IPC quer alargar trabalho na área do envelhecimento ativo e saudável na região Centro
30 Maio, 2019 277 Views

IPC quer alargar trabalho na área do envelhecimento ativo e saudável na região Centro

image_pdfimage_print

O Politécnico de Coimbra apresentou o livro ” [email protected] – Abordagem geriátrica ampla na promoção de um envelhecimento…

… ativo e saudável: componentes do modelo de intervenção”, no dia 28 de maio, no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra.

O livro traduz o projeto desenvolvido por vários investigadores na área do envelhecimento ativo e saudável, em parceria com outras instituições, trabalho que o Presidente do Politécnico de Coimbra quer ver alargado numa próxima oportunidade de financiamento, numa abordagem integrada, em conjunto com a comunidade e o território da região Centro.

O Presidente do Politécnico de Coimbra realçou, na sua intervenção, o facto do projeto [email protected] ter sido o primeiro na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC-IPC) a juntar toda a escola à volta duma mesma ideia, numa abordagem ampla, com a grande vantagem de integrar uma equipa multidisciplinar na área da saúde, e com ligação a outras duas instituições de ensino que, adicionando contributos para o projeto, “mostram cada vez mais que temos de trabalhar em rede”.

Para o Presidente do Politécnico de Coimbra, a instituição tem de estar preparada para, no momento em que as candidaturas a fundos europeus para este tipo de projetos abrirem, ter as ideias prontas e definidas do que quer fazer.

A publicação apresentada  integra-se no projeto [email protected], um modelo de investigação pioneiro na área do envelhecimento ativo e saudável para o Politécnico de Coimbra, realizado através da ESTeSC – IPC. Esta nova abordagem visa identificar e conhecer um conjunto de informações clínicas, que até agora têm sido realizadas de forma não integrada.

O projeto [email protected] teve a colaboração de outras instituições, como os politécnicos de Tomar e Castelo Branco e a Câmara Municipal da Lousã, e foi implementado na ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã.

Este livro integra-se na coleção “Práticas – Conhecimento – Pensamento” editada pelo Politécnico de Coimbra e resultante de trabalhos científicos, contando com 16 números publicados.

O projeto [email protected] é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Acordo de Parceria Portugal 2020 – Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020).

Previous Rali de Portugal arrancou com o shakedown
Next Pedro Vaz falou das alergias em mais um programa "Contributos para a Saúde" (com vídeo)

Artigos Relacionados

Última Hora

BLC3 conta com Laboratório Colaborativo para a Economia Circular

O COLAB para a Economia Circular tem sede no campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital (região interior) e apresenta um plano de Investimento de 11

Última Hora

Incêndio destruiu casa desabitada em Gavinhos de Baixo

Um incêndio ocorrido ontem à noite, cerca das 22h00, destruiu uma casa desabitada em Gavinhos de Baixo, no concelho de Oliveira do Hospital.

Desporto

Benfica 5 – AA Coimbra 1 | Benfica vence a Taça de Portugal – Seniores Feminino em Hóquei em Patins

Benfica e AA Coimbra defrontaram-se na final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins – Seniores  Femininos SL BENFICA  –  5 AA COIMBRA – 1 Uma partida disputada com

Última Hora

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8

Última Hora

Eptoliva apresentou práticas inovadoras na Futurália, a maior Feira Nacional de Educação

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, marcou presença na FUTURÁLIA 2019, a maior Feira de oferta educativa, formação e empregabilidade do País, que decorreu de

Informação

Incêndios: “Pretendo avançar para os tribunais porque tem que haver justiça” (com vídeo)

Luís Miguel Falcão de Brito, produtor agrícola e florestal de Oliveira do Hospital, registou um prejuízo de mais de um milhão de Euros no grande incêndio,…

Última Hora

Nuno Alves não foi eleito vereador, mas assegura que o CDS cresceu e tem a sua base consolidada

Nuno Alves, candidato pela coligação “Construir o Futuro” não cumpriu o objetivo de ser eleito vereador para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Nacional

Aproveite a sexta-feira. Fim de semana chega com aguaceiros

O fim de semana vai se marcado por céu pouco nublado, períodos de chuva, em geral fraca, e descida da temperatura máxima de 04 a 06 graus Celsius na generalidade

Informação

Incêndio em Andorinha combatido por 250 bombeiros e sete meios aéreos está em fase de resolução

Um incêndio florestal, na localidade de Andorinha, na freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, que teve início pelas 14h05 desta quinta feira está já em

Destaque

Portugal bate País de Gales por 2-0 e está na final.

Um jogo onde Portugal foi sempre melhor e golos marcados por Ronaldo e Nani. Portugal está assim na final a realizar no próximo domingo, esperando agora pelo adversário que vai

Sociedade

Hepatite A chegou à região Centro

O diretor-geral da Saúde referiu ontem que atualmente estão infetadas com o vírus da Hepatite A 120 pessoas, sendo que a maioria é do sexo masculino e cerca de metade

Região

Município promove requalificação da variante de Nelas

A Câmara de Nelas está a promover a requalificação do pavimento da Variante de Nelas. Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que obra…