Jerónimo de Sousa defende “medidas urgentes para acudir às vítimas” do incêndio de 15 de outubro

Jerónimo de Sousa defende “medidas urgentes para acudir às vítimas” do incêndio de 15 de outubro

image_pdfimage_print

O Secretário Geral do PCP defendeu, ontem, em Oliveira do Hospital “medidas urgentes” destinadas a…

… “acudir as vítimas do incêndio de 15 de outubro. Jerónimo de Sousa considera que devem ser acionadas “medidas orçamentais excecionais”.

jeronimo3De visita à Carpintaria Brito & Brito, localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, e que foi totalmente devastada pelo incêndio, o secretário Geral do PCP atestou o “grau de destruição” que também comprovou na visita a uma unidade agro-pecuária em Arganil, também totalmente devastada pelo fogo. Uma “situação dramática, mas excecional” que para Jerónimo de Sousa exige “medidas orçamentais excecionais” para apoiar “quem perdeu bens, casas, empresas e produções agrícolas”. “Tratemos da vida agora”, defende o secretário geral do PCP, alertando para as consequências que decorrem da perda de empresas e do emprego, nomeadamente a desertificação e  “abandono do interior”.

Para o responsável pelo PCP, partido que integra a maioria governativa, “a mesma disponibilidade que houve para salvar a banca das manigâncias dos banqueiros” deve ser “aplicada para que não haja mais abandono nesta região” .

Jerónimo de Sousa lembra que há dinheiro para se resolver os problemas resultantes do incêndio. “O dinheiro está cá. A nossa economia teve um superavit de cinco mil milhões de Euros. Existe dinheiro, haja vontade política” defendeu, notando que “o que sobrou em solidariedade faltou em medidas orçamentais”.

De visita à terra queimada, o Secretário Geral do PCP encontrou um cenário que pouco ou nada mudou desde o dia 15 de outubro. Ao fim de três semanas, considera que “devemos passar da fase dos afetos e das emoções para as respostas”. “É nisso que estamos empenhados, procurando aumentar a nossa intervenção política”, assegurou.

jeronimo2A acompanhar a passagem de Jerónimo de Sousa pela carpintaria de Fernando Brito, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pediu ajuda ao Secretário Geral do PCP para que o governo de que faz parte “aloque verbas do Orçamento de Estado” para um maior apoio aos agricultores, e que estima num montante de 50 milhões de Euros. “Temos que nos unir todos. E o governo tem que dar respostas e dar esperança a esta gente”, considerou José Carlos Alexandrino.

Previous FCOH ganha frente ao Condeixa. Lagares e ADN acabam em empate.
Next Incêndios: Arganil procede a levantamento de prejuízos nas habitações

Artigos Relacionados

Informação

Férias Ativas 2018 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2018 terminaram com um mega encontro onde se reuniu a maioria dos participantes deste programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital, que é

Informação

Principais provas do ciclismo nacional passam por Oliveira do Hospital

A 79ª Volta a Portugal em Bicicleta tem passagem assegurada pelo concelho de Oliveira do Hospital no dia 14 de agosto. Antes, no dia 29 de junho, …

Última Hora

15 detenções, 805 infrações e 90 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 6 a 12 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Desporto

Tondela consegue a chave certa para manutenção na Primeira Liga.

Não era só a vitória frente à Académica por 2-0, o suficiente para a manutenção. Mas da Madeira veio o resultado que ajudaria a que isso fosse possível. O União

Última Hora

Viseu: Incêndio em serração provoca cinco feridos ligeiros

Um incêndio numa serração, ao início da tarde de hoje, provocou cinco feridos ligeiros e perda total do espaço.

Última Hora

PJ deteve suspeito de pornografia de menores em Fornos de Algodres

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, procedeu à detenção de um homem de 27 anos,…

Informação

Número de mortos nos incêndios de outubro sobe para 45

O número de mortos decorrentes dos incêndios que deflagraram no mês de outubro subiu para 45. A mais recente vítima mortal encontrava-se internada no Hospital da Prelada, no Porto.

Informação

Desporto – Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, série D, o Nogueirense deslocou-se esta tarde ao Recreio de Águeda e perdeu por 3-0. O Tourizense foi ao Pampilhosa perder por 3-2 e é

Última Hora

Mundo: Nobel da Paz para Campanha Internacional para Abolição de Armas Nucleares

O Nobel da Paz de 2017 foi atribuído à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares. A presidente do Comité, Berit Reiss-Andersen, …

Informação

Guarda: Encontrado cadáver carbonizado no interior de carro que ardeu

Foi encontrado, esta manhã, um cadáver carbonizado no interior de um carro que ardeu em Pousadinhas, na Guarda.

Sociedade

Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”

É já no próximo domingo, dia 27 de maio, que Oliveira do Hospital se associa à iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Região

Embaixador da Holanda em Portugal visitou comunidade de cidadãos holandeses residentes em Oliveira do Hospital

O embaixador da Holanda em Portugal, Govert de Vroe, deslocou-se ao Município de Oliveira do Hospital para reunir com a comunidade…