Jovens estrangeiros querem atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior

Jovens estrangeiros querem atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior

image_pdfimage_print

Com o projecto Wildings, um grupo de jovens quer atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior. Para isso, têm um site, uma websérie e, em breve, um guia turístico.

Um grupo de jovens de várias nacionalidades que vive na região Centro lançou, em parceria com artistas europeus, o Wildlings, um projecto que mostra a beleza do Pinhal Interior e convida ao repovoamento do interior do país.

O projeto ganhou forma numa plataforma digital que agrega educação ambiental, informação sobre projectos comunitários ecologicamente sustentáveis em Portugal e no estrangeiro, bem como uma websérie com seis episódios que retrata jovens a morar na zona da Serra do Açor, no distrito de Coimbra, fortemente afectada pelos fogos de Outubro de 2017.

Para além do site, o projecto vai ainda lançar um livro em Abril, que é uma espécie de guia turístico para o Pinhal Interior, revelando cascatas e piscinas naturais escondidas pelo território, ao mesmo tempo que divulga informação sobre a biodiversidade da região, disse à agência Lusa Lynn Mylou, holandesa de 36 anos a morar em Arganil. “Moro aqui há três anos e apercebi-me do envelhecimento e da desertificação na região. Se queremos restaurar a natureza e os ecossistemas, precisamos de muitas pessoas”, explicou.

A ‘websérie’, feita pelo jovem realizador de Oliveira do Hospital, Tiago Cerveira, procura mostrar as histórias e motivações de seis jovens que escolheram a Serra do Açor para viver.

Dois episódios já saíram, sendo que um novo episódio é sempre lançado ao domingo, às 19 horas.

“Nós esperamos inspirar com as nossas histórias, para que as pessoas comecem a tomar diferentes escolhas. Depois, sim, precisamos de mais pessoas e esta plataforma permite dar a conhecer-nos” e criar uma espécie de ligação com jovens que pretendam estabelecer-se na região, resumiu.

Previous Estado investe 560 mil euros na recuperação da Mata da Margaraça
Next Aveiro: Jovens detidos por tráfico de estupefacientes

Artigos Relacionados

Região

Linha da Beira Alta novamente interrompida por deslizamento de terras

A circulação na Linha da Beira Alta voltou a ser cortada às 08h00 de hoje devido a um novo deslizamento de terras junto ao túnel do Coval, Mortágua, Viseu, onde

Última Hora

Penacova entregou habitações a famílias vítimas dos incêndios

O Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, em Penacova, foi palco, no passado dia 8 de maio, da entrega de mais seis chaves de habitações no concelho,… 

Última Hora

PCP apresenta projeto de requalificação do IP3 na Assembleia da República

O Partido Comunista Português (PCP) apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que “Recomenda a requalificação do IP3, a sua manutenção sem portagens e em condições de segurança”.

Última Hora

Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia

Depois da bênção dos rebanhos na romaria do São João, que decorreu no passado dia 23 de junho na aldeia da Folgosa da Madalena, …

Última Hora

António campos: “Ou os políticos atuam rapidamente ou a repetição da tragédia está mais que garantida”

O histórico do PS António Campos alerta que a tragédia dos incêndios pode repetir-se.

Última Hora

Penacova recebeu reunião da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego e do Pinhal Interior Norte

 O Município de Penacova foi o anfitrião da reunião da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego e do Pinhal do Interior, presidida pelo diretor do Centro Distrital de Coimbra, Ramiro

Região

Colisão em Viseu faz dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta terça-feira, numa colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros na Estrada Nacional 229 (EN229), em Mundão, distrito de Viseu.

Última Hora

Homem encontrado quase degolado afinal feriu-se a ele próprio

O homem que, na terça-feira, foi encontrado na berma da estrada em Cantanhede com ferimentos no pescoço provocados por uma arma branca não foi, afinal, vítima de agressões.

Região

PJ deteve quatro homens e uma mulher por tráfico de droga na Covilhã

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, hoje, a detenção de quatro homens e uma mulher fortemente indiciados…

Informação

Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017

O parlamento aprovou hoje um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a criação de um programa urgente, “desburocratizado e de rápida implementação” para apoiar o

Destaque

Rádio Boa Nova associa-se a concerto solidário “Juntos por Todos”

Hoje, dia 27 de junho, a Rádio Boa Nova vai transmitir, pelas 21h00, o concerto solidário “Juntos por Todos” associando-se à iniciativa que junta 25 artistas…

Última Hora

Incêndios: MAAVIM continua a lutar pelos apoios prometidos

Após 10 meses dos grandes incêndios de 15 de outubro, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM),…