Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

image_pdfimage_print

No âmbito das sessões do Parlamento dos Jovens, e subordinados ao tema Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos, 30 jovens deputados do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, no dia 25 de janeiro, …

… durante a Sessão Escolar, tiveram oportunidade de debater as medidas que elaboraram e gostavam de ver implementadas para que a poluição dos oceanos diminuísse.


Os Oceanos são diariamente poluídos por esgotos, produtos químicos, resíduos tóxicos, vazamentos de petróleo e, principalmente, por lixo plástico. Atualmente, por ano, aproximadamente 8,8 milhões de toneladas de lixo plástico têm como destino os Oceanos.

Este lixo constitui uma ameaça para o nosso planeta e para inúmeras espécies animais que nele habitam, mas representa, também, um risco para a saúde humana. A contaminação por detritos plásticos não só constitui uma armadilha para muitos animais, como, ao serem consumidos por estes, têm consequências gravíssimas para a sua sobrevivência e entram na cadeia alimentar, acabando nas mesas dos consumidores.

Apenas 9% do plástico é reciclado, com o agravamento de que grande parte não é biodegradável e, por norma, leva mais de 400 anos a degradar-se.

“Façamos a Diferença”, apelam os estudantes de Oliveira do Hospital, considerando que “a enorme quantidade de plástico que usamos no nosso dia-a-dia deve levar a uma reflexão sobre os nossos hábitos de consumo”. “Urge a necessidade de reciclarmos, não só o plástico, mas todo tipo de resíduos recicláveis. Temos de nos questionar sobre como as nossas atitudes estão a contribuir, ou não, para a poluição dos nossos oceanos. Mais informação e educação ambiental são cruciais para a tomada de consciência de todos”, consideram.

Previous Exposição coletiva “Incêndios 2017” é inaugurada sexta-feira em Oliveira do Hospital
Next Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho

Artigos Relacionados

Informação

Bandeira nacional gigante assinala 5 de outubro na EB1 de Oliveira do Hospital

Quem passa na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, em Oliveira do Hospital, não fica indiferente à bandeira de Portugal, de grande dimensão (16,5m x 10m),…

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital apoia queijarias na certificação do Queijo Serra da Estrela

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou, ontem, por unanimidade, um procedimento de apoio às queijarias do concelho no processo de certificação do Queijo Serra da Estrela DOP.

Sociedade

Obras de Requalificação da envolvente à Central de Camionagem, Pavilhão Municipal e Cemitério, já se iniciaram.

Iniciaram-se este mês de junho, as obras de requalificação da Zona Norte da cidade (antigo largo da feira), que se encontram inseridas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU)…

Politica

João Brito quer um “PSD maior” em Oliveira do Hospital

João Brito, tomou posse, no sábado, na liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital de olhos postos num “PSD maior”, …

Nacional

Temperaturas máximas deverão subir entre 10 e 13 graus até quinta-feira

As temperaturas máximas deverão subir entre 10 e 13 graus Celsius até quinta-feira em Portugal continental, prevendo-se que os termómetros subam acima dos 30 graus e em alguns locais dos

Última Hora

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Portugal vai adiantar os relógios uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de verão, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Última Hora

Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto foi assaltada

A Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, no concelho de Arganil, foi assaltada, tendo sido furtados os cofres da porta e do lampadário.

Última Hora

Reitor de Coimbra alerta para competição excessiva no ensino superior

O novo reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, alertou hoje, na sua tomada de posse, para um “modelo de competição excessiva e desregulada” entre as instituições de ensino superior.

Região

Viseu: PSP deteve homem suspeito de assaltos a residências

A PSP de Viseu anunciou hoje a detenção de um homem de 60 anos por ser suspeito da prática de vários assaltos a residências e a estabelecimentos de restauração.

Última Hora

Candidato da CDU acusa PS de “violar” a lei com colocação de outdoor em Ervedal da Beira

O candidato da CDU à União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira acusa o PS de “violar” a lei. Em causa está a colocação de

Informação

Marchas Populares  de Seia desfilam dia 2 de julho

As Marchas Populares não saíram no domingo, dia 23 ,  à rua, devido ao mau tempo que se fez sentir em Seia. O evento foi adiado…

Última Hora

Voluntários já recolheram mais de 100 toneladas de resíduos em Oliveira do Hospital

Esta manhã um grupo de mais de 70 voluntários eliminou um “ponto negro” na freguesia da Bobadela. A ação junta-se a outras…