João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços

João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços

João Dinis, conhecido vilafranquense, denunciou ao governo e vários grupos parlamentares, presidência da República, Câmara Municipal e …

… Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital o que considera ser uma “invasão” por parte da unidade da Sonae Arauco, em S. Paio de Gramaços.

Em declarações à Rádio Boa Nova, João Dinis referiu que tal invasão tem posto em causa o “descanso e qualidade de vidas das pessoas”, que “não podem secar a roupa ao sol, nem deixar as janelas abertas”. “De facto há pós, que além de se depositarem, são poeiras que as pessoas respiram”, frisou

De Vila Franca da Beira, João Dinis diz estar a par das queixas da população, em particular “das pessoas que residem à volta da fábrica”. “A vedação da fábrica quase já anexou o próprio Santuário de Nossa Senhora dos Milagres. E continuam a fazer isto com toda a impunidade. O grupo pode e manda”, sublinhou ainda.

João Dinis fez por isso “uma exposição escrita com cinco fotografias” às entidades responsáveis “porque se houver problemas sérios, que não se diga que ninguém foi avisado”. “Depois do incêndio, foram construir uma nova unidade no sítio do anterior estaleiro, com uma manga a passar por cima da estrada”, conta também João Dinis que está igualmente preocupado com a localização do parque de rolaria (junto ao Santuário) recordando que, no incêndio do ano passado, a rolaria provocou “chamas bravas”.

 
João Dinis questiona ainda o destino dados aos efluentes da empresa, que acredita estarem a correr como “um rio” para a ETAR da cidade. “E quanto paga a Sonae?” questiona, notando que “se calhar “ o próprio paga mais de saneamento básico “do que paga a Sonae Arauco”. “Há uma manifesta submissão dos poderes políticos autárquicos e nacionais ao poder económico deste grupo”, concluiu.

Empresa refuta “qualquer falha no cumprimento rigoroso e sem exceção de todas as normas de ambiente e segurança”

Contactado pela Rádio Boa Nova, Luís Pacheco, diretor da fábrica da Sonae Arauco em S. Paio de Gramaços, disse  que a “fábrica de Oliveira do Hospital é uma unidade certificada e que cumpre todos os normativos em vigor, nomeadamente na área ambiental e de segurança.” A unidade é ainda “alvo de análises e avaliações periódicas, reportadas às autoridades competentes, que comprovam as suas boas práticas e o cumprimento rigoroso de todos os parâmetros”.

Consciente do impacto que a unidade representa para a envolvente, o responsável garante que a empresa procura “em permanência minimizar as mesmas”. A exemplo disso, Luís Pacheco adiantou ter reunido há cerca de três semanas com moradores de S. Paio de Gramaços e o presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços no sentido de demonstrar a preocupação da empresa e que a mesma continua a implementar melhorias para diminuir os seus impactos junto da população. “Convidámos a comissão a visitar novamente as instalações daqui a duas semanas para testemunharem a evolução das melhorias que estão em curso”, contou.

À Rádio Boa Nova, Luís Pacheco disse ainda que o parque de rolaria, localizado próximo do Parque de Nossa Senhora do Milagres não constitui perigo para os moradores em caso de incêndio, porque para além dos sistemas de dispersão de água, a empresa adquiriu “dois canhões de água com caudal capaz de cobrir toda a área de rolaria”. “Somos cautelosos e estamos sensíveis aos eventos extremos”, referiu.

A concluir, Luís Pacheco confirmou que as águas residuais “são pré-tratadas e enviadas para coletor municipal, de acordo com protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital,  sendo também enviadas mensalmente à autarquia os resultados das análises efetuadas, cumprindo os parâmetros acordados”

Neste sentido, “a empresa refuta qualquer falha no cumprimento rigoroso e sem exceção de todas as normas de ambiente e segurança”.

image_pdfimage_print
Previous Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos
Next Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

Artigos Relacionados

Informação

Polícia previne atentados terroristas na Feira de S. Mateus

A 624ª edição da Feira de S. Mateus vai ter, este ano, a presença de agentes da GNR e PSP com armamento anti-terrorismo. De acordo com o Jornal do Centro,

Última Hora

Tropas de operações especiais treinam na Serra da Estrela

As Forças do Centro de Tropas de Operações Especiais, da Brigada de Reação Rápida do Exército Português, iniciam hoje operações em Montanha na região da Serra da Estrela, concretamente nas

Informação

Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco, no dia 23 de dezembro, de um concerto solidário destinado a ajudar as vítimas do incêndio de 15 de outubro. A iniciativa é organizada…

Região

Coimbra: Acidente no IC2 provoca dois feridos graves

Um carro despistou-se, ao início desta tarde, no IC2 no sentido sul-norte antes da saída para o Hospital dos Covões, em Coimbra.

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Informação

Já são conhecidos os vencedores do Concurso 3R_NATAL_Ambiental 2017

Já são conhecidas as árvores vencedoras do concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2017”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Previsão de chuva e trovoada coloca nove distritos em aviso amarelo

Nove distritos das regiões do Norte e Centro do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, segundo o Instituto Português do

Destaque

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração

Informação

Convívio de Verão destacou importância da Rádio Boa Nova no concelho e na região

A Rádio Boa Nova realizou, no sábado, dia 15 de julho, o seu convívio de Verão. No Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, sobressaiu a importância da Rádio

Sociedade

PJ deteve casal suspeito de escravizar cidadão estrangeiro em Viseu

A PJ anunciou hoje a detenção, através da Diretoria do Centro,  de um homem e uma mulher pela presumível prática de um crime de tráfico de pessoas para fins de

Programas

João Miguel apresentou “Vertigem” na Rádio Boa Nova

O cantor João Miguel apresentou, hoje, o seu novo trabalho “Vertigem” na Rádio Boa Nova. O percurso musical do conhecido artista de Leiria, os novos temas  e os próximos espectáculos

Última Hora

Acidentes rodoviários aumentaram, mas vítimas mortais diminuíram

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 374 mortos este ano, menos 17 do que em igual período de 2015, mas os desastres aumentaram …

Informação

António Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, pediu hoje a demissão.

António Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, pediu hoje a demissão. A carta com o pedido de demissão foi hoje entregue em mão ao presidente da

Última Hora

Incêndios: Câmara de Oliveira do Hospital não faturou 40 mil Euros de água gasta em outubro

O Município de Oliveira do Hospital não faturou perto de 40 mil Euros de água gasta no mês do trágico incêndio que devastou o concelho.

Última Hora

Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”

O Município de Oliveira do Hospital vai receber na Biblioteca Municipal a exposição “Livros Miniatura”, um projeto de João Lizardo. A exposição será inaugurada no próximo dia 14 de Maio,…

Informação

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Informação

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas vencem 3º Rali Poiares Caxamar

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas foram os grandes vencedores do Troféu Rally Regional Centro de 2018, inserido no 3º Rali de Poiares Caxamar.

Última Hora

Jovem detido em Seia por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, no dia 19 de maio, deteve um homem de 21 anos, por tráfico de estupefacientes, em Seia.

Informação

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00 Em direto os resultados do concelho e da região.

Última Hora

Aluna de Oliveira do Hospital venceu II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia

A aluna Madalena Leitão, do 12.º D, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, foi a grande vencedora do II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia, …

Região

Região: PJ deteve um homem suspeito de tentar matar o irmão

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem com 47 anos de idade, …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Nacional

Operação Campo Seguro: GNR intensifica patrulhamento nas explorações agrícolas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 1 de junho e 31 de julho, intensifica o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional,…

Última Hora

Atropelamento na Guarda fez dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na cidade da Guarda na tarde deste domingo resultou na morte de duas mulheres e em ferimentos numa terceira vítima.