José Carlos Alexandrino: “O concelho deve muito a estes empresários pela sua resiliência” (com vídeo)

José Carlos Alexandrino: “O concelho deve muito a estes empresários pela sua resiliência” (com vídeo)

No dia em que se assinala um ano após o grande incêndio, que devastou o concelho de Oliveira do Hospital, é hora de fazer um balanço do que foi feito e do que está ainda por fazer.

Apesar de alguns atrasos nos processos de reconstrução, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, mostra-se feliz, principalmente pela “resiliência” dos oliveirenses.

Após visita às empresas J. Guerra, carpintaria Brito & Brito e Cláudio Marques Climatização, o autarca não poupou elogios aos empresários oliveirenses, dando conta de que são “realidades distintas”. Por um lado, a unidade de sirgaria e passamanaria “labora em instalações provisórias e ainda não há sinal nenhum de recuperação”. Por outro, a carpintaria já tem “a obra lançada e em estado adiantado”. Por último, a empresa de climatização está “completamente recuperada”.

“É facto que estes empresários têm as suas empresas a laborar, têm determinação e coragem”, afirmou José Carlos Alexandrino à Rádio Boa Nova, realçando que “tem havido um esforço coletivo”.

“O concelho de Oliveira do Hospital deve muito a estas pessoas, a estes empresários, pela sua resiliência e, por isso, acho que brevemente voltaremos a ter uma vida empresarial e um concelho completamente normal”, disse.

Para José Carlos Alexandrino, “muito trabalho foi feito” pela Câmara Municipal, o seu executivo e técnicos. “Esforçámo-nos muito mas acreditamos que no próximo ano tudo estará melhor, com muitos problemas resolvidos”, concluiu.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Coimbra: Detido por crimes de homicídio na forma tentada e de roubo
Next 52 Casas reconstruídas. “Não há casas a serem investigadas pelo Ministério Público porque houve um grande rigor” (com vídeo)

Artigos Relacionados

Desporto

FCOH e Condeixa não dão tréguas na luta pela subida de divisão

A luta pela subida no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua ao rubro. A faltarem apenas duas jornadas para o término da época, o

Região

Temperaturas vão subir até quarta-feira

As temperaturas vão subir até quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje

Informação

Médicos assistiram mais de 70 pessoas em ação solidária em Lagares da Beira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira acolheu, no passado dia 10 de dezembro, uma ação médica de solidariedade.

Informação

MAAVIM acusa Ministério da Agricultura de “enganar o país”

Depois de o Governo ter desmentido o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017 e de ter informado

Sociedade

Drogas e armas apreendidas em bairro de Coimbra

Uma operação conjunta da PSP e da PJ, no bairro do Ingote, em Coimbra, culminou esta terça-feira com vários detidos e a apreensão de armas e doses elevadas de droga.

Região

Figueira da Foz: Duas detenções por posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial Montemor-o-Velho, deu cumprimento, ontem,  dia 26 de setembro, a oito mandados de buscas domiciliárias no concelho da Figueira da Foz, na

Informação

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Guarda: Nove pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

A GNR deteve de nove pessoas, com idades entre 23 e 55 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Sabugal, Almeida e Vila

Última Hora

Rodrigues Gonçalves anunciou que não se vai recandidatar por “perda de confiança” do Partido Socialista  (Notícias atualizada)

António Rodrigues Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, comunicou na sexta feira ter colocado…

Última Hora

Volta a Portugal do Futuro vai ter subida ao Monte do Colcurinho no dia 6 de setembro

A Volta a Portugal do Futuro, uma competição carismática desde 1992, conta, este ano, com uma chegada ao Monte do Colcurinho, no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Universidade da Beira Interior integra programa das Nações Unidas

A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, vai integrar a “United Nations Academic Impact (UNAI)”, programa que reúne academias e instituições de todo o mundo ligadas à investigação.

Região

Concerto em Coimbra apoia vítimas do incêndio com entrega de receita à FAAD

As receitas do quarto espetáculo do III Ciclo de Concertos de Música de Coimbra, no domingo, com a participação do checo Jaroslav Mikus…