João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços

João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços

João Dinis, conhecido vilafranquense, denunciou ao governo e vários grupos parlamentares, presidência da República, Câmara Municipal e …

… Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital o que considera ser uma “invasão” por parte da unidade da Sonae Arauco, em S. Paio de Gramaços.

Em declarações à Rádio Boa Nova, João Dinis referiu que tal invasão tem posto em causa o “descanso e qualidade de vidas das pessoas”, que “não podem secar a roupa ao sol, nem deixar as janelas abertas”. “De facto há pós, que além de se depositarem, são poeiras que as pessoas respiram”, frisou

De Vila Franca da Beira, João Dinis diz estar a par das queixas da população, em particular “das pessoas que residem à volta da fábrica”. “A vedação da fábrica quase já anexou o próprio Santuário de Nossa Senhora dos Milagres. E continuam a fazer isto com toda a impunidade. O grupo pode e manda”, sublinhou ainda.

João Dinis fez por isso “uma exposição escrita com cinco fotografias” às entidades responsáveis “porque se houver problemas sérios, que não se diga que ninguém foi avisado”. “Depois do incêndio, foram construir uma nova unidade no sítio do anterior estaleiro, com uma manga a passar por cima da estrada”, conta também João Dinis que está igualmente preocupado com a localização do parque de rolaria (junto ao Santuário) recordando que, no incêndio do ano passado, a rolaria provocou “chamas bravas”.

 
João Dinis questiona ainda o destino dados aos efluentes da empresa, que acredita estarem a correr como “um rio” para a ETAR da cidade. “E quanto paga a Sonae?” questiona, notando que “se calhar “ o próprio paga mais de saneamento básico “do que paga a Sonae Arauco”. “Há uma manifesta submissão dos poderes políticos autárquicos e nacionais ao poder económico deste grupo”, concluiu.

Empresa refuta “qualquer falha no cumprimento rigoroso e sem exceção de todas as normas de ambiente e segurança”

Contactado pela Rádio Boa Nova, Luís Pacheco, diretor da fábrica da Sonae Arauco em S. Paio de Gramaços, disse  que a “fábrica de Oliveira do Hospital é uma unidade certificada e que cumpre todos os normativos em vigor, nomeadamente na área ambiental e de segurança.” A unidade é ainda “alvo de análises e avaliações periódicas, reportadas às autoridades competentes, que comprovam as suas boas práticas e o cumprimento rigoroso de todos os parâmetros”.

Consciente do impacto que a unidade representa para a envolvente, o responsável garante que a empresa procura “em permanência minimizar as mesmas”. A exemplo disso, Luís Pacheco adiantou ter reunido há cerca de três semanas com moradores de S. Paio de Gramaços e o presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços no sentido de demonstrar a preocupação da empresa e que a mesma continua a implementar melhorias para diminuir os seus impactos junto da população. “Convidámos a comissão a visitar novamente as instalações daqui a duas semanas para testemunharem a evolução das melhorias que estão em curso”, contou.

À Rádio Boa Nova, Luís Pacheco disse ainda que o parque de rolaria, localizado próximo do Parque de Nossa Senhora do Milagres não constitui perigo para os moradores em caso de incêndio, porque para além dos sistemas de dispersão de água, a empresa adquiriu “dois canhões de água com caudal capaz de cobrir toda a área de rolaria”. “Somos cautelosos e estamos sensíveis aos eventos extremos”, referiu.

A concluir, Luís Pacheco confirmou que as águas residuais “são pré-tratadas e enviadas para coletor municipal, de acordo com protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital,  sendo também enviadas mensalmente à autarquia os resultados das análises efetuadas, cumprindo os parâmetros acordados”

Neste sentido, “a empresa refuta qualquer falha no cumprimento rigoroso e sem exceção de todas as normas de ambiente e segurança”.

Previous Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos
Next Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

Artigos Relacionados

Sociedade

Arganil isenta de IMI casas afetadas pelos fogos de outubro de 2017

A Câmara Municipal de Arganil, no distrito de Coimbra, vai isentar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) as habitações destruídas pelos fogos de 15 e 16 de outubro de 2017,

Região

Região: Ex-bancária confessa em tribunal ter desviado 655 mil euros

Uma ex-bancária do BCP, em Vila Nova de Poiares, confessou ter desviado 655 mil euros de contas de clientes tal como é relatado pelo Ministério Público.

Última Hora

Mulher fica sem as pernas ao sair do comboio em Santa Comba Dão

Uma mulher de 51 anos ficou com as duas pernas amputadas, quando descia do Intercidades em que viajava com a neta de dois anos, na estação de Vimieiro, …

Informação

BVOH comemoraram 97º aniversário numa “missão por vezes tão difícil mas tão nobre” (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemorou ontem, 24 de março, o 97º aniversário,…

Informação

Arquitetos e engenheiros chamados a participar no projeto de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital quer envolver os arquitetos e engenheiros do concelho na elaboração do projeto de requalificação da Zona Histórica.

Última Hora

Festa do Queijo premiou iguarias doces e salgadas

O Concurso de Gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” foi um dos momentos mais aguardados da 26.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. O concurso, aberto a

Região

António Costa inaugurou o BLC3 e garantiu reunir condições para construção do IC6

O Primeiro Ministro cumpriu, no sábado, a visita ao concelho de Oliveira do Hospital onde se deslocou com o propósito de inaugurar a BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação,…

Última Hora

João Batista é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece João Batista, investigador na área da prototipagem e construção de equipamentos mecânicos.

Nacional

Portugal foi país com mais fogos e com a maior área ardida no ano passado

A Comissão Europeia publicou hoje o relatório anual sobre incêndios florestais em 2017, revelando que Portugal foi o país com mais fogos (21.006, mais vítimas mortais (114) e com a

Informação

Incêndios: Obras de segundas habitações adiadas novamente

Foi novamente adiado o prazo do mecanismo de apoio à reconstrução de segundas habitações afetadas pelos incêndios do ano passado.

Última Hora

Ministério da Agricultura rejeita críticas dos agricultores de Coimbra

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural rejeitou, ontem, as críticas dos agricultores e produtores florestais do distrito de Coimbra, afetados pelos incêndios de 15 de outubro, que consideram

Região

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …