IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

Mudar a imagem do ensino politécnico, que muitos “continuam a ver como o parente pobre do ensino superior” é um objetivo antigo, que começa a ganhar forma.

De acordo com Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, exemplo disso foi o primeiro passo para a possibilidade de produzir doutoramentos.

“Não é por falta de condições, que não faltam no politécnico de Coimbra na maioria das áreas científicas, que não deixaremos de o fazer. Vamos acreditar que os primeiros doutoramentos se iniciam no IPC em 2021. E vamos acreditar que, até lá, seremos a Universidade Politécnica de Coimbra”, disse ontem o presidente do IPC.

Jorge Conde – que intervinha na sessão de abertura das aulas do instituto, no pavilhão Mário Mexia – frisou que as instituições de ensino superior devem distinguir-se pela competência, e não pelo “sobrenome que lhes atribuíram”.

O dirigente lembrou ainda a necessidade de uma alteração do financiamento que, “com regras cristalizadas desde 2009, penaliza as instituições mais procuradas e penaliza as famílias”.

“Vamos trabalhar com os outros politécnicos na alteração das regras e levar o politécnico de Coimbra para os palcos que ainda não alcançou”, admitiu.

Fonte: Diário As Beiras

Previous Tribunal de Contas dá 'luz verde' à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital
Next Incêndios: Arganil investe 400 mil euros na reabilitação das linhas de água

Artigos Relacionados

Sociedade

Oliveira do Hospital candidata seis aldeias às “Sete Maravilhas de Portugal- Aldeias”

Aldeia das Dez, Alvôco de Várzeas, Avô, Bobadela, Lourosa e S. Gião são as aldeias do concelho de Oliveira do Hospital candidatas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”.

Informação

“Sem pasto e sem alimento seco não há leite. Se não há leite, não há queijo”, alerta a Confraria do Queijo Serra da Estrela

O incêndio de 15 de outubro provocou a perda de 50 por cento dos ovinos Serra da Estrela no concelho de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Guarda investe 400 mil euros em faixas de gestão de combustível

A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que está a investir cerca de 400 mil euros em ações de execução de faixas de gestão de combustível junto de vias rodoviárias

Última Hora

Politécnico da Guarda nas finais do Campeonato Nacional Universitário

A equipa de Basquetebol do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) passou, em segundo lugar, para as finais do Campeonato Nacional Universitário.

Última Hora

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Bombeiro

Hoje, no dia em que se assinala o Dia Internacional do Bombeiro, as corporações dos Bombeiros Voluntários do concelho de Oliveira do Hospital atravessam um momento “estável”, …

Sociedade

“A EXPOH foi um sucesso, sendo sobretudo um ponto de encontro”

Milhares de visitantes passaram pela EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, terminou no Parque do Mandanelho. Ainda a avaliar a afluência de visitantes que “melhorou”,…

Informação

Nelas apresentou 25ª Feira do Vinho do Dão no “Dão Capital”

O Município de Nelas apresentou, no dia 15 de julho, a 25ª da Feira do Vinho do Dão que se vai realizar de 2 a 4 de setembro, na Mostra

Região

CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral

O Turismo de Portugal acolheu positivamente a proposta de execução do percurso da Ecopista, nos Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, …

Última Hora

GNR intensifica patrulhamento no Carnaval

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje, dia 9 de fevereiro e termina na próxima terça-feira, dia 13, uma intensificação do patrulhamento e a fiscalização rodoviária.

Informação

Tábua comemora feriado municipal

No âmbito do Feriado Municipal do Município de Tábua, celebrado a 10 de abril, a Câmara Municipal promove uma série de iniciativas que marcam…

Informação

Bombeiros de Oliveira do Hospital combatem fogo em Cabeçadas

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital combatem, a esta altura, um incêndio florestal na localidade de cabeçadas, freguesia de Lourosa.

Educação

Escolas com falta de material no arranque das provas de aferição

Cerca de 100 mil alunos do 2º ano do ensino básico começaram, hoje, a realizar as provas de aferição. Entre esta quarta-feira e dia 10 de maio, os alunos vão