Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

No âmbito das sessões do Parlamento dos Jovens, e subordinados ao tema Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos, 30 jovens deputados do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, no dia 25 de janeiro, …

… durante a Sessão Escolar, tiveram oportunidade de debater as medidas que elaboraram e gostavam de ver implementadas para que a poluição dos oceanos diminuísse.


Os Oceanos são diariamente poluídos por esgotos, produtos químicos, resíduos tóxicos, vazamentos de petróleo e, principalmente, por lixo plástico. Atualmente, por ano, aproximadamente 8,8 milhões de toneladas de lixo plástico têm como destino os Oceanos.

Este lixo constitui uma ameaça para o nosso planeta e para inúmeras espécies animais que nele habitam, mas representa, também, um risco para a saúde humana. A contaminação por detritos plásticos não só constitui uma armadilha para muitos animais, como, ao serem consumidos por estes, têm consequências gravíssimas para a sua sobrevivência e entram na cadeia alimentar, acabando nas mesas dos consumidores.

Apenas 9% do plástico é reciclado, com o agravamento de que grande parte não é biodegradável e, por norma, leva mais de 400 anos a degradar-se.

“Façamos a Diferença”, apelam os estudantes de Oliveira do Hospital, considerando que “a enorme quantidade de plástico que usamos no nosso dia-a-dia deve levar a uma reflexão sobre os nossos hábitos de consumo”. “Urge a necessidade de reciclarmos, não só o plástico, mas todo tipo de resíduos recicláveis. Temos de nos questionar sobre como as nossas atitudes estão a contribuir, ou não, para a poluição dos nossos oceanos. Mais informação e educação ambiental são cruciais para a tomada de consciência de todos”, consideram.

Previous Exposição coletiva “Incêndios 2017” é inaugurada sexta-feira em Oliveira do Hospital
Next Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho

Artigos Relacionados

Informação

Rádio Boa Nova com emissão comemorativa ao longo do dia

A Rádio Boa Nova está transmitir uma emissão especial comemorativa do seu 32º aniversário. Ao longo do dia de hoje pode visitar-nos no centro da cidade de Oliveira do Hospital,

Informação

11 detenções, 681 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 26 de junho a 2 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Destaque

Rádio Boa Nova comemorou 32 anos de “resiliência e adaptação” (Com vídeo)

A Rádio Boa Nova comemorou ontem, dia 19 de março, o seu 32º aniversário com uma emissão especial de “porta aberta” realizada entre as suas instalações,…

Última Hora

Pedrógão: 12 pessoas acusadas de crimes de homicídio por negligência

O Ministério Público acusou três responsáveis da Proteção Civil pela morte de 64 pessoas das 66 vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande.

Última Hora

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Destaque

Bombeiros “com mágoa” pela perda de vidas humanas. Corporação da cidade comemora 96º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora domingo, dia 25 de março, o 96º aniversário.

Informação

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.

Região

Arganil altera Projeto de Requalificação do Espaço Público

O Município de Arganil vai apresentar a alteração ao Projeto de Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila, nomeadamente a reabilitação do centro histórico, dia 11 de abril, no Salão

Destaque

“The Black Mamba” animou a sexta noite da EXPOH

O grupo “The Black Mamba” subiu ontem ao palco principal do parque do Mandanelho naquela que foi a sexta noite da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

Incêndios: Feridos graves vão receber pagamento intercalar

As vítimas dos incêndios de junho e outubro de 2017 que, após avaliação clínica por parte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, receberam a qualificação de “feridos

Nacional

GNR promove ações de sensibilização com operação “Regresso às Aulas 2018”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, no período de 12 a 21 de setembro, realiza um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde

Última Hora

Incêndio em Andorinha combatido por 250 bombeiros e sete meios aéreos está em fase de resolução

Um incêndio florestal, na localidade de Andorinha, na freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, que teve início pelas 14h05 desta quinta feira está já em