João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias semelhantes.

João Dinis, pequeno produtor florestal lesado pelos incêndios e também membro da Confederação Nacional de Agricultores (CNA) e da Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO), em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, sugere que se previna “estruturalmente” os incêndios florestais e exige a atuação “com sabedoria e determinação sobre as suas causas mais profundas e principais”.

Para o produtor lesado, é necessário “fazer convergir regras e ações capazes de fazer aumentar os preços da madeira na produção”, “criar e gerir parques de receção e comercialização de madeira” e “monitorizar a aplicação da legislação em vigor”. João Dinis considera um erro, entre outos, a aplicação “cega e autoritária” do regime da rede secundária de faixas de gestão de combustível.

Para o membro da CNA e ADACO importa definir um “correto ordenamento florestal e territorial”. Ao mesmo tempo, João Dinis defende “melhores políticas agrícolas e agroflorestais”.

No comunicado enviado à Rádio Boa Nova, João Dinis mostra-se preocupado com o preço relativo à produção da madeira que, neste momento, é mais baixo “que há 30 anos atrás”, situação que impede uma “gestão ativa da floresta” e consequente “ruína da agricultura familiar”. Estas são, para o lesado dos incêndios, razões que estão na base dos “violentos incêndios florestais”, agravados pelas alterações climáticas e as secas prolongadas.

Previous João Miguel apresentou "Vertigem" na Rádio Boa Nova
Next Detido em Coimbra suspeito de crimes de pornografia de menores

Artigos Relacionados

Última Hora

Acidente provoca corte de trânsito na A23 junto ao Fundão

A autoestrada A23 está cortada ao trânsito desde as 08h03 de hoje, devido ao despiste de um veículo pesado de transporte de viaturas.

Informação

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital: Dulce Pássaro, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, anunciou o valor da comparticipação dos deputados

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital apoia alunos no regresso às aulas

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital investe, uma vez mais, no apoio às famílias e à escola pública através do projeto “Escola + Feliz”, disponibilizando …

Última Hora

Hoje é mais um dia de muito calor e com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e temperaturas altas.

Desporto

Oliveira do Hospital cumpriu mais um torneio Inter-Freguesias

No sábado, dia 22 de julho, decorreu a entrega dos prémios da 3.ª edição do Torneio Inter-Freguesias de Futebol 7 promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

CDU candidata Luís Almeida à Câmara e João Dinis à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Luís Martins Almeida é o cabeça de lista, pela CDU, à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, nas autárquicas de 1 de outubro. João Dinis é o candidato à Assembleia

Última Hora

GNR deteve seis pessoas em Castelo Branco, Guarda e Viseu por crime de incêndio florestal

A GNR anunciou ter detido seis pessoas pelo crime de incêndio florestal, na quarta e quinta feira, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Informação

Leiria: Colisão entre carro e moto provoca uma vítima mortal

Uma colisão entre um veículo ligeiro e uma moto provocou, esta manhã, uma vítima mortal em Leiria.

Última Hora

Mala abandonada em Coimbra não constituía perigo

Uma mala suspeita encontrada na Baixa da cidade levou ontem, à tarde, à evacuação de uma rua em Coimbra. Horas mais tarde, a PSP informou que a mala não constituía

Região

Arganil debateu o plano estratégico para a recuperação pós-incêndio

O Município de Arganil realizou, no 24 de fevereiro, uma reunião com diversas entidades do concelho no âmbito do Plano Estratégico para a recuperação pós-incêndio que está em preparação.

Última Hora

Cristina Salgado apresenta “O Amor na Educação” na Eptoliva

No próximo dia 19 de janeiro (sexta-feira) terá lugar a apresentação do livro “O Amor na Educação” de Cristina Salgado.

Informação

Nelas investe 220 mil Euros no cadastro informático das redes de água e saneamento nas freguesias

O Município de Nelas avançou para a concretização do Cadastro Informático das Redes de Abastecimento de Água e Saneamento, em todo o concelho,…