IP lança concurso para arranjo de estrada em Teixeira de Cima (Seia)

IP lança concurso para arranjo de estrada em Teixeira de Cima (Seia)

Ao fim de 10 meses, a Infraestruturas de Portugal lançou o Concurso Público para a realização da empreitada de estabilização de taludes de aterro e plataforma rodoviária ao quilómetro 164 da EN 230, em Teixeira de Cima, Seia, uma obra com um valor de investimento estimado em 500 mil euros.

A via que liga Covilhã a Coimbra está interrompida desde novembro de 2015, o que tem obrigado as populações serranas a procurarem percursos alternativos pelo meio da montanha.

Recordamos que após as inspeções realizadas pelos técnicos da Infraestruturas de Portugal, tendo sido identificados vários locais de grande instabilidade do talude ao quilómetro 164 da EN230 e uma vez que não estavam garantidas as condições de segurança de pessoas e bens na sua utilização, a IP decidiu proceder à interdição da circulação nesta via.

Nestes longos meses em que a estrada esteve cortada a  IP afirma que “desenvolveu os procedimentos, prospeção geológica, avaliação, elaboração de estudos e projetos para, no mais curto espaço de tempo, poder dar início aos trabalhos no terreno, de modo a repor as condições de circulação neste local”.

Para justificar esta anormalidade, a IP alega que é uma intervenção de elevada complexidade técnica, que requer a demolição de um troço da estrada e a sua reconstrução num cenário geológico, geotécnico e hidráulico muito específico.

A IP  também informa que está a avaliar, em conjunto com a autarquia de Seia no sentido de, e enquanto decorrem os procedimentos necessários para a efetiva concretização da intervenção, a implementação de medidas mitigadores dos transtornos que este corte de tráfego tem provocado junto das populações, nomeadamente a melhoria das vias alternativas existentes.

A empresa estatal reafirma- que o atual corte de trânsito tem como único objetivo salvaguardar a segurança de pessoas e bens na utilização deste troço. A recente utilização da via deveu-se a uma situação pontual de emergência visando o combate a um incêndio.

fonte: Notícias de Coimbra

Previous Fogo em Soure consumiu 1.400 hectares e afetou pastagens e olivais
Next Amianto mantém-se na escola de Oliveira do Hospital. Remoção “vai ser uma realidade” (Com Vídeo)

Artigos Relacionados

Última Hora

S. Gião: Observação noturna de estrelas “Moutain Sky View” no próximo sábado

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com as Aldeias de Montanha e a Junta de Freguesia de São Gião, promovem no próximo sábado, 1 de dezembro,…

Última Hora

Região: Mulher de 75 anos morreu em mina

Uma mulher, de 75 anos, foi encontrada esta manhã sem vida numa mina, em Vila Nova de Monsarros, em Anadia, Aveiro, por equipas de socorro e emergência …

Última Hora

Domingo foi um dia negro nas estradas. Duas crianças perderam a vida

Ontem foi um domingo negro nas estradas portuguesas, tendo duas crianças perdido a vida num acidente que envolveu três viaturas ligeiras, em Mira, no distrito de Coimbra.

Última Hora

CIM Região de Coimbra e Junta da Galiza cooperam na proteção civil

Uma comitiva da CIM Região de Coimbra está de visita à Junta da Galiza, em Espanha, para conhecer e interagir com a estrutura de proteção civil, …

Última Hora

Governo assegura que área de eucalipto vai reduzir a nível nacional

O secretário de Estado das Florestas assegurou hoje, na Mealhada, que a área total de eucalipto no território nacional “é para diminuir e não para aumentar”.

Informação

Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Ninho de Amor, uma escola de pedagogia holística, surge em Oliveira do Hospital com o objetivo de “ajudar as crianças a cresceram com amor desde a sua base”, respeitando a

Última Hora

PJ deteve homem que simulou o próprio rapto no Sabugal

Um homem de 47 anos foi detido pela Polícia Judiciária depois de ter simulado o seu próprio rapto na localidade do Sabugal, no distrito da Guarda.

Região

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da

Informação

Deslizamentos e quedas de árvores em Oliveira do Hospital. Proteção Civil atenta à subida do Rio Alva

O mau tempo que se tem feito sentir provocou “um conjunto de situações de deslizamento de terras, queda de árvores e o aumento do caudal do Rio Alva”, referiu o

Politica

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”. “Bem sabemos quem está por trás. Não

Última Hora

Demonstração dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” em Góis

O Município de Góis recebe quarta-feira, dia 9 de maio, pelas 10h30, um exercício de demonstração dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Informação

Paulo Leitão da CentroTV vence Menção Honrosa do prémio jornalismo ANMP

A reportagem “Orçamento Participativo”, do jornalista Paulo Leitão da CentroTV, venceu a 1ª Menção Honrosa na categoria Televisão do Prémio de Jornalismo…