Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

image_pdfimage_print

No âmbito das sessões do Parlamento dos Jovens, e subordinados ao tema Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos, 30 jovens deputados do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, no dia 25 de janeiro, …

… durante a Sessão Escolar, tiveram oportunidade de debater as medidas que elaboraram e gostavam de ver implementadas para que a poluição dos oceanos diminuísse.


Os Oceanos são diariamente poluídos por esgotos, produtos químicos, resíduos tóxicos, vazamentos de petróleo e, principalmente, por lixo plástico. Atualmente, por ano, aproximadamente 8,8 milhões de toneladas de lixo plástico têm como destino os Oceanos.

Este lixo constitui uma ameaça para o nosso planeta e para inúmeras espécies animais que nele habitam, mas representa, também, um risco para a saúde humana. A contaminação por detritos plásticos não só constitui uma armadilha para muitos animais, como, ao serem consumidos por estes, têm consequências gravíssimas para a sua sobrevivência e entram na cadeia alimentar, acabando nas mesas dos consumidores.

Apenas 9% do plástico é reciclado, com o agravamento de que grande parte não é biodegradável e, por norma, leva mais de 400 anos a degradar-se.

“Façamos a Diferença”, apelam os estudantes de Oliveira do Hospital, considerando que “a enorme quantidade de plástico que usamos no nosso dia-a-dia deve levar a uma reflexão sobre os nossos hábitos de consumo”. “Urge a necessidade de reciclarmos, não só o plástico, mas todo tipo de resíduos recicláveis. Temos de nos questionar sobre como as nossas atitudes estão a contribuir, ou não, para a poluição dos nossos oceanos. Mais informação e educação ambiental são cruciais para a tomada de consciência de todos”, consideram.

Previous Exposição coletiva “Incêndios 2017” é inaugurada sexta-feira em Oliveira do Hospital
Next Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho

Artigos Relacionados

Desporto

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Informação

Mais de  500 mil árvores já foram plantadas no Pinhal de Leiria

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria

Região

Região: Incêndio consome fábrica de carvão

Um incêndio destruiu ao início da manhã de hoje uma fábrica de carvão em Vilarinho, no concelho de Oliveira de Frades, …

Informação

Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade

A Eptoliva conta com um curso “com enorme saída” e que é “motivo de orgulho” para a direção da Escola Profissional que, hoje chamou a si promotores turísticos, …

Informação

Educação Ambiental: A qualidade da Água

A qualidade da água é tema em destaque no conjunto de programas de Educação Ambiental promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e a Rádio Boa Nova.

Região

Temperaturas podem chegar aos 28º C no primeiro fim de semana de Primavera

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê  para este fim de semana, o primeiro da primavera temperaturas que podem chegar aos  28ºC em algumas regiões do país. 

Região

Região: ASAE apreende mais de 85 toneladas de carne de bovino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 85 toneladas de carne bovina, no valor de 245 mil euros, num entreposto frigorífico do concelho de Ílhavo, anunciou

Programas

Eptoradio esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 10 de fevereiro, pelas 14h00, o programa da EPTORADIO apresenta, na primeira parte, as principais notícias sobre as várias atividades que se desenvolvem na EPTOLIVA, …

Educação

Estádio Municipal de Seia acolhe campanha de colheita de sangue e jogo solidário   

  A propósito da 14ª edição do FootPáscoa, realiza-se hoje, às 19h, no Estádio Municipal de Seia um Jogo de Futebol Solidário entre pais, encarregados de educação dos participantes, …

Última Hora

Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital

O Presidente da Comissão Política Concelhia Nacional do PSD, Rui Rio, desloca-se esta sexta-feira ao concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Natal em Oliveira do Hospital: Bobadela recebe Concerto de Natal

A Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, recebe no próximo sábado, 22 de dezembro, o Concerto de Natal com a participação de vários grupos. Com início agendado para as

Última Hora

Trotinetes elétricas chegam à cidade de Coimbra em março

A Câmara de Coimbra formalizou hoje um acordo com uma empresa para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetes elétricas na cidade, que entrará em serviço