ISEC vai criar pranchas ecológicas
9 Julho, 2019 768 Views

ISEC vai criar pranchas ecológicas

image_pdfimage_print

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra está a desenvolver uma prancha para quem está a aprender a surfar.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o ISEC adianta que “esta previne erros de postura corporal e de falta de equilíbrio dos praticantes”. Baseado em materiais ecológicos, o projeto quer “substituir as pranchas de derivados de petróleo usadas nas escolas de surf em Portugal”.

Os investigadores do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC estão a conceber um novo modelo de pranchas de surf recorrendo a materiais ecológicos e reciclados. A prancha vai ajudar no processo de aprendizagem de novos surfistas através de um melhor desempenho biomecânico.

“A biomecânica permite associar a destreza dos materiais da prancha com a forma como o atleta se deve posicionar para atingir um maior equilíbrio e melhor postura corporal, do seu corpo e acelerar a sua aprendizagem”, afirma Mário Velindro, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).

“O nosso projeto consiste em desenvolver uma prancha que pode ser instrumentada, destinada a quem está a aprender a surfar: ela vai permitir corrigir a postura corporal através de um registo de desempenho”, acrescenta o responsável.

Com esta solução, o utilizador “irá aprendendo a posicionar-se de forma mais eficiente, de modo a conseguir equilibrar-se melhor quando estiver em cima da prancha no mar”.

Previous Sinistralidade: 11 detenções, 433 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra
Next Lousã: Dois homens detidos por tráfico de droga

Artigos Relacionados

Sociedade

Incêndio numa casa provoca queimaduras num residente

Hoje, pelas 14:00, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio urbano, na povoação de Catraia de S. Paio, originado pelo sistema de aquecimento. O incêndio

Destaque

Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai, hoje, proceder à entrega dos “restantes nove tratores” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, …

Informação

MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), em conjunto com a Comissão Nacional de Agricultores e a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra,…

Destaque

Bombeiros de Oliveira do Hospital resgataram cadela de interior de um poço

Quatro bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital realizaram, com sucesso, o resgate de uma cadela do interior de um poço, na localidade de Quinta da Mêda, na freguesia de

Região

Associação quer apoiar vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal

Chama-se Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal e foi oficialmente apresentada, na tarde do último sábado, naquela que foi um das áreas mais afetadas pelo fogo

Destaque

Utentes desesperam por consulta no SAP do Centro de Saúde de Oliveira Hospital

Dezenas de utentes, entre os quais crianças, desesperam por uma consulta no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Altice inicia em Seia a apresentação do projeto de infraestruturação de fibra ótica na Serra da Estrela

O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, apresenta amanhã (10 de fevereiro), em Seia, no decorrer de um almoço com empresários, autarcas e demais instituições locais, …

Última Hora

Ancose procede à segunda entrega de borregas a criadores de ovinos afetados pelos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder no sábado, dia 30 de junho, pelas 14h00, na sede da Associação, à segunda entrega de borregas

Região

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Informação

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…

Região

Seilimp completou 15 anos de sucesso

A empresa Seilimp, que se dedica ao comércio de produtos de higiene e limpeza, completou no passado dia 14 de julho, 15 anos de atividade. Nascida em Seia, mas a

Região

“Memórias do Fogo” chega ao CineEco-Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

A websérie documental “15 memórias do fogo” depois de ser exibida na internet, na TVI e na TSF – Rádio Notícias,  apresenta-se agora em formato filme/documentário …