João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

O jovem oliveirense, João Nunes, é o impulsionador da recém criada Associação Portuguesa a Bioeconomia e Economia Circular (ALL) que quer contribuir para “tornar a economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”.

João Nunes, que é também presidente da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital, disse que o objetivo é “tornar a economia mais eficiente e mais amiga do ambiente e com o mínimo de resíduos e desperdícios, que é o conceito da economia circular”,

A nova Associação agrega especialistas de diferentes áreas, que “conhecem bem o território”, Para isso, é essencial “promover a temática e atividade de forma científica e técnica e aumentar a cooperação internacional, com foco para os problemas existentes”, sustenta.

Segundo João Nunes, engenheiro mecânico, doutorado em Energia e Ambiente pela Universidade de Coimbra, a Associação visa fazer com que “não se perca a raiz de economia circular”,

A Associação reúne vários especialistas com o objetivo de encontrar “respostas para os desafios da bioeconomia e da economia circular”, desenvolver projetos com valia, tanto no plano nacional como internacional, e “criar emprego e valorizar o território”, essencialmente no interior de Portugal.

No âmbito da ALL, já foi formada uma comissão instaladora técnico-científica, integrada por 15 pessoas, que “irão contribuir a nível pessoal para a associação e numa ótica de interesse nacional, e com perfil de conhecimento e atividade oriundas de diferentes meios de atividades e conhecimento”, adianta João Nunes.

Os membros dessa comissão – que, como todos os elementos da associação, se representam apenas a si e nela participam a título “exclusivamente pessoal” –  são oriundos de entidades que vão “desde universidades a politécnicos, de centros de interface tecnológico a associações e entidades de inovação tecnológica, desenvolvimento e valorização do território, incluindo ainda laboratório de Estado”.

A temática “é de extrema importância”, afirma o responsável, recordando que estão, atualmente, em consulta pública, o Plano Nacional de Ação para a Economia Circular, proposto pelo Ministério do Ambiente, e, em desenvolvimento, a Agenda de Investigação e Inovação para 2030 em Economia Circular, promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

“É um importante momento para todos contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e científico desta temática, assim como promover a transferência de soluções e conhecimento para a atividade económica e mercado”, sustenta João Nunes.

com: Lusa

image_pdfimage_print
Previous Nogueirense queixa-se de jogadores contratados que foram para outros clubes ao Conselho de Disciplina da FPF
Next Pedrógão Grande: Bombeiro internado em Lisboa sai do coma induzido

Artigos Relacionados

Última Hora

Oito detenções e 54 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial da GNR de Coimbra realizou, na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, um conjunto de operações visaram a prevenção e combate…

Destaque

Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho

A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, volta, este ano, a  hastear a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, numa cerimónia que terá lugar

Última Hora

Morreu Leonard Cohen (Com vídeo)

Leonard Cohen morreu esta quinta-feira aos 82 anos. A morte do cantor, escritor e poeta canadiano foi confirmada pela editora Sony Music Canada na rede social Facebook.

Última Hora

A partir de sábado há chuva e descida das temperaturas

A chuva regressa no sábado às regiões do Norte e Centro e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das …

Desporto

Samapense começou o IX CAMPEONATO DA LPB PLACARD, com uma derrota

O Sampaense Basket começou na passada quarta-feira o campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol. Na primeira jornada recebeu o forte CAB Madeira e perdeu por 79-111. O primeiro jogo, com

Informação

Big Band EPSE abre hoje cartaz do Seia Jazz & Blues

No âmbito da programação do XII Seia Jazz & Blues, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município de Seia levou o Jazz às escolas do concelho. A

Informação

Incêndios: Autarca de Arganil rejeita “medidas em cima da tragédia”

O presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, rejeita que novas medidas nas áreas da proteção civil e do ordenamento florestal sejam tomadas pelo Governo “em cima da tragédia”.

Última Hora

Luís Marinho e Jorge Brito reconduzidos na Assembleia Intermunicipal da CIM da Região de Coimbra

A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por maioria a proposta apresentada pelo deputado Ferreira da Silva, …

Região

Exposição Coletiva “Pintura Solidária” reverte a favor das vítimas dos incêndios

Vai ser hoje inaugurada, pelas 17h30m, a Exposição Coletiva “Pintura Solidária”, na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, em Tábua.

Sociedade

Rotary Club de Oliveira do Hospital homenageia José Travassos Vasconcelos

O Rotary Club de Oliveira do Hospital realiza a habitual Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 28 de janeiro de 2017, na Quinta da Hortinha, pelas 20h00.

Nacional

Treze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Treze concelhos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Bragança apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

Aqua Village abre hoje e convida a experiências de natureza nas Caldas de S. Paulo

O complexo turístico Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital entra hoje em funcionamento.

Sociedade

Especialistas debatem em seminário “perturbação de hiperatividade com défice da atenção”

A Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe no próximo dia 9 de setembro, a partir das 9h00, o seminário “Hiperatividade e Deficit de Atenção: dos mitos

Última Hora

Mulher com cerca de 70 anos atropelada mortalmente em Montemor-o-Velho

Uma mulher de cerca de 70 anos morreu hoje atropelada por um veículo ligeiro em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, disse fonte da GNR.

Destaque

Gastroenterite levou mais de 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, à urgência em Oliveira do Hospital

Pelo menos 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, acorreram na última noite e manhã desta sexta-feira ao serviço de urgências de Oliveira do Hospital …

Cultura

7 de Outubro, Feriado Municipal em Oliveira do Hospital

7 de Outubro, Feriado Municipal com as comemorações a decorrerem na Casa da Cultura  

Informação

Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

No dia Mundial da Água, que ontem, se assinalou, sobressaiu em Oliveira do Hospital a “qualidade da água” que corre nas torneiras, e a aposta que tem sido feita na

Região

PJ deteve três homens suspeitos da morte de jovem em Montemor-o-Velho

Três homens foram detidos pela Polícia Judiciária (PS) por presumível autoria de um crime de ofensas à integridade física qualificadas, de que resultou…

Última Hora

Empresas: Gouveiatel assinala 20 anos de Vodafone com abertura de novo espaço em Oliveira do Hospital

No ano em que completa 20 anos de agenciamento Vodafone em Oliveira do Hospital, a empresa Gouveiatel surpreendeu os clientes e amigos com um novo e moderno espaço,…

Sociedade

Caule comemora Dia da Árvore e alerta para a necessidade de maior aposta na prevenção de incêndios florestais

Foi com um grupo de alunos da Escola Básica do Vale do Alva que a Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemorou o Dia Mundial da Árvore no concelho

Educação

“Requei-Bom” venceu concurso municipal de ideias de negócio em Oliveira do Hospital

O projeto “Requei-Bom”, dos alunos Tânia Henriques e Fábio Mota, do 12º H do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital foi o vencedor da final do Concurso Municipal de Ideias

Informação

Oliveira do Hospital deu início à estabilização dos solos após incêndio

Equipas dos GIPS da GNR, da Força Especial de Bombeiros, sapadores e funcionários o Município de Oliveira do Hospital e União de Freguesias de Penalva de Alva …

Última Hora

Fim de semana com sol, chuva regressa na próxima semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo com temperaturas máximas a chegar aos 26 graus Celsius, mas a chuva regressa na próxima semana, disse à agência Lusa

Informação

Homem encontrado morto em levada de água em Soure

O cadáver de um homem de idade indefinida foi encontrado, ontem à tarde, numa levada de água na vila de Soure, Coimbra.