IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

image_pdfimage_print

Mudar a imagem do ensino politécnico, que muitos “continuam a ver como o parente pobre do ensino superior” é um objetivo antigo, que começa a ganhar forma.

De acordo com Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, exemplo disso foi o primeiro passo para a possibilidade de produzir doutoramentos.

“Não é por falta de condições, que não faltam no politécnico de Coimbra na maioria das áreas científicas, que não deixaremos de o fazer. Vamos acreditar que os primeiros doutoramentos se iniciam no IPC em 2021. E vamos acreditar que, até lá, seremos a Universidade Politécnica de Coimbra”, disse ontem o presidente do IPC.

Jorge Conde – que intervinha na sessão de abertura das aulas do instituto, no pavilhão Mário Mexia – frisou que as instituições de ensino superior devem distinguir-se pela competência, e não pelo “sobrenome que lhes atribuíram”.

O dirigente lembrou ainda a necessidade de uma alteração do financiamento que, “com regras cristalizadas desde 2009, penaliza as instituições mais procuradas e penaliza as famílias”.

“Vamos trabalhar com os outros politécnicos na alteração das regras e levar o politécnico de Coimbra para os palcos que ainda não alcançou”, admitiu.

Fonte: Diário As Beiras

Previous Tribunal de Contas dá 'luz verde' à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital
Next Incêndios: Arganil investe 400 mil euros na reabilitação das linhas de água

Artigos Relacionados

Informação

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe exposição de Livros Miniatura de João Lizardo

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, até 10 de junho, a exposição de Livros Miniatura da coleção de João Lizardo.

Informação

GNR vai estar na estrada com a “Operação Carnaval”

É já a partir de amanhã, dia 24 de fevereiro, que a GNR irá iniciar a ‘Operação Carnaval’, intensificando assim nas estradas os patrulhamento …

Informação

Interior Centro esteve hoje acima do limite de concentração de ozono

A zona Centro Interior do país excedeu hoje o limiar de concentração de ozono entre as 6h00 e as 7h00, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Informação

Onze meios aéreos combatem fogo na Figueira da Foz

Mais de duas centenas de operacionais, apoiados por 11 meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou pelas 15h15, num povoamento florestal em Quiaios, no concelho da Figueira da Foz, distrito

Informação

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Informação

Incêndio de Tábua consumiu 120 hectares de mato e floresta

O incêndio florestal que, ao início da tarde de ontem, deflagrou no concelho de Tábua, foi dominado às 23h45 horas, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Informação

A partir de sábado há chuva e descida das temperaturas

A chuva regressa no sábado às regiões do Norte e Centro e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das …

Última Hora

Quercus alerta para progressão da vespa asiática

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.

Região

Autarca de Tábua acredita que FACIT “tem todas as condições para dar certo”

Arranca hoje, pelas 18h00, em Tábua, a 9ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua organizada pela Câmara Municipal de Tábua. Até domingo o certame serve de mostra às

Última Hora

Coimbra com 45 dias de festa em Programa de Natal e Fim de Ano

Coimbra prepara-se para receber a quinta edição do programa “Luzes Sobre a Baixa”, com início dia 1 de dezembro, que pretende assinalar a época natalícia, ao longo de 45 dias.

Sociedade

Dois jovens detidos por suspeitas de tráfico de droga em escola

A PSP de Viseu anunciou ter detido, hoje de manhã, dois jovens de 18 anos suspeitos de traficarem droga num estabelecimento de ensino do centro da cidade.

Informação

Seia comparticipa compra de medicamentos a idosos e pensionistas

A Câmara Municipal de Seia tem a decorrer um novo período de candidaturas para apoiar idosos e pensionistas na compra de medicamentos, ao abrigo do Programa Municipal de Comparticipação em