segundo a organização esta foi a “maior feira de sempre”, superando

Educação

Cáritas Diocesana de Coimbra assegura importante apoio aos jovens e idosos de Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital ganha expressão o apoio social que é prestado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, com três centros ATL para crianças…

Informação

  Projeto “Mini Repórteres” sai para a rua

  O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar um novo projeto denominado “Mini Repórteres” dirigido ao público infanto-juvenil, em colaboração com a Rádio Boa Nova.

Última Hora

Boccia Senior põe idosos de Oliveira do Hospital “a mexer” (com audio)

As IPSS do concelho de Oliveira do Hospital receberam, ontem, um KIT de Boccia Senior para incentivar a prática do desporto junto dos seus utentes. A iniciativa partiu do Município que

Região

Suspeito de tentativa de homicídio há oito anos foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 41 anos suspeito da tentativa de homicídio de dois homens há cerca de oito anos, em Coimbra,..

Última Hora

Região: Acidente causou um morto

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na sequência de um despiste que ocorreu hoje em Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, disse à Lusa fonte do Comando Distrital

Informação

Feira de S. Mateus em Viseu atingiu recorde de um milhão de visitantes

A Feira de S. Mateus, que teve início a 05 de agosto e terminou no domingo, em Viseu, atingiu um milhão de visitantes, um número recorde desde que o certame

Última Hora

“Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” alargado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico

No âmbito do projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, a CIM Região de Coimbra desenvolve no ano letivo 2017/2018 uma nova edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da

Informação

Sérgio Pina venceu o 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão multiusos do mercado municipal de Oliveira do Hospital recebeu, este sábado, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.  Sérgio Pina,…

Última Hora

Incêndios: Apenas 172 pessoas pediram ajuda ao Estado para recuperação das casas

Apenas um décimo das famílias com casas destruídas pelos incêndios de outubro de 2017 formalizaram os pedidos de ajuda do Estado a duas semanas do fim do prazo,…

Informação

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Última Hora

Politécnico da Guarda nas finais do Campeonato Nacional Universitário

A equipa de Basquetebol do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) passou, em segundo lugar, para as finais do Campeonato Nacional Universitário.