Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.

O grande desfile acontece na tarde de carnaval (dia 13), mas amanhã, dia 9, um carro alegórico que reproduz o cavaleiro, principal ícone do concelho, vai marcar presença no desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas, na cidade de Oliveira do Hospital.

Neste ano contam-se já 41 realizações ininterruptas do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, mas naquela freguesia as tradições carnavalescas remontam à década de 50 do século passado. A comemoração do carnaval é por isso de realização obrigatória em Lagares da Beira. A iniciativa parte, em cada ano, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Lagares da Beira que, neste ano, tem a registar a perda de um elemento da direção e principal mentor do Carnaval, Luís Alberto Cruz. Entenderam os restantes elementos da direção dar seguimento ao trabalho feito e, até, engrandecer o Carnaval em jeito de homenagem ao amigo “Beto”.

Na contagem decrescente para o arranque do Carnaval, Telmo Esteves assegura que está “tudo a postos e no bom caminho”. “Esperamos bom tempo para que possam desfilar com alegria e para que, quem venha, fique satisfeito”, afirmou o vice-presidente da AHBV de Lagares da Beira em entrevista à Rádio Boa Nova.

Em causa está “uma manifestação de grande dinâmica no concelho” que resulta do empenho de dirigentes, populares dos bairros envolvidos, instituições e escolas. Aos habituais bairros e grupos participantes, junta-se este ano um grupo de Vila do Mato, no concelho de Tábua. “É importante a consolidação do Carnaval da Beira Serra”, defende Telmo Esteves.

À semelhança de anos anteriores, o Carnaval da Beira Serra mantém a entrada livre. A direção estima que o número de visitantes seja na ordem dos 10 mil. “As expectativas são boas e de grande confiança”, refere Telmo Esteves.

O Carnaval da Beira Serra tem início na segunda-feira, dia 12, com o Baile do Chapéu. No dia 13, acontece o Cortejo Carnavalesco pelas ruas da vila de Lagares da Beira, a partir das 14h30. À noite, tem lugar o Baile de Entrudo. Na quarta-feira, dia 14, decorre, a parir das 22h00, o enterro do entrudo com leitura das Tradicionais Deixas, sendo este um dos momentos altos do programa de Carnaval.

Na organização do Carnaval, com orçamento a rondar os 12.500 Euros, a AHBV conta com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Lagares da Beira, o Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital e o patrocínio de cerca de seis dezenas de empresas. “Agradecemos a todos os intervenientes o empenho nesta iniciativa”, refere Telmo Esteves.

image_pdfimage_print
Previous Marcelo Rebelo de Sousa preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital
Next Carnaval menos frio e molhado no Norte e Centro

Artigos Relacionados

Última Hora

Despiste em perseguição policial provoca quatro feridos

Na madrugada desta quarta-feira, quatro pessoas ficaram feridas num despiste automóvel em Carvalhais, freguesia da Branca, no concelho de Albergaria-a-Velha.

Última Hora

Quase uma centena de concelhos do continente em risco máximo de incêndios

Quase uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Oliveira do Hospital comemora Semana dedicada à Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital vai comemorar o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado anualmente a 21 de junho, com diversas iniciativas que decorrem até 24 de junho.

Última Hora

Grupo CIMA nega fecho de centros de inspeção baseado em providência cautelar

O grupo dono dos centros de inspeção em Sines, Seia, Castelo Paiva e Ponte de Lima garante que estes não vão fechar, como anunciou hoje o Instituto da Mobilidade e

Região

Morreu mulher atropelada em Coimbra

Uma mulher morreu, ontem, atropelada ao início da tarde, cerca das 14h45 , na Rua Miguel Torga, em Coimbra.

Região

Município de Arganil vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinou, no dia 4 de maio, no Quartel de Bombeiros de Fornos de Algodres, o protocolo para a constituição de

Última Hora

PJ deteve mais um elemento de grupo traficante em Ovar

A Polícia Judiciária (PJ), em ação levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, procedeu, ontem, a uma detenção em flagrante delito pelo crime de tráfico de estupefacientes,

Informação

Ervedal da Beira recupera tradição perdida há mais de 70 anos. Solene Procissão do Senhor dos Passos acontece domingo à tarde

No próximo domingo, dia 13, realiza-se em Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, a Solene Procissão do Senhor dos Passos. Própria deste período quaresmal, a iniciativa acontece

Informação

Região: PJ deteve homem que matou o pai e estava desaparecido

Um homem foi detido, em Albergaria-a-Velha, Aveiro, por ser o principal suspeito da morte do próprio pai.

Última Hora

Guarda: Detido por tentar sufocar a ex-mulher

O Comando Territorial da GNR deteve, este domingo, um homem de 64 anos na localidade de Vila Fernando, concelho da Guarda, por crime de posse ilegal de uma arma.

Última Hora

Viseu: GNR apreendeu 19 carros em corridas ilegais em Viseu

O Comando Territorial da GNR de Viseu apreendeu, no passado domingo, 19 viaturas envolvidas em corridas ilegais em Viseu. No âmbito de uma Operação Especial de Prevenção Criminal …

Informação

Município de Penacova aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas

 A Assembleia Municipal de Penacova aprovou o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município de Penacova do ano económico de 2017, que espelha os grandes eixos de investimento

Última Hora

Temperatura desce no fim de semana e pode chover

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê descida da temperatura para este fim de semana, com vento que pode ser forte e possibilidade de precipitação.

Sociedade

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Região

Festival da Lampreia de Penacova celebra 20 anos com 12 restaurantes

A Câmara Municipal de Penacova vai assinalar os 20 anos do Festival da Lampreia, que vai contar com a participação de 12 restaurantes do concelho, entre sexta-feira e domingo.

Informação

Juventude Popular apresentou novos órgãos na tomada de posse

A Juventude Popular de Oliveira do Hospital tomou posse para mais um mandato, no passado sábado.

Última Hora

Festival das Sopas resultou em mais um sucesso em Santa Ovaia

Em Santa Ovaia cumpriu-se, no sábado, o já tradicional Festival das Sopas, organizado pela União de Freguesias de Vila Pouca da Beira e Santa Ovaia, …

Última Hora

Município de Arganil apoia feridos dos incêndios nos pedidos de indemnização 

O Município de Arganil em parceria com a Ordem dos Advogados – Conselho Regional de Coimbra está a apoiar as vítimas dos incêndios de 15 e 16 de outubro de

Informação

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8

Última Hora

Seia: Pastor de 90 anos que estava desaparecido já foi encontrado

O pastor de 90 anos que estava desaparecido desde terça-feira em São Romão, no concelho de Seia, foi encontrado “bem de saúde”.

Destaque

IC6: “Vamos ser sérios. Uma coisa é não haver nada. Outra coisa é haver um plano de intenções”

A visita do Primeiro Ministro ao concelho e o IC6 marcaram hoje o debate político na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospita. O presidente da Câmara …

Informação

Secretário de Estado do Ambiente inaugura a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é inaugurada amanhã, dia 30 de julho, às 19h00, no Parque do Mandanelho, pelo presidente …

Última Hora

Padre António Loureiro apresentou “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o título do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital”. A apresentação…

Última Hora

Volta a Portugal passou por Oliveira do Hospital (veja os vídeos)

O pelotão da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta passou, ao início da tarde, no concelho de Oliveira do Hospital, ligando os três monumentos…