João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

O jovem oliveirense, João Nunes, é o impulsionador da recém criada Associação Portuguesa a Bioeconomia e Economia Circular (ALL) que quer contribuir para “tornar a economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”.

João Nunes, que é também presidente da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital, disse que o objetivo é “tornar a economia mais eficiente e mais amiga do ambiente e com o mínimo de resíduos e desperdícios, que é o conceito da economia circular”,

A nova Associação agrega especialistas de diferentes áreas, que “conhecem bem o território”, Para isso, é essencial “promover a temática e atividade de forma científica e técnica e aumentar a cooperação internacional, com foco para os problemas existentes”, sustenta.

Segundo João Nunes, engenheiro mecânico, doutorado em Energia e Ambiente pela Universidade de Coimbra, a Associação visa fazer com que “não se perca a raiz de economia circular”,

A Associação reúne vários especialistas com o objetivo de encontrar “respostas para os desafios da bioeconomia e da economia circular”, desenvolver projetos com valia, tanto no plano nacional como internacional, e “criar emprego e valorizar o território”, essencialmente no interior de Portugal.

No âmbito da ALL, já foi formada uma comissão instaladora técnico-científica, integrada por 15 pessoas, que “irão contribuir a nível pessoal para a associação e numa ótica de interesse nacional, e com perfil de conhecimento e atividade oriundas de diferentes meios de atividades e conhecimento”, adianta João Nunes.

Os membros dessa comissão – que, como todos os elementos da associação, se representam apenas a si e nela participam a título “exclusivamente pessoal” –  são oriundos de entidades que vão “desde universidades a politécnicos, de centros de interface tecnológico a associações e entidades de inovação tecnológica, desenvolvimento e valorização do território, incluindo ainda laboratório de Estado”.

A temática “é de extrema importância”, afirma o responsável, recordando que estão, atualmente, em consulta pública, o Plano Nacional de Ação para a Economia Circular, proposto pelo Ministério do Ambiente, e, em desenvolvimento, a Agenda de Investigação e Inovação para 2030 em Economia Circular, promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

“É um importante momento para todos contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e científico desta temática, assim como promover a transferência de soluções e conhecimento para a atividade económica e mercado”, sustenta João Nunes.

com: Lusa

image_pdfimage_print
Previous Nogueirense queixa-se de jogadores contratados que foram para outros clubes ao Conselho de Disciplina da FPF
Next Pedrógão Grande: Bombeiro internado em Lisboa sai do coma induzido

Artigos Relacionados

Politica

PSD nacional aprovou segundo conjunto de candidatos às autárquicas

O Partido Social Democrata tem já cerca de um terço das candidaturas às eleições autárquicas homologadas. A Comissão Política Nacional reuniu ontem …

Região

Seia assinala “Abril-Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Laços azuis em 70 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que este ano vai ter como subtema

Cultura

Loriga promove Marchas Populares

As tradicionais Marchas Populares voltam, este ano, a animar a vila de Loriga. O desfile acontece dia 16 de junho, pelas 21h30.

Região

Bombeiros da Figueira da Foz procuram homem perdido na Mata de Quiaios

Os bombeiros municipais da Figueira da Foz estão a proceder a buscas para encontrar um homem que se perdeu na Mata Nacional de Quiaios, mancha florestal situada no norte do

Última Hora

DGS faz recomendações para faze face ao calor intenso

A Direção-geral da Saúde (DGS) alertou, esta segunda-feira, a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol.

Informação

Centro Hospitalar de Coimbra com nova técnica cirúrgica

O serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou um novo programa de artroplastias totais da anca através da utilização de uma técnica cirúrgica inovadora, desenvolvida

Destaque

Empresas: “Os nossos clientes têm sido espetaculares connosco”

A assinalar 19 anos de atividade, a Papelaria e Livraria Meio Mundo ampliou e melhorou as suas instalações na cidade de Oliveira do Hospital. Uma aposta a pensar nos clientes

Região

Proteção Civil alerta para perigo de incêndios florestais nos próximos três dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou ontem para o perigo de incêndios florestais nos próximos três dias, especialmente nas regiões norte e centro, e lembrou que a lei

Região

FIT 2017 decorre na Guarda até 1 de maio

A 4ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) decorrerá entre 28 de abril e 1 de maio de 2017, na cidade da Guarda (Portugal). A FIT é inaugurada oficialmente

Região

Autarca de Tábua acredita que FACIT “tem todas as condições para dar certo”

Arranca hoje, pelas 18h00, em Tábua, a 9ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua organizada pela Câmara Municipal de Tábua. Até domingo o certame serve de mostra às

Região

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas proíbe a caça em áreas ardidas

Na sequência dos últimos incêndios, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decretou a proibição de caça em áreas ardidas.

Informação

António Loureiro reflete em livro sobre “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o nome do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital. Um tema sobre o qual se propôs refletir …

Região

PJ da Guarda deteve casal suspeito de sequestrar e extorquir uma mulher de 37 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve duas pessoas, pela presumível prática de, pelo menos, …

Informação

“É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”

Fátima Campos Ferreira, que esta segunda feira, pelas 21h00, vai conduzir o habitual programa “Prós e Contras” a partir da BLC3, em Oliveira do Hospital,…

Informação

GNR deteve em Seia três homens de Oliveira do Hospital suspeitos de roubo por esticão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Seia, após perseguição policial, de três indivíduos,…

Informação

ASAE apreende 78 carcaças de animais por abate clandestino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica executou nos últimos dias um conjunto de operações de fiscalização no âmbito do combate ao abate clandestino, tendo em conta o risco para

Sociedade

PJ deteve mulher que tentou obrigar uma idosa a alterar testamento

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve uma mulher pela presumível prática de vários crimes, …

Informação

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Última Hora

Grandes incêndios responsáveis por quase 90% do total da área ardida

Os grandes incêndios foram responsáveis este ano por quase 90% do total da área ardida, destruindo mais de 192 mil hectares de espaços florestais, … … segundo o mais recente

Região

BLC3 proporciona “Open Day”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital, promove em 2018 o “Open Day”.

Nacional

Chuva intensa, neve e vento nas próximas 24 horas, alerta Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para os perigos do mau tempo na sexta-feira, com precipitação intensa, neve e vento, …

Informação

País: Número de casos de sarampo subiu para 66

Foram diagnosticados mais quatro casos de sarampo, elevando para 66 o número de doentes infetados pelo atual surto, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Destaque

Eptoradio termina primeira temporada com programa em direto

O programa Eptoradio termina hoje, dia 19 de maio, a sua primeira temporada na Rádio Boa Nova. Hoje, a partir das 14h00, o programa acontece em direto.

Região

Ricardo Pereira Alves é cabeça de lista à Assembleia Municipal de Arganil pelo PSD

A candidatura Confiança no Futuro, pelo PSD, à Câmara Municipal de Arganil confirma o nome de Ricardo Pereira Alves, atual presidente do Município, como cabeça de lista à Assembleia Municipal.